27 de mar. de 2015

Desenhos para Colorir - Páscoa








A Páscoa de Jesus - Dora Incontri

A Páscoa de Jesus

holy
A morte de Jesus pode ser vista e interpretada de diversas maneiras. Na ortodoxia do cristianismo tradicional, é artigo de fé de que Jesus morreu para selar com o sangue a salvação da humanidade. Na teologia estabelecida por Paulo de Tarso, o  homem pecou com Adão e redimiu-se com o Cristo. Não procuremos entender a racionalidade dessa doutrina: por um, todos caem; por um, todos se salvam… parece injusto e desproporcional. Carregamos todos o pecado de Adão e podemos ser salvos se acreditarmos em Cristo. Mas os artigos de fé das religiões em geral não pretendem ser racionais; aliás, a obscuridade e o mistério é que constituem o seu atrativo.
Para uma visão mais politizada, podemos dizer que Jesus foi um subversivo, pois era um crítico do clero judaico e alguém que emancipava consciências e por isso, como em todas as épocas e em todas culturas, não agradou a nenhum representante do poder. Judeus e romanos; Kaifás, Herodes e Pilatos se deram as mãos (ou lavaram-nas), para entregar Jesus à morte.
Numa perspectiva espírita, Jesus, que não é Deus, mas um Espírito que já alcançou um status de perfeição ainda distante de nós, sua morte representa o testemunho de um mártir, que nos deixou um modo de ser e estar no mundo – um modo amoroso, não-violento, cheio de compaixão e bondade. E coerente até o fim com essa ética, entregou-se à injustiça dos homens, para neles despertar o senso de justiça; aceitou a morte violenta, para demonstrar a não-violência e o perdão. É aquele que toma sobre si amorosamente o ônus da ignorância humana, para mostrar-nos um caminho melhor. Nesse sentido, simbolicamente, pode-se até concordar que ele é o Cordeiro de Deus, que toma sobre si os pecados do mundo. Não num sentido salvacionista, mas numa dimensão pedagógica, para ensinar como mestre, algumas lições tão inesquecíveis, que só poderiam ser seladas com o sacrifício de si e com a morte.
A morte de Jesus também é uma mensagem sobre a própria morte. Em todos os tempos, a finitude do homem o tem assustado. Por causa do medo da morte, criam-se as dominações religiosas; por sentir-se mortal, o ser humano se fragiliza, muitas vezes infantilizando-se diante de deuses opressores, de sacerdócios que lhe exploram o boa-fé ou aliena-se em doutrinas fanáticas e irracionais. Mais uma vez, lembrando Paulo, Jesus venceu a morte – não no sentido que os cristãos tradicionais entendem (como uma derrogação da lei natural, ressurgindo em corpo carnal) – mas no sentido de demonstrar praticamente que a morte é uma passagem natural, um atravessar simples e rápido para uma outra dimensão da existência e que não há nada a temer – muito menos devemos temer o nada! A naturalidade com que Jesus aparece para conversar com Madalena, com os apóstolos, com os viajantes de Emaús – é um testemunho histórico de que morto o corpo, o Espírito sopra onde quer e se manifesta com seu corpo espiritual, fazendo-se ver e tocar, deixando uma mensagem de eternidade.
Depois da tragédia da cruz, os açoites, o abandono dos mais queridos – que serviu para que o Mestre demonstrasse a força do perdão, da compaixão e da coragem – Jesus aparece aqui e ali e mostra-se imortal, inteiro, luminoso.
Essas são as minhas meditações de Páscoa, com os votos de que possamos meditar no exemplo ético de Jesus, seu amor universal, dirigido a toda a humanidade e a mensagem que nos deixou para sempre: a morte não existe, mas em toda parte há vida eterna, amor em abundância e misericórdia sem limites!

Lembrancinhas de Páscoa para Educação Infantil




















Páscoa para crianças materiais para Evangelização e Mocidade

Como aproveitar esse momento tão especial para falar sobre Jesus, o perdão e a libertação sob a ótica pedagógica espírita

MATERIAIS PRÁTICOS DISPONÍVEIS PARA EVANGELIZAÇÃO E MOCIDADE:

 
"A experiência tem nos ensinado que - e durante muito tempo imaginamos – que evangelizar era colocar algo dentro dos corações. Mas o tempo foi nos ensinando que evangelizar, na verdade, é extrair o que já está dentro de nosso coração. (…) O Evangelho é o Código Moral Universal, no dizer de Kardec, e como a Lei Divina está escrita na consciência, o trabalho da Evangelização é extrair, é fazer que, de dentro de nós, brote a Lei Divina que o próprio Criador já nos presenteou quando nos criou. E aí está o trabalho maravilhoso da Evangelização." – PodCast #14 - PortalSER
Haroldo Dutra Dias
 O objetivo desta página é disponibilizar material para que evangelizadores, pais, educadores e interessados possam fazer germinar, com mais eficácia, as sementes da Luz Divina existentes em nós, em nossas crianças e em nossos jovens, baseando suas práticas no Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita. Não mais intelectualizando a juventude, mas sim despertando o sentimento, a virtude e o Amor para o Mundo de Regeneração que se nos avizinha. 
MATERIAIS PRATICOS DISPONÍVEIS PARA EVANGELIZAÇÃO E MOCIDADE:
As divisões de turmas se referem às existentes em nossa Casa Espírita atualmente. Lembrando que os conteúdos de outras idades também podem ser utilizados, porém adaptandos ao entendimento da idade em que se vai passar a mensagem.
TURMA VERDE (5 – 6 anos)
DOWNLOAD: Aulas Práticas Walter Oliveira Alves:http://www.4shared.com/zip/nDtj1zyc/Aulas_Praticas_Walter_Oliveira.html 

DOWNLOAD: Apostila Maternal e Jardim vol. 1:http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/jardimmaternal.doc

DOWNLOAD: Apostila Maternal e Jardim vol. 2:http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/maternaljardim2.doc

DOWNLOAD: Livro dos Espíritos para Crianças vol. 1 + Manual de Aplicação:http://www.4shared.com/zip/8xFuJGPT/Livro_dos_Espiritos_para_Crian.html

LINK: Pasta de Evangelização da UEM: http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/index.php?option=com_content&view=section&id=7&Itemid=155

LINK: Histórias para Contar – Grupo Espírita Seara do Mestre:http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/estoria.htm

LINK: Histórias Infanto-Juvenis CDVEE: http://www.cvdee.org.br/ev_historia.asp?id=002#historias

LINK: Músicas para Crianças – Site da Gente: http://www.cvdee.org.br/sitedagente/musicas.asp

LINK: Arte na Evangelização Espírita: http://aartenaevangelizacaoespirita.blogspot.com.br/

LINK: Jardim Secreto de Laura – Aulas Evangelização:http://jardimsecretodalaura.blogspot.com.br/search/label/Evangeliza%C3%A7%C3%A3o%20Esp%C3%ADrita

LINK: Aulas para Evangelização em Ordem Alfabética:http://lubeheraborde.blogspot.com.br/search/label/Atividades%20e%20Din%C3%A2micas

LINK: Evangelizando Agora: http://evangelizandoagora.blogspot.com.br/

LINK: Infância Meimei: http://evangelizacaoinfantilmeimei.blogspot.com.br/

LINK: Crianças da Paz: http://criancasdapaz.blogspot.com.br/

LINK: Cantinho das Histórias Bíblicas (ADAPTAR):http://cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com.br/

SUGESTÃO LEITURA: Prática Pedagógica na Evangelização vol. I, II e III (AULAS PRÁTICAS PASSO A PASSO) - Walter Oliveira Alves
TURMA AMARELA (7 – 8 anos)

DOWNLOAD: Aulas Práticas Walter Oliveira Alves:http://www.4shared.com/zip/nDtj1zyc/Aulas_Praticas_Walter_Oliveira.html

DOWNLOAD: Apostila Preparação de Aulas:http://www.cdof.com.br/apostila_t%E9cnicas%20para%20evangelizar.doc

DOWNLOAD: Educação Espírita Juvenil vol. 3 NEAJ:http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/neaj/encarte_especial_3.pdf

DOWNLOAD: Apostila de Evangelização Espírita Infantil:http://dc179.4shared.com/doc/zeQTjvNp/preview.html

DOWNLOAD: CD's Cancioneiro Espírita: http://www.cancioneiro.com.br/

LINK: PASTA DE EVANGELIZAÇÃO DA UEM: http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/index.php?option=com_content&view=section&id=7&Itemid=155

LINK: Histórias para Contar – Grupo Espírita Seara do Mestre:http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/estoria.htm

LINK: Histórias Infanto-Juvenis CDVEE: http://www.cvdee.org.br/ev_historia.asp?id=002#historias

LINK: Músicas para Crianças – Site da Gente: http://www.cvdee.org.br/sitedagente/musicas.asp

LINK: Espaço do Educador – Rita Foelker (rolar a pagina para baixo):http://www.edicoesgil.com.br/educador/boasvindas.html

LINK: Arte na Evangelização Espírita: http://aartenaevangelizacaoespirita.blogspot.com.br/

LINK: Jardim Secreto de Laura – Aulas Evangelização:http://jardimsecretodalaura.blogspot.com.br/search/label/Evangeliza%C3%A7%C3%A3o%20Esp%C3%ADrita

LINK: Aulas para Evangelização por letra:http://lubeheraborde.blogspot.com.br/search/label/Atividades%20e%20Din%C3%A2micas

LINK: Evangelizando Agora: http://evangelizandoagora.blogspot.com.br/

LINK: Infância Meimei: http://evangelizacaoinfantilmeimei.blogspot.com.br/

LINK: Crianças da Paz: http://criancasdapaz.blogspot.com.br/

LINK: Cantinho das Histórias Bíblicas (ADAPTAR):http://cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com.br/

SUGESTÃO LEITURA: Prática Pedagógica na Evangelização vol. I, II e III (AULAS PRÁTICAS PASSO A PASSO) – Walter Oliveira Alves

TURMA AZUL (9 – 10 anos)

DOWNLOAD: Aulas Práticas Walter Oliveira Alves:http://www.4shared.com/zip/nDtj1zyc/Aulas_Praticas_Walter_Oliveira.html

DOWNLOAD: Apostila Preparação de Aulas:http://www.cdof.com.br/apostila_t%E9cnicas%20para%20evangelizar.doc

DOWNLOAD: Educação Espírita Juvenil vol. 3 NEAJ:http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/neaj/encarte_especial_3.pdf

DOWNLOAD: Educação Espírita Juvenil vol. 4 NEAJ:http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/neaj/encarte_4_dinamicas.pdf

DOWNLOAD: Apostila de Evangelização Espírita Infantil:http://dc179.4shared.com/doc/zeQTjvNp/preview.html

LINK: PASTA DE EVANGELIZAÇÃO DA UEM: 
http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/index.php?option=com_content&view=section&id=7&Itemid=155

LINK: Histórias Infanto-Juvenis CDVEE: http://www.cvdee.org.br/ev_historia.asp?id=002#historias

LINK: Músicas para Crianças – Site da Gente: http://www.cvdee.org.br/sitedagente/musicas.asp

LINK: Espaço do Educador – Rita Foelker (rolar a pagina para baixo):http://www.edicoesgil.com.br/educador/boasvindas.html

LINK: Aulas para Evangelização por letra:http://lubeheraborde.blogspot.com.br/search/label/Atividades%20e%20Din%C3%A2micas

LINK: Evangelizando Agora: http://evangelizandoagora.blogspot.com.br/

LINK: Blog Evangelização Juvenil: http://evangelizacaojuvenil.blogspot.com.br/

DOWNLOAD: CD's Cancioneiro Espírita: http://www.cancioneiro.com.br/

SUGESTÃO LEITURA: Prática Pedagógica na Evangelização vol. I, II e III (AULAS PRÁTICAS PASSO A PASSO) – Walter Oliveira Alves

PRÉ-MOCIDADE (11 – 13 anos)

DOWNLOAD: Aulas Práticas Walter Oliveira Alves:http://www.4shared.com/zip/nDtj1zyc/Aulas_Praticas_Walter_Oliveira.html

DOWNLOAD: Dinamicas de Grupo Mocidade Espírita Paulo e Estêvão:http://www.palestras.diversas.com.br/espiritismo%20word/dinamicas%20de%20grupo%20mocidade.doc

DOWNLOAD: Educação Espírita Juvenil vol. 4 NEAJ:http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/neaj/encarte_4_dinamicas.pdf

LINK: PASTA DE EVANGELIZAÇÃO DA UEM: http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/index.php?option=com_content&view=section&id=7&Itemid=155

LINK: Histórias Infanto-Juvenis CDVEE: http://www.cvdee.org.br/ev_historia.asp?id=001#historias

LINK: Espaço do Educador – Rita Foelker (rolar a pagina para baixo):http://www.edicoesgil.com.br/educador/boasvindas.html

LINK: Blog Evangelização Espírita: http://evangelizacao.rafael.adm.br/

LINK: Evangelizando Agora: http://evangelizandoagora.blogspot.com.br/

LINK: Blog Evangelização Juvenil: http://evangelizacaojuvenil.blogspot.com.br/

DOWNLOAD: CD's Cancioneiro Espírita: http://www.cancioneiro.com.br/

DOWNLOAD: CD's da dupla Tim e Vanessa: http://www.timevanessa.com.br/mp3.htm

LINK: Evangelização Espírita Infanto-Juvenil: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

SUGESTÃO LEITURA: Prática Pedagógica na Evangelização vol. I, II e III (AULAS PRÁTICAS PASSO A PASSO) – Walter Oliveira Alves

MOCIDADE (14 – 18 anos)

DOWNLOAD: Aulas Práticas Walter Oliveira Alves:http://www.4shared.com/zip/nDtj1zyc/Aulas_Praticas_Walter_Oliveira.html

DOWNLOAD: Dinâmicas de Grupo: www.cvdee.org.br/download/dinamicagrupo.doc 

DOWNLOAD: Dinamicas de Grupo Mocidade Espírita Paulo e Estêvão:http://www.palestras.diversas.com.br/espiritismo%20word/dinamicas%20de%20grupo%20mocidade.doc

DOWNLOAD: Educação Espírita Juvenil vol. 2:http://xa.yimg.com/kq/groups/23358072/1680705835/name/Encarte+2%5B1%5D…pdf

DOWNLOAD: Educação Espírita Juvenil vol. 4:http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/neaj/encarte_4_dinamicas.pdf

DOWNLOAD: CD's da dupla Tim e Vanessa: http://www.timevanessa.com.br/mp3.htm

DOWNLOAD: 201 Dinâmicas de Grupo:http://www.palestras.diversas.com.br/Eventos%20Sta%20Ad%C3%A9lia/31.%20LIVRO%20DE%20DINAMICA.pdf

LINK: PASTA DE EVANGELIZAÇÃO DA UEM: 
http://www.evangelizacaoinfantil.com.br/index.php?option=com_content&view=section&id=7&Itemid=155

LINK: Histórias Infanto-Juvenis CDVEE: http://www.cvdee.org.br/ev_historia.asp?id=001#historias

LINK: Blog Evangelização Espírita: http://evangelizacao.rafael.adm.br/

LINK: Evangelização Espírita Infanto-Juvenil: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/
LINK: Práticas Pedagógicas Vivenciais: http://www.comexsystem.com.br/vilmabel/dinamicas.htm

SUGESTÃO LEITURA: Prática Pedagógica na Evangelização vol. I, II e III (AULAS PRÁTICAS PASSO A PASSO) – Walter Oliveira Alves

ASSISTA AO SEMINÁRIO SOBRE PEDAGOGIA ESPÍRITA COM WALTER OLIVEIRA ALVES
Abaixo temos um Seminário dividido em 03 partes: 1º Encontro Regional de Pais, Evangelizadores e Educadores Espíritas de Jales/SP com Walter Oliveira Alves, realizado nos dias 21 e 22/03/2009 no Centro Espírita Benedita Fernandes (Casa da Sopa).
Estes vídeos contém muitos exemplos pedagógicos abordados à luz da Doutrina Espírita e é como se fosse também, um Resumo prático do Livro "Educação do Espírito", escrito pelo mesmo palestrante.
Parte1: http://www.youtube.com/watch?v=-SVQx2cRgTM
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=Y4MO_5IOCuI
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=_JvUfAlD8mg

TEATRO "A PARABOLA DOS TALENTOS"
Teatro realizado pela Mocidade Espírita Eurípedes Barsanulfo, nas dependências da Casa no dia 01.09.2012:
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PXvKO7GrnLw&feature=youtu.be
Link do texto: http://www.4shared.com/office/LNl8QoLp/Teatro_Parabola_dos_Talentos.html

ALGUNS EQUIVOCOS DA PRATICA PEDAGOGICA NA EVANGELIZAÇÃO
Jesus, o grande pedagogo, deixou-nos em seus ensinamentos, diretrizes para todas as situações da vida.
"Ide e ensinai a todas as gentes". Com essa mensagem Jesus exorta seus discípulos a pregar e ensinar.
E quando disse: __ "Não se põe a candeia debaixo do alqueire", Jesus alerta a todos para a responsabilidade na difusão do saber.
Referimo-nos a esses ensinamentos a fim de solicitar aos Evangelizadores a reflexão sobre as responsabilidades dos que se propõe a levar o Evangelho de Jesus aos corações das crianças e jovens.
Em Evangelização Espírita, a prática do amor é a condição primordial para a execução da tarefa e a auto-avaliação evitará que o evangelizador cometa equívocos que prejudiquem o grande alcance desse trabalho.
Registramos alguns equívocos cometidos na prática da evangelização:
a) Com o pretexto de atualizar-se, estudar obras variadas deixando de lado as obras da codificação Espírita;
b) Analisar com seus alunos temas de interesse dos jovens, explorando os aspectos biológicos, psicológicos ou sociais, sem estudá-los à luz da Doutrina Espírita;
c) Acreditar sempre que a ajuda espiritual poderá suprir o planejamento de ensino e a preparação adequada do evangelizador;
d) Expor a Doutrina Espírita de maneira sofisticada e apresentando teorias científicas do mais alto raciocínio, afastando de suas aulas aqueles que possuem menos conhecimento;
e) Esquecer-se de relacionar o conteúdo doutrinário com as experiências de vida de seus alunos;
f) Ausentar-se dos grupos de estudo da Doutrina Espírita, acreditando já possuir conhecimentos suficientes;
g) Desvalorizar as experiências pedagógicas concretas, sem o devido exame, por preconceito ou auto-suficiência (não colocar as próprias limitações no trabalho);
Lembremo-nos que "do nada, nada se tira". "Tudo o que germina, germina d'uma semente".
"Não podemos esperar que aflorem na alma da mocidade qualidades nobres e elevadas sem que, previamente, tenhamos feito ali a sua sementeira".
"A sementeira do bem e da verdade, do amor e da justiça nunca se perde. Sua germinação pode ser imediata ou remota, porém jamais falhará". "A obra da redenção humana é obra de educação".
fonte:http://www.dij.ceeak.ch/textos_e_artigos/alguns_equvocos_da_pratica_pedaggica_na_evangelizaco/index.html

19 de jan. de 2015

20/01 - PROGRAMAÇÃO DE VERÃO NA CASA RUI BARBOSA


Rio de Janeiro | Programação de Verão

No dia 20 de janeiro, será inaugurada a atividade "Programação de verão no Museu Casa de Rui Barbosa". O evento é composto por visitas temáticas conduzidas pela equipe de turismólogos bolsistas do Museu. Confira a programação!



No dia 20 de janeiro, feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, será inaugurada a atividade "Programação de verão no Museu Casa de Rui Barbosa". 

O evento é composto por visitas temáticas conduzidas pela equipe de turismólogos bolsistas do Museu. A programação gratuita acontece em dois horários: 

:: 14h- Conhecendo o homem por meio de seus livros: Roteiro que enfatiza a biblioteca, o escritório e a sala de estudos de Rui Barbosa. Explora as histórias ocorridas nos ambientes e as coleções importantes e raras do patrono. A visita contará com objetos especiais do escritório de Rui que serão expostos exclusivamente para o evento; 

:: 16h - Memórias de um jardim: Roteiro que explora as histórias e curiosidades do jardim histórico do Museu Casa de Rui Barbosa.

Serão distribuídas senhas 30 minutos antes das atividades. Mais informações: (21) 3289-8682 / (21) 3289-8685 /educativa@rb.gov.brmuseu@rb.gov.br
Fundação Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente 134 – Botafogo – Rio de Janeiro-RJ.
Imprimir

WEBCONFERÊNCIA DO EDITAL MAIS CULTURA NAS UNIVERSIDADES


Brasil | Webconferência

Já está disponível para acesso público o vídeo da webconferência sobre o edital Mais Cultura nas Universidades, realizado na quarta-feira (14/01), com o fim de contribuir para a elaboração de projetos que desenvolvam e fortaleçam a arte e a cultura brasileiras:


IPHAN oferece bolsas de estudo para Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural


Brasil | Mestrado

Interessados em participar da seleção das 20 bolsas de estudo para Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IphanGovBr podem se inscrever gratuitamente até o dia 2 de março. A seleção inclui análise de currículo, carta de exposição de motivos e avaliação de ensaio elaborado pelo interessado, além de prova e entrevista. Participe!

+ info: http://bit.ly/151Li2C

Educando O Amanhã 2015

Tudo novo no Educando O Amanhã! Confiram !

Novo Layout, Novas postagens - Tudo Novo!

1 de dez. de 2014

Mestrado profissional a distância está em alta na rede pública

Mestrado profissional a distância está em alta na rede pública

Estadão ConteúdoEm São Paulo
Após o êxito na matemática, a UAB (Universidade Aberta do Brasil), rede que sistematiza cursos a distância e semipresenciais oferecidos por instituições federais, expande a oferta de mestrados profissionais para outras áreas. As formações, voltadas a professores de escolas públicas, chegaram às áreas de física e letras no ano passado e devem atender ao ensino de artes e história já em 2014.
A principal diferença dos mestrados profissionais para os acadêmicos, modalidade mais tradicional, é que esses cursos de pós-graduação se concentram menos na pesquisa e investem na capacitação para a prática. Quando começaram a se consolidar no Brasil, no início da década passada, havia resistência acadêmica ao formato. Hoje já existem mais de 500 no país.
No sistema UAB, que funciona desde 2007, os mestrados profissionais foram criados há três anos na área de matemática (ProfMat). A opção pela universidade aberta atendeu à demanda, grande e distribuída, e facilitou o acesso. Cada universidade parceira tem um polo de coordenação, que orienta os estudantes da região e dá aulas presenciais uma ou duas vezes na semana. Os alunos ganham bolsa mensal de R$ 1,5 mil.
"Os resultados não são imediatos, mas elevam aos poucos a qualidade do ensino médio e fundamental público", ressalta Lívio Amaral, diretor de Avaliação da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao Ministério da Educação.
Ampliar

Mito ou verdade: Especialistas esclarecem 11 dúvidas sobre ensino a distância11 fotos

1 / 11
O ensino a distância ameaça o emprego do professor. MITO: Este profissional é essencial para verificar o aprendizado a distância do aluno. O computador não vai substituí-lo. Na opinião do professor Athail Pulino, da UnB, o professor de EAD consegue até acompanhar melhor o desempenho dos alunos. Isso é feito por meio de atividades próprias dos cursos a distância, como fóruns de discussão, testes online e atividades extras, que são em quantidade maior que nos cursos presenciais, segundo ele Leia maisMateus Bruxel/Folhapress

Qualificação

A rede de mestrados profissionais em Matemática, que tem servido de inspiração para cursos de outras áreas, é pioneira no sistema UAB. A coordenação da pós ficou sob responsabilidade da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), referência no setor.

VEJA TAMBÉM

  • Mito ou verdade: Especialistas esclarecem 11 dúvidas sobre ensino a distância
  • Seleção: veja 15 cursos online gratuitos de universidades brasileiras
  • Professor carioca populariza matemática no YouTube
Uma das prioridades foi levar em conta as necessidades e deficiências de formação dos docentes da rede pública. Para o presidente da SBM, Marcelo Viana, isso acontece porque os licenciados mais talentosos preferem ficar nas universidades a seguir o magistério no ensino básico. "Muitos nem pisam na sala de aula, já que a carreira não é atrativa", diz. Entre os méritos do curso, segundo Viana, estão a troca de experiências entre os mestrandos e o contato com pesquisadores de ponta.
"Compreendi melhor conteúdos que já havia visto na faculdade", lembra Vítor Amorim, professor de São Paulo que se formou na primeira turma do mestrado profissional de matemática. De acordo com ele, que trabalha em uma escola estadual e em um colégio particular, a possibilidade de conciliar suas aulas com a pós foi fundamental para levar o curso adiante. "Outro ponto positivo foi repensar como avalio meus próprios alunos", comenta.
Professora da Federal do Rio Grande do Norte e coordenadora do programa do mestrado profissional em Letras (ProfLetras), Maria das Graças Rodrigues explica que a intenção é trabalhar questões cotidianas. "Em vez de aceitarmos somente dissertações, também valem como trabalho de conclusão de curso softwares ou propostas didáticas que possam impactar a vida nas classes", exemplifica.
Mais de 12,5 mil professores do ensino fundamental tentaram 856 vagas da primeira edição do ProfLetras, iniciada em agosto de 2013. A próxima turma começará em 2015.

Engenharia

A pós-graduação em matemática para professores do ensino básico também inspirou ideias de formação docente no ensino superior público. Está em debate um mestrado profissional com aulas semipresenciais para professores dos cursos tecnológicos e de engenharia. "O objetivo é se basear também nas experiências bem sucedidas da Europa e dos Estados Unidos", aponta Vanderli Fava de Oliveira, da Associação Brasileira de Ensino de Engenharia, responsável pela proposta junto de 20 universidades. A ideia ainda está em avaliação pela Capes.

Correria

Aperfeiçoar a articulação com as secretarias de educação está entre os principais desafios para os mestrados profissionais da rede da Universidade Aberta do Brasil. "Seria interessante que os professores tivessem maior redução da carga horária para se dedicarem ao curso", defende Marcelo Viana, da coordenação do curso de Matemática. Ele também defende que as pastas ofereçam mais incentivos para que os professores busquem capacitação. "Melhorar o salário e o plano de carreira para estimulá-los", sugere.
De acordo com Lívio Amaral, diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao Ministério da Educação, já existem esforços do governo federal para que as redes estaduais facilitem a participação dos docentes. "Mas é preciso reconhecer que as secretarias têm dificuldades. Não conseguem liberar totalmente o professor, durante um ou dois anos, e repor devidamente a equipe", pondera.
Para Antônio Amaral, professor da cidade piauiense de Cocal dos Alves, a 280 km de Teresina, os dirigentes devem entender a importância da qualificação. "Dá trabalho, tanto na universidade quanto em casa. Fiquei com poucas aulas na minha escola, mas alguns colegas do curso tiveram dificuldades para a liberação", lembra.
Existem ainda problemas estruturais. Entre os alunos da Região Norte, por exemplo, foi diagnosticado o menor tempo de acesso ao conteúdo online do curso. "A maioria dos professores não tem internet banda larga. Imprimem o material para estudar em casa", relata Viana, que aponta a interiorização das turmas como outra meta.
Para os coordenadores, mais recursos também são necessários. "Precisamos custear a mobilidade dos estudantes e professores, que vão a aulas e eventos fora de suas cidades", diz Maria das Graças Rodrigues, do mestrado profissional em letras. Segundo ela, já são negociadas com a Capes mais verbas para as atividades acadêmicas.
Apesar da necessidade de ajustes, o formato de capacitação chamou a atenção fora do País. "Houve contatos iniciais do Uruguai, Chile e Cabo Verde para internacionalizar a rede", conta Viana. No Brasil, já são discutidos mestrados profissionais em outros campos do ensino básico, como biologia, química e educação física. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog