7 de mai. de 2016

Novos horizontes de trabalho para professores


Por  Regis Tractenberg <regis@livredocencia.com> 


Olá pessoal!

 
Gostaria de compartilhar algumas ideias com vocês.

Dentre as tendências usualmente citadas para a educação nos próximos anos fala-se principalmente de novas tecnologias e metodologias de ensino-aprendizagem.

São mudanças importantes que merecem nossa atenção, certamente.

Existe, contudo, um movimento ainda pouco estudado nos meios acadêmicos. Trata-se do que chamo de docência on-line independente. Outro termo que vem sendo utilizado é empreendedorismo digital na educação.

 
Em 2001, ainda durante o mestrado, passei a alimentar o desejo de trabalhar com meus próprios cursos on-line, pelas vantagens que conseguia perceber.

Mas foi apenas em maio de 2004 (faz 12 anos neste mês!) que finalmente lancei minha primeira turma on-line em um curso independente. Desde então, tenho oferecido continuamente o Teoria e Prática do Design Instrucional para profissionais de todo o Brasil. Foram mais de 110 turmas e tive a satisfação de atender a mais de 2.900 profissionais de todas as áreas da educação. Sinto-me grato por lecionar um tema importante, e por ter condições de seguir uma metodologia em que acredito, orientando projetos de cada aluno.

Dois anos depois, em 2006, apresentei minha experiência de trabalho como docente on-line independente no congresso internacional da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, realizado no Rio de Janeiro. Naquele momento eu acreditava que, tendo o público compreendido os benefícios em vista, a ideia se espalharia e imediatamente dezenas de pessoas iriam aderir a essa proposta lançando, assim, seus próprios cursos on-line.

Mas isso não aconteceu... por alguns anos foi possível contar nos dedos o número de colegas que ofereciam cursos independentes.

 
Em 2010, contudo, fizemos um levantamento e identificamos 28 professores brasileiros que haviam criado seus próprios cursos na web.

Desde então, pelo que se observa no mercado, esse número cresceu de modo exponencial, especialmente nos últimos três anos. É um fenômeno que se pode observar também em outros países, principalmente nos EUA e na Europa.

Professores e pessoas que têm algo a ensinar estão lançando seus próprios cursos on-line sem o intermédio de instituições formais de ensino.

A facilidade de uso de novas plataformas, a disseminação de práticas no ensino on-line, e o florescimento de uma cultura empreendedora para além dos meios tradicionais da administração, têm trazido cada vez mais gente para esse movimento.

Já se chegou a uma massa crítica, característica de todo processo de mudança na sociedade, e tudo indica que continuará a adesão a essa nova forma de trabalho.


Considero fascinante acompanhar essas transformações e imaginar suas decorrências!


Em seguida vou falar sobre as vantagens da docência on-line independente...

Se você tiver alguma dúvida, ou quiser colocar alguma questão, por favor, envie para mim. Será um prazer responder em uma próxima mensagem!

 
Um grande abraço e até breve!
Régis Tractenberg

regis@livredocencia.com.br






© 2016 Livre Docência Tecnologia Educacional.




5 de mai. de 2016

Curso debates em educação: complexo de formação

Informe Digital ABED #627 - Prorrogado o prazo para participação no CensoEAD.BR






Informe Digital #628
Caso nao esteja visualizando este e-mail, por favor acesse aqui

# 628 - Abril 2016
Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil



O Censo EAD.BR 2015 destina-se a obter informações de instituições formadoras e/ou empresas fornecedoras de produtos e serviços de EAD. Buscamos compreender como esta abordagem de ensino e aprendizagem está se desenvolvendo no país: quem atua nesta área, quem são os seus beneficiados, como se realiza EAD e como o mercado está se expandindo.
A ABED entende por Educação a Distância (EAD) como a modalidade educacional em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente (e, em bom número de casos, exclusivamente) sem que educandos e professores estejam presentes no mesmo lugar e na mesma hora.    
Este levantamento é realizado sob o amparo da Lei nº 4.739/65, regulamentada pelo Decreto nº 62.497/68, que determina e regulamenta a atividade da Estatística no Brasil e o tratamento ético dos dados coletados.  É importante ressaltar que as respostas não serão vinculadas a nenhuma instituição em particular. O sigilo das informações será garantido pela apresentação dos resultados sem elementos que possibilitem a identificação dos respondentes.   
Este ano, alteramos um pouco a forma de responder o questionário, visando simplificar o trabalho do respondente. O questionário foi montado em GoogleForms, e exigirá que o respondente tenham um e-mail do tipo "gmail" para respondê-lo. Caso o respondente ainda não possua um e-mail deste tipo, favor criá-lo em https://accounts.google.com. Desde que o mesmo login seja usado para responder o questionário, as respostas podem ser editadas até o momento da submissão do questionário.
As perguntas foram elaboradas de forma bem simples e direta, e estão vinculadas à área de atuação do respondente. Ou seja, somente quem responder que é "fornecedor" verá as questões propostas aos fornecedores. Quem responder que oferece cursos regulamentados totalmente a distância verá o questionário correspondente, e assim por diante. A instituição que for "fornecedor" e "formadora, poderá responder os 2 questionários, primeiramente responderá o questionário "fornecedor e no final deste responderá o questionário "formadora". As categorias investigadas são Fornecedor ou Instituição Formadora e, dentre as Instituições Formadoras, distinguimos entre as que oferecem cursos regulamentados totalmente a distância, cursos semi-presenciais, cursos livres não corporativos e cursos livres corporativos.
Também incluímos questões a respeito de cursos presenciais que as instituições venham a oferecer, para termos parâmetros de comparação com o mercado e as práticas de EAD.
Link para acesso ao questionário: CLIQUE AQUI!
Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato através do e-mail censo@abed.org.br ou pelo telefone 11 3275 3561. 
Agradecemos a colaboração!
Equipe ABED



EDUCAEDU PORTUGAL - FormaçãOnline




Cursos e Mestrados
FormaçãOnline
Educaedu

FormaçãOnline

Curso de Cadeia de Responsabilidade Florestal (CdR) – PEFC
Curso de Auditorias Internas a Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar – NP EN ISO 22000 : 2005
Curso de Cadeia de Custódia FSC
Curso de Higiene dos Manipuladores e das Instalações
Curso de Sistemas de Gestão Ambiental – NP EN ISO 14001 : 2012
Curso de Análise Sensorial
Curso: Marcação CE de Estruturas Metálicas de Aço e Alumínio- Norma EN 1090
Curso: Sistemas de Gestão da Formação Prof., inc. Aprendizagem Enriquecida por Tecnologia – NP 4512 : 2012
Curso de Sistemas de Gestão de Manutenção de Extintores – NP 4413 : 2012
Curso de Acolhimento e Integração de Colaboradores
Curso de Identificação e Avaliação de Aspetos Ambientais
Curso de Gestão de Resíduos
Curso de Regulamento (EU) n.º 305/2011
Curso de Sistemas de Gestão de Segurança Contra Incêndios – NP 4513 : 2012
Curso de Sistemas de Gestão da Qualidade – NP EN ISO 9001 : 2008
Curso de Custos da Qualidade
Curso de Ferramentas para a Gestão da IDI
Curso de Sistemas de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação – NP 4457:2007
Curso de Comunicação e Relacionamento Interpessoal
Curso de Gestão de Reclamações
Curso de Intervenção em Situações de Divórcio e Separação
Curso de Mapas mentais (Mind map)
Curso: Violência Doméstica: Atendimento e Intervenção
Curso de Gestão da Mudança Organizacional
Curso de Demências
Não é o que estava procurando?
Encontre informação sobre mais cursos aqui
Sobre a instituição...
Sobre FormaçãOnline

O portal da FormaçãOnline, distingue-se como uma referência no desenvolvimento de competências e de aprendizagem no modelo e-learning, estando ao dispor dos nossos clientes em todo o Mundo, através de um simples click . Constitui um espaço exclusivo onde o e-aluno interage com todas as componentes dos processos de aprendizagem, nomeadamente ao nível da partilha de conhecimentos e do desenvolvimento de novas competências, bem como na reciclagem e valorização contínua individual.
Com início em 2010, a FormaçãOnline tem procurado desenvolver e elevar o seu padrão de qualidade, com intervenção no âmbito da formação profissional e individual.

O nosso objetivo é melhorar a aprendizagem, elevar as competências e otimizar o desempenho dos e-alunos, potenciando o seu know-how .

Sabemos que a Qualidade é essencial para assegurar uma formação e-learning de excelência. Por esta razão, a nossa metodologia está assente num processo de melhoria contínua, centrando-se na importância da comunicação da experiência dos nossos e-alunos, permitindo-nos evoluir, melhorar e incrementar a nossa Qualidade.

COMO FUNCIONA?

Na FormaçãOnline, desenvolvemos as formações para que o e-aluno atinja o resultado pretendido. Neste sentido, colocamos ao dispor, uma equipa inteiramente dedicada às necessidades do e-aluno, desde apoio técnico, coordenação e e-formadores especializados.

As nossas formações encontram-se estruturadas por unidades, apresentando assim uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. Todas as nossas formações são totalmente à distância, sem sessões presenciais, evitando custos com deslocações ou outros tipos de custos, evitando ainda o desperdício de tempo desnecessário para além da formação.

As formações dispõem de uma metodologia interativa do início ao fim, em que a nossa equipa monitoriza e acompanha constantemente o progresso do e-aluno, de forma a garantir a conclusão eficaz da formação.

Além da formação personalizada, são formadas comunidades de e-alunos para cada formação, onde existe a possibilidade de participação em debates do fórum (comunidade virtual de comunicação), em que a partilha de conhecimentos e recursos contribui para uma otimização da aprendizagem.

Após a conclusão da formação com sucesso, o e-aluno receberá um Certificado de Formação Profissional.
Você também pode fazer uma pesquisa social
Entre em nossa comunidade de formação e emprego e desenvolva sua carreira profissional com a ajuda da sua rede de contatos
Perguntar a ex-alunos; 3 pessoas estudaram aqui
Juan Carle Keli Campos Fernando Bacaicoa
Pergunte a ex-alunos
Leia reviews do curso. 4reviews de ex-alunos
Ignacio Rios
Ignacio Rios
Opinion global
Breve introdução da avaliação...
Entrar para ler review
Com amigos é mais fácil Veja se algum dos seus contatos realizou este curso ou algum parecido e pode te aconselhar.
Entrar no Educaedu
Educaedu Portugal



Participe do Simpósio em Educação a Distância e Tecnologias para Educação





sied

:: Participe do Simpósio em Educação a Distância e Tecnologias para Educação ::

:: SIED:EnPED:2016 ::

Em setembro de 2016, a Universidade Federal de São Carlos realizará pela terceira vez o SIED:EnPED:2016 (Simpósio Internacional de Educação a Distância Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância).
O evento tem como proposta a promoção de trocas de conhecimentos e o intercâmbio entre pesquisadores sobre suas experiências em Educação a Distância e na incorporação de tecnologias para inovação pedagógica.
Os interessados podem participar e/ou apresentar seus trabalhos presencialmente ou pela internet, pois o evento é organizado em duas etapas (uma virtual e outra presencial).
:. PARTICIPE .:
:. Inscrições abertas .:
:. Envie seu trabalho .:
Sejam tod@s bem-vind@s 
e ajude-nos a divulgar, por favor.
Os Organizadores
b :: 
edutec




Atenção, jornalista! As matrículas do Realize estão abertas!

Bom dia, jornalista!



Nós, da ABJ, apoiamos o programa de protagonismo digital Realize,
da jornalista Verônica Machado.

E é um prazer informar que as matrículas do curso estão abertas!
Basta acessar o link e conferir: http://jornalista30.com.br/transformacao/

O curso é 100% online e tem duração de 2 meses. A ideia é
aprender como realizar aquele projeto de Jornalismo que você sempre quis
mas esqueceu lá na gaveta. Lembra dele?

Vamos a aprender como montar um blog, site, podcasts, canal e
entender possibilidades de monetizar esses projetos.

Verônica acredita que realizar nossos projetos na internet é uma maneira
eficaz de se sentir motivado, reconhecido e com propósito na profissão.

E nós, da ABJ, também acreditamos nisso.

Acesse o site e inscreva-se!

http://jornalista30.com.br/transformacao/

Antonio Vieira
Presidente da ABJ


22º CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog