19 de mar. de 2016

Curso on-line Teoria e Pratica do Design Instrucional - de 21 de marco a 06 de maio de 2016





Curso on-line Teoria e Pratica do Design Instrucional - de 21 de marco a 06 de maio de 2016
 
Curso on-line

Teoria e Prática do Design Instrucional

Planejamento de projetos educacionais com ênfase em educação a distância.
Prof. Régis Tractenberg
Próxima turma:
de 21 de março a 06 de maio de 2016
(110a turma)

Formulário de inscrições

 

Proposta

O Design Instrucional – é uma metodologia para o planejamento de currículos, cursos e materiais didáticos em diferentes modalidades, mídias e contextos de aprendizagem, especialmente aqueles realizados por meio de educação a distância. Também é conhecido como Design Educacional ou gestão de projetos em Tecnologia Educacional.
Ao longo das atividades do curso TPDI – Teoria e Prática do Design Instrucional –, os participantes têm a oportunidade de criar soluções para os próprios projetos de educação e treinamento. Oferecido há 11 anos no Brasil, o TPDI segue práticas bem estabelecidas para o ensino/aprendizagem de DI adotadas em programas semelhantes encontrados no exterior.

 

Público-alvo

O Design Instrucional interessa principalmente a estudantes e profissionais de Recursos Humanos, Educação, EaD e Tecnologia Educacional que estão envolvidos com o desenvolvimento de projetos de educação a distância e presenciais em contextos acadêmicos ou corporativos. Este curso interessa também a professores empreendedores que desejam criar cursos on-line próprios. Participaram das 106 turmas anteriores do TPDI mais de 2.820 profissionais das seguintes instituições:
Aeronáutica, Agência Infoglobo, Amadeus Brasil, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal, Catho Educação Executiva, CEDERJ, Centro Universitário de Maringá, Centro Universitário Newton Paiva, Centro Universitário Nove de Julho, CLARO, Colégio Cândido Mendes, Colégio da Companhia Santa Teresa de Jesus, Colégio João XXIII, Colégio Pedro II, Colégio Santana, Colégio Santo Inácio, Colégio São Paulo, Comsut, Conselho Federal de Engenharia, DATASUS, Diretoria de Ensino da Marinha, Dobra, DP Consultoria, Eduweb, Eletrobras, Eletronorte, Embratel, Escola Superior de Guerra, Estudar E-learning, Exército Brasileiro, Faculdade de Tecnologia Empresarial, Faculdade do Meio Ambiente e Tecnologia de Negócios, Faculdade Estácio de Sá – Juiz de Fora, Faculdade Michelangelo, FAVENI, FERP-FGB, FFFCMPA, Fundação Abrinq, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, Fundação de Ensino Superior de Passos, Fundação Osório, Fundação Roberto Marinho, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Governo do Estado do Rio de Janeiro, HSBC, Human Power Change Management, IBEU, iLearn – Centro de Treinamento em Informática, Indie Records, Infraero, INPI, Instituto Adventista de Ensino, Instituto de Pesquisas Eldorado, Instituto Guanabara, Instituto Monitor, iSat Educação, Learn-Way, Kodak, Marinha Brasileira, Meimei Escola Montessoriana Ltda., Microcamp, Ministério da Saúde, Pete Cabralis Design, Petrobras, PIREP, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, PUC-RJ, PUC-SP, PUC-PR, Red Balloon Curso de Inglês, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educação do GDF, Secretaria Estadual de Fazenda de Pernambuco, Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Salvador, Senac-PE, Senac-RJ, Senado Federal, Senai-RJ, Senai Florianópolis, Sistema COC de Ensino, Socicam, Strong Consultoria Educacional, Supridatta Teleinformática Ltda., Superior Tribunal de Justiça, TRT-SP, Tribunal Superior Eleitoral, TTI Brasil, UBEE, UCAM, UCB, UEMG, UERGS, UERJ, UFF, UFPA, UFPel, UFPR, UFRJ, UFRJ, UGF, Ulbra, Unesa, UNG, Unibero, Uninove, Universidade Católica de Goiás, Universidade de Passo Fundo, Universidade Eduardo Mondlane, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Salgado de Oliveira, Unor Design, Veris Educacional, Watson Wyatt Worldwide, dentre outras.

