16 de jul. de 2014

Aprendendo sobre os surdos 4 - O que é a surdez e como ela se manifesta?

1. Durante muito tempo as pessoas achavam erroneamente que a surdez era uma doença e que a pessoa surda seria uma pessoa incapaz de se autogerir; algumas pessoas até mesmo pensavam que, associado a surdez (também acontece com a mudez) o surdo teria problemas mentais. Somente à partir das iniciativas de escolarizar os surdos é que esses preconceitos foram sendo quebrados.

Como parcialmente surda sofri também esses estigmas e cheguei a ser menosprezada na escola onde estudei pois alegavam que meu rendimento intelectual seria abaixo da média por causa de minha surdez e que eu jamais conseguiria alcançar os colegas de classe. Eu acredito que esse tipo de postura além de ser um grande preconceito é também uma total falta de caridade: aquela que menospreza o indivíduo sem dá-lhe a preparação necessária ou acreditar em seu potencial intelectual, apesar das diferenças.

2. Como sei se sou surdo ? Quando a pessoa sente dificuldade em entender o que o outro está falando, não consegue se comunicar plenamente. Há casos que, no início, o indivíduo desmaia ou perde o senso de direção, mas com tratamento adequado, orientação e a realização de audiometria para verificar a intensidade da surdez, o indivíduo é capaz de se autogerir e conviver plenamente com essa dificuldade.

3. Como o Ouvido Funciona - Fonte
 O ouvido capta vibrações do ar (sons) e as transforma em impulsos nervosos 
que o cérebro "ouve". O ouvido externo é composto pelo pavilhão e pelo canal 
auditivo. A entrada do canal auditivo é coberta de pêlos e cera, que ajudam a 
mantê-lo limpo. 
O canal auditivo leva o som a uma membrana circular e flexível, chamada 
tímpano, que vibra ao receber ondas sonoras. Esta, por sua vez, faz vibrar, no 
ouvido médio, três ossículos, que ampliam e intensificam as vibrações, 
conduzindo-as ao ouvido interno. 

O ouvido interno é formado por um complexo sistema de canais contendo 
líquido aquoso. Vibrações do ouvido médio fazem com que esse líquido se 
mova e as extremidades dos nervos sensitivos convertem esse movimento em 
sinais elétricos, que são enviados ao cérebro, através do nervo da audição 
(nervo auditivo). 

O modo como os sinais elétricos são interpretados pelo cérebro ainda não 
está claramente entendido. 

Conceito e Classificação da Deficiência Auditiva 
 Denomina-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, e parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. 

Pelo menos uma em cada mil crianças nasce profundamente surda. Muitas pessoas desenvolvem problemas auditivos ao longo da vida, por causa de acidentes ou doenças.  Existem dois tipos principais de problemas auditivos. 

O primeiro afeta o ouvido externo ou médio e provoca dificuldades auditivas "condutivas" (também denominadas de "transmissão"), normalmente tratáveis e curáveis. O outro tipo envolve o ouvido interno ou o nervo auditivo. Chama-se surdez neurossensorial. 

 A deficiência auditiva pode ser classificada como deficiência de transmissão, quando o problema se localiza no ouvido externo ou médio (nesse caso, o prognóstico costuma ser excelente); mista, quando o problema se localiza no ouvido médio e interno, e sensorioneural (neurossensorial), quando se origina no ouvido interno e no nervo auditivo. Infelizmente, esse tipo de surdez em geral é irreversível. 

A surdez condutiva faz perder o volume sonoro: é como tentar entender alguém que fala muito baixo ou está muito longe. A surdez neurossensorial corta o volume sonoro e também distorce os sons. Essa interpretação descoordenada de sons é um sintoma típico de doenças do 
ouvido interno. 


Profª Semíramis F. Alencar Moreira, para curso de especialização em Atendimento Educacional Especial para Surdos - Universidade Federal de Uberlândia - UFU-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog