17 de abr. de 2012

Programa financia candidatura de estudantes a vagas nos EUA


Programa financia candidatura de estudantes a vagas nos EUA

Podem participar alunos com bom nível de inglês e família de baixa renda

17 de abril de 2012


Programa financia candidatura de estudantes a vagas nos EUA
Programa financia candidatura de estudantes a vagas nos EUA
Estão abertas as inscrições para o programa Oportunidades Acadêmicas do Alumni Advising-EducationUSA oferecido pelo governo americano que prevê orientar e financiar o processo de candidatura de brasileiros interessados em fazer faculdade nos Estados Unidos. Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no site www.educationusa.org.br e enviar os anexos dos documentos solicitados para o e-mail opportunitybr2012@gmail.com. O prazo termina em 30 de abril.


O programa é destinado aos estudantes que não têm condições de pagar pelos exames que selecionam para as universidades americanas, e têm potencial de ser admitido por essas instituições com 100% de bolsa de estudo. O processo todo, incluindo os exames de admissão, custa em torno de R$ 5 mil, segundo Thaís Burmeister Pires, gerente do Centro de Orientação EducationUSA da Associação Alumni. Não há número de vagas limitadas. Todos os candidatos que se encaixarem no perfil do programa serão contemplados, de acordo com a gerente.

Os requisitos para participação são:
- ser aluno dos segundo ou terceiro ano do ensino médio ou recém-formado no ensino médio que ainda não tenham ingressado no ensino superior;

- vir de uma família de baixa renda;

- ter boas notas no histórico acadêmico;

- estar envolvido em atividades extra-curriculares, de liderança e atividades comunitárias;

- possuir um nível de inglês avançado.

O programa cobre as taxas das instituições americanas nas quais o aluno se candidata; material de estudo para os testes, orientação individual; cursos de preparação; transporte para os locais de teste e acomodação, quando necessário; taxas para a postagem internacional da documentação, para garantir que seus documentos cheguem a tempo ao destino nos EUA e tradução de documentos acadêmicos. Os custos da universidade, porém, não estão inclusos e por isso, os alunos são orientados a se candidatar a bolsas integrais ou parciais.

Fonte: Globo.com

TAGS: estudantes, vagas, EUA, renda

Johann Heinrich Pestalozzi

Como Pestalozzi amava as crianças...

(...) escreveu desse tempo feliz da sua vida:

"A minha mão estreitava-a na desses moços, os meus olhos liam nos deles, aos seus risos os meus faziam eco. Eu existia só para eles, para mim só eles existiam. Comia-se a mesma sopa, bebia-se na mesma fonte. Eu não tinha ninguém: Sozinho, sem amigos nem criados; só os tinha a eles; era o ultimo a ir para a cama, o primeiro a levantar-se. E já deitado tinha que rezar com eles e responder tinha que rezar com eles e responder às suas perguntas enquanto não adormeciam; eles assim o queria".

A ação de Pestalozzi, a sua vida toda de bondade e abnegação, teve conseqüência muitíssimo benéficas para as gerações que vieram depois.

O espírito verdadeiramente de eleição de educador tão paciente e amorável revive em cada escola nova que se vai fundando, tornando cada qual mais vasta, mais bela, mais rica do que as anteriores, e nela as criancinhas, mesmo as pequeninas, e as mais pobrezinhas, encontram um acolhimento tão carinhoso que por certo faria chorar de ternura o bom Pestalozzi, se o pudesse presenciar.

[Johann Heinrich Pestalozzi]

Fonte: Livro "Tesouro da Juventude" vol.7, pág. 81, 1955.

¤¤¤¤

"A pesquisadora Dora Incontri vê na obra dos filósofos da educação anteriores ao século 19 uma concepção do ser humano "mais integral" do que a que passou a prevalecer então. Segundo Dora, naquela época a ciência, incluindo a pedagogia, se tornou materialista. "Pensadores como Pestalozzi levavam em conta aspectos hoje negligenciados, como o espiritual". Ela lamenta a ausência dessa dimensão. No seu dia-a-dia na escola ou em seus estudos sobre educação, você já sentiu a sensação de que falta algo à teoria pedagógica? Chegou a pensar que carência é essa? De que forma ela se reflete na prática?" Do site http://revistaescola.abril.com.br:


Nota:
Esse texto que transcrevi do Livro "Tesouros da Juventude" de 1955 de uma biblioteca em Mogi das Cruzes-SP, estava cheio de poeira, o que me fez espirrar muito... rsrs. Mas valeu pelo TESOURO encontrado.


Samuel Lima



   

         -- J. Pestallozzi -- Pestallozzi com órfãos em Stans... Imagens que educam. -- 




16 de abr. de 2012

Microsoft Partners in Learning

A Microsoft Parceiros na Aprendizagem tem a honra de convidá-lo(a) para a mais nova rede mundial PIL – "Partners in Learning Network" (rede Parceiros na Aprendizagem). Inspirada no poder das ideias e voltada exclusivamente para educadores, a PIL foi desenvolvida com o objetivo de ampliar e divulgar projetos educacionais que fazem o uso da tecnologia e promover interação entre os educadores do mundo inteiro.
Os professores que se tornarem membros poderão compartilhar esses trabalhos, realizados por eles mesmos ou por seus alunos, com os seus colegas que também estão conectados na rede. Para quem utiliza a tecnologia em salas de aula, esse espaço vai agregar os seus métodos de ensino.
O portal atende 115 países e está disponível em 36 idiomas diferentes, através do uso da ferramenta Microsoft Translator. Desta forma, é possível a troca de experiências entre todos os usuários, independente da nacionalidade. Como se trata de uma nova rede mundial, você também pode sugerir traduções para a própria língua (no caso, Língua Portuguesa, do Brasil) na opção "Sugerir Tradução", que aparece enquanto navega.
Fazendo parte desta ferramenta digital, você pode destacar as suas ideias e os seus projetos para o resto do mundo. Experimente este recurso global online, integre suas práticas pedagógicas e se torne um colaborador mundial para a promoção de uma educação inovadora do século XXI!
Conheça as possibilidades que o novo portal oferece
• Atividades de aprendizagem – Espaço para baixar atividades desenvolvidas por colegas do mundo todo e disponibilizar a sua;
• Ferramentas gratuitas e tutoriais – Recursos inovadores que apoiam a aprendizagem, através da utilização da tecnologia em sala de aula e vídeos explicativos que irão lhe auxiliar no uso das novas ferramentas;
• Galerias – Ferramentas exclusivas para download;
• Sistema de insígnias – Mede sua participação no portal, ou seja, quanto mais você participa, mais reconhecimento receberá;
• Discussões – Fórum global que possibilita trocas de experiências únicas;
• Perfil pessoal  e profissional – Espaço para criação do seu perfil pessoal e também o perfil da sua instituição, onde é possível fazer a divulgação dos planos de aula, blogs e páginas no Facebook e Twitter;
• Cadastro – Na página inicial escolha o idioma de sua preferência (no caso português) e clique em "Entrar" na parte direita superior da HOME. Em seguida comece o seu cadastro. (Necessário possuir um Live ID).
Clique aqui e  faça o download de um guia com o passo a passo para fazer o seu cadastro e se tornar membro do PIL Network. É fácil e rápido, inscreva-se já!

25 de mar. de 2012

Socorro, Língua Portuguesa !

Excelente Programa da Tv Cultura - Socorro! Língua Portuguesa 


Muito bom mesmo, vale a pena conferir!

http://www.youtube.com/watch?v=kbURIt-cmSo  

http://www.youtube.com/watch?v=xtaLBmJ_AJU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=G5npJOLFfu8



http://www.youtube.com/watch?v=gtoP8NXyh8I 




http://www.youtube.com/watch?v=nkKZWsoM6rU









18 de mar. de 2012

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

 

Evento comemora Dia Internacional da Síndrome de Down. Na oportunidade também será lançado o livro 'Síndrome de Down  A-Z'
Para comemorar o dia 21 de março, dedicado ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Fundação Síndrome de Down, promove uma campanha exibindo outdoors em Campinas e no sábado, 24 de março, a partir das 8h30, haverá um café da manhã com o lançamento do livro 'Síndrome de Down  A-Z', traduzido em parceria com a Fundació Catalana, da Espanha e será realizada a palestra "Atenção Precoce: a família como foco de intervenção", ministrada pela professora doutora Maria Augusta Bolsanello, da Universidade Federal do Paraná.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo endereço eletrônicorecepcao@fsdown.org.br as inscrições são gratuitas limitadas a quantidade de lugares. O livro poderá ser adquirido por R$55,00.
 




14 de mar. de 2012

Ministro defende novo piso para atrair jovens para a carreira de professor


Ministro defende novo piso para atrair jovens para a carreira de professor

Piso salarial foi reajusto em 22,22%; há greve em Goiás e no Distrito Federal

9 de março de 2012



Ministro defende novo piso para atrair jovens para a carreira de professor
Ministro defende novo piso para atrair jovens para a carreira de professor
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta quinta-feira (8) na abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Natal, que o cumprimento do novo piso salarial dos professores influencia na formação de novos profissionais. "Se não recuperarmos o valor do piso dos professores não teremos como atrair os jovens para a carreira. E todos sabemos que somos carentes de professores em todas as etapas da educação", disse.


O Ministério da Educação divulgou em 27 de fevereiro que o piso salarial nacional dos professores foi reajustado em 22,22% e seu valor passou a ser de R$ 1.451,00 como remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais. A decisão é retroativa para 1º de janeiro deste ano.

Em Goiás e no Distrito Federal há movimentos de greve da categoria porque o piso não está sendo pago.

Durante o evento em Natal Mercadante lembrou que alguns secretários e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Carlini, eram parlamentares quando o piso e a forma do seu reajuste (proporcional ao custo aluno do Fundeb) foram aprovados no Congresso Nacional, em 2008. "Nós votamos na lei e não houve objeção. Ao contrário, houve um grande consenso."

O ministro ressaltou ainda que o dispositivo da lei que assegura um terço da jornada dos professores fora da sala aula também deve ser cumprido e lembrou que o Supremo Tribunal Federal votou pela constitucionalidade da lei ao examinar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta por cinco governadores. "Mas é preciso discutir essa questão dentro de um processo pedagógico. A hora atividade é para melhorar a educação, a aprendizagem e para o professor avaliar seus alunos, preparar as aulas, dedicar-se à sua formação", afirmou.

Mercadante concluiu sua intervenção fazendo um apelo aos secretários estaduais para que mobilizem suas bancadas parlamentares para aprovar com urgência o Plano Nacional de Educação para o período 2011-2020. "É fundamental aprová-lo este ano. Não podemos nos dar por satisfeitos. Precisamos aumentar os recursos para a educação", disse.

Fonte: Globo.com

Dilma diz que dobrará escolas em tempo integral até o fim do ano

Dilma diz que dobrará escolas em tempo integral até o fim do ano

Ela afirmou que meta é de 60 mil escolas em tempo integral até 2014

12 de março de 2012



Dilma diz que dobrará escolas em tempo integral até o fim do ano
Dilma diz que dobrará escolas em tempo integral até o fim do ano
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (12) em seu programa semanal de rádio, o 'Café com a Presidenta', que dobrará o número de escolas da rede pública que funcionarão em tempo integral até o fim deste ano, medida prevista dentro do programa Mais Educação.


A previsão é de 30 mil escolas funcionando o dia todo. Segundo Dilma, atualmente 15 mil escolas, que beneficiam 2,8 milhões de estudantes do 1º ao 9º ano, já funcionam em tempo integral com "atividades orientadas, que vão desde o acompanhamento das tarefas escolares até a prática de esportes, aulas de artes e informática".

"Até o fim do ano, o Mais Educação estará em 30 mil escolas públicas. Vai, aí, alcançar 5 milhões de estudantes em todo o Brasil, inclusive na área rural. Isso significa que vamos alcançar a meta que tínhamos para 2014", afirmou a presidente. Ela anunciou ainda uma nota meta para 2014, que é chegar a 60 mil escolas com atendimento em tempo integral.

A presidente afirmou ainda que a medida beneficia famílias com um "privilégio" que até então era de "famílias de maior renda e dos países desenvolvidos".

Ela afirmou que o Ministério da Educação está com inscrições abertas para adesões das prefeituras até 30 de março. Segundo Dilma, o investimento do governo federal no Mais Educação em 2012 será de R$ 1,4 bilhão.

Dilma afirmou que a prioridade do governo federal é beneficiar "escolas onde estudam os beneficiários do Bolsa Família e também aquelas que tiveram uma avaliação baixa do Ideb, que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica".

A presidente disse que o Mais Educação ajuda a melhorar o desempenho dos alunos. "É uma forma de superar desigualdades, permitir que todas as crianças tenham uma boa educação e tenham acesso a atividades que serão muito importantes para o seu futuro."

Fonte: Globo.com

BULLYING, o espetáculo - uma questão de conscientização


Shalom!

A Cia Atores de Mar' vem desde 2004 aprimorando o espetáculo BULLYING e logo você poderá conhecer um projeto mais transformador, mais inovador. Nosso foco é exterminar este mal, por isso usamos o teatro, que é lúdico, para fazer chegar aos alunos e mestres o entendimento necessário para saber administrar e diminuir o bullying na sua Instituição de Ensino.

O Diretor/Roteirista Mar´Junior e os atores Patrick Moraes, Junior Beéfierri, Thaissa Castellani e Andressa Nunes estão preparados para dar o que você realmente precisa - CONSCIENTIZAÇÃO e PREVENÇÃO.

Nossa AGENDA de ABRIL e MAIO sairá dia 22 de março. Ainda dá tempo para que a sua ESCOLA ou mesmo a sua CIDADE esteja marcada nela.


BULLYING está na sua 9ª TEMPORADA.

Participe da TURNÊ 2012!


C O N T R A T E ! ! !

Assessoria de Comunicação
Cia Atores de Mar'


DDD (21)
(sede) 24246254 - (nextel) 78167987 id 24*72586 - (vivo) 98135413 - (tim) 69107833
email: ciaatoresdemar@gmail.com
SITE 
http://bullying-ciaatoresdemar.blogspot.com

CURTA a página da Cia Atores de Mar' no FB  https://www.facebook.com/ciaatoresdemar



..//..

AULA DE MATEMÁTICA PARA INICIAR O ANO LETIVO




        *AULA DE MATEMÁTICA*

Hoje vou brincar de professor de matemática. Vou passar alguns problemas
para vocês resolverem.

Problema nº1

Um professor trabalha 5 horas diárias, 5 salas com 40 alunos cada. Quantos
alunos ele atenderá por dia?

Resposta: 200 alunos dia.



Se considerarmos 22 dias úteis. Quantos alunos ele atenderá por Mês?

Resposta: 4.400 alunos por mês.
Consideremos que nenhum aluno faltou (hahaha) e, que em cada um deles,
resolveram pagar ao professor com o dinheiro da pipoca do lanche: 0,80
centavos, diárias. Quanto é a fatura do professor por dia?

R: 160,00 reais diários

Se considerarmos 22 dias úteis. Quanto é faturamento mensal do mesmo
professor?

R: Final do mês ele terá a faturado R$ 3.520,00.





Problema nº2

O piso salarial é 1.187 reais, para o professor atender 4.400 alunos
mensais. Quanto o professor fatura por cada atendimento?

Resposta: aproximadamente 0,27 mensais


(vixe, valemos menos que o pacote de pipoca)... continuando os exercícios...


Problema nº3

Um professor de padrão de vida simples,solteiro e numa cidade do interior,
em atividade, tem as seguintes despesas mensais fixas e variáveis :

Sindicato: R$12,00reais



Aluguel: R$350,00reais ( pra não viver confortável)

Agua/energia elétrica: R$100,00 reais (usando o mínimo)

Acesso à internet: R$60,00 reais


Telefone: R$30,00 reais (com restrições de ligações)

Instituto de previdência: R$150,00 reais

Cesta básica: R$500,00 reais

Transporte: sem dinheiro

Roupas: promocionais

Quanto um professor gasta em um mês?


Total das despesas: R$1202,00



Qual o saldo mensal de um professor?

Saldo mensal: R$1187,00 - 1202= -15 reais, passando necessidades

Agora eu te pergunto:

- Que dinheiro o professor terá para seu fim de semana?


- Quanto o professor poderá gastar com estudos, livros, revistas, etc.

- Quanto vale o trabalho de um professor??
- Isso é bom para o aluno???

- Isso é bom para a educação pública do Brasil??

Agora olhem a pérola que o Sr. Governador do Ceará disse:

" Quem quiser dar aula faça isso por gosto, e não pelo salário.
Se quiser ganhar melhor, peça demissão e vá para o ensino privado "

Cid Gomes - Governador(_) do Ceará


SE VOCÊ ACHA QUE NOSSO GOVERNADOR DEVE ABRIR MÃO DE SEU SALÁRIO
E GOVERNAR POR AMOR, PASSE PARA A FRENTE!.

CAMPANHA

"Cid, doe seu SALÁRIO e governe por AMOR !"

Vamos espalhar isso aos 4 ventos e aumentar a campanha:

*DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, MINISTROS, DOEM SEUS SALÁRIOS E TRABALHEM
POR AMOR!*

10 de mar. de 2012

Brasil assina acordo cultural com capital da Alemanha

Brasil assina acordo cultural com capital da Alemanha

Para o Brasil, de acordo com diplomatas, a Alemanha - principal economia da União Europeia - é considerada uma parceira privilegiada

2 de março de 2012

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Brasil assina acordo cultural com capital da Alemanha
Brasil assina acordo cultural com capital da Alemanha
A presidente Dilma Rousseff assinou um acordo cultural com a cidade de Berlim, capital alemã, às vésperas de visitar o país. Pelo acordo, o Brasil e a Alemanha manterão parceria envolvendo universidades e instituições culturais, promovendo o intercâmbio e o aperfeiçoamento de profissionais. Com seis artigos, o decreto que fixa o acordo foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

No próximo dia 5, Dilma estará em Hannover, na Alemanha. A presidente deve se reunir com a chanceler Angela Merkel. No dia 6, ela deve comparcer à abertura da Feira de Tecnologia e Inovação Digital de Hannover, cuja sigla é Cebit. Esta é considerada a maior feira da indústria digital do mundo. De 6 a 10 de março estão programadas exposições, conferências, palestras e debates. Pelo menos 4,2 mil empresas participam, representando 70 países.

Para o Brasil, de acordo com diplomatas, a Alemanha - principal economia da União Europeia - é considerada uma parceira privilegiada. Nos anos de 1950 e 1960, o governo alemão atendeu aos pedidos do então presidente Juscelino Kubitschek e incentivou a indústria automotiva no Brasil. Na época, a agricultura era a base da economia de toda a América do Sul.
Fonte: terra.com.br

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

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