 

Depoimentos

"O curso superou minhas expectativas. Pude colocar o projeto construído ao longo do curso em prática imediatamente após o término. A mediação do Regis foi excelente, apontando caminhos, questionando, dando dicas."
Adriane Gazzola, coordenadora de núcleo – Fundação Roberto Marinho
"É muito importante para quem trabalha na área da Educação fazer este curso de TPDI. Ele nos dá diretrizes para que possamos criar cursos com maior eficiência. O conteúdo é excelente, o professor é de altíssimo nível e o resultado final é de realização de aprendizagem com gostinho de quero mais!"
Renate Stephanes Soboll, professora tutora a distância – UAB/UnB

 

Objetivos

Os participantes terão a oportunidade de:
  • Conhecer a história e as características do Design Instrucional;
  • Aplicar o modelo ADDIE para desenvolvimento de projetos;
  • Identificar e descrever problemas de educação e treinamento;
  • Analisar o contexto de implementação de seus projetos;
  • Examinar o perfil e as necessidades de seu público-alvo;
  • Definir precisamente objetivos instrucionais;
  • Mapear objetivos específicos e pré-requisitos de aprendizagem;
  • Selecionar estratégias didáticas e motivacionais, mídias e tecnologias educacionais adequadas a diferentes tipos de aprendizagem, objetivos e público-alvo;
  • Sequenciar o próprio projeto instrucional em diferentes etapas;
  • Estudar temas complementares ao processo de DI, como roteirização multimídia, uso de cores e objetos de aprendizagem.

 

Benefícios

A aplicação do Design Instrucional possibilita planejar, desenvolver e implementar projetos de capacitação bem alinhados em seus objetivos, estratégias didáticas e tecnologias educacionais utilizadas. Isso gera maior eficácia no atendimento a necessidades de aprendizagem em menos tempo e com mais satisfação para os aprendizes.
O TPDI oferece uma base sólida para estudos posteriores na área de Educação a Distância e Tecnologia Educacional.

 

Metodologia

Ao longo de sete semanas, os participantes interagem em uma comunidade de aprendizagem on-line.
As atividades incluem a leitura de textos, troca de experiências entre a turma por meio de fóruns de discussão e elaboração de projetos.
A realização das tarefas leva cada participante a criar o planejamento de um curso próprio (presencial, semipresencial ou on-line), que pode ser aplicado posteriormente ao seu contexto profissional.
O TPDI tem como diferencial o acompanhamento próximo do professor sobre cada etapa de desenvolvimento dos projetos.
É realizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, amplamente utilizado em todo o mundo.

 

Alguns projetos criados por participantes

  • Curso presencial para o desenvolvimento de competências básicas no uso de informática (alfabetização digital) voltado para os moradores de uma pequena cidade do interior;
  • Oficina presencial de canto em coral para os membros da comunidade de uma igreja;
  • Curso on-line em apoio ao processo de ambientação de novos funcionários de um banco;
  • Treinamento para técnicos de manutenção da rede elétrica de uma companhia estadual de energia;
  • Curso semipresencial para capacitação de professores de uma escola para o uso de novas tecnologias em suas aulas com alunos do Ensino Fundamental;
  • Grupo de estudos presencial com a equipe de uma consultoria na área de EaD para disseminação de processos de trabalho por meio do estudo de casos bem-sucedidos;
  • Curso de Inglês on-line para profissionais embarcados em plataformas de petróleo;
  • Capacitação on-line para uso de software corporativo em uma empresa de engenharia;
  • Disciplina escolar presencial com apoio de ambiente on-line para ensino de robótica a alunos do Ensino Médio;
  • Programa semipresencial de preparação e formação de comunidades entre jovens universitários antes de seu período de estudos no exterior;
  • Capacitação on-line de professores e orientadores educacionais para apoio a alunos com deficiência visual em suas escolas;
  • Tutorial on-line para apresentação de novos produtos e serviços aos gerentes de um banco;
  • Curso on-line de produção textual, voltado ao público em geral, desenvolvido por uma professora independente;
  • Disciplina presencial de Metodologia de Pesquisa + recomendações de mudanças curriculares em um curso de Graduação em Ciências Sociais;
  • Treinamento semipresencial de equipes de manutenção em uma empresa ferroviária;
  • Capacitação on-line sobre processos de lavagem de dinheiro voltado a equipes de fiscais em órgão da administração pública;
  • Capacitação on-line de professores para o incentivo ao pensamento crítico de alunos escolares e universitários;
  • Treinamento semipresencial para capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem para o uso de equipamentos hospitalares;
  • Curso on-line preparatório para candidatos a concursos públicos na área do Direito;
  • Treinamento semipresencial de policiais civis para o uso de novas tecnologias em suas atividades;
  • Curso semipresencial de preparação de comida japonesa para interessados em gastronomia;
  • Elaboração de um sistema de apoio (help) para cada tela de um software de gestão.
  • Curso de tecnologia educacional para professores do Ensino Superior.
Diante da variedade de iniciativas em cada turma, os participantes têm a oportunidade de aprender com seus colegas e contribuir com seus projetos.

