5 de abr. de 2017

Avanço Do Ensino A Distância Esbarra Na Aplicação E No Conteúdo


Avanço Do Ensino A Distância Esbarra Na Aplicação E No Conteúdo

  • Escrito por  Karin Dalle
  • Publicado no www.segs.com.br em Educação
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::



Modalidade, que segue em franca expansão no Brasil e no mundo, encontra barreiras na transposição do conteúdo aplicado presencialmente para o ambiente virtual, explica especialista.
Os dados mais recentes apontam para um crescimento exponencial do Ensino a Distância (EAD) no Brasil: são mais de 3,8 milhões de alunos inscritos em cursos online, segundo dados do IBGE divulgados no ano passado. Este número era três vezes menor em 2013.
A despeito da recessão de 2015 e 2016, é relativamente fácil apontar os motivos desta ascensão. Os preços mais acessíveis, os horários flexíveis e a expansão do mercado de smartphones nos últimos anos faz do EAD uma opção excelente para quem quer investir em educação de maneira assertiva.
Tarefa mais ingrata é entender por quê o Ensino a Distância no Brasil ainda não atingiu o seu potencial máximo de crescimento e ainda enfrenta barreiras em diversas esferas, principalmente junto à determinada parcela das instituições de ensino país afora.
Segundo Eline Cavalcanti, CEO da Elfus, consultoria em gestão organizacional especialista em negócios educacionais e e-Learning, o principal desafio da implantação de um programa de EAD, por incrível que pareça, reside no conteúdo. Isto porque, ainda que a atividade principal de uma instituição de ensino seja a sua excelência acadêmica (professores titulados e processo de avaliação coeso e robusto), “isso tudo é desconstruído, ou melhor, reconstruído no processo de implantação do Ensino a Distância”. Ela afirma: “A grande chave deste processo está na capacidade de identificar uma equipe docente qualificada em termos de produção de conteúdo, estética, e conhecimento de recursos de tecnologia virtual”.
Na prática, a exigência da experiência em sala de aula cai por terra. “Um bom professor de sala de aula presencial não é sinônimo de um bom conteudista ou tutor. Isso pode ser muito injusto ao primeiro olhar, mas o fato é que essas são atividades parecidas, mas com competências e habilidades diferentes”, explica a executiva.
A verdade é que, para obter sucesso, o programa de EAD deve ser construído sobre bases próprias e exclusivas, sem tomar emprestadas as bases do curso presencial. “Exemplo disso é a capacidade, amplamente discutida, de como as pessoas se relacionam de uma maneira diferente nas redes sociais e na ‘vida real’”, aponta Eline.
Outra barreira enfrentada pelo o EAD consiste na desfragmentação do processo de produção do conteúdo. A executiva da Elfus alerta: “O que conhecemos e aplicamos de maneira geral é: a construção de conteúdo, a customização para o online pelo designer instrucional, a transformação gráfica pelo designer gráfico, a revisão e a criação de processos avaliativos. Normalmente, cada fase é encabeçada por um profissional diferente. A qualidade do programa está diretamente relacionada à consistência desse conteúdo, que não deve ser perdida nesse processo”.
Sobre a Elfus
A Elfus é uma consultoria em gestão organizacional, especialista em negócios educacionais e e-Learning. Com larga experiência em desenvolvimento de pessoas, a companhia aposta em um posicionamento moderno, enxuto e flexível, apoiado em novas tecnologias e no empoderamento feminino como pilares fundamentais para a evolução do mercado de trabalho. Site: www.el4us.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog