21 de jul. de 2014

Aprendendo com os surdos 8 - Fatos gerais acerca da pessoa surda, lutas e historicidade em busca de emancipação e independência

Definidos como anormais, objetos de uso, seres subservientes, estúpidos, desprovidos de inteligência, incapazes, deficientes, incapazes de conduzirem sua própria existência, dementados, desorientados, marginalizados e alheios à sociedade, os surdos, durante muitos séculos foram alvo do escárnio alheio e das formas mais humilhantes de vida.
O surdos, sendo considerados aberrações, eram mandados para os circos de aberrações ou mesmo servindo de escravo, no seio de sua própria família, sem nenhuma dignidade, muitas vezes acabavam suas vidas na mendicância e na miséria.
No entanto, à partir do século XIX, surge a necessidade de se educar os surdos de forma que eles pudessem interagir e assim, manter os negócios e tradições econômicas familiares. Assim, temos os primórdios dos estudos surdos.  
Devemos frisar que não constitui ofensa chamar o indivíduo de"Surdo" porque eles mesmos se referem dessa forma.
Os estudos surdos  tem surgido nos movimentos surdos organizados, bem como nas perspectivas culturais e antropológicos, como uma ramificação desses estudos, com o propósito de enfatizar a importância da linguagem, das práticas discursivas e das conquistas de direitos e saberes.
Segundo Carlos Skliar, “os Estudos Surdos se constituem enquanto um programa de pesquisa em educação, onde as identidades, as línguas, os projetos educacionais, a história, a arte, as comunidades e as culturas surdas são focalizadas e entendidas a partir da diferença, a partir de seu reconhecimento político” (1998, p. 5).
Os Estudos Surdos visam eliminar a visão da surdez enquanto deficiência. Segundo essa proposta, o surdo não é um indivíduo deficiente, doente e sofredor. Os surdos são um grupo organizado culturalmente, eles mesmos não se definem como "deficientes auditivos", mas como um grupo à parte, cuja ausência da capacidade ouvinte não os impede de se comunicarem, posto que eles tem uma linguagem própria e sua própria organização cultural.
Os surdos desenvolvem potencialidades psicoculturais diferentes das dos ouvintes. Dessa forma, os surdos não definem a surdez como uma incapacidade que os fazem menores que os indivíduos ouvintes, mas apenas indivíduos que interagem com o mundo de forma diferente das dos ouvintes.
Estamos passando por um período histórico de redefinição do que seja a surdez. Enquanto que na medicina a surdez é definida pelo déficit auditivo e da classificação dos níveis de surdez (leve, profunda, moderada, congênita, pré-linguística, adquirida ou provocada) essa definição deixou de mencionar a experiência da surdez, em considerar os contextos culturais e psicossociais nos quais o surdo se desenvolve. Assim, os estudos surdos ganham terreno fértil.
Os surdos vivenciam um déficit de audição que os impedem de adquirir de maneira natural, a linguagem oral e auditiva da maioria social. Sua linguagem e cultura são construídos à partir de estratégias cognitivas e de manifestações comportamentais, de forma diferente, mas não discriminatória das pessoas ouvintes..
Nos estudos surdos é enfatizado a difereça e não a deficiência, assim, é banida a expressão“deficiente auditivo” de forma a re-situar o conceito de surdez. Esse termo deve ser usado no meio médico-clínico, enquanto que Surdo está mais afeito ao marco sócio-cultural da surdez. 
A sociedade tende a ver a surdez como uma doença que futuramente há de ser sarada à partir de enxertos ou chips neurocirúrgicos, constantemente pesquisados pela medicina, pela engenharia genética ou de prevenção de doenças.
O surgimento da surdez muitas vezes é visto pela sociedade como um grande malefício, resultante das condições de vida insalubres, doenças contagiosas de larga escala, pouca ou nenhuma acessibilidade à escola ou mesmo, a falta de cuidados médicos e familiares. Uma cruel fatalidade, castigo, punição ou carma da família ou do próprio surdo. (Sá; Ramuro, 1999. p59)
É certo que cada indivíduo tem sua história pessoal, e os surdos também a tem, mas na sociedade, nascer surdo é algo pejorativo, falha, culpa, pobreza, fatalidade, apesar da surdez genética seja bastante incomum, cientistas afirmam que cerca de 25% dos seres humanos carregam o gene da surdez.
Quanto mais rápido for diagnosticada a surdez e seu grau, mais rápido este começará a se interar da linguagem de sinais, tendo uma educação apropriada e o mais importante, convivendo tanto com os ouvintes quanto com outros surdos, de forma que interajam de igual, prologando sua visão social e sua percepção cultural.
Quando detectada a surdez numa criança, ela é encaminhada imediatamente aos médicos e inúmeros exames com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas, como se precisasse de um tratamento, um curativo.
Infelizmente essas ações se tornam mais importantes para a família do que as orientações pedagógicas ou as informações cedidas pelas pelas comunidades surdas. No afã de se alcançar a cura para a criança, esta ainda fica condicionada a se entender doente e incapaz e passa a ter inúmeros compromissos diários com especialistas, visitas cansativas e constantes que tomam maior parte de seu tempo disponível, perdendo o seu tempo escolar e seu tempo de criança. 
Essas atividades parecem suprir as expectativas dos pais, que buscam uma solução quase milagrosa para fazer com que seus filhos se comuniquem de uma forma mais "aceitável" e parecida com a linguagem oral.



Profª Semíramis F. Alencar Moreira, para curso de especialização em Atendimento Educacional Especial para Surdos - Universidade Federal de Uberlândia - UFU-MG

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