3 de jan. de 2016

Por VALORES HUMANOS na Educação



 
Pelo futuro da nossa nação... PARTICIPE deste movimento
 
 
POR VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO
 
 
Num momento como este, quando a nação se manifesta contra corrupção, malversação do dinheiro público, violência, injustiça, etc., é fundamental lembrar que se a sociedade brasileira, como um todo, não começar a mudar alguns paradigmas, nenhum movimento terá resultados bons e duráveis por falta de estruturas éticas na própria sociedade.
Pensemos então na importância da nova geração a receber diuturnamente ensinamentos sobre honestidade, respeito, justiça, ética, etc., aprendendo a olhar o outro com um olhar de acolhimento, de paz, que são os fundamentos da não violência, e a admirar e amar a natureza e a vida, em todas as suas expressões.
 
Por isso é importante que principalmente a escola (apesar de todas as dificuldades que já enfrenta) assuma esse papel, o de ensinar tais valores às crianças, adolescentes e jovens. Essa é uma tarefa que nem todos os pais estão capacitados a realizar e, isto, quando têm tempo para tal.
 
Para facilitar essa tarefa um grupo de educadores, todos voluntários, criou o programa "Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola". Esse programa é inteiramente gratuito e procura facilitar ao máximo sua implantação por parte das escolas, das famílias, de empresas e de quaisquer outros interessados:
 
1 – O material didático consta de 600 aulas interativas de apenas cinco minutos de duração a fim de não interferir no andamento normal das atividades escolares; é dividido em três módulos, e foi elaborado com a utilização de contos e narrativas criados especificamente para os fins propostos, visando facilitar a fixação dos ensinamentos sobre ética, honestidade, não violência, bom convívio, justiça, verdade, igualdade, solidariedade, respeito pelo outro, pela vida, pelas leis, afetividade, etc.;
 
2 – Para a implantação do Programa não é necessário capacitar professores, porque as aulas são disponibilizadas já prontas, mas é importante haver uma reunião de sensibilização e de motivação com os mesmos, conforme detalhado no Primeiro Módulo.
 
3 – O material didático também foi adaptado para o ensino médio, para aulas semanais de 45/50 minutos de duração com o título Ensinando Valores Humanos a Crianças e AdolescentesVols. 01 e 02, também disponível para download. Esse é também o formato ideal para ser utilizado no lar ou numa empresa, uma vez por semana.
 
4 – O material didático do Programa foi avaliado por milhares de escolas e diversas Secretarias de Educação estaduais e municipais, que concluíram por sua excelente qualidade e aplicabilidade, recomendando sua adoção às escolas de suas áreas de atuação. Também o MEC lhe dá apoio, conforme se vê em seu site, no Portal do Professor, em Projetos Sociais e Educacionais:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=19
 
6 – Até agora, nos registros do site constam mais de 65.000 downloads do material didático, tanto para escolas, quanto para ongs, para particulares e as mais diversas áreas e empresas com interesse no desenvolvimento do ser humano pelas vias da ética, da fraternidade e do bom convívio. Esses números, no entanto, representam uma gota d'água no universo de carências (nessas áreas) no nosso país.
 
7 – As informações pertinentes, um passo-a-passo para a implantação do Programa e todo o material didático, incluindo a Minissérie em Áudio, podem ser "baixados" gratuitamente a partir do site www.cincominutos.org
 
ABORDAGEM
 
A abordagem dada no Programa quanto à vivência dos valores segue por explicações não religiosas, mas racionais, trabalhando-se essa questão em duas vertentes:
a) A consciência é apresentada como um guia interno, posto que nela está registrado o conhecimento do certo e do errado, tanto assim que as próprias leis que foram estabelecidas ao longo do tempo, nasceram desse conhecimento interno que vai se aprimorando à medida que o ser humano e a sociedade evoluem. Mostra-se então ao aluno que a prática de ações que ferem os valores humanos gera pontos de conflito na consciência, produzindo o remorso, que sempre é algo ruim, inclusive para a saúde, conforme indicam inúmeras pesquisas científicas. 
b) Os contos e narrativas procuram mostrar, sempre dentro da realidade, como vivenciar valores positivos gera conseqüências positivas, ocorrendo o contrário com quem vivencia valores negativos.
 
OBSERVAÇÃO:
 
Nesse mesmo site está disponibilizado o Programa "50 Minutos de Valores Humanos para o ENSINO SUPERIOR", também gratuito, e em PORTUGUÊS e ESPANHOL, de responsabilidade da Profa. Rosita Fontelles (rosita_fonteles@hotmail.com ). Consiste em 10 textos que enfocam os valores: Honestidade, Solidariedade, Respeito, Justiça, Amor, Não-violência, Humildade, Gratidão, Responsabilidade e Assertividade. Desenvolvido para incentivar a reflexão de valores humanos básicos e universais no ensino superior.
 
Fazemos votos para que o movimento "POR VALORES HUMANOS NA EDUCAÇÃO" ganhe cada vez mais adeptos, principalmente em nosso país, sinalizando de forma mais efetiva para a construção de uma sociedade melhor para nós e para nossos descendentes.
 
Cordialmente,
 
Equipe de coordenação
 
Tel. (85) 3249-6812  3065-6962  8682-0875
valoreshumanos@cincominutos.org
 
***********************************************************************
 
A título de ilustração, seguem trechos de algumas das centenas de e-mails que temos recebido:
 
----- Original Message -----
From: Gra...........
Sent: Saturday, April 17, 2010 12:15 PM
Subject: Re: Novas aulas de valores humanos para a escola
 
Sra. Saara,
Receba juntamente com toda equipe, o agradecimento da Secretaria de Educação e das Escolas Municipais de São José dos Campos - SP.  Utilizamos o material disponibilizado por vocês, em todas as 41 escolas municipais, com a proposta dos Cinco Minutos de Valores Humanos sendo desenvolvido pelas Orientadoras Educacionais (SOE).
O material além de fácil entendimento, traz um conteúdo indispensável na educação de nossas crianças e adolescentes.
 
Receba meu abraço e admiração,
Graça ..........
 
 
----- Original Message -----
From: Edjaldo ………………
Sent: Friday, November 12, 2010 5:04 PM
Subject: RE: Valores humanos para a escola - informações importantes
 
Parabenizo aos coordenadores do Programa Cinco Minutos de Valores. Estou desenvolvendo as atividades com os professores que coordeno em São José da Vitória. As atividades estão mudando a nossa realidade. Que Deus abençoe sempre vocês.

Edjaldo V................
Coordenador
  
----- Original Message -----
Sent: Saturday, April 17, 2010 11:49 PM
Subject: Re: Novas aulas de valores humanos para a escola
 
BELÍSSIMO PROJETO. NA ESCOLA ESTADUAL SANTOS DUMONT NA CIDADE DE PAI PEDRO MINAS GERAIS ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO COM PARTICIPAÇÃO EM MASSA DOS ALUNOS E PROFESSORES. PARABÉNS PARA A EQUIPE QUE ELABOROU ESSE MATERIAL.
ATENCIOSAMENTE
ALCINEI A...
SUPERVISORA DA ESCOLA ACIMA CITADA.
 
 
----- Original Message -----
From: Gracimeire .......................
Sent: Tuesday, April 20, 2010 6:33 PM
Subject: RE: Novas aulas de valores humanos para a escola
 
Prezados amigos:
Nós, da Assessoria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Castanhal – Pará) apostamos na proposta que vocês nos enviaram e no momento estamos trabalhando com 20 escolas que atendem alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos).  Algumas escolas estão usando as aulinhas para lerem para seus funcionários antes do início de seus trabalhos.
Me chamo Gracimeire............ e sou a assessora responsável pelo acompanhamento e avaliação do programa nas escolas.
Obrigada pela colaboração de vocês. 
 
 
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, July 24, 2013 10:07 AM
Subject: Bom dia...
 
Olá, bom dia...
 
Eu sou Melissa, psicóloga do Centro Comunitário Semente da Vida, um projeto social da cidade de Junqueirópolis, interior de São Paulo.
Nós encontramos os matérias de vcs sobre os Valores Humanos. Estamos usando eles e a resposta tem sido fantástica. Gostaríamos de deixar um depoimento na página de vcs, contando nossa experiência, mas eu não encontrei o ícone...
 
Aguardamos o contato de vcs..
 
Muito obrigada!!!
O trabalho de vcs, pode mudar o mundo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog