15 de dez. de 2010

Formação de EDUCADORES


 Formação de EDUCADORES


LUIZ CARLOS FORMIGA

Onde se dá a formação de educadores?

Licenciaturas? Faculdade de Educação? Onde elas ficam? Universidades?

Toda banda larga é inútil, se a mente for estreita diz mensagem do "Momento espírita".

É preciso resgatar valores na universidade? Banda larga e mente estreita, fora e dentro da universidade?

Eis a ideia veiculada numa determinada campanha publicitária nacional, que toca numa temática bastante interessante.

Nos tempos da velocidade da informação, e da conectividade em tempo real com o mundo todo, é necessário pensar. Pensar se tudo isso, realmente, está sendo utilizado em favor do desenvolvimento humano

Será apenas mais uma distração criada pela alma imatura do homem terreno?

Sim, pois, se pouco ou nada nos acrescenta como espíritos, no que diz respeito ao nosso progresso moral, ao nosso melhor comportamento.

De que nos adianta?

De que nos adianta ter a facilidade no acesso à informação, se não sabemos o que fazer com ela?

De que adianta ficar sabendo de tantas e tantas coisas, se não sabemos selecionar o que eu quero e o que eu não quero para mim?

Toda banda larga é inútil, se a mente for estreita.

A mente estreita é esta que se perde em meio a tantas possibilidades, sem saber para onde ir.

Naufragam ao invés de navegarem na sociedade do terceiro milênio. A tecnologia está à nossa disposição para nos ajudar. É o conhecimento intelectual engendrando o progresso moral, propiciando o adiantamento do ser humano, e não sua destruição.

O que mudou na universidade dominada pelo materialismo?

Como aproveitar a agilidades tecnológicas da nova era na universidade?

Sejamos nós estes de mente larga, que querem e trabalham pelo bem comum, das mais diferentes formas possíveis.

Não podemos esquecer do investimento contra o materialismo que impera na universidade, formadora de educadores influenciados pelo marxismo.

Como pensar em formação de educadores sem pensar em valores espiritualistas na universidade?

Busquemos a plenitude intelecto-moral, conforme tão bem acentua o codificador (foto).

O Professor no Jornal dos Espíritos diz assim:

"Um professor universitário me escreveu e disse que deseja trabalhar valores espíritas junto ao alunado do seu Estado. Muito boa notícia esta de trabalhar valores espíritas na universidade (terreno inóspito). Muitos alunos não foram "trabalhados" adequadamente no período infantil, o que torna o nosso trabalho pouco atraente. O movimento espírita parece não se importar muito com o universitário. Que sugestões práticas faria para o professor e que material bibliográfico poderia enviar-lhe como suporte? Agradeço a ajuda, pois estou com esse "espinho na carne". Transmita esse meu pedido aos universitários que conheça pedindo sugestões. Podem ser funcionários da universidade federal, estadual, particular, alunos, professores e todos os que um dia passaram por lá (formados ou aposentados). SOS.

Responda-me assim que encontrar um tempo pra esse amigo.

Sua colaboração é muito valiosa. Escreva para a redação."

ESPÍRITAS universitários - http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/colunistas.htm

O Grupo Estudos Espíritas Avançados (GEAE) relembra os "Valores Espíritas na Universidade" dizendo que: "Através da correspondência eletrônica chegou-me a notícia de que um Professor Universitário desejava trabalhar valores espíritas junto ao alunado do seu Estado. Como o Rio de Janeiro já havia tomado essa iniciativa num passado recente fui consultado. Revi os primeiros dias, não antes de lembrar o educador Rubem Alves: "O primeiro ato de domínio exige que o dominado esqueça o seu nome, perca a memória do seu passado, não mais se lembre de sua dignidade." De forma ligeira, fiz algumas anotações para não perder a memória do passado no Núcleo Espírita Universitário do Fundão (NEU-Fundão).
Muito boa esta notícia de trabalhar valores espirituais na universidade (terra escaldante). Muitos alunos não foram "trabalhados" adequadamente no período infantil, o que torna nosso trabalho pouco atraente, mesmo, quando utilizamos, como estratégia, temas ligados aos problemas atuais. Na época que ajudamos a fundar o NEU-Fundão esses desafios eram Sexo, Drogas, DSTs, AIDS, Hansenísae, Curas Espirituais e Regressão de Memória, mas, mesmo assim, foi complicado. Como também era pesquisador com o Pires na Mão já havia desenvolvido alto grau de resistência à frustração, o que me ajudou muito. Isso não deve ser considerado um desestímulo, mas uma dose da vacina contra os primeiros fracassos (Resiliência *).
A universidade é um terreno complicado e tentamos dar uma idéia disso no "Universidade da Alma. Cidade Universitária do Espírito", que está no link http://www.espirito.org.br/portal/artigos/geae/universidade-da-alma.html. Só não desisti porque sempre lembrava das palavras de um outro Professor do nosso "ginasial" (Newton G. de Barros) e que coloquei como "grande final" no artigo Sexo: Artigo de Compra e Venda ( http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/sexo--artigo-de-compra-e-venda.html ).



"Nas salas de aula desses cinquenta e tantos anos de magistério, sempre olhei o adolescente, apiedado... E ouvia Jesus na página maravilhosa de Boa Nova: Pedro, eles não são pecadores... Eles são somente frágeis... E a fragilidade se mistura com os nossos conhecimentos de Física, de Química, de Biologia, de Psicologia... E as vontades? Como despertar as vontades? Como fortalecer os frágeis? Como ativar as vontades para querer o melhor para os próprios espíritos?
Mas sobe à superfície da memória a "Parábola do semeador: - O Semeador saiu a semear... Atirou as sementes, amorosamente... Umas caíram na terra escaldante e feneceram... Outras caíram ao alcance dos pássaros e foram deglutidas... Outras cresceram entre espinheiros e foram sufocadas... Mas outras caíram em terreno fértil... E produziram uma por trinta... uma por sessenta... uma por cem... e deram muitos frutos bons...
Bezerra de Menezes desce de alturas não mensuráveis e nos diz pelas mãos sagradas hoje, de Francisco Cândido Xavier: A legenda agora é kardequizar... Semear as sementes escolhidas... e confiar na fertilidade dos terrenos...
Deixei mais links para que o Professor Universitário tenha ideia deste trabalho de "kardequizar na universidade..." e possa também ver "sementes escolhidas".
"Espiritismo na Universidade"

http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=5207
Antiga HP do NEU-RJ - http://www.zap.to/neurj
Afinal, quando sabemos de onde viemos sempre é mais fácil determinar para onde vamos." http://www.geae.inf.br/pt/boletins/geae544.pdf
O Jornal dos Espíritos "apela" para a resiliência (espírita)

http://www.jornaldosespiritos.com/2007.3/col49.1.htm 
Realmente, resgatar valores é um grande desafio diante do materialismo universitário.

Aí aprovar o aborto é fácil!

http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=10&texto=524
E você? Onde fica?

Pode ajudar ampliando essas reflexões? No mínimo, pode convocar aquele amigo que como você também está preocupado com o materialismo que reina na faculdade de educação. Envie para ele essas questões. A semente pode cair em terreno fértil. Confiemos, mas vamos também semear.
Ir para página principal...
Jornal dos Espíritos - o seu jornal espírita na internet

Copyright 2005 - Todos os direitos reservados.

redacao@jornaldosespiritos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog