14 de dez. de 2010

Ministra defende "homoafetividade" discutida em aula

---Enviado pelo Professor DR. LUIZ CARLOS FORMIGA formigalcd@hotmail.com  

" ...  É convite à fraternidade, ao amor em ação, na aceitação da diversidade e no relacionamento pacífico entre os diferentes.  Tornando relativo o conhecimento humano, de modo geral, e, em particular, o das coisas espirituais, a lição nos faz suspeitar que a coexistência pacífica, proporcionada pela fraternidade autêntica, é o ambiente mais favorável à produção intelectual e à tolerância das nossas diferenças, que podem ser exibidas sem conflitos, inibindo o autoritarismo, o fanatismo, o preconceito e a exclusão."
 Texto do artigo "O Retrato de Bezerra" -  http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=1941
 
Nova ministra defende "homoafetividade" discutida em aula
11 de dezembro de 2010 • 15h00 • atualizado às 16h09

 
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4835560-EI7896,00-Nova+ministra+defende+homoafetividade+discutida+em+aula.html
 


Maria do Rosário é deputada federal (PT-RS), tem 44 anos e é natural de Veranópolis (RS) . Foto: Agência Câmara Maria do Rosário foi confirmada por Dilma na última semana
Foto: Agência Câmara
Hermano Freitas
Nova titular da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que tem status de Ministério do governo Dilma Roussef, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) rejeita a palavra "homossexualismo". "Remete a doença", explica. Em entrevista ao Terra por telefone de Brasília, a ministra afirmou que pretende dar incentivo à inclusão de assuntos relacionados à diversidade de gênero no projeto pedagógico das escolas, inclusive a chamada "homoafetividade". "Ela existe, assim como alunos de diferentes idades, diferentes comunidades. A palavra 'diversidade' deve estar combinada com a palavra 'respeito' e devemos criar espaços para esta prática", disse.
A professora Maria do Rosário assume a pasta deixada pelo ministro Paulo Vanucci e declarou pretender dar continuidade ao projeto do antecessor. Entre os focos principais, a proteção dos direitos das crianças, idosos e mulheres. Sobre os mais recentes episódios de violência contra homossexuais ocorridos em São Paulo, a deputada petista diz que a questão "depende de mudanças nos costumes", com "políticas culturais, educação e estímulo à convivência". Sentido de viver em comunidade e respeitar. "Nunca é uma questão primeiramente policial. Precisamos compor e fortalecer valores, compreendendo a diversidade", disse.
Apesar de reconhecer na solução do problema algo mais complexo que a simples represssão policial, Maria do Rosário afirma ser necessária uma postura firme do poder público para reprimir os atos de violência. "As autoridades precisam estar atentas, fazer o enfrentamento, principalmente de grupos marcados por sua atuação intolerante, como gangues de neonazistas", disse.
Migrantes
A ministra diz ainda que uma das preocupações do País para o futuro será a cada vez maior atratividade que exercerá como polo migratório, em função do bom desempenho econômico. De acordo com ela, a forma como os migrantes devem ser recebidos no Brasil deve ser melhor que o tratamento dispensado aos imigrantes brasileiros que foram em busca de melhores condições de vida no Exterior. "Brasileiros sempre vivenciaram as violações de direitos em outros países. Nós podemos e devemos fazer diferente em nosso País", disse.
Trajetória
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), 44 anos, é natural de Veranópolis (RS). Está em seu segundo mandato na Câmara e foi filiada ao PC do B antes de ingressar no PT. Ela foi relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Maria do Rosário iniciou sua carreira política como vereadora em Porto Alegre por dois mandatos, tendo sido deputada estadual por um mandato. A ministra disputou a prefeitura de Porto Alegre em 2008 e perdeu para o peemedebista José Fogaça.


 

2 comentários:

  1. Olá Semiramis, parabéns pelo blog! Estou feliz por ter descoberto sua página. Sou de Campinas/SP, mãe e tbém Educadora daquelas que ama o que faz, mas não deixa de lutar pelos direitos, valorização e reconhecimento perdidos dos profissionais da Educação. Espero ter encontrado um gde parceira. Vou acompanhá-la e ficarei honrada se me seguir tbém: http://palavrasdeumnovomundo.blogspot.com
    Dê uma passeada pelas postagens e encontrará vários temas/vídeos sobre educação, mas tbém abordo políticas, sociologia e atualidades. Te aguardo. Abraço fraterno. Rosa

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosa,

    Desculpe a demora em responder, andei com alguns afazeres a mais no meu dia a dia docente e familiar, mas agora tudo está bem.
    Amo educar, amo lecionar. esse desejo primeiro não se esmaece diante dos desafios, pois educar requer paciência e zelo, respeito aos saberes. Pena que nos dedicamos tanto e pouco somos compreendidos. Acredito que essa barreiras só serão sanadas quando os professores se unirem.
    A luta pela melhoria das condições dos professores depende apenas de nós mesmos.

    Um abraço, muito lindo seu blog, virei fã

    Semíramis

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog