6 de abr. de 2017

Como Acalmar uma Pessoa com Autismo

Como Acalmar uma Pessoa com Autismo

Muitas vezes, as pessoas autistas podem ter colapsos, desligamentos ou ataques de nervos se ficarem chateadas ou sobrecarregadas. Se você estiver com elas, é importante saber o que fazer para acalmá-las.

PassosEditar

  1. Imagem intitulada Calm Down a Person with Autism Step 1
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    Se a pessoa for comunicativa, pergunte-lhe o que está incomodando. Se for um anúncio publicitário na televisão ou um ruído alto, leve-a para longe da área (para algum lugar tranquilo).
    • Durante uma sobrecarga sensorial grave, as pessoas normais podem perder repentinamente a capacidade de falar. Isso ocorre devido a uma forte super-estimulação e passa com o tempo de relaxamento. Se alguém perdeu a capacidade de falar, faça apenas perguntas de sim e não que eles possam responder com gestos com a cabeça.
  2. Imagem intitulada Calm Down a Person with Autism Step 2
    2
    Desligue qualquer televisão, música etc. e evite o uso de toque leve. Muitas vezes, as pessoas autistas têm problemas com coisas sensoriais. Elas ouvem, sentem e veem as coisas muito mais intensamente do que os outros. É como se o volume para tudo tivesse sido aumentado.
  3. Imagem intitulada Calm Down a Person with Autism Step 3
    3
    Ofereça uma massagem. Muitos autistas são beneficiados pelas massagens terapêuticas. Coloque-os em uma posição confortável, aperte delicadamente suas têmporas, massageie os ombros, esfregue as costas ou os pés. Mantenha seus movimentos suaves, relaxantes e cuidadosos.
  4. 4
    Não tente evitar os movimentos repetitivos. Esses movimentos são mecanismos calmantes para os autistas. Alguns exemplos incluem: agitar as mãos, estalar os dedos e balançar o corpo para frente e para trás. Esses movimentos repetitivos podem ajudar a prevenir ou reduzir os sintomas de colapso. No entanto, se a pessoa estiver machucando a si mesma (por exemplo, batendo os punhos sobre as coisas, batendo a cabeça contra a parede, etc.), faça o seu melhor para fazê-la parar com isso. A distração é preferível sobre a restrição, uma vez que é menos provável de machucar o outro.
  5. Imagem intitulada Calm Down a Person with Autism Step 4
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    Ofereça-se para aplicar uma leve pressão sobre o corpo da pessoa. Se ela estiver sentada, fique atrás dela e cruze os braços sobre o peito dela. Coloque sua cabeça ao lado da dela e encoste suas bochechas. Aperte a pessoa com força, perguntando se ela quer que você aperte com mais ou menos força. O nome disso é pressão profunda, e deve ajudar ela a se sentir melhor.
  6. Imagem intitulada Calm Down a Person with Autism Step 5
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    Se ela estiver se debatendo ou sacudindo o corpo, retire quaisquer objetos que possam machucá-las do caminho. Proteja a cabeça dela colocando-a no seu colo ou colocando um travesseiro debaixo dela.
  7. Imagem intitulada Calm Down a Person with Autism Step 6
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    Se ela não tiver problemas com contato físico, toque-a. Abrace-a, esfregue os ombros dela e demonstre afeto. Isso pode ajudá-la a se acalmar. Se ela disser que não quer ser tocada, não leve para o lado pessoal; ela simplesmente não consegue lidar com contato físico naquele momento.
  8. Imagem intitulada Calm Down a Person with Autism Step 7
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    Remova qualquer roupa desconfortável. Lenços, blusas ou laços podem estar piorando o desconforto da pessoa autista. Pergunte primeiro, uma vez que o movimento pode piorar a sobrecarga sensorial.
  9. Imagem intitulada Calm Down a Person with Autism Step 8
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    Se puder, carregue ou escolte a pessoa para um lugar tranquilo. Se não conseguir fazer isso, incentive as outras pessoas que estão no cômodo a saírem. Explique que a pessoa autista está com dificuldade em lidar com ruídos e movimentos inesperados no momento, e que ela ficaria feliz em voltar depois.
  10. Imagem intitulada Calm Down a Person with Autism Step 9
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    Se a situação se agravar, peça ajuda. Os pais, professores e enfermeiros podem saber como ajudar. Eles podem ser capazes de oferecer uma visão distinta sobre as necessidades específicas da pessoa autista. Apenas chame a polícia sob circunstâncias extremas, pois eles podem usar força excessiva e até matar o autista.
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DicasEditar

  • Mesmo que a pessoa autista não seja comunicativa, você pode falar com ela. Tranquilize-a e fale com ela em tons suaves. Isso pode ajudá-la a se acalmar.
  • Mantenha a calma. Se você ficar calmo, é mais provável que ela também se acalme.
  • A tranquilização verbal pode ajudar, no entanto, se isso não estiver tendo efeito, pare de falar e fique parado.
  • Isole todas as solicitações e comandos, visto que muitas vezes a angústia é resultado de uma sobrecarga de estímulos. É por isso que um cômodo silencioso (quando disponível) pode ser tão eficaz.
  • Fique com a pessoa depois de ela ter um colapso ou um ataque de nervos. Supervisione-a, ela pode estar se sentindo cansada e/ou chateada. Saia de perto se ela pedir e caso tenha idade suficiente para ficar sozinha.
  • Verifique sua roupa antes de tentar abraçar a pessoa para tranquilizá-la. Algumas pessoas odeiam a sensação de certos tecidos, como algodão, flanela ou lã, o que pode agravar o problema que ela está enfrentando. Se a pessoa enrijecer ou se afastar, solte-a.
  • Tente não se assustar com um colapso. Trate a pessoa como qualquer outra que está chateada.
  • Tente carregar a criança em seus ombros ou nos seus braços. Isso pode ser muito calmante e também evita que ela se coloque inadvertidamente em uma situação perigosa.

AvisosEditar

  • Os ataques de nervos/colapsos nunca são uma forma de chamar atenção. Não trate isso como uma simples birra. Eles são extremamente difíceis de controlar, e muitas vezes fazem com que a pessoa autista se sinta constrangida ou com remorso.
  • Não repreenda a pessoa por ter um colapso. Embora ela provavelmente saiba que esse tipo de comportamento não é aceito em público, um colapso normalmente é o limite do acúmulo de estresse e não pode ser controlado.
  • Nunca deixe a pessoa sozinha, a menos que esteja em um ambiente seguro e familiar.
  • Nunca grite com ela. Lembre-se, ela é autista, então essa pode ser a única forma de expressar desconforto.
  • Nunca bata nela.

5 de abr. de 2017

Avanço Do Ensino A Distância Esbarra Na Aplicação E No Conteúdo


Avanço Do Ensino A Distância Esbarra Na Aplicação E No Conteúdo

  • Escrito por  Karin Dalle
  • Publicado no www.segs.com.br em Educação
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Modalidade, que segue em franca expansão no Brasil e no mundo, encontra barreiras na transposição do conteúdo aplicado presencialmente para o ambiente virtual, explica especialista.
Os dados mais recentes apontam para um crescimento exponencial do Ensino a Distância (EAD) no Brasil: são mais de 3,8 milhões de alunos inscritos em cursos online, segundo dados do IBGE divulgados no ano passado. Este número era três vezes menor em 2013.
A despeito da recessão de 2015 e 2016, é relativamente fácil apontar os motivos desta ascensão. Os preços mais acessíveis, os horários flexíveis e a expansão do mercado de smartphones nos últimos anos faz do EAD uma opção excelente para quem quer investir em educação de maneira assertiva.
Tarefa mais ingrata é entender por quê o Ensino a Distância no Brasil ainda não atingiu o seu potencial máximo de crescimento e ainda enfrenta barreiras em diversas esferas, principalmente junto à determinada parcela das instituições de ensino país afora.
Segundo Eline Cavalcanti, CEO da Elfus, consultoria em gestão organizacional especialista em negócios educacionais e e-Learning, o principal desafio da implantação de um programa de EAD, por incrível que pareça, reside no conteúdo. Isto porque, ainda que a atividade principal de uma instituição de ensino seja a sua excelência acadêmica (professores titulados e processo de avaliação coeso e robusto), “isso tudo é desconstruído, ou melhor, reconstruído no processo de implantação do Ensino a Distância”. Ela afirma: “A grande chave deste processo está na capacidade de identificar uma equipe docente qualificada em termos de produção de conteúdo, estética, e conhecimento de recursos de tecnologia virtual”.
Na prática, a exigência da experiência em sala de aula cai por terra. “Um bom professor de sala de aula presencial não é sinônimo de um bom conteudista ou tutor. Isso pode ser muito injusto ao primeiro olhar, mas o fato é que essas são atividades parecidas, mas com competências e habilidades diferentes”, explica a executiva.
A verdade é que, para obter sucesso, o programa de EAD deve ser construído sobre bases próprias e exclusivas, sem tomar emprestadas as bases do curso presencial. “Exemplo disso é a capacidade, amplamente discutida, de como as pessoas se relacionam de uma maneira diferente nas redes sociais e na ‘vida real’”, aponta Eline.
Outra barreira enfrentada pelo o EAD consiste na desfragmentação do processo de produção do conteúdo. A executiva da Elfus alerta: “O que conhecemos e aplicamos de maneira geral é: a construção de conteúdo, a customização para o online pelo designer instrucional, a transformação gráfica pelo designer gráfico, a revisão e a criação de processos avaliativos. Normalmente, cada fase é encabeçada por um profissional diferente. A qualidade do programa está diretamente relacionada à consistência desse conteúdo, que não deve ser perdida nesse processo”.
Sobre a Elfus
A Elfus é uma consultoria em gestão organizacional, especialista em negócios educacionais e e-Learning. Com larga experiência em desenvolvimento de pessoas, a companhia aposta em um posicionamento moderno, enxuto e flexível, apoiado em novas tecnologias e no empoderamento feminino como pilares fundamentais para a evolução do mercado de trabalho. Site: www.el4us.com.

Seminário: Novos Caminhos da Educação 20/05 - Rio de Janeiro


04/04 às 23h30

Novos Caminhos da Educação é tema do Seminário promovido pela Solar Meninos de Luz
Jornal do Brasil




Em 20 de maio, o Solar Meninos de Luz, instituição que desenvolve Educação Integral há 25 anos, promove o I Seminário Solar de Educação com o tema Novos Caminhos da Educação. A programação tem o foco na reflexão e discussão sobre os desafios e resultados encontrados nesta área, sob o olhar de educadores de referência nacional e internacional.


O seminário, que será anual, é dirigido nessa primeira edição a Pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, diretores de escola, professores, estudantes de pós-graduação e demais interessados no assunto.

O Professor Português José Pacheco participa do seminário como convidado especial. Referência internacional de Educação, Pacheco fundou a Escola da Ponte em Portugal em 1976 - instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes -, além de fundar e participar do conselho da Escola Projeto Âncora, em Cotia/SP, que apresenta a mesma proposta educacional. O professor palestrará sobre o tema Mudanças inovadoras no século XXI e os desafios da Educação tradicional brasileira.

O Solar Meninos de Luz


O Solar Meninos de Luz é uma associação civil e filantrópica. Promove há 25 anos a Educação Integral para 400 crianças dos 3 meses aos 18 anos (Berçário ao Ensino Médio), moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Oferece Educação holística, humanista e preventiva em 10 horas diárias, e mais de 30 atividades complementares nas áreas da cultura, esporte e educação; possibilita oportunidades para intercâmbio estudantil internacional e encaminhamento ao ensino superior, com bolsas de estudo, e ao mercado de trabalho. Sua atuação atinge 4.500 beneficiários, através de 3 Programas: Educação Integral, Família/Escola e Família/Comunidade, cujos objetivos são Educação formal e complementar do nascimento até a maioridade dos alunos, e assistência sócio educacional às famílias mais vulneráveis da Comunidade.


Programação


8h30 às 9h - Credenciamento/Coffee Break

9h às 9h20 - Abertura

Iolanda Maltaroli (Solar Meninos de Luz) - Apresentação Solar Meninos de Luz - Educação Integral Ronaldo Mota (Estácio) - Impacto das inovações tecnológicas nos resultados educacionais

9h20 às 10h20 - Mesa 1 - Novos Caminhos da Educação

Mediador: Antonio Góis

Debatedores:

Iolanda Maltaroli - Educação moral/afeto

Vilma Justina da Silva (Instituto Alana) - O brincar e o desenvolvimento integral da criança

Álvaro Dantas - Comunicação afetiva

10h20 às 11h10 - Palestra Helena Singer - Educação Integral

11h10 às 11h25 - Coffee

11h25 às 12h15 - Palestra Giseli Barreto da Cruz - Formação e trabalho do Professor, um Educador

12h15 às 13h35 - Almoço livre

13h35 às 14h35 - Mesa 1 - Práticas Inovadoras

Mediadora: Ivonete Mendes

Debatedores:

Rafael Betencourt - Educação por projetos e a visão sistêmica do aprendizado

Marcella Albaine - (Re) criando com a linguagem digital

Cybelle Borges - Consciência linguística e o ensino da escrita

14h35 às 14h55 - Coffee

14h55 às 16h15 - Palestra José Pacheco - Inovações no século XXI e os desafios da Educação tradicional brasileira

16h15 às 16h20 – Encerramento

Serviço: I Seminário Solar de Educação

Data: 20 de maio de 2017, sábado, das 8h30 às 16h30

Local: Auditório Universidade Estácio de Sá - Unidade Tom Jobim Centro Empresarial Barra Shopping - Av. das Américas, 4.200 - Bloco II - Barra da Tijuca

Valor da inscrição: Até 15/04: R$100,00 De 16/04 a 06/05: R$120,00 De 07/05 a 20/05: R$140,00

Inscrição: https://www.sympla.com.br/i-seminario-solar-de-educacao-novos-caminhos-da-educacao__121038


Tags: discussão, ensino, pedagogos, professores, programação, psicólogos, psicopedagogos, reflexão

20 municípios e os estados de MG e RJ ainda não sancionaram seus planos de educação

20 municípios e os estados de MG e RJ ainda não sancionaram seus planos de educação

Embora todos os municípios já tenham elaborado o documento-base, alguns deles, em cinco estados, ainda não terminaram o processo de transformá-lo em lei sancionada.


O MEC considera que o plano está "finalizado" quando as redes conseguem elaborar o projeto de lei (os passos seguintes dependem do Legislativo). Nesse caso, dois municípios e o estado do Rio de Janeiro ainda não cumpriram o esperado. Embora não haja uma regulamentação específica para o descumprimento do prazo no PNE, gestores podem ser multados ou responder a ações por improbidade em casos de omissão.
Os dois estados que ainda não sancionaram seus planos são Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já entre os 20 municípios, o Rio de Janeiro é a única capital que não finalizou o processo. Os demais municípios estão distribuídos em cinco estados. Veja a lista:
Municípios que ainda não sancionaram o Plano Municipal de Educação até 23 de março de 2017:
  1. Santa Maria da Vitória (BA)
  2. Crisópolis (BA)
  3. Miguel Calmon (BA)
  4. Barreiras (BA)
  5. Ibatiba (ES)
  6. Iúna (ES)
  7. Juiz de Fora (MG)
  8. Conceição de Ipanema (MG)
  9. Patrocínio do Muriaé (MG)
  10. Volta Redonda (RJ)
  11. Rio de Janeiro (RJ)
  12. Cosmópolis (SP)
  13. Guarulhos (SP)
  14. Vargem (SP)
  15. Iaras (SP)
  16. Chavantes (SP)
  17. Matão (SP)
  18. Ribeirão Preto (SP)
  19. Colômbia (SP)
  20. Louveira (SP)
Dessa lista, todos os municípios já estão nas fases mais avançadas do processo: só dois (Santa Maria da Vitória, Patrocínio do Muriaé) já chegaram a elaborar o documento-base, mas ainda não elaboraram o projeto de lei . Outros três (Iúna, Cosmópolis e Guarulhos) já elaboraram o projeto de lei. Os demais municípios já enviaram o projeto de lei ao Legislativo, mas ele ainda não foi votado. Há duas exceções: Em Louveira, o MEC diz que a lei já foi aprovada, mas não foi sancionada, de acordo com a lista mantida pelo governo federal. Em juiz de Fora, o texto foi aprovado na segunda-feira (27) após oito sessões de discussão do assunto.
No Rio de Janeiro, o projeto de lei é o de nº 142 de 2016, De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal da cidade, o projeto recebeu emendas em novembro de 2016 e voltou a tramitar nas comissões permanentes que devem se posicionar sobre o tema. No próximo dia 4, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara promove uma audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação do Rio.

Estados

Em Minas, o MEC diz que o projeto de lei do plano já foi enviado ao Legislativo. Ao G1, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que o documento-base foi enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em setembro de 2015, foi transformado em projeto de lei ainda naquele ano e, desde então, "passou por um amplo processo de consulta pública, por meio dos fóruns técnicos em todas as regionais do Estado, sempre acompanhados por equipes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), da ALMG e de entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação".
Ainda de acordo com a secretaria, "após as consultas públicas, o texto final do Plano foi entregue ao presidente da Casa em junho de 2016 e atualmente encontra-se na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, de onde será encaminhada para o Plenário".
Sobre o Plano Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o MEC afirma que o documento-base já foi elaborado. Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado de Educação afirmou que o Rio já conta com um Plano Estadual de Educação desde 2009, com vigência de dez anos, e que atualmente "passa por revisão e adequações, conforme o Plano Nacional de Educação".
De acordo com o governo fluminense, "o cronograma de debates deste ano já foi elaborado, tendo início a partir do mês de maio. A realização do Congresso Estadual de Educação está prevista para ocorrer em setembro, após a realização das etapas regionais e consolidação das propostas". O documento final, segundo a assessoria de imprensa, "seguirá para o Secretário de Educação e posteriormente para a Assembleia Legislativa do Estado, para, então, tornar-se lei".

Entenda as etapas do plano

Cada rede precisa cumprir diversas etapas antes da conclusão do plano. Primeiro, o governo local nomeia a comissão que coordenará o trabalho. A primeira função dos membros é elaborar um diagnóstico e, a partir dele, um documento-base que servirá para a elaboração da lei. Esse documento deve então ser submetido a uma consulta pública.
Após ouvir a opinião da população, a comissão precisa então elaborar o projeto de lei do plano. Depois, ele é enviado ao Legislativo (câmara municipal ou assembleia legislativa), que deve então estudar e votar.
Quando o projeto for aprovado, o último passo é a sanção do Poder Executivo.
Os atrasos, no entanto, não estão diretamente relacionados a multas ou outras punições. Embora o PNE tenha sido aprovado em 2014 e suas regras e metas já estejam valendo, ainda não há uma regulamentação que especifique responsabilidades para os gestores que descumprirem os prazos e metas. Os gestores estão, porém, submetidos a possíveis ações civis públicas, caso não sigam a legislação vigente.

3 de abr. de 2017

As principais características de alguns dos transtornos de aprendizagem

Da página Amor Maior no facebook 

Saiba as principais características de alguns dos transtornos que dificultam o desenvolvimento, a aprendizagem e a socialização.
Amor Maior








02/04 - Dia de conscientização do Autismo







Os 9 Tipos De Inteligência Humana: Quais As Suas?


Os 9 Tipos De Inteligência Humana: Quais As Suas?



teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner. Segundo ele, o cérebro dos homens e mulheres possui oito tipos diferentes de inteligência.
No entanto, segundo a mesma teoria, a maioria das pessoas possui um ou dois tipos de inteligências mais desenvolvidas que as outras. Isso explica porque uma pessoa pode ser muito boa com cálculos matemáticos e ter dificuldade com atividades artísticas.
A teoria ainda afirma que é praticamente impossível dizer que uma pessoa é “mais inteligente” que a outra. Uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência.
Depois de mais alguns anos de pesquisa, Gardner ponderou que existe uma 9ª inteligência que talvez seja importante incluir na lista: a inteligência existencial.

 
Multiplas Inteligencias Tipos

Os Tipos De Inteligência:

(Extraídas da wikipedia)

Lógico-Matemática

A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem esta característica.

Linguística

Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas.

Musical

Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a linguística, espacial ou corporal-cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos e críticos de música.

Espacial

Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, por exemplo.

Corporal-Cinestésica

Traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.

Intrapessoal

Expressa na capacidade de se conhecer, é a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse.

Interpessoal

Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

Naturalista

Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais. É característica de biólogos e geólogos, por exemplo.

Existencial

Investigada no terreno ainda do “possível”, carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos.

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

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