16 de jul. de 2014

Aprendendo sobre os surdos 5 - Desigualdades sociais e educacionais, órgãos de apoio ao Surdo

A LDB 9394/96 deveria representar o nosso futuro mais igualitário, mais protetor e seguramente, mais justo e responsável com as gerações que virão. Também chamada de Lei Darcy Ribeiro - esse grande sociólogo e antropólogo que defendeu a escola pública e a educação de milhões de brasileiros, desde os povos indígenas, passando pelas populações sertanejas e ribeirinhas, até os indivíduos citadinos - essa Lei é abrangente, no sentido de que seus incisos e parágrafos determinam todos os passos que poderiam ser dados no que diz respeito a manutenção da cidadania e da promoção da igualdade de direitos. A valorização da educação é o único passo para formarmos uma sociedade verdadeiramente justa em igualdade e condições para todos os seus cidadãos. Entretanto, nem todas as metas dessa lei são cumpridos e, em muitas escolas e institutos o que vemos ainda é o sucateamento das instituições escolares, a subeducação dos profissionais de educação (muitas vezes coniventes com a situação por não poder abrir mão de sua sustentabilidade), os roubos e desvios de verbas que deveriam ser usados para formar cidadãos.
Esse ciclo vicioso faz com que gerações saiam das escolas semi-alfabetizados; o que mais chama a atenção nesse descaso todo é que a LDB que impõe tratamento digno, com capacitação de profissionais  qualificados para o atendimento dos portadores de necessidades especiais, não tem condições nem financeiras e nem de deslocamento para se capacitarem devidamente, pois as próprias secretarias de educação do país não recebem verbas para oferecer esses cursos de forma gratuita aos professores atuantes em suas regiões. 
O que se esperar quando o poder público simplesmente não fiscaliza seus imediatos que são responsáveis por esses repasses? muito já foi feito, mas para que a educação alcance o patamar de excelência, se comparados à alguns países que erradicaram toda e qualquer forma de analfabetismo ainda estamos muito longe de atingir esse ideal.
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Dados sobre as desigualdades sociais e educacionais
  1. No mundo, mais de 100 milhões de crianças, 60 milhões são meninas e 40 milhões são meninos não tem acesso ao ensino fundamental;
  2. Mais de 1/3 dos adultos não tem acesso  ao conhecimento impresso ou novas habilidades e tecnologias que poderiam viabilizar seus estudos;
  3. Mais de 100 milhões de crianças e adultos não completam a educação básica e outros que conseguem nem sempre adquiriram os conhecimentos básicos e habilidades fundamentais (analfabeto funcional)
  4. Mesmo com o empenho de alguns governos em promover  a educação, milhões de seres humanos continuam na pobreza sem escolaridade ou analfabetos;
  5. Em alguns países industrializados, o corte nos gastos com educação ao longo dos anos 80 arrasou a educação;
  6. A educação básica é mais do que uma finalidade em si. Ela é a Base para a aprendizagem e o desenvolvimento humano permanentes, sobre a qual os países podem construir níveis e tipos mais adiantados de educação e capacitação;
  7. A Educação básica é o enriquecimento dos valores culturais e morais comuns, pois neles os indivíduos e sociedade encontram identidade e dignidade;
  8. A educação básica deve ser proporcionada a todas as crianças, jovens  e adultos. Universalizá-la é o melhor caminho para melhorar a sua qualidade e sua disseminação;
  9. As necessidades básicas de aprendizagem dos portadores de necessidades especiais requerem atenção especial. Devem ser tomadas e promovidas medidas que garantam a qualidade de ensino, à igualdade de acesso à educação como parte integrante do processo educativo;
  10. Todos os instrumentos disponíveis e os canais de informação, comunicação e ação social podem contribuir na transmissão de conhecimentos essenciais, bem como na informação e educação dos indivíduos quanto a questões sociais. 
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Qual é a Unidade da FENEIS mais próxima de sua cidade ?Seria na cidade Rio de Janeiro
FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos
Em 1983, a comissão pela luta dos direitos dos surdos, um grupo não oficializado, com integrantes surdos, começou a fazer parte nas discussões da FENEIDA, passou a participar dos diálogos da instituição, com representatividade. Até então esse direito era negado aos surdos pois acreditava-se que eles eram incapazes de coordenar uma entidade. Em 1987, porém, eles assumem a diretoria da FENEIDA quando reestruturam o estatuto da instituição passando a ser chamar FENEIS.

Feneis é uma instituição com caráter eminentemente político. -
 Considerando que a vida social é política, onde a participação de cada indivíduo deve ser valorizada, assim deve ser com os surdos. Os surdos devem discutir entre si quais as principais dificuldades em se relacionar, quais os melhores métodos e ainda o que devem fazer para se integrarem na sociedade. Para isso, um movimento como esses deve ser estimulado e ao mesmo tempo valorizado por se tratar de uma reunião voluntária de pessoas com a mesma característica.


Profª Semíramis F. Alencar Moreira, para curso de especialização em Atendimento Educacional Especial para Surdos - Universidade Federal de Uberlândia - UFU-MG

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