15 de out. de 2010

Feliz Dia dos Professores

 
Ser professor é almejar construir as bases solidas de um mundo civilizado, independente de crença, visão política ou antagonismos sociais.
 
Ser professor é ser um pouco utópico, consciente da própria necessidade de evolução e contribuir para isso com seu aprimoramento constante, paciência e fé no futuro
 
Parabéns para nós, professores: da Educação básica, da Educação Especial, dos EJA´s e do Ensino Superior : é a partir do nosso mérito que há a evolução de nossa pátria.
 
  

A escola que desejo um dia
 
A escola de meus sonhos eu ainda não vi.
Ela está no sonho dos alunos, dos professores dedicados que conheci;
A escola dos meus sonhos não se fará com estruturas futuristas, nem com apelos modernistas ou tendências tradicionais.
Ela se fará com carisma e a ousadia de ouvir os educandos e guiá-los para uma humanidade mais justa, que se preocupa com os demais.

Uma escola que usa o bom senso, no momento de avaliar seus discípulos e escolher seu corpo docente;
Orientando-os a uma prática de ensino coerente.
Educadores que entendam que o ser e o saber dos educandos precisam ser respeitados.
Que nunca permitam que seus pupilos sejam desmoralizados
Por não saberem o conteúdo de uma disciplina ou por suas diferenças.
Educadores que saibam diminuir as desavenças.
Pois amam seu ofício e se entregam à vocação,
E sabem que educar é conquistar o coração.

Antes de tudo, esta escola onírica deve estar em constante revisão de suas metas estabelecidas,
Para não cair na mesmice de outras já falidas.

Será uma escola crítica, assim, seu principal compromisso será com a verdade.
Uma vez que é fundamental o diálogo, a troca de experiências e a confrontação com a realidade.
A realidade dos que tem fome de saber, de viver, fome de cidadania.

Esta é a escola que desejo um dia.


Semíramis Alencar
 
 

 

10 de out. de 2010

As Sementes do Amanhã - Feliz dia da Criança

 


Oração da Criança

Dizes que sou o futuro,

Não me desampares no presente.

Dizes que sou a esperança da paz,

Não me induzas à guerra.

Dizes que sou a promessa do bem,

Não me confies ao mal.

Dizes que sou a luz dos teus olhos,

Não me abandones ás trevas.

Não espero somente o teu pão,

Dá-me luz e entendimento.

Não desejo tão só a festa do teu carinho,

Suplico-te amor com que me eduques.

Não te rogo apenas brinquedos,

Peço-te bons exemplos e boas palavras.

Não sou simples ornamento de teu carinho,

Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.

Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.

Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.

Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra...

Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.



Meimei/ Psicografado por Chico Xavier





Efeitos do castigo físico e humilhante FONTE :Site da Campanha Não Bata, Eduque

Os efeitos do castigo físico e humilhante não podem ser generalizados para todas as crianças, pois dependem da experiência de vida de cada um e da configuração familiar em que a criança encontra-se inserida. Entretanto, uma conseqüência direta do uso do castigo físico é o aprendizado, por parte da criança, de que a violência é uma maneira plausível e aceitável de se solucionar conflitos e diferenças, principalmente quando você está em uma posição de vantagem frente ao outro, principalmente física (como no caso do adulto frente à criança). E este aprendizado é transportado para outras relações da criança, como para a sua relação com um irmão mais novo, por exemplo. Também percebemos que, em muitos casos em que a criança sofre com castigos físicos e violências psicológicas freqüentes, ela pode apresentar um perfil retraído, introvertido. Se a criança não tiver uma rede de apoio forte (outros parentes ou outras pessoas que lhe sejam significativas e que lhe tratem de maneira diferente), a sua auto-estima fica tão comprometida que vemos como consequências a insegurança, o medo, a timidez, a passividade e a submissão.

Muitas vezes, a violência física e/ou psicológica acaba acontecendo num rompante, e não por metodologia. Nestes momentos os pais podem sentar com seus filhos e serem sinceros com eles, explicando que perderam o controle e que se arrependem por isso. Este tipo de atitude é um ótimo exemplo de humildade e de respeito para com o outro. Ao sentarem para conversar com seus filhos, os pais darão o exemplo de que pedir desculpas não é algo do qual a criança deva se envergonhar e de que errar é humano, que nem sempre eles, pais, irão acertar em tudo, apesar sempre desejarem o melhor para seus filhos. Além disso, este é um ótimo momento para ouvir a própria criança e procurar, juntamente com ela, estabelecer as “regras” de convivência para todos dentro de casa. Por exemplo, o pai ou a mãe podem identificar que não agiram da melhor forma porque foi justamente no momento em que chegavam estressados do trabalho. Junto com a criança, eles podem conversar com ela e estabelecerem juntos que, quando isto acontecer, eles precisarão de um tempinho para respirarem fundo, relaxarem e, então, darem a atenção de qualidade que a criança merece.

Alimentando o ciclo da violência
O uso do castigo físico infligido a uma pessoa faz parte de um “ciclo” de violência. Entretanto, muitos pais ainda não enxergam dessa forma, pois esta metodologia educativa está fortemente legitimada em nossa sociedade. Os pais que utilizam o tapa, a palmada ou a chinelada para educar o fazem acreditando que estão fazendo o melhor para seus filhos, mas não percebem que, na verdade, estão infringindo o direito que as crianças possuem (assim como qualquer outro ser humano) ao respeito pela sua integridade física e dignidade humana.

Se a violência física contra um adulto não é aceitável socialmente, sendo passível inclusive de sanções legais, porque a violência contra a criança deve ser aceita? Os pais não vêem que, ao utilizarem o castigo físico, estão abusando da diferença de poder que existe numa relação entre um adulto e uma criança.







Feliz Dia das Crianças, 12/10 Com Consciência, Amor e Paz !

Anos 60 - A Época que mudou o mundo

 
 
 
 
 

A Época que Mudou o Mundo

 
  Por CLAUDIA GARCIA  


Publicado na Folha de S.Paulo, em 5 de junho de 1966

Os anos 50 chegaram ao fim com uma geração de jovens, filhos do chamado "baby boom", que vivia no auge da prosperidade financeira, em um clima de euforia consumista gerada nos anos do pós-guerra nos EUA. A nova década que começava já prometia grandes mudanças no comportamento, iniciada com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, seu maior símbolo.
Publicado na Folha de S.Paulo, em 7 de fevereiro de 1965A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.

Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.
Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.

Publicado na Folha de S.Paulo, em 12 de agosto de 1962Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época.
Algumas personalidades de características diferentes, como as atrizes Jean Seberg, Natalie Wood, Audrey Hepburn, Anouk Aimée, modelos como Twiggy, Jean Shrimpton, Veruschka ou cantoras como Joan Baez, Marianne Faithfull e Françoise Hardy, acentuavam ainda mais os efeitos de uma nova atitude.

Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Entretanto, nas palavras da própria Mary Quant: "A idéia da minissaia não é minha, nem de Courrèges. Foi a rua que a inventou". Não há dúvidas de que passou a existir, a partir de meados da década, uma grande influência da moda das ruas nos trabalhos dos estilistas. Mesmo as idéias inovadoras de Yves Saint Laurent com a criação de japonas e sahariennes [estilo safári], foram atualizações das tendências que já eram usadas nas ruas de Londres ou Paris.
Publicado na Folha de S.Paulo, em 16 de março de 1969O sucesso de Quant abriu caminho para outros jovens estilistas, como Ossie Clark, Jean Muir e Zandra Rhodes. Na América, Bill Blass, Anne Klein e Oscar de la Renta, entre outros, tinham seu próprio estilo, variando do psicodélico [que se inspirava em elementos da art nouveau, do oriente, do Egito antigo ou até mesmo nas viagens que as drogas proporcionavam] ou geométrico e o romântico.

Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian e o italiano Pucci virou mania com suas estampas psicodélicas. Paco Rabanne, em meio às suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima.
Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, com a popularização das sintéticas no mercado, além de todas as naturais, sempre muito usadas.
As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie, com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança, tanto para usar a minissaia, quanto para dançar o twist e o rock.

O unissex ganhou força com os jeans e as camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher ousava se vestir com roupas tradicionalmente masculinas, como o smoking [lançado para mulheres por Yves Saint Laurent em 1966].
Publicado na Folha de S.Paulo, em 7 de fevereiro de 1965A alta-costura cada vez mais perdia terreno e, entre 1966 e 1967, o número de maisons inscritas na Câmara Sindical dos costureiros parisienses caiu de 39 para 17. Consciente dessa realidade, Saint Laurent saiu na frente e inaugurou uma nova estrutura com as butiques de prêt-à-porter de luxo, que se multiplicariam pelo mundo também através das franquias.
Com isso, a confecção ganhava cada vez mais terreno e necessitava de criatividade para suprir o desejo por novidades. O importante passaria a ser o estilo e o costureiro passou a ser chamado de estilista.

Nessa época, Londres havia se tornado o centro das atenções, a viagem dos sonhos de qualquer jovem, a cidade da moda. Afinal, estavam lá, o grande fenômeno musical de todos os tempos, os Beatles, e as inglesinhas emancipadas, que circulavam pelas lojas excêntricas da Carnaby Street, que mais tarde foram para a famosa King's Road e o bairro de Chelsea, sempre com muita música e atitude jovens.
Nesse contexto, a modelo Jean Shrimpton era a personificação das chamadas "chelsea girls". Sua aparência era adolescente, sempre de minissaia, com seus cabelos longos com franja e olhos maquiados. Catherine Deneuve também encarnava o estilo das "chelsea girls", assim como sua irmã, a também atriz Françoise Dorléac. Por outro lado, Brigitte Bardot encarnava o estilo sexy, com cabelos compridos soltos rebeldes ou coque no alto da cabeça [muito imitado pelas mulheres].

Reprodução  
Twiggy, o rosto dos 60
 

Entretanto, os anos 60 sempre serão lembrados pelo estilo da modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador.

A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar. Nessa área, Mary Quant inovou ao criar novos modelos de embalagens, com caixas e estojos pretos, que vinham com lápis, pó, batom e pincel. Ela usou nomes divertidos para seus produtos, como o "Come Clean Cleanser", sempre com o logotipo de margarida, sua marca registrada.
As perucas também estavam na moda e nunca venderam tanto. Mais baratas e em diversas tonalidades e modelos, elas eram produzidas com uma nova fibra sintética, o kanekalon.

O estilo da "swinging London" culminou com a Biba, uma butique independente, frequentada por personalidades da época. Seu ar romântico retrô, aliado ao estilo camponês, florido e ingênuo de Laura Ashley, estavam em sintonia com o início do Publicado na Folha de S.Paulo, em 7 de fevereiro de 1965fenômeno hippie do final dos anos 60.

A moda masculina, por sua vez, foi muito influenciada, nos início da década, pelas roupas que os quatro garotos de Liverpool usavam, especialmente os paletós sem colarinho de Pierre Cardin e o cabelo de franjão. Também em Londres, surgiram os mods, de paletó cintado, gravatas largas e botinas. A silhueta era mais ajustada ao corpo e a gola rolê se tornou um clássico do guarda-roupa masculino. Muitos adotaram também a japona do pescador e até mesmo o terno de Mao.

No Brasil, a Jovem Guarda fazia sucesso na televisão e ditava moda. Wanderléa de minissaia, Roberto Carlos, de roupas coloridas e como na música, usava botinha sem meia e cabelo na testa [como os Beatles]. A palavra de ordem era "quero que vá tudo pro inferno".

Os avanços na medicina, as viagens espaciais, o Concorde que viaja em velocidade superior à do som, são exemplos de uma era de grande desenvolvimento tecnológico que transmitia uma imagem de modernidade. Essa imagem influenciou não só a moda, mas também o design e a arte que passaria a ter um aspecto mais popular e fugaz.

Reprodução  
Trabalho de Andy Warhol, símbolo da pop art  

Nesse contexto, nenhum movimento artístico causou maior impacto do que a Arte Pop. Artistas como Andy Warhol, Roy Lichetenstein e Robert Indiana usaram irreverência e ironia em seus trabalhos. Warhol usava imagens repetidas de símbolos populares da cultura norte-americana em seus quadros, como as latas de sopa Campbell, Elvis Presley e Marilyn Monroe. A Op Art [abreviatura de optical art, corrente de arte abstrata que explora fenômenos ópticos] também fez parte dessa época e estava presente em estampas de tecidos.
No ritmo de todas as mudanças dos anos 60, o cinema europeu ganhava força com a nouvelle vague do cinema francês ["Acossado", de Jean-Luc Godard, se tornaria um clássico do movimento], ao lado do neo-realismo do cinema italiano, que influenciaram o surgimento, no início da década, do cinema novo [que teve Glauber Rocha como um dos seus iniciadores] no Brasil, ao contestar as caras produções da época e destacar a importância do autor, ao contrário dos estúdios de Hollywood.
No final dos anos 60, de Londres, o reduto jovem mundial se transferiu para São Francisco (EUA), região portuária que recebia pessoas de todas as partes do mundo e também por isso, berço do movimento hippie, que pregava a paz e o amor, através do poder da flor [flower power], do negro [black power], do gay [gay power] e da liberação da mulher [women's lib]. Manifestações e palavras de ordem mobilizaram jovens em diversas partes do mundo.
A esse conjunto de manifestações que surgiram em diversos países deu-se o nome de contracultura. Uma busca por um outro tipo de vida, underground, à margem do sistema oficial. Faziam parte desse novo comportamento, cabelos longos, roupas coloridas, misticismo oriental, música e drogas.
Publicado na Folha de S.Paulo, em 31 de março de 1969No Brasil, o grupo "Os Mutantes", formado por Rita Lee e os irmãos Arnaldo e Sérgio Batista, seguiam o caminho da contracultura e afastavam-se da ostentação do vestuário da jovem guarda, em busca de uma viagem psicodélica.
A moda passou a ser as roupas antes reservadas às classes operárias e camponesas, como os jeans americanos, o básico da moda de rua. Nas butiques chiques, a moda étnica estava presente nos casacos afegãos, fulares indianos, túnicas floridas e uma série de acessórios da nova moda, tudo kitsch, retrô e pop.
Toda a rebeldia dos anos 60 culminaram em 1968. O movimento estudantil explodiu e tomou conta das ruas em diversas partes do mundo e contestava a sociedade, seus sistemas de ensino e a cultura em diversos aspectos, como a sexualidade, os costumes, a moral e a estética.
No Brasil, lutava-se contra a ditadura militar, contra a reforma educacional, o que iria mais tarde resultar no fechamento do Congresso e na decretação do Ato Institucional nº 5.
Talvez o que mais tenha caracterizado a juventude dos anos 60 tenha sido o desejo de se rebelar, a busca por liberdade de expressão e liberdade sexual. Nesse sentido, para as mulheres, o surgimento da pílula anticoncepcional, no início da década, foi responsável por um comportamento sexual feminino mais liberal. Porém, elas também queriam igualdade de direitos, de salários, de decisão. Até o sutiã foi queimado em praça pública, num símbolo de libertação.
Os 60 chegaram ao fim, coroados com a chegada do homem à Lua, em julho de 1969, e com um grande show de rock, o "Woodstock Music & Art Fair", em agosto do mesmo ano, que reuniu cerca de 500 mil pessoas em três dias de amor, música, sexo e drogas.

http://educandooamanha.blogspot.com/2009/12/movimento-hippie-40-anos.html


 

5 de out. de 2010

Concurso Doodle 4 goodle (Google)

 
Doodle 4 Google
 
Doodle 4 Google
Parceria:
The Nature Conservancy Instituto Brasileiro de Florestas


  • …Toda criança terá uma escola
  • …Vamos plantar mais árvores que prédios
  • …Os políticos serão super-heróis
E você, o que pensa sobre o futuro do Brasil?
Solte a imaginação e participe da competição Doodle4Google.
Você já reparou que em diversos eventos o Google costuma brincar com o seu logo?
Chamamos esse logo especial de "Doodle".
O Google então decidiu abrir esta brincadeira para estudantes de 6 a 15 anos e permitir que seus desenhos apareçam no lugar do logo.

Esta competição é chamada de Doodle4Goodle e mais de 300 mil alunos já participaram ao redor do mundo.
Agora chegou a sua vez!
Pela primeira vez o logo do Google será desenhado por um estudante brasileiro.
O tema da primeira edição é "O Brasil do Futuro".
Solte a criatividade e desenhe sua versão do logo do Google mostrando o que você espera do futuro do Brasil.

O seu desenho pode parar na página inicial do Google Brasil e você pode ganhar:
  • Uma bolsa de estudos de R$ 30 mil reais
  • Um computador
  • Uma sala Google na sua escola!
Para ajudar-nos na difícil escolha do desenho vencedor, contamos com uma lista de Jurados Especializados na arte de desenhar. Cartunistas e ilustradores consagrados nos ajudarão a escolher os finalistas desta competição e participarão da cerimônia de premiação em Dezembro.
Para saber como participar, acesse a opção "Como Participar" do menu ao lado.
Além de ter o seu desenho na página inicial do Google Brasil, nós também teremos alguns prêmios muito especiais para o ganhador e sua escola. Saiba mais na opção "Regras e Prêmios".
Ao participar você e o Google ajudam a construir o futuro do Brasil pois cada desenho recebido, vamos plantar uma árvore*.



* até 100 mil árvores
 
 

 

3 de out. de 2010

Eu suprirei todas as suas necessidade

 

 

 

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota
estampado no rosto, entrou num armazém,
se aproximou do proprietário conhecido pelo
seu jeito grosseiro, e lhe pediu fiado
alguns mantimentos.
Ela explicou que o seu marido estava muito
doente e não podia trabalhar e
que tinha sete filhos para alimentar.
O dono do armazém zombou dela e pediu
que se retirasse do seu estabelecimento.
Pensando na necessidade da sua família ela
implorou:- "Por favor senhor, eu lhe darei o
dinheiro assim que eu tiver...". Ele lhe respondeu que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja.
Em pé no balcão ao lado, um freguês que assistia a conversa entre os dois se aproximou do dono do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família, por sua conta.
Então o comerciante falou meio relutante
para a pobre mulher:
- "Você tem uma lista de mantimentos?"
- "Sim", respondeu ela.
- "Muito bem, coloque a sua lista na balança e
o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos"!
A pobre mulher hesitou por uns instantes e
com a cabeça curvada, retirou
da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança.
Os três ficaram admirados quando o prato da
balança com o papel desceu e permaneceu embaixo.
Completamente pasmado com o marcador
da balança, o comerciante virou-se lentamente
para o seu freguês e comentou contrariado:
- "Eu não posso acreditar!".
O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança.
Como a escala da balança não equilibrava,
ele continuou colocando mais e
mais mantimentos até não caber mais nada.
O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido...
Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da
balança e ficou espantado pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia:
"Meu Senhor, o Senhor conhece as minhas
necessidades e eu estou deixando isto em Suas mãos..."
O homem deu as mercadorias para a pobre
mulher no mais completo silêncio, que agradeceu e deixou o armazém.
O freguês pagou a conta e disse:
- "Valeu cada centavo.."
Só Deus sabe o quanto pesa uma oração...
Quando você receber esta mensagem, faça
uma oração, peça a Deus por seus
sofrimentos, por suas necessidades, pela
falta de um emprego, por uma pessoa
especial doente, por alguma enfermidade,
e se não tiver nada a pedir,
agradeça pelas bênçãos que recebemos todos
os dias. É só isso o que você deve fazer.
Não há mais nada anexado. Isto é poder!


Então encaminhe esta mensagem para
algumas pessoas com as quais você se importe.

Se DEUS falou ao seu coração, abençoe
alguém, enviando-lhe esta fantástica lição!
Não existe impossível para DEUS!

ELE DIZ: - "EU SUPRIREI TODAS
AS SUAS NECESSIDADES"


 

15 de set. de 2010

Pelo fim da Iniquidade política !!!!!

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr sobre as eleições 2010.

Independente de qual fé sigamos, reserve 10 minutos para prestar atenção na sensatez desse homem. Vamos parar para pensar e votar com consciência nessas eleições, para que não persista o estado desordenado de coisas que anda esse país, onde a iniquidade persiste e todos aplaudem, com venda nos olhos, a própria queda do abismo. 


20 de ago. de 2010

Venha participar de MOVIMENTO MARINA SILVA!

Semíramis Ale… 1 amigo
Vamos apoiar Marina Silva ?
Membros em MOVIMENTO MARINA SILVA:
Jenny Horta Jenny Horta ELCIO LUIZ ELCIO LUIZ Drix Ramos Drix Ramos anamaria schi… anamaria schindler evandro mesqu… evandro mesquita
Sobre MOVIMENTO MARINA SILVA
Por um Brasil Justo e Sustentável
MOVIMENTO MARINA SILVA 34464 membros
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1006 músicas
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1570 tópicos
209 eventos
4405 postagens no blog
 
Para controlar os emails que você receberá em MOVIMENTO MARINA SILVA, clique aqui

9 de ago. de 2010

Curso: Formação de Educadores Espíritas da Infância - USE SP

 




Formação de Educadores Espíritas da Infância - USE SP

29 de agosto de 2010 (domingo – 13:30 às 18:30 horas)

 

Programa: A atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil (definição, objetivos); Componentes do processo (educadores, educandos, pais e dirigentes); Estruturando o Departamento (separação de turmas, espaço físico, materiais necessários, etc); Planejamento (geral, de temário); Elaboração de Aulas; Recursos Didáticos, etc.

 

Público-Alvo: Educadores (atuantes ou que pretendem iniciar a tarefa), Dirigentes, Interessados em geral. A partir de 18 anos.

 

Inscrições: pelo e-mail marthinharg@yahoo.com.braté 22 de agosto (ou enquanto houver vagas) – Vagas Limitadas –Taxa: R$ 5,00 (para lanche - pago no dia, favor levar trocado para facilitar).

Para se inscrever fornecer: nome completo, telefone e e-mail do participante; nome da Casa Espírita que freqüenta; cidade. Material referente ao curso será enviado, após realização do mesmo, por e-mail.

 

Local: Centro Espírita Gabriel Ferreira - Rua Kaneda, 474 – Vila Maria – São Paulo/SP

Como chegar: Carro = Marginal Tietê – Ponte Vila Maria – Av. Guilherme Cotching até o final – Subida à esquerda, R. Mere Amedéa até o final – Esquerda, na Av. Alberto Byington (ir até o fim passando por: Biblioteca Vila Maria/esquerda – Praça Maria Montessori e padaria Bole Bole/direita – Bancos Bradesco/esquerda – Itaú/direita – lombadas – Bazar Rosa/direita – Mercado Chinen/direita). No final da Av. Alberto Byington, vire à esquerda e, novamente, à primeira esquerda: estarão em frente ao Gabi (CE Gabriel Ferreira).

Como chegar: Ônibus = No terminal do metrô Santana, pegar ônibus 271 M (Santana – Parque Novo Mundo) e pedir para descer perto do Clube Cidade Thomaz Mazzoni. Em frente à entrada principal do clube, pegar pequena subida e virar a primeira esquerda: pronto, estará na rua do Gabi.

 

Obs.:Esta será a última turma do ano de 2010.

 

Beijinhos a todos. Se puder, ajudem a divulgar, por favor.

Marthinha

11-9765.1881


 



--
A.E.P.C - ALIANÇA ESPÍRITA DE PROPAGANDA E CARIDADE / Fundada em  31-03-1937

"A facilidade nunca ensinou nada a ninguém" FCX.

Curso Online Gratuito - Pedagogia Aplicada a Evangelização

 



 
CURSO DE PEDAGOGIA ESPÍRITA APLICADA

Prezados amigos,
 
O Curso de Pedagogia Espírita Aplicada à Evangelização será realizado online e gratuitamente.
Teremos também alguns encontros presenciais, a confirmar.  Veja os dados abaixo:
 
Início:  01/julho/2010
Público alvo: Professores, educadores, evangelizadores, pais e interessados na educação
Material:  Apostilas e livros em PDF,  material disponibilizado online no site www.pedagogiaespirita.org  e outros sites em parceria conosco.
Investimento:  Gratuito
Inscrições: pelo site www.pedagogiaespirita.org   item >  Curso de Pedagogia Aplicada à Evangelização
                 
Todo o material, aulas, discussões será vinculado através do Grupo de Pedagogia Espírita Aplicada - acesso pelo site acima.
Cada participante recebera o material através de e-mails, podendo ler e estudar no horário que lhe aprouver e participar com dúvidas, idéias e soluções por e-mail, no grupo.
 
Outras informações pelo site acima ou pelo e-mail: contato@pedagogiaespirita.org
 
O curso não é exclusivo para assinantes da Revista Pedagógica Espírita, no entanto, a revista estará também produzindo artigos, estudos e material para a prática pedagogica, sendo bastante útil aos interessados.
Outros materiais no formato de livros impressos, CDs, DVDs, etc. ficarão a critério de cada um que desejar adquirir. Nada é obrigatório.

 
Atenciosamente
 
Grupo Pedagogia Espírita Aplicada
Revista Pedagógica Espírita
IDE - Editora

OBS: Você está recebendo este e-mail porque está cadastrado para tal. Caso não deseje mais receber nosso contato, envie um e-mail para contato@pedagogiaespirita.org com o assunto REMOVER.

Visita aldeia Tekoa Pyaú

 
 
Queridos amigos !
 
Em 11 de julho estive visitando uma aldeia guarani na vila Jaraguá, e lá passamos o dia todo e para encerrar a visita resolvemos cantar e gravar.
Vocês poderão ver o vídeo acessando o link abaixo indicado.
 
 
Um belíssimo dia para todos.
 
Malu
 

 

ESTUDO: Tema da Semana (31/07/2010) - Dependência Química e a Família

CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo

www.cvdee.org.br - Sala Educar

Estudos destinados à Família e à Educação no Lar

Tema: Dependência Química e a Família


Período: 31.07.2010 a 07.08.2010


Olá amigos, tudo em paz? Vamos conversar um pouquinho ?  


Quando falamos em dependência química, nos vem à mente apenas drogas ilegais. Mas sabemos que existem muitas drogas legalizadas que fazem parte de muitas famílias, como cigarro e medicamentos. Em algumas famílias, um ou mais membros são dependentes tanto de drogas lícitas como ilícitas.


Então, vamos conversar?

1) O que fazer quando isso ocorre em nossa família, seja dentro da nossa casa ou com um parente próximo?

 
R. Apesar desta ser uma situação muito dificil emocionalmente, precisamos ter paciência e buscar entendimento médico, psicológico e espiritual sobre o assunto antes de tomar atitudes mais drásticas . E principalmente buscar a consciência do paciente para a necessidade de tratar-se. O apoio da família é fundamental para o  tratamento do dependente químico, e a família também deve tratar-se pois as consequencias psicológicas e os traumas são terríveis .  

2) Como explicamos à criança o que está acontecendo?

 
R. Dependendo da idade podemos explicar com mais clareza sobre o assunto, mas principalmente deixar claro para a criança que aquele problema é uma doença e como tal deve ser tratada, com paciência, compaixão, amor, fé, etc. É fundamental protegermos as crianças e as colocarmos em segurança , mas devemos evitar provocar o medo ou incitar a curiosidade.

3) Mesmo quando não há casos na família, conversam sobre o tema com seus filhos?

 
R. Sim, sem dúvida devemos preparar os nossos filhos para a realidade mesmo que ela não faça parte do nosso cotidiano ou pareça distante.
 
Abraços , paz e luz
 
Paty Bolonha

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

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