9 de abr. de 2008

Dia do Livro 18 de Abril - O que fazer para acabar com o analfabetismo?




Numa sala de aula diversas atividades e atitudes podem consistir em elementos de grande valor para os alunos, principalmente para os jovens que prematuramente abandonaram as salas de aula e hoje buscam as salas de EJA para poderem concluir seus estudos.

Partindo de uma perspectiva Freireana, eu procuraria saber a história de vida desses educandos: o lugar onde vivem, suas necessidades, suas alegrias, seus gostos, seus objetivos e ocupações. Nesse todo compreensível para todos nós, alfabetizados ou não, partiria para atividades que são bem vindas para todos aqueles que, curiosos em saber a visão do outro sobre determinado assunto, trazem para a aula e descrevem as cenas de seu rodo cotidiano.

Na comunidade judaica há uma expressão: conte-me sua história que eu te conto a minha. É uma espécie de voto de confiança para se iniciar um diálogo franco, uma forma de aprendermos uns com as histórias dos outros. Acredito que esse poderia ser um canal para a humanização das relações professor-aluno, sobretudo no EJA, onde essas relações já foram desgastadas em um passado traumático, por parte de alguns alunos.

Certa vez eu conversava com uma senhora que havia deixado a escola aos 12 anos, na sexta série. Ela era uma senhora bem inteligente e gostava de ler, embora o fizesse com certa dificuldade e assim a peguntei o porque dela ter se afastado da escola, ter deixado de estudar. Ela, num suspiro desses que a gente tem vontade de chorar, me contou que saíra da escola porque as professoras a maltratavam. Rasgavam seus desenhos coloridos e a colocava de castigo.

Perguntei-a sobre seu rendimento escolar e ela disse que costumava ser boa aluna, mas a irritabilidade com que as professoras se referiam à ela e aos demais alunos, a deixava e aos pais, apavorados. Dessa forma, um dia, tomados pelas dificuldades da vida, ela deixou os bancos escolares e começou a labuta da sobrevivência. Trabalhava para ajudar à família e logo depois se casou. O marido alfabetizado a ensinara as letras e a convidara a leitura de jornais e revistas.

No cuidado diário da casa, ela aprendera a somar, a ler e a escrever, embora com certa dificuldade, mas a lembrança de tempos difíceis e traumas escolares a faziam hesitar em voltar ao estudo formal. Estava ela ali, num curso supletivo de EF, lendo com vagar uma apostila que ela confessava, com lágrimas nos olhos, a felicidade de estar estudando outra vez, sem o temor de ser retaliada ou ofendida como antes.

Portanto, acredito que a erradicação do analfabetismo somente se dará se houver uma maior consciencientização dos professores no sentido de trazer às salas de aula, não somente novas técnicas didáticas, métodos de ensino, cartilhas coloridas... não, é necessário trazer para dentro de sala de aula o afeto, a preocupação com a vida do aluno, com a história social deste ser em formação. A leitura que o aluno faz é a leitura de vida.Ele se identifica com o que está acontecendo em seu bairro, em sua cidade, na política e nos acontecimentos que envolvem sua gente.

Antes de tudo, o aluno, fruto de nossas observações e estudos, tem seu próprio rítmo. Se faz necessário que o auxiliemos a encontrar soluções para suas dificuldades e, principalmente, auxiliá-los no gosto pela leitura.

Os veículos para os aproximar não só da leitura, mas da troca de informções e da escrita estão aí: a interconectividade da internet, as ferramentas de pesquisa, os sites de relacionamento, os fotologs, blogs, e-mails e salas de bate-papo. tudo isso e mais toda a tecnologia e veículos de informação podem dar aos alunos o poder da voz, da opinião e da troca de experiências, tendo como base a leitura.

Que não sejamos apenas uns poucos a lutar por este poder. Com a leitura obtemos não apenas o prazer de obter conhecimento, mas o de partilhá-lo com outros e lutar pela democracia.

Abraços,

Semíramis

12 comentários:

  1. Querida Semíramis!
    Concordo com tudo. Ler é libertação.É enxergar mais além. Que possamos proporcionar essa experiência a nossos alunos. BJ

    ResponderExcluir
  2. Querida Semíramis!
    Ler é enxergar além! Precisamos oportunizar essa experiência a nossos alunos. BJ

    ResponderExcluir
  3. Olá Semírames, tudo bem?

    Recebi um selo da Campanha da Amizade e posso compartilhá-lo com dez amigos. Escolhi você para ser uma delas. Se quiser pegar o selinho vá até o meu blog que ele está ao final do lado direito. Lá tem as informações de como proceder.
    Beijinhos
    Cybele
    (www.cybelemeyer.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. Oi Semíramis, vim agradecer a sua participacao na blogagem coletiva contra o analfabetismo e chego aqui leio esse texto maravilhoso onde conta a história dessa mulher. Com certeza o nosso Brasil tem muitas histórias dessa prá contar. E nós vamos discutir esse assunto nessa blogagem.

    Valeu.

    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sermírames. Parabéns pelo blog. Descobri o mesmo pela lista de discussão dos blogs educacionais. Descobri algumas coisas novas através dele. Também sou blogueiro educacional. E o blog tem sido uma grande fonte de troca de experiências. Essa campanha sobre o analfabetismo é muito válida. Somos todos frutos de nossas leituras de mundo. Parabéns pelo trabalho. Um abraço, Zé Roig. Rio Grande-RS.

    ResponderExcluir
  6. Olá Semíramis,

    passando pra conferir as novidades!!

    não sei se por opção sua mas as datas em seus posts estão no sistema americano, de mes/dia/ano,
    o blogspot permite alterar isso.

    Só pra te notificar seu blog está lincado no Educultirsão, será sempre bem vinda por lá, novidades de segunda à sexta!

    abraço,

    Marco Aurelio - www.educultirsao.blogspot.com lá, onde educação, cultura e diversão brilham juntas!

    ResponderExcluir
  7. Olá, descobri o teu blog ao ver o do Marco Aurélio (deves conhecer) e gostaria de te dizer que aqui em Portugal para além do desenvolvimento de competências "escolares" ao nível da linguagem, também valorizamos e certificamos adultos pelo seu percurso de vida, ou seja, a vida conta para a qualificação.

    Um abraço deste lado do oceano e continuação de bom trabalho.

    LVila

    http://mittendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Aos colegas de blogagem Geórgia, Zé Roig, Luis Vila e Marco Aurélio agradeço os comentários. Visitei os blogs de vocês e devo afirmar que fico muito feliz em ver como tem professores dedicados à transformar a educação no Brasil. Zé coloquei um comentário lá no seu blog, mas acho que confundi seu nome, estou na fase do blogstress, então, desculpe, tchê. Marco, obrigada pelo espaço lá no educurtisão, pode deixar que já puxei um feed de lá. Vou verificar o problema da data (não havia reparado, juro!)valeu pelo toque. Luis, seja sempre bem-vindo à esse espaço, e brve colocarei um link de teu blog no meu para que outros patrícios conheçam esta gente boa das terras d´Além Mar, ô pá! Geórgia querida, suas idéias ainda estão inspirando outros blogueiros a persistirem na campanha!! vamos unidos lutar pelo fim do analfabetismo!!!

    ResponderExcluir
  9. Fiquei muito feliz com sua visita ao meu blog 8:-)
    E curti seu blog também! Espero conseguir passar por aqui mais vezes...
    Beijocas
    Carla

    ResponderExcluir
  10. Oi, vim agradecer e retribuir a sua visita!

    Também vou participar da blogagem coletiva e achei seu texto excelente, diria que é perfeito para a blogagem!

    Vou colocar seu link lá no Norte, assim não esqueço de voltar aqui.

    Muito obrigada por ter gostado do meu cantinho, seja sempre bem -vinda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiiiisss!!!
    Muitíssimo grata pelo selinho amiga!
    Eu tinha deixado um pra você tbm!
    hehehehehe!!
    Sabe que é sempre bem-vinda né?!
    ^^!
    Você já é praticamente uma 'QUIMILOKA'!
    Noite de paz, querida!

    ResponderExcluir
  12. Oi, só lembrando que amanha 18 de Abril tem a Blogagem Coletiva "O que voce faz para acabar com o analfabetismo no Brasil?"

    Abracos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog