9 de nov. de 2018
Livros do Professor José Pacheco.
Hoje (09/11/2018) em um bate papo informal com o Prof. José Pacheco ouvimos e discutimos sobre INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO (SERÁ?).....falamos dos modismos, dos usos tecnicistas das tecnologias digitais, dos tantos institutos que aparelham nossa educação pública (Ayrton Senna, Singularidades, Natura, Todos pela Educação e por aí vai)...o Professor autorizou-me a compartilhar com vocês três livros. Aproveitem a leitura. Vale a pena.
Livros do Professor José Pacheco.
O compartilhamento dos mesmos foi autorizado pelo próprio. Leiam, reflitam, questionem e avancem.
1 - Aprender em comunidade;
2 - Dicionário de valores;
3 - Denunciar e anunciar.
Link - https://www.facebook.com/profissaoprofessortecedor/posts/1935086603239715
31 de out. de 2018
Metodologias ativas: o fim do mundo?
Descubra as mudanças que as metodologias ativas trazem para a educação.
Será que em dois mil e dezoito anos d.C. vivemos o fim do mundo? Depende de que fim se fala! Não há mais conforto em certas formas de lidar com o ensino e a aprendizagem. Professores e estudantes parecem incomodados com o sistema educacional. Por que será?
Se lembrarmos da escola há cerca de trinta e poucos anos, em uma sala de aula do antigo segundo grau (hoje ensino médio) o professor, praticamente a única fonte de informações disponível, expunha seu conteúdo e, para que esse conhecimento fosse ainda mais absorvido, lançava mão de um trabalho para casa. “TRAGAM NA PRÓXIMA SEMANA UM TRABALHO EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO PAUTADA COM NO MÍNIMO QUATRO PÁGINAS SOBRE O ASSUNTO DA AULA DE HOJE. FAÇAM A CAPA COM PAPEL SEM PAUTA”. Esse brado era ouvido frequentemente naquela época! Alunos e alunas buscavam nas fontes de informação disponíveis, geralmente revistas e jornais que tinham em casa, enciclopédias ou, por fim, a biblioteca da cidade. No dia marcado, lá estavam várias e várias folhas de papel cheias de conhecimentos para o professor avaliar e comprovar a absorção mais efetiva do conhecimento.
Mudanças na educação
De lá para cá, algumas mudanças ocorreram e gostaria de destacar duas que parecem transformar as nossas relações de aprendizagem. A primeira é a forma de acesso à informação e acaba por influenciar diretamente a segunda, que é a forma de abordagem, o método.
Pois bem, nos últimos anos, nossa rede de informações ampliou-se assustadoramente e as revistas, os jornais, TVs, rádios e bibliotecas ganharam a companhia da grande rede mundial denominada WWW (World Wide Web), sistema em hipermídia que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na internet. A tradução literal de World Wide Web é “teia em todo o mundo" ou “teia do tamanho do mundo" e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo como se fosse uma teia.
E agora? O sistema educacional vê-se emaranhado, envolvido e às vezes julga-se “preso” nessa teia de informação e conhecimento com características rizomáticas e que o coloca em “cheque”, logo ele, a raiz do conhecimento. Como assim? Como assim a escola, a universidade e o professor não serem mais as FONTES de informação dos alunos? Como lidar com essa transformação que não marcou hora e muito menos mandou aviso de chegada, que adentrou sem bater à porta e sem ao menos pedir licença? Seria o fim da transmissão da informação como única metodologia do sistema educacional?
Metodologias ativas e a nova função das escolas
Na era da sociedade em rede em que há abundância de informação com acesso muito facilitado, a escola e a universidade começam a perceber que suas funções sociais precisam ser reavaliadas. Se no passado recente eram tidas como um oásis no deserto, precisam agora lidar com um dilúvio de informações e ajudar os estudantes a nadar/surfar nas redes digitais de informação e comunicação.
Nesse contexto, somente transmitir informação deixa de ter sentido e passa a ser interessante aprender a lidar com ela a ponto de transformá-la em conhecimento. Com metodologias ativas, o foco deixa o conteúdo (a informação) e apega-se à aprendizagem e ao estudante. Transmitir ainda tem o seu valor, mas somente essa estratégia não dá mais conta da tecitura de conhecimentos constantes e mutantes.
Novas formas de ensinar emergem conjuntamente às novas formas de aprender. Com as metodologias ativas pode ser facilitado o compartilhamento de saberes e fazeres e o professor transmissor de informações passa também a construir e a tecer conhecimentos com sua atenção voltada para a aprendizagem e para o aprendiz.
Por isso, adquirir conhecimento e se capacitar na área lhe ajudará a perceber o porquê e o como aplicar metodologias ativas, que não são nenhum fim do mundo, mas, pelo contrário, vêm somar ainda mais a sua prática docente.
Autor:
SANDRO RIBEIRO
Educador físico
Doutorando em Educação. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA), Especialista em Design Instrucional para o EAD Virtual (UNIFEI), Especialista em Escolas de Horário Integral (UERJ), Especialista em Educação Motora (UNIFOA/UNICAMP). Google Certified Educator e Microsoft Inovator Educator.
26 de out. de 2018
PARABÉNS DARCY RIBEIRO
Hoje Darcy Ribeiro completaria 96 anos. O imortal ministro, senador e vice-governador do Rio de Janeiro. Uma das mentes mais brilhantes que a Academia Brasileira cultivou e acolheu.
Seu esforço pela compreensão da identidade nacional, lapidado em "O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil" (1995), é referência ideológica da FNT, obra da maior generosidade e que ainda não foi devidamente celebrada e compreendida.
Mas, certamente, o "fazedor de coisas", como ele gostava de se definir, legou nas universidades que idealizou (UnB e UENF) e na construção de cinco centenas de CIEPs suas maiores realizações. Somente o hercúleo esforço de quem coloca o Brasil e seu povo acima de qualquer satisfação pessoal é capaz de materializar ideias de tal magnitude.
PARABÉNS QUERIDO DARCY.
22 de out. de 2018
Conheça o Docência Criativa
A formação continuada, em serviço e inicial são nossos principais focos. Acreditamos que a profissão de professor necessita de constante formação.
Site - https://docenciacriativa.com/home
Nem presidente, nem governador pode alterar currículos escolares.
“Trata-se de um documento estabelecido como norma e, assim sendo, deve ser implementado independentemente de quem esteja no governo federal ou estadual”.
https://www.cpp.org.br/informacao/noticias/item/13181-bncc?fbclid=IwAR16sOTdKSqXyOzGMFKboeGt9Qk3a_O4oe2f3YF0FR-TobJE2FpNVA6AHQA
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