 

Pré-requisitos

Para participar, é necessário:
  • Saber editar textos em programas como MS Word ou Open Office;
  • Ter acesso à Internet;
  • Saber usar e-mail e navegar na web;
  • Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).

 

Dedicação

É necessário dedicar ao curso aproximadamente uma hora por dia ao longo de sete semanas.
Não há encontros presenciais nem conferências síncronas (por chat, telefone, etc.); assim, o curso permite que todos estudem nos dias e horários mais convenientes a cada um.

 

Certificado

Ao completar o TPDI, os participantes recebem pelo correio certificados com seu grau de aproveitamento. Constam no certificado a carga horária de 50 horas, o código de autenticação, o programa de estudos e a assinatura do professor.
O TPDI é um curso livre dedicado à qualificação de profissionais da área de Educação, recomendado pela Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.

 

Valorização pelo mercado

Nossos ex-alunos são bem considerados pelo mercado. Instituições educacionais solicitam com frequência que divulguemos oportunidades nas áreas de Design Instrucional, Design Educacional, Tecnologia Educacional e Coordenação de Projetos entre eles. Confira aqui.
O curso TPDI também é oferecido na Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação do Núcleo de Computação e Eletrônica da UFRJ. Os participantes que concluem o TPDI com bom aproveitamento podem ter suas notas consideradas nessa disciplina do programa de especialização.

 

Comunidade de estudos continuados

Após o curso, os participantes são convidados a participar, sem custos, do GEDI – Grupo de Estudos sobre Design Instrucional –, uma comunidade permanente que promove, desde 2005, o estudo colaborativo de temas associados ao Design Instrucional e à Educação à Distância: design educacional, projetos de tecnologia na educação, ambientes virtuais de aprendizagem, design gráfico e multimídia, usabilidade de interfaces, gestão de projetos, docência on-line, docência on-line independente, empreendedorismo educacional, dentre outros.

 

Professor

Régis Tractenberg é mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade de Twente, na Holanda, e psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1998, oferece cursos, planeja e coordena projetos de educação e treinamento em empresas e instituições educacionais. Foi professor do Instituto de Psicologia da UFRJ e do curso de especialização em Educação com Aplicação da Informática da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), gerente de e-learning da ID Projetos Educacionais, membro da Equipe de Inovação Educacional do Centro de Aprendizagem da Shell, em Haia, onde colaborou no desenvolvimento de cursos sobre produção de petróleo e gás e na capacitação de docentes internacionais da Shell Open University, e membro do conselho científico da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT. É professor do curso de extensão em Educação Corporativa do IAG-PUC-Rio e do curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação do Núcleo de Computação e Eletrônica da UFRJ. Participou do comitê de especialistas convidados pelo Horizon Project Brasil 2015. Desde 2004, é sócio e professor da Livre Docência Tecnologia Educacional, e atendeu mais de uma centena de turmas on-line e orientou mais de 2.800 professores, profissionais de RH, e coordenadores de cursos a distância em todo o Brasil quanto ao planejamento de soluções educacionais.

 

Inscrições abertas

Valor: R$360,00 (a partir de março passará para R$400,00)

Ex-alunos da Livre Docência contam com 10% de desconto.
Solicite pelo email: contato@livredocencia.com.br
Vagas disponíveis: 30
Opções de pagamento:
– À vista por boleto ou transferência bancária, ambos com desconto de 3,86%;
– Cartões de crédito em 3 parcelas sem juros ou em até 12 vezes com juros.

Formulário de inscrições

 

Garantias

1. Se, por qualquer motivo, você não conseguir concluir o curso, poderá reiniciar em uma próxima turma dentro do período de 1 ano desde sua inscrição inicial.
2. Caso você mude de ideia ou não fique satisfeito, basta solicitar por e-mail e devolveremos o valor integral de sua inscrição até 14 dias após o recebimento de seu pagamento. Após esse período, devolvemos 75% do valor pago, desde que a solicitação seja feita até a terceira semana a partir do início do curso.


Para inscrever funcionários de empresas

Envie um e-mail para contato arroba livredocencia.com.br com as seguintes informações:
  • Nome, e-mail e cargo dos participantes;
  • Dados da empresa: razão social, CNPJ, IE, IM, endereço completo e endereço para correspondência;
  • Pessoa de contato, cargo, departamento, e-mail e telefone.
Após o recebimento dessas informações, emitiremos a nota fiscal aos cuidados da pessoa de contato;
Obs.: Aceitamos notas de empenho de órgãos públicos.


Realização


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24 de fev. de 2016

Os 15 princípios de Maria Montessori para educar crianças felizes



Os 15 princípios de Maria Montessori para educar crianças felizes

“Ajude-me a agir por mim mesmo”
Maria Montessori
Como sempre acontece na educação, existem partidários fiéis e detratores da pedagogia de Maria Montessori. Muitos afirmam que a educação, como está estruturada hoje, não vê como viável a metodologia da famosa educadora italiana do século XIX e início do século XX.
Para ela, a escola não é apenas um espaço para um professor transmitir conhecimentos de forma direta. Maria Montessori argumentou que a criança irá desenvolver suas próprias habilidades, de uma forma mais livre, a partir de materiais de ensino especializados.
As salas de aula teriam alunos de diferentes idades, onde as próprias crianças seriam livres para escolher o material com o qual querem trabalhar e expandir suas habilidades de forma mais independente. Eles próprios definiriam seus ritmos de aprendizagem de acordo com suas particularidades, envolvidos sempre em um contexto menos rígido, onde as lousas não seriam tão importantes e as crianças teriam a liberdade de movimento na sala de aula.
Os princípios de Maria Montessori
A perspectiva pedagógica de Maria Montessori teve um impacto global e renovou muitos métodos educativos realizados até então, a ponto de “chocar” os setores do ensino clássicos e mais conservadores.
Hoje, este método que enfatiza, acima de tudo, a liberdade de aprendizagem e a responsabilidade do próprio aluno no processo de aquisição de novos conteúdos, não é apreciado na maioria das instituições. Podemos encontrar este método em algumas escolas particulares onde são trabalhadas muitas dessas estratégias interessantes, mas a pedagogia de Montessori não é o pilar da nossa educação atual (pelo menos não no Brasil).
Agora, neste ponto, você pode se perguntar: Onde foi parar o papel das mães e dos pais na educação dos filhos? Era importante? Era e continua sendo vital. O apoio, a orientação e o cuidado dos pais são fundamentais para educar crianças felizes, adultosindependentes e boas pessoas no futuro.
A seguir, deixamos 15 dos princípios enunciados por Maria Montessori.

Os mandamentos de Maria Montessori para os pais

“A primeira tarefa da educação é agitar a vida, mas deixá-la livre para se desenvolver”
Maria Montessori
Os princípios de Maria Montessori
  1. Lembre-se sempre de que a criança aprende com o que está ao seu redor. Seja seu melhor modelo.
  1. Se você critica muito o seu filho, a primeira coisa que ele aprende é julgar.
  1. Por outro lado, se você o elogia regularmente, ele vai aprender a valorizar.
  1. O que acontece se você mostrar a sua hostilidade à uma criança? Ela vai aprender a brigar.
  1. Se for ridicularizada com frequência, a criança se tornará uma pessoa tímida.
  1. Ajude seu filho a crescer se sentindo seguro em todos os momentos, e ele aprenderá a confiar.
  1. Se você menospreza o seu filho frequentemente, um sentimento muito negativo de culpa irá se desenvolver nele.
  1. Faça seu filho ver que as ideias e opiniões dele são sempre aceitas, assim, ele se sentirá bem consigo mesmo.
  1. Se a criança vive em uma atmosfera onde se sente cuidada, integrada, amada e necessária, aprenderá a encontrar o amor no mundo.
  1. Não fale mal de seu filho nem quando ele está perto e nem quando está longe.
  1. Concentre-se no fato de que seu filho está crescendo e se desenvolvendo da melhor forma possível. Valorize sempre o lado bom da criança, para que nunca haja espaço para o mal.
  1. Sempre ouça ao seu filho e responda quando ele se aproximar de você com uma pergunta ou um comentário.
  1. Respeite seu filho, mesmo que ele tenha cometido um erro. Apoie-o e corrija-o, agora ou talvez um pouco mais tarde.
  1. Você deve estar disposto a ajudar seu filho se ele estiver a procura de algo, mas também deve estar disposto a deixá-lo encontrar as coisas sozinho.
  1. Quando falar com o seu filho, faça-o sempre da melhor maneira. Ofereça a ele o melhor que há em você.
“Quando uma criança se sente confiante, ela deixa de buscar a aprovação dos adultos a cada passo”
Maria Montessori
Imagens cortesia de Claudia Campbell, Les toiles d’az

7 ideias de brincadeiras inspiradas no método Montessori!

Matéria publicada em 

7 ideias de brincadeiras inspiradas no método Montessori!

POR  7 COMENTÁRIOS
 


O método Montessori foi criado no século XX por Maria Montessori (médica e educadora), mas ele nunca esteve tão atual como nos dias de hoje! Os preceitos da técnica são usados em quartos infantis, brincadeiras e até mesmo na parte comportamental (englobando aspectos educacionais). Esse tipo de método ficou conhecido por incentivar a autonomia, criatividade e expressão dos pequenos, que aprendem por meio da liberdade.
Seguindo essa linha, atividades infantis também começaram a ser exploradas. Dessa maneira, as crianças podem descobrir e experimentar coisas novas a partir do jeito como elas enxergam o mundo. Por isso, para o post de hoje, selecionei 7 brincadeiras inspiradas no método Montessori, que podem ser reproduzidas em casa! Essa é uma ótima forma do pequeno se divertir e aprender mais sobre as cores, os números, as comidas e até mesmo sobre as tarefas diárias. Gostou da proposta? Então, vem ver as ideias!
– Tubos divertidos: você pode reaproveitar o rolo que sobrou do papel toalha para criar uma brincadeira diferente para o seu filho. Basta fixá-lo em uma parede ou em um móvel e colocar um cesto com bolinhas coloridas. Assim, a brincadeira será passar os objetos!

– Conhecendo frutas e legumes: além de ter a oportunidade de sentir a textura dos alimentos, o pequeno também poderá fazer um exercício de reconhecimento. Para isso, imprima imagens e peça para seu filho colocar as frutas e as verduras correspondentes sobre elas. Depois da brincadeira, que tal descascar uma fruta para que ele saboreie? Essa também é uma boa dica para incentivar a alimentaçãosaudável desde a primeira infância.

– Com números: essa é uma atividade indicada para crianças um pouco maiores, que estão aprendendo a contar. Em pratinhos descartáveis, coloque números e explique para o filhote que ele terá que colocar as bolinhas correspondentes em cada prato. Essa atividade também pode ser feita com papéis e adesivos. Nesse caso, os pequenos devem colocar os números certos de bolinhas adesivas.

– Cores: essa é outra maneira de estimular o desenvolvimento do seu filho. Separe objetos de cores diferentes e monte um círculo com pedaços coloridos de feltro. Assim, o pequeno terá que colocar os objetos correspondentes às cores nos triângulos. Com uma caixinha de papelão e pedaços de EVA, você também pode criar uma outra brincadeira – onde a criança também terá que colocar os quadrinhos nas cores correlatas.

– Letras e formas: em uma caixinha, coloque um pouco de areia, sal ou açúcar. Em um papel, escreva a letra ou a forma que a criança deve reproduzir. Simples e construtivo!

– Ajudando em casa: essa é uma maneira de estimular seu filho a se envolver nos trabalhos domésticos desde cedo. Ao tirar as meias do varal, peça que ele organize os pares corretamente. Além de estimular o desenvolvimento, ele estará contribuindo com as tarefas de casa!

– Conhecendo texturas: nessa atividade, você reunirá diferentes brinquedos do seu filho em uma bandeja. Ele terá que selecionar aqueles que são macios, como os de pelúcia, e os que são mais duros, como os de plástico, em caixinhas.

28 de jan. de 2016

Aprendendo com os sambas enredo e o carnaval - possibilidades pedagógicas

FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/samba-enredo-sobre-educacao
Sabia que você pode aprender e ensinar através das músicas de carnaval? As letras dos chamados sambas enredo podem contar passagens importantes da história e falar de assuntos polêmicos e temas essenciais para a sociedade como a educação. Conheça alguns sambas enredo sobre educação.
É no samba enredo que conta-se de forma resumida a história que a escola de samba apresentará. Por isso, é parte crucial para que a agremiação consiga se sair bem na avenida.

Como é escolhido o samba enredo

A escolha do samba enredo é feita através de concursos internos nas escolas, onde são apresentadas as músicas. Mas a decisão final do samba é feita pelo público ouvinte, ou seja, os próprios integrantes da escola. Muitas vezes, quando dois sambas disputam a classificação, os dirigentes optam por fundir os mesmos, a fim de conseguir melhores resultados.
A letra do samba enredo pode ser interpretativa ou descritiva, sendo que a descritiva apresenta o assunto com riqueza de detalhes. A melodia deve ser alegre e contagiante, com características marcantes, próprias da escola que se apresenta.
É importante que a harmonia da melodia facilite o canto, pois dessa forma todos aprendem a letra mais rápido e fica mais fácil de contagiar o público tornando o espetáculo mais bonito.
Nos sambas-enredo, os jurados avaliam: a letra, a adequação da mesma ao enredo, o bom gosto e a riqueza poética, o entrosamento dos versos com as melodias, o ritmo integrado à letra, a harmonia musical, a facilidade da letra e da música, dentre outros.

Sambas enredo sobre educação

Veja alguns exemplos de sambas enredo que falam sobre educação;
  • Escola: Leandro de Itaquera
  • Cidade: São Paulo
  • Ano: 1999
  • Título: “Educação: Um salto para o futuro – por Paulo Freire”
  • Sinopse: em 1999, a Leandro de Itaquera fez homenagem para o educador Paulo Freire, levando para o Anhembi os projetos dele para a área.
  • Letra (ouça):
“Um clarão reluz mudança
Salve a Juventude, criança
Na fé que incendeia
Futuro feliz, nação brasileira
Acorda, meu Brasil
Desperta pra felicidade
Eu quero amor, eu quero amar
Em liberdade
Hoje a Leandro tão bonita, faz o seu papel
Pede licença e mostra
A realidade nua e crua
No quadro negro a nossa luta continua
A minha escola dá um salto para futuro
E vem pra guerra de caneta na mão
Vermelho e Branco pede educação
Sem preconceito e descriminação
Divina luz inspirou
Cantamos em uma só voz
E Paulo Freire está presente em nós
Moço, não abro mão dos meus direitos
Eu também tenho o meu conceito
No universo da criação
Mentes são dotadas de virtudes e poder
Basta abrir as portas verá florescer
Um mundo, onde a magia formas os ideais
E o saber, não se difere por camada sociais
É hora de reflexão
E consciência em cada coração”
  • Escola: Mocidade Alegre de São Leopoldo
  • Cidade: São Bernardo do Campo
  • Ano: 2015
  • Título: “Educação é ir além…”
  • Sinopse: tema demonstrou a educação por meio de projetos sócio educacionais, além de retratar os males que a sociedade possui com a ausência do ensino. A agremiação exibiu ao público a construção do saber e levou, em uma das alegorias, as crianças da escola como a esperança de um futuro melhor para o Brasil. Destaque para o carro que apresentou as mensagens de grandes educadores e professores, ao lado de uma escultura do educador Paulo Freire, que acreditava na educação como fonte de transformação.
  • Letra (ouça):
“É desse berço a minha raiz
Que faz “nova mente” saber construir
Crescer, liberdade é vencer todo mal
Viver, ir além. Semear o bem
Samba onde o verso foi aprendizado
No terreiro imortalizado
Hoje limiar dessa paixão
“Vibra” em prol da educação
Paulo mestre ensinou
Que é possível vamos lá
Educando vamos transformar
Ler o universo é muito mais
Do que as letras que um livro traz
Gira o tempo e brinco
Descubro que posso aprender
Estar com um clic em qualquer lugar
Todos juntos vão poder “provar”
De uma sociedade mais irmã
Quem acabou de chegar
A escola do povo
É São Leopoldo
Eterna aprendiz”
  • Escola: Colorado do Brás
  • Cidade: São Paulo
  • Ano: 2016
  • Título: “Transformando a Química da Vida”
  • Sinopse: Transformando a química da Vida é o enredo que Colorado levará para avenida em 2016, inspirado na influência da química no cotidiano das pessoas, a escola mostrará como essa ciência esta presente em vários momentos da vida humana e da natureza; e não existe química maior do que o amor que a comunidade sente pela escola de samba do coração e nos 40 anos da Colorado do Brás a química que é perfeita e emocionante.
  • Letra (ouça):
“Eu sou a vida na forma mais bela
Transformando a passarela
A Colorado chegou, que emoção!
Tenho a fórmula perfeita pra ganhar seu coração
Sou ciência, sou magia
Metamorfose desde os tempos da alquimia
Surge no meu carnaval um laboratório de transformações
De ações e emoções…Quem poderá desvendar?
Química!
A mão que fundiu o metal, ergueu cidades
Gerando energia sou quem lhe conduz
Rompendo as barreiras do som e da luz
Tecnologia, evolução modernizando o dia-a-dia
Remédio pra curar
Água pra beber
A terra renovar
Pro solo conceber
O ouro negro trazendo a riqueza
Em nome da mãe natureza, é preciso reciclar
Essa fonte que se regenera, eu não deixarei faltar
Loucos sonham, e fazem parte desse jogo
Onde o mundo só tem a ganhar…
E por falar em sonhar, meu sonho é realidade
São 40 anos de paixão no coração dessa cidade
O samba e o futebol, o vermelho e branco
O povo a exaltar o seu lindo manto…
Química divina…Sublime experiência na avenida”

História do Brasil através do samba

O iTunes está disponibilizando um canal chamado Aulas de Samba em que disponibiliza músicas de carnaval que contam passagens da história do Brasil. E o melhor: todas são cantadas por grandes nomes da música brasileira. Olha só:
  • Exaltação a Tiradentes – Chico Buarque
  • Benfeitores do Universo – Zélia Duncan
  • O Grande Presidente – Alcione
  • Dia do Fico – Moska
  • Aquarela Brasileira – Simone
  • Os Cinco Bailes da História do Rio – Dona Ivone Lara & Toni Garrido
  • Dona Beija, Feiticeira de Araxá – Leci Brandão
  • Sublime Pergaminho – Emílio Santiago
  • Heróis da Liberdade – Maria Rita
  • Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade – Lenine
  • Os Sertões – Fernanda Abreu
  • Hino nacional – Cavaleiros De Jorge
Aprenda e ensine com músicas de carnaval. É divertido e educa!

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