11 de set. de 2008

Rap de Física


Quem disse ser impossível unir a ciência às artes?

É o que Kate MacAlpine formanda da Universidade Estadual de Michigan de 23 anos e escritora de ciência fez um rap sobre o Grande Colisor de Hádrons (também conhecido como LHC), o inovador acelerador de partículas que foi construído num túnel circular de 27km no laboratório Cern em Genebra, Suíça.

McAlpine fala sobre como quando o colisor entrar em ação no dia 10 de setembro "as coisas que descobrirá irão abalar sua cabeça".

A máquina de US$3.8 bilhões irá colidir dois feixes de prótons numa velocidade próxima à da luz para que os cientistas possam ver que partículas resultarão do choque.

"O rap e a física vivem em mundos diferentes", disse McAlpine, "e eu achei interessante tentar misturá-los".

Outros, incluindo físicos, também viram graça na tentativa.

"Nós amamos rap e a informação passada neste é muito correta", disse o porta-voz do Cern James Gillies.

McAlpine recebeu permissão para filmar a si mesma e alguns amigos dançando nas cavernas e túneis onde o experimento acontece.

"Eu confesso que desconfiei quando Katie disse que queria fazer isso, mas quando vi alguns raps que ela fez anteriormente fui convencido", disse Gillies. "Eu acho que você perceberá entre os cientistas uma aceitação unânime do vídeo".

Confiram o clip do rap aqui (em Inglês, mas dá facilmente para entender) Essa é a prova maior de que com engajamento, bom humor e criatividade podemos ír além dos frios conteúdos programáticos!

Abraços,

Se

Conteúdo retirado do site Último Segundo

25 de ago. de 2008

Um Evento Espírita-Educativo!!! 13 e 14 de setembro



ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCADORES ESPÍRITAS DA INFÂNCIA
13 e 14 de setembro de 2008 - Teatro Municipal – Rua Alagoas, 52
Luiz Antonio/SP (perto de Ribeirão Preto)

Palestras - Oficinas - Debates - Troca de Experiências

Vagas Limitadas - Inscrições até 05/setembro/2008

São Paulo(11) 2950.6554 ou (11) 9765.1881

Ribeirão Preto: (16) 3983.1487 ou (16)8152-8309

e-mail: useregionalsp@yahoo.com.br


Taxa de inscrição: R$ 30,00 (inclui refeições e alojamento – levar colchonete, roupa de cama e banho)

Depósito: Banco Santander – Agência 039 – conta corrente: 13000018-6 (enviar comprovante para fax 16 - 3610-1120 ou para o e-mail acima)

Iniciativa: Departamento de Educação Espírita da Infância

Realização: USE Estadual SP e USE Ribeirão Preto

16 de ago. de 2008

Educar para a vida

Quem ama educa - para a vida. Nós, pais e professores temos por vezes a pretensão de que educar é formatar o indivíduo ao nosso bel prazer e principalmente para nós mesmos. Jamais pensamos na educação para o próprio sujeito da aprendizagem, os tolimos em sua criatividade, sem os apresentarmos opções ou escolhas dignas de seu próprio gosto pessoal.

Como faz parte do processo social a confrontação de opiniões e os conflitos de gerações, nada mais justo. Porém, o que fazer com a questão do "socializar"?

Frequentemente, os pais recorrem aos especilistas para sanar suas dúvidas à respeito do comportamento introvertido dos filhos, das rixas e desavenças entre colegas e do problema da liderança (até os alunos mais populares e os mais intelectuais já tiveram esse tipo de problema). Não há nada de mal nisso, a não ser que o problema persista ou se agrave. Nessas horas, procuro apelar para o remédio caseiro mais eficaz que já foi criado: a conversa.

Insito na conversa, pois, nos tempos atuais, onde predominam os video games, sites de relacionamento, msns, BBBs entre outra babás eletrônicas, pais e filhos, que teoricamente teriam tanto para conversar, são tomados por um mutismo inexplicável.

Desde os tempos primitivos, quando a gente era primata, com todos o "uhuhs" e grunhidos próprios, a comunicação era fator de desenvolvimento e sobrevivência. Qual a comunicação que temos com nossos filhos hoje? O processo de socialização é procedente do grau de relacionamento que temos com nossos filhos. A criança será mais ou menos extrovertida, será mais ou menos propensa à leitura, aos esportes, aos estudos ou á qualquer coisa de acordo com o exemplo e grau de aceitação de suas famílias.

Baseando que, em essência, toda criança, queiramos ou não, aprende pelo exemplo, elas irão tomar pra si costumes, filosofias de vida, trejeitos, vícios de linguagem, gírias, sotaques ou expressões com as quais conviverem mais. Daí a crença de que tão logo as crianças estejam na escola, o problema cultural estará resolvido. Mas será que está mesmo? pense que na escola há milhares de crianças para alguns professores passar-lhes algumas noções durante 4 ou 5 horas que lá estejam.

Na maior parte do tempo, os alunos ficam em contato direto com seus semelhantes, ora estudando, ora se divertindo, ora fazendo ambos (quem nunca brincou na sala de aula atire a primeira pedra!!!)O que esperar da criança que retorna à casa, não encontra seus pais (ou similares) para trocar idéias sobre o que foi seu dia? Muitas vezes, a troca sadia de informações sobre a vida pela família vale mais do que muitas aulas enfadonhas ou mesmo uma estrassante ou chata troca de e-mails vazios.

É certo que não devemos moldar a criança ao nosso desejo, podando-lhes os sonhos, mas é essencial corrigir-lhes o pensamento com brandura para aspectos que a vida costuma nos ensinar desde pequenos, para que não soframos constrangimentos maiores enquanto adultos, eis o papel da família: o de educar para a vida. Esse ato só pode ser desempenhado no convívio diário, na troca de informações, sensações, olhares... ainda me lembro do olhar de reprovação de meu pai quando eu deixava comida no prato, sob o pretexto de que não gostava disso ou daquilo. Pode parecer bobagem, entretanto a expressão no olhar, o calor da mão e o tom de voz facilitam bastante o processo de convivência e isso a criança e o adolescente passam para o seu cotidiano. É como os antigos já diziam: os modos de casa vão à rua.

Regras simples para uma vida feliz, as receitas são mais simples ainda: Uma mesa de jantar, um assunto animado, sobre seu dia de trabalho, uma manchete no telejornal ou um comentário sobre as matérias na escola, consistem em diferentes formas de aprendizado. Deixe a criança se expressar, pondere seus posicionamentos, reflita sobre seus motivos e explique com objetividade e exatidão, sempre levando em conta o respeito e a sinceridade. É nesses momentos de união e debates em família que são propícios para se corrigir, ampliar e trocar o conhecimento. Uma maneira de se conhecer melhor àqueles que geramos, que não educamos para nós, mas educamos para a vida.

12 de ago. de 2008

Professora entusiasmada procura...

Professora entusiasmada procura vaga em instituíção escolar, pública ou privada, que possa acolhê-la, dentro de suas competências e habilidades, ao cargo de docente.

Esta profissional de ensino cumpriu todos os pré-requisitos necessários para desempenhar sua função, de acordo com as normas vigentes da LDB 9394/96. Tem graduação e pós-graduação Lato sensu, fala inglês fluentemente, domina técnicas de ensino integradas às novas tecnologias da educação, sempre que possível participa de congressos, seminários e simpósios e pretende continuar investindo em sua formação acadêmica ao ingressar no stricto sensu, sem no entanto, se esquivar dos objetivos primeiros de sua função.


A referida profissional aprecia trabalhar em equipe, conhece e busca sanar as necessidades educativas e sociais das instituíções em que costuma atuar. É uma pessoa flexível, um pouco rígida quanto ás questões de disciplina, porém se mostra uma pessoa que prima pelo diálogo igualitário entre professores e alunos e concebe uma educação dialógica e transformadora, que possa reelaborar o conhecimento, não somente do aluno, mas ajudar a ampliar os saberes didáticos dos colegas professores.

A profissional afirma que tem disponibilidade de tempo e se dispõe a trabalhar com dedicação às causas educacionais para quaisquer série as quais seja indicada. A mesma não se importa com os baixos salários, pois compreende que a vocação docente é um voto de pobreza sacerdotal e que o papel de quem escolhe ser professor é o de amar e respeitar o ato docente como forma de fomento aos discentes, não importando o quão rebeldes ou desinteressados estes sejam, o papel do professor é aprimorar sua prática para perpetuar e tornar prósperas outras carreiras.



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A quem interessar possa, deve-se salientar que este tipo de profissional está escasso no mercado, posto que as escolas hoje, estão dominadas por profissionais medíocres ou mesmo bons profissionais desviados de função, atendentes aos desmandos de seus superiores, na base do jeitinho brasileiro, do encaixe, do burlamento das leis e no acobertamento de ações desastrosas.

O profissional de educação hoje é muito próximo à um mendigo educado que, com o seu precioso currículo na mão, eruditamente pede a esmola de uma vaga para lecionar sendo achincalhado e esnobado por companheiros que deveriam se unir em prol de uma educação de qualidade e de respeito pelo futuro do País.

Ad astra per aspera... (Às estrelas pelos caminhos mais àsperos)

Semíramis

11 de ago. de 2008

Homenagem atrasada pelo dia dos pais 10/08

P A I

Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.

Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.




Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.

Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.

Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.

Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.

Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha tudo aquilo que merecer e realmente desejar.

Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe até que ponto está alimentando um espírito de dependência.

Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para um caminho de honestidade e de bem.

Pai de verdade mesmo não diz “faça isto” ou “faça aquilo”, mas sim “tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe”.

Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.

Pai de verdade mesmo é o amigo sempre presente, atento e amoroso, com a alma de joelhos, pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos.

Feliz dia dos Pais!(texto encontrado na net, sem referência a autoria)

Meu pai amado era e ainda é tudo isso para mim, no infinito que você está saiba que te amo por tudo que me ensinaste e me deste!

Te amo

Semíramis

4 de ago. de 2008

Desafios - ou das 8 coisas que quero fazer antes de morrer

Para divertir hoje eu recebi um desafio da Professora Juliana , sobre as 8 coisas que eu gostaria de fazer antes de morrer.

As regras para este desafio são as seguintes :
1. Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer antes de morrer.
2. Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder também.
3. Comentar no blog de quem nos convidou.
4. Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da “intimação”.
5. Mencionar as regras.

Engraçado como são as coisas e eu hoje mesmo pensava sobre isso, portanto, lá vai

1- Quero voar de asa delta (ou de paraglider, tanto faz) o importante é eu saber a sensação de andar nas nuvens pelo menos uma vez na vida!
2- Ir a Itália, ver La Fontana di Trevi, "in Torino io vollo a manjare una pasta piu bella, piu de vero!"
3- Viajar pelas praias do nordeste brasileiro - Faculdade de DDSP, enfim (Dias e Dias de Sol na Praia!!!)
4- Obter o título de Mestre em Educação (isso já é uma grande coisa!!!)
5- Ajudar aos mais necessitados, não necessariamente de forma material, mas com meu apoio e carinho
6- Deixar meus cabelos cor laranja, uma ousadia só para ver o resultado na rua (se me chamarem de cenourinha ou coisa parecida vou achar bem engraçado!!!!)
7- Viajar pelo mundo, conhecer lugares inusitados, fotografar cenas que ninguém antes fotografou, deixar minha marca no mundo.!
8- Deitar meu corpo cansado e feliz na beira da Praia da Gávea, ao lado de meus filhos e marido para ver o pôr-do-sol, nada é mais lindo e recompensador do que receber o amor que damos em dobro. Cada momento da vida é único, um desses pode ser o derradeiro
"A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos"(John Lennon)

Repasso este desafio (brincadeira) para os queridos amigos

Cybele Meyer; Thaiza Montini; Fred; Luis Dhein; Natânia; Lúcia Freitas; Marília; Jaciara;
Lilian


Aos amigos o meu abraço frateno,

Se

1 de ago. de 2008

Ler para quê mesmo, hein?

O período de férias consiste num espaço de tempo maravilhoso para nos aprofundar em algum tema ou mesmo para pensar em algumas dúvidas que sempre tivemos e tentar saná-las. Hoje, eu estava lendo alguns e-mails da lista Blogs Educativos e veio a pergunta "Por que nossos filhos e alunos não lêem?"

Eu poderia seguir por dois caminhos: responder como professora e pedagoga ou como mãe. Vou fazer diferente, vou apontar possíveis soluções, baseadas em dificuldades próprias. Tenho dois filhos, uma de 13 anos e um de 8 anos, ambos são bons alunos. O menino apresentou pequena dificuldade para aprender à ler, mas hoje o faz muito bem, no entanto, preferem ver televisão, ouvir música, ficar horas na internet, sem, entretanto, pegar num livro para ler.

Todavia, penso que, apesar deles não lerem o bom e velho livro, seja este uma enciclopédia ou um livro de contos, me supreendo com os achados que eles fazem na internet. Acho que muitas vezes nós professores escolhemos a leitura que o nosso alunado vai ter que fazer. Eu costumo oferecer uma gama de títulos baseando-me nos assuntos que despertem maior interesse de meu aluno ou de meus filhos. Acho que essa atitude dá mais liberdade, essa palavra que nossa educação tanto fala, mas pouco aplica.

Essa história de empurrar livro nos alunos goela abaixo nunca deu certo e nem nunca vai dar. Certa vez, eu tinha 12 anos (e lá se vão 20 anos...) uma professora muito "gentil" indicou para a nossa turma de 5ª série ler, o livro era "O Menino de Asas", de Homero Homem. Minha mãe comprou o livro e eu, até então compulsiva leitora, empombei: detestei o livro desde o primeiro capítulo!!! Seria bem melhor se ela tivesse me indicado um outro livro daqueles inúmeros títulos que havia na biblioteca (como o lindíssimo "Açúcar Amargo" do mesmo autor, dado no ano seguinte). Como detestei o livro, minha prova foi um desastre e sempre que alguma professora indicava algum livro para se fazer prova de interpretação de texto, eu ficava bastante apreesiva.

Então o que fazer? não dar prova de livro? não, não vou por aí. Acho que é importante a gente incentivar os alunos a ler, porém o mais importante é se informar primeiro dos gostos da turma e apresentar títulos que os despertem a curiosidade. Por exemplo: minha filha adora astrologia, música, romances do século XIX, biografia de cantores e livros de auto-estima e esses, geralmente, são os títulos que a presenteio ou faço com ela uma "leitura amiga" cada uma lê um trecho ou um capítulo para a outra. lindo, né?

Será que não é isso que falta então? maior aproximação dos pais leitores? não sei. Eu cresci rodeada de livros e informações, meus filhos também o são, mas já conheci colegas e alunos que não tinham nenhum livro em casa, com pais analfabetos e que, no entanto, eram assíduos freqüentadores da biblioteca escolar.


Acho que a questão é saber qual o tipo de leitura que nosso aluno prefere. Meu filho adora notícias de jornal, mas não liga nem um pouquinho para os contos clássicos infantis. A gente deve se lembrar que antes da leitura da palavra, o aluno deve saber reconhecer a leitura de seu tempo e de seu mundo. Como? incentivando-o a conhecer os problemas de seu bairro, de seu mundo, através das pesquisas em jornais, revistas, periódicos e, principalmente, na Internet, esse veículo de informação e conhecimento que se bem orientado pode trazer aos futuros cidadãos base intelectual para atuar num mundo onde as relações entre as pessoas no mundo estarão cada vez mais globalizadas.

Incentivar o aluno a reescrever o que viu, o que aprendeu com aquela pesquisa, relatar o que mais o chamou a atenção podem valer bem mais do que a simples interpretação do que determinado autor quis dizer com determinada frase, parágrafo ou descrição de paisagem feita. O aluno ao lavrar o registro de algo que ele presenciou ou de suas impressões, registra também o conhecimento que ele apreendeu, ou seja, reelabora e transmite aos interlocutores fatos que podem ser reelaborados e trabalhados posteriormente, numa ação menos didática, mais prática e pasível de transformação no campo social. Educar é um ato transformador da própria realidade social. Não deveríamos fazer de conta que ensinamos!

A leitura do mundo, mais do que a leitura meramente didática, será imprescindível ao aprendizado e às relações profissionais. Afinal de contas a gente lê mesmo não é para fazer bonito na escola e sim para que façamos bonito no mundo!

30 de jul. de 2008

Fim de férias - hora de arrumar a mochila!!

É pessoal, é triste constatar, porém as férias acabaram! hora de encarar a realidade, as aulas já vão começar!



Você deve estar bem tristinho(a) com isso, não é mesmo? afinal de contas, você esperava curtir bem mais estes 15 dias de recesso... que pena! e, aí? já arrumou sua mochila? jogou fora os papelzinhos de bala e chicletes? arquivou as provas e testes (huuuuummmmmmmm...)? organizou os trabalhos que precisa entregar (xiiii, estou vendo a bagunça reinando no buraco negro estudantil...)

Primeiro passo para você, querido aluno, que ainda está perdido nas férias e nem se lembra do nome da sua escola: tome coragem e abra sua mochila. Abriu? beleza, podemos começar analisando o quadro de horários, na segunda-feira. Certo? quais as disciplinas que serão dadas? alguma tarefa pendente? oba! mãos à obra!

Acabou a tarefa? ótimo! vamos para a outra disciplina. Lembre-se de costumam ser de sete à nove disciplinas ao longo da Educação Básica(ou seja, EF e EM). Terminando as tarefas propostas pelos professores para o período de recesso, é bom você reorganizar seu horário de estudos(ah, vc não tem um horário de estudos?!) Tudo bem: se você estudar 2 disciplinas diferentes todos os dias durante duas horas, frisando, obviamente, nas disciplinas que você tem maior dificuldade, você recuperará as matérias que não foram entendidas, ao mesmo tempo que melhor se preparará para o terceiro bimestre (que você já deve estar morrendo de medo, não é mesmo?). Se preocupe em realizar os questionários e resolver os exercícios propostos na apostila(lembrou deles? eles são coloridinhos, mas não estão lá para decorar o seu livro!!!)



O mais importante é que você estude para as provas de terceiro e quarto bimestres com a consciência de que esforço, tempo, energia e interesse fazem toda a diferença(isso requer mais leitura e esforço pessoal e menos tempo no Orkut e no MSN). Para isso, o apoio que você deve buscar nos professores e em suas explicações em sala de aula é primordial. Não deixe para o quarto bimestre aquilo que pode ser mais fácil no terceiro ou poderá ser tarde demais para você se recuperar, o início de uma bruta dor de cabeça para você mesmo ano que vem!

Agora que você já se reorganizou, pode descansar um pouquinho! Nada melhor do que um filminho em família ou um bom passeio de bicicleta pelo seu bairro - muitas coisas podem estar acontecendo nesse minuto enquanto você está ocupado pondo em prática sempre os velhos hábitos.

Para a gente crescer livre, realizado e feliz a gente precisa fazer com que nossa vida esteja plena de elementos que favoreçam essas ações! A mente deve estar sã num corpo são!! a saúde deve estar sempre em sintonia com a beleza da vida e a aquisição do conhecimento!

É por essa razão que eu estou indo caminhar já já!!!
Um abraço e boas aulas

16 de jul. de 2008

Férias descoladas

Domingo de sol e a certeza de que no dia seguinte... poderemos dormir até mais tarde!!! o período de férias deve ser encarado não apenas como uma oportunidade de esquecer da rotina escolar, passar mais tempo no dolce far niente que a gente, quase sem querer, acaba se entregando, para poder descansar um pouco da primeira fase do ano letivo.

Primeiro, é importante fazer uma pequena correção; esse período tão esperado, de aproximadamente 15 dias em julho é chamado de recesso escolar nos regimentos escolares. Portanto, nada como manter a mente alerta e desperta para a segunda metade do semestre quando o rítmo de estudos se intensifica e por vezes, perdemos a noção de espaço, tempo e disposição para estudar

Agora, para que esse período possa ser produtivo em matéria de descanso e de boas lembranças, é bom ter em mente algumas dicas que podem parecer interessantes para que possamos voltar às aulas com garra, conhecimento e alto astral!

1- Ver os amigos é fundamental - o convívio com os amigos e os familiares é muito importante para que juntos possam partilhar assuntos e interesses em comum. Isso reforça os laços familiares e de amizade.

2- Esqueça-se um pouco do uso do computador - abra sua janela de manhã e contemple o belo dia de sol que está lá fora. Pratique esportes, caminhe pela natureza, respire ar puro - isso faz com que a gente se reconecte à um estado mais natural, bem até agora não conheci ninguém que tenha nascido conectado à um cabo de modem...

3- Passeie com sua família e amigos, vá ao shopping, à praia, às fazendas e pousadas, valorizem sua compania. As pessoas gostam de sentirem queridas por vc.

4- Faça programas culturais, lendo um bom livro, indo ao teatro, à algum show, uma exposição ou mostra cultural. Pode não parecer, mas tudo o que aprendemos nos divertindo mais tarde nos serve para a vida profissional ou estudantil. Nada mal fazer novas descobertas, travar novos contatos, estabelecer novas metas, ainda que sejam temporárias, não importa, o que vale é as experiencias que serão trocadas, as possibilidades que poderão ser levantadas.

5- Procure compreender que, justamente por ser um período de recesso, vc deve manter o ritmo de estudo. Reserve duas horas de seu dia para por a matéria à limpo, daquelas disciplinas que vc tem mais dificuldade. O período de recesso pode ser um sonho à la Grease nos Tempos da Brilhantina, mas não se esqueça de que quando o período letivo recomeçar vc pode viver num verdadeiro pesadelo.

6- Mudar o visual, ler revistas de moda, de games, de esportes, arrumar seu quarto, redecorá-lo...ir a cabelereiro, à manicure, ao médico, à esteticista, ao dentista. O recesso é um período ideal para cuidarmos de nosso corpo. Sempre bom lembrar da filosofia antiga;mens sana en corpore sano, ou em bom portugues; mente sã no corpo são!

7- Tentar uma alimentação mais natural, encontrar-se em sua fé, respirar ar puro, fazer passeios ecológicos, conhecer as necessidades de seu bairro, conhecer trabalhos comunitários e se dedicar à algumas dessas iniciativas também podem consistir em tarefas criativas para este período de descanso, na certeza de que, cuidando do hoje, você estará cuidando também do seu futuro. .

A gente aprende mais enquanto faz o que mais aprecia, o que sente prazer. Que nesse recesso a gente possa descansar um pouco da labuta diária com bom humor e entusiasmo, com a certeza de que, quando voltarmos às aulas, voltaremmos bem mais dispostos à ensinar e a aprender

Agora vou pra praia, porque ninguém é de ferro!!!!

Abraços,

Semíramis

8 de jul. de 2008

Pelo veto ao projeto de cibercrimes - Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira

Pelo veto ao projeto de cibercrimes - Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira Petition

To: Senado Brasileiro
EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET BRASILEIRA

A Internet ampliou de forma inédita a comunicação humana, permitindo um avanço planetário na maneira de produzir, distribuir e consumir conhecimento, seja ele escrito, imagético ou sonoro. Construída colaborativamente, a rede é uma das maiores expressões da diversidade cultural e da criatividade social do século XX. Descentralizada, a Internet baseia-se na interatividade e na possibilidade de todos tornarem-se produtores e não apenas consumidores de informação, como impera ainda na era das mídias de massa. Na Internet, a liberdade de criação de conteúdos alimenta, e é alimentada, pela liberdade de criação de novos formatos midiáticos, de novos programas, de novas tecnologias, de novas redes sociais. A liberdade é a base da criação do conhecimento. E ela está na base do desenvolvimento e da sobrevivência da Internet.
A Internet é uma rede de redes, sempre em construção e coletiva. Ela é o palco de uma nova cultura humanista que coloca, pela primeira vez, a humanidade perante ela mesma ao oferecer oportunidades reais de comunicação entre os povos. E não falamos do futuro. Estamos falando do presente. Uma realidade com desigualdades regionais, mas planetária em seu crescimento.
O uso dos computadores e das redes são hoje incontornáveis, oferecendo oportunidades de trabalho, de educação e de lazer a milhares de brasileiros. Vejam o impacto das redes sociais, dos software livres, do e-mail, da Web, dos fóruns de discussão, dos telefones celulares cada vez mais integrados à Internet. O que vemos na rede é, efetivamente, troca, colaboração, sociabilidade, produção de informação, ebulição cultural. A Internet requalificou as práticas colaborativas, reunificou as artes e as ciências, superando uma divisão erguida no mundo mecânico da era industrial. A Internet representa, ainda que sempre em potência, a mais nova expressão da liberdade humana.
E nós brasileiros sabemos muito bem disso. A Internet oferece uma oportunidade ímpar a países periféricos e emergentes na nova sociedade da informação. Mesmo com todas as desigualdades sociais, nós, brasileiros, somo usuários criativos e expressivos na rede. Basta ver os números (IBOPE/NetRatikng): somos mais de 22 milhões de usuários, em crescimento a cada mês; somos os usuários que mais ficam on-line no mundo: mais de 22h em média por mês. E notem que as categorias que mais crescem são, justamente, "Educação e Carreira", ou seja, acesso à sites educacionais e profissionais. Devemos assim, estimular o uso e a democratização da Internet no Brasil. Necessitamos fazer crescer a rede, e não travá-la. Precisamos dar acesso a todos os brasileiros e estimulá-los a produzir conhecimento, cultura, e com isso poder melhorar suas condições de existência.
Um projeto de Lei do Senado brasileiro quer bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral. O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância.
Se, como diz o projeto de lei, é crime "obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida", não podemos mais fazer nada na rede. O simples ato de acessar um site já seria um crime por "cópia sem pedir autorização" na memória "viva" (RAM) temporária do computador. Deveríamos considerar todos os browsers ilegais por criarem caches de páginas sem pedir autorização, e sem mesmo avisar aos mais comum dos usuários que eles estão copiando. Citar um trecho de uma matéria de um jornal ou outra publicação on-line em um blog, também seria crime. O projeto, se aprovado, colocaria a prática do "blogging" na ilegalidade, bem como as máquinas de busca, já que elas copiam trechos de sites e blogs sem pedir autorização de ninguém!
Se formos aplicar uma lei como essa as universidades, teríamos que considerar a ciência como uma atividade criminosa já que ela progride ao "transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado", "sem pedir a autorização dos autores" (citamos, mas não pedimos autorização aos autores para citá-los). Se levarmos o projeto de lei a sério, devemos nos perguntar como poderíamos pensar, criar e difundir conhecimento sem sermos criminosos.
O conhecimento só se dá de forma coletiva e compartilhada. Todo conhecimento se produz coletivamente: estimulado pelos livros que lemos, pelas palestras que assistimos, pelas idéias que nos foram dadas por nossos professores e amigos... Como podemos criar algo que não tenha, de uma forma ou de outra, surgido ou sido transferido por algum "dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular"?
Defendemos a liberdade, a inteligência e a troca livre e responsável. Não defendemos o plágio, a cópia indevida ou o roubo de obras. Defendemos a necessidade de garantir a liberdade de troca, o crescimento da criatividade e a expansão do conhecimento no Brasil. Experiências com Software Livres e Creative Commons já demonstraram que isso é possível. Devemos estimular a colaboração e enriquecimento cultural, não o plágio, o roubo e a cópia improdutiva e estagnante. E a Internet é um importante instrumento nesse sentido. Mas esse projeto coloca tudo no mesmo saco. Uso criativo, com respeito ao outro, passa, na Internet, a ser considerado crime. Projetos como esses prestam um desserviço à sociedade e à cultura brasileiras, travam o desenvolvimento humano e colocam o país definitivamente para debaixo do tapete da história da sociedade da informação no século XXI.
Por estas razões nós, abaixo assinados, pesquisadores e professores universitários apelamos aos congressistas brasileiros que rejeitem o projeto Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo ao projeto de Lei da Câmara 89/2003, e Projetos de Lei do Senado n. 137/2000, e n. 76/2000, pois atenta contra a liberdade, a criatividade, a privacidade e a disseminação de conhecimento na Internet brasileira.
André Lemos, Prof. Associado da Faculdade de Comunicação da UFBA, Pesquisador 1 do CNPq.

Sérgio Amadeu da Silveira, Prof. do Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, ativista do software livre.

João Carlos Rebello Caribé, Publicitário e Consultor de Negócios em Midias Sociais

e os abaixo assinados

ENEM 2008, tá na hora!!!!! Inscrições até 14/07!!!



Para aqueles que perderam o prazo de inscrição para o Enem 2008, há mais uma chance. Para se inscrever, visite o Site do ENEM(pagando taxa de R$35 até o dia 14 de Julho).

A prova acontecerá no dia 31 de Agosto às 13h, contemplando 63 questões de múltipla escolha.

Você sabe o que é o Exame Nacional do Ensino Médio? Não?

O ENEM é uma avaliação proposta pelo Governo Federal, através do MEC, que visa analisar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio, no ano de sua conclusão ou de alunos que já completaram o EM em anos anteriores.
Tal exame é essencial para alunos que têm planos de tentar o vestibular, pois apresentam questões parecidas com as do temível concurso.

O mais interessante no Enem é a avaliação das habilidades e competências dos estudantes. A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de Ensino Médio. É um exame que valoriza a capacidade interpretativa do aluno de tudo o que ele estudou e aprendeu no EM, sem a necessidade de decorar para passar.

Outra vantagem do ENEM é que mais de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Brasil utilizam seus resultados como complementação de seus processos seletivos (algumas até estudam substituir o vestibular pelo Enem como processo seletivo), o que acaba sendo um atrativo a mais para os estudantes participarem do Enem.

ENEM E PROUNI - O que isso tem a ver??

Outro grande incentivo é o ProUni - Programa Universidade para Todos - que ajudou a popularizar o Enem desde que foi implantado em 2005. Só em 2007 foram mais de 2,7 milhões de participantes que fizeram a prova do Enem no dia 26 de agosto.

O ProUni é um sistema de benefício aos estudantes de baixa renda que não têm condição de pagar uma faculdade particular. De acordo com o site do Programa, a estimativa é oferecer cerca de 400 mil novas vagas nos próximos quatro anos.

O Programa distribui três tipos de bolsa, a bolsa integral, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 570,00), a bolsa parcial, 50%, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.140,00) e a bolsa de 25%, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.140,00), concedidas somente para cursos com mensalidade de até R$ 200,00.

Maiores Informações clique aqui!!!

3 de jul. de 2008

Montagem de fotos do I EducaCamp - Momentos inesquecíveis

Aos queridos amigos : Lúcia, Lilian, Cybele, Ceila, Fred Mary Grace Mari Neuza, Marinez, Wolney, Jaciara, Bee, Ana Laura e Watanabe, uma lembrança singela desse nosso encontro! Todos os que aqui estão e os que eu não mencionei, fazem parte de um time maravilhoso! foi uma grande alegria conhecer vocês!!!

 


algumas imagens gentilmente cedidas pela Cybele Meyer
Posted by Picasa

Desafio do Educando O Amanhã


Concorra a esta linda blusa do EducaCamp 2008

Basta responder a esse tópico: Considerando que o uso das tecnologias representa um grande avanço na educação, de quais maneiras você, educador, as utiliza na sala de aula? Qual a maior barreira que existe na utilização desta metodologia: o desinteresse dos alunos, o despreparos dos educadores, a falta desses recursos na escola ou mesmo a indiferença da coordenação pedagógica?

As respostas serão aceitas até o próximo dia 15/07. As duas melhores respostas ganharão uma camiseta do EducaCamp 2008.


Boa Sorte!!!!

Semíramis Alencar

ACOMPANHAR

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