6 de out. de 2007

Tempo é Educação!



Apesar de todos os avanços tecnológicos, as novas metodologias e teorias aplicadas à educação, encontram um motivo de lamentação: a falta de experiência, a falta de prática; elementos técnicos ou de estímulos para se adquirir um novo conhecimento; enfim querendo ou não, o professor no Brasil acha sempre uma brecha para adiar as renovações ou reflexões sobre mudanças.
Enquanto professores reclamam da falta de tempo, de paciência e de dinheiro, um momento importante está sendo desperdiçado: o momento de partilhar experiências com colegas de magistério. Discussão saudável e realista acerca das dificuldades pertinentes ao professorado, contribui, desta forma, para um bom relacionamento grupal, encontrando soluções para os seus questionamentos no verso e reverso dos debates.
O apelo da mídia ao conhecimento e à democratização da informática; o advento da internet e outros sistemas de comunicação à distância, tudo isso é atraente aos que trabalham com educação – fontes inesgotáveis de informação ao alcance das mãos. Em uma simples busca, é possível encontrar um universo de informações objetivas e claras que, além de auxiliar o professor na elaboração de aulas mais atrativas e produtivas também o “economiza” – um tempo precioso para o preparo de suas aulas.
A reflexão sobre a real contribuição que as tecnologias ofertam para o progresso profissional do educador deverá ser constante. Atualmente, são reconhecidos diversos cursos de Lato sensu, stricto sensu, graduação e até mestrado on-line, de conteúdos coesos, práticos e bem elaborados. O profissional educador “sem-tempo” poderá participar em seus horários livres, podendo concluí-los em diversos prazos de acordo com a carga exigida.
Contudo, o profissional de educação deverá estar atento para que não se torne um mero compilador e aproveitador de trabalhos publicados por outros profissionais. Pervertendo a utilização das novas tecnologias aplicáveis à educação, atua de forma estéril que apenas disfarça o fracasso dos profissionais pouco qualificados, com ou sem diplomas.

Um comentário:

  1. Anônimo10:10 PM

    Olá Professora! Parabéns pelo seu blog! É sempre positivo ter um novo espaço para se discutir sobre a Educação! Sou do grupo 'HISTED BR' e professora de História na rede particular e pública. Abraços e sucessos sempre!

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