23 de jul. de 2009

Programa de Educação Profissional capacitará jovens e adultos mineiros‏

O que é o Programa de Educação Profissional ? Este programa que se propõe a capacitar cerca de 25 mil jovens e adultos mineiros visa oferecer cerca de 100 mil vagas em 77 cursos de Educação Profissional em 277 municípios do estado.  Para atender a crescente demanda dos jovens e adultos mineiros por melhores oportunidades de formação profissional técnica gratuita e, consequentemente, ao mercado de trabalho, uma nova modalidade do Programa de Educação Profissional foi implementada.  

Desde sua criação (2008) o PEP já ofereceu 79 mil vagas destinadas a alunos do 2° e 3° anos do ensino médio da rede estadual e a estudantes com o ensino médio completo. A partir de agosto, atenderá também os estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os cursos técnicos são de Administração Empresarial, Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria.

O Governo de Minas Gerais está propondo uma nova metodologia de ensino que visa capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Esta é uma nova modalidade do Programa de Educação Profissional para Jovens e Adultos mineiros, que os capacitará para o mercado de trabalho, por meio do acesso à informação gratuita.
 
 A metodologia do ensino é a do Telecurso Tec, que consiste em 145 programas para cada um dos cursos. A proposta é de que o aluno seja o protagonista do processo do conhecimento por meio da observação, reflexão e discussão dos conceitos trabalhados em sala junto com seu orientador. Neste caso, o orientador é um educador que troca experiências e recebe apoio pedagógico permanente nos encontros presenciais de formação e no ambiente virtual.
 
Para usar essa tecnologia, as escolas receberam computadores e aparelhos de TV e DVD, fruto de um investAmento de R$ 12,7 milhões do Governo do Estado de Minas Gerais em infraestrutura e capital humano. A primeira reunião técnica aconteceu no último dia 14, em Belo Horizonte. O evento contou com a presença de 479 diretores das escolas envolvidas, diretores e técnicos das superintendências regionais de ensino e da Secretaria de Estado de Educação para discutir como será o desenvolvimento do programa e o treinamento dos professores.
 
 
Pagina da Secretaria de Estado da Educação: http://www.educacao.mg.gov.br/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog