20 de nov. de 2011

20/11 - Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

História do Dia da Consciência Negra, cultura afro-brasileira, importância da data, quem foi Zumbi dos Palmares
História do Dia Nacional da Consciência Negra
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Importância da Data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.





Lutar pelo fim do racismo e dever de todos nós. Somos todos irmãos. Somos todos UM.

19 de nov. de 2011

19 de Novembro - Dia da Bandeira

Hoje é dia 19/11 Dia da Bandeira.

Num país democrático de fachada, onde ser patriota é coisa de gente cafona e metida a certinha, segue um dos hinos mais lindos que a gente cantava em honra à nossa pátria quando mais novos.

Hoje em dia as pessoas não formam mais para cantar o hino nacional, não fazem juramento à bandeira e sequer sabem respeitar os simbolos nacionais. Sinto que perdemos alguma coisa com a democracia, ou será que nunca tivemos de fato?

Nossa bela bandeira



A Bandeira do Brasil


Um pouco da história da nossa Bandeira


  • Quando surgiu:
    A Bandeira do Brasil foi adotada pelo decreto no 4 de 19 de novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do Governo Provisório
  • Quem foram os responsáveis pela sua criação:
    A idéia da nova Bandeira do Brasil deve-se ao professor Raimundo Teixeira Mendes, presidente do Apostolado Positivista do Brasil. Com ele colaboraram o Dr. Miguel Lemos e o professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia da Escola Politécnica. O desenho foi executado pelo pintor Décio Vilares.
  • As cores:
    As cores verde e amarelo estão associadas à casa real de Bragança, da qual fazia parte o imperador D. Pedro I, e à casa real dos Habsburg, à qual pertencia a imperatriz D. Leopoldina
  • Círculo interno azul:
    Corresponde a uma imagem da esfera celeste, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (8 horas e 30 minutos) do dia 15 de novembro de 1889.
  • As estrelas:
    • Cada estrela representa um estado da federação
    • Todas as estrelas t&êm 5 pontas
    • As estrelas não têm o mesmo tamanho; elas aparecem em 5 (cinco) dimensões: de primeira, segunda, terceira, quarta e quinta grandezas. Estas dimensões não correspondem diretamente às magnitudes astronômicas mas estão relacionadas com elas. Quanto maior a magnitude da estrela maior é o seu tamanho na Bandeira.
  • A faixa branca:
    Embora alguns digam que esta faixa representa a eclíptica, ou o equador celeste ou o zodíaco, na verdade a faixa branca da nossa bandeira é apenas um lugar para a inscrição do lema "Ordem e Progresso". Ela não tem qualquer relação com definições astronômicas.
  • O lema "Ordem e Progresso":
    É atribuído ao filósofo positivista francês Augusto Comte, que tinha vários seguidores no Brasil, entre eles o professor Teixeira Mendes.
  • Quando foi modificada:

Você conhece a legislação que rege a forma e o uso da Bandeira do Brasil?

A forma e o uso das bandeiras nacionais é, em geral, regido por regras bastante severas. As suas dimensões, sua forma, suas cores, enfim toda a sua geometria, é regulamentada por alguma lei. No caso da Bandeira do Brasil, é a lei no 5700 de 1 de setembro de 1971 que "dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais".
Note que esta lei fala dos "símbolos nacionais" ou seja, ela rege o uso e as formas da bandeira, hino, armas e selo nacionais.
Segundo a lei 5700, seção II, temos
SEÇÃO II - Da Bandeira Nacional
Art. 3o
§ 1o - As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste. [Parágrafo alterado pela Lei 8421, de 11/05/1992]
§ 2o - Os novos Estados da Federação serão representados por estrelas que compõem o aspecto celeste referido no parágrafo anterior, de modo a permitir-lhes a inclusão no círculo azul da Bandeira Nacional sem afetar a disposição estética original constante do desenho proposto pelo Decreto no 4, de 19 de novembro de 1889 [Inclusão de parágrafo pela Lei 8421, de 11/05/1992]
§ 3o - Serão suprimidas da Bandeira Nacional as estrelas correspondentes aos Estados extintos, permanecendo a designada para representar o novo Estado, resultante de fusão, observado, em qualquer caso, o disposto na parte final do parágrafo anterior. [Inclusão de parágrafo pela Lei 8421, de 11/05/1992]

Explicando a Astronomia que está na nossa Bandeira

Nove constelações, com um total de 27 estrelas, estão representadas na nossa Bandeira. São elas (o seu "mouse" ajudará na identificação):

Constelação estrelas estado que representa
Cão Maior
beta CMa = Mirzam alpha CMa = Síriusgama CMa = Wezendelta CMa = Muliphemepsilon CMa = Adhara
α CMa = Sirius Mato Grosso
β CMa = Mirzam Amapá
δ CMa = Muliphem Rondônia
γ CMa = Wezen Roraima
ε CMa = Adhara Tocantins
Cão Menor
α CMi = Prócion Amazonas
Carina
α Car = Canopus Goiás
Cruzeiro do Sul
gama Cru = Gacruxdelta Cru = Pálidabeta Cru = Mimosaepsilon Cru = Intrometidaalpha Cru = Acrux
α Crux = Acrux São Paulo
β Cru = Mimosa Rio de Janeiro
γ Cru = Gacrux Bahia
δ Cru = Pálida Minas Gerais
ε Cru = Intrometida Espírito Santo
Escorpião
iota Sco teta Sco = Sargasmu Sco chi Sco = Girtablambda Sco = Shaulaepsilon Sco = Weialpha Sco = Antaresbeta Sco = Graffias
α Sco = Antares Piauí
β Sco = Graffias Maranhão
ε Sco = Wei Ceará
θ Sco = Sargas Alagoas
ι Sco Sergipe
χ Sco = Girtab Paraíba
λ Sco = Shaula Rio Grande do Norte
μ Sco Pernambuco
Hidra Fêmea
alpha Hya = Alphardgama Hya
α Hya = Alphard Mato Grosso do Sul
γ Hya Acre
Oitante
σ Oct Distrito Federal
Triângulo Austral
gama TrAbeta TrAalpha TrA = Atria
α TrA = Atria Rio Grande do Sul
β TrA Santa Catarina
γ TrA Paraná
Virgem
α Vir = Spica Pará

Localizando os estados na Bandeira do Brasil

(Clique sobre a bandeira. Na imagem ampliada o seu "mouse" o ajudará na identificação))
parte da bandeira do Brasil 








Hino à Bandeira Nacional
Francisco Braga /Olavo Bilac

Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!
Recebe o afeto que se encerra,
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

14 de out. de 2011

15 de Outubro - Dia do Professor

Apesar das lutas constantes, ser professor é um ato de amor.
Através de nosso incentivo, podemos construir um país melhor.
Acredito no papel dos professores como portadores da chama viva do conhecimento e da condução de uma nova sociedade mais consciente e hamonizada.
Ser professor é ser um pouco sacerdote, um tanto artista, palestrante, psicólogo, terapeuta… é ter a alma e o pensamento despidos de qualquer preconceito.
É orientar cada aluno como se fosse seu próprio filho, mostrando o caminho, sem obstaculizar ou vendar seus olhos…
Feliz Dia dos Professores!!!
Profa. Semíramis Alencar





Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire
dia_do_professor2_img2.jpg"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. “
Augusto Cury

” Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha. “
Carl Rogers

"A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre o bem e mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade. ”
Maria Montessori

” Educai as crianças e não será necessário punir os homens. “Pitágoras
” Um professor pode levá-lo até a porta, mas abri-la é com você. ”
Provérbio Chinês

” Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra “.

Anísio Teixeira


Conheçam os blogs das minhas turmas – metodologia de blogs educativos para Formação de Professores da EE Nilo Peçanha – Itamonte-MG
http://asprofessorinhas2011.blogspot.com - Blog da Terceira Série do Magistério – Turma Geradora
http://blogdomagisterionp.blogspot.com - Blog do segundo período do Magistério Aproveitamento de Estudos

17 de ago. de 2011

Dez jogos e brincadeiras para a Educação Infantil

Do site Casa Da Infância
http://casadainfancia.spaceblog.com.br/948815/Dez-jogos-e-brincadeiras-para-a-Educacao-Infantil/

Dez jogos e brincadeiras para a Educação Infantil
As atividades abaixo foram capturadas no link educador brasil escola e são opções para o professor da educação infantil desenvolver algumas das habilidades infantis de forma lúdica. Certamente as crianças vão gostar muito!

— por Rosana Rodrigues


Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Assim, seguem algumas sugestões que poderão auxiliar o professor no cotidiano da sala de aula, bem como fora dela.

Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.


Caminho Colorido: com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas. É uma atividade que envolve muito as crianças, e as deixam muito felizes.

Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.

De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.

Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados.

Arremesso: O professor fará uma linha no chão, usando fita crepe e as crianças deverão arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia, para frente. O professor irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, poderá fazer um gráfico explicativo.

Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.

Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.

Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.

Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.


Por Jussara de Barros

Graduada em Pedagogia

Equipe Brasil Escola


FONTE DO TEXTO: http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/dez-jogos-brincadeiras-para-educacao-infantil.htm

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