Confúcio vem nos oferecendo um importante indicativo para os processos de formação desde o século IV aC: "Ouço e me esqueço. Eu vejo e me lembro. Eu faço e compreendo". A fim de usar esse pensamento sábio nos processos de capacitação de equipes, leia abaixo 6 Dicas para Criar Excelentes Cursos Online:
1. Conheça o seu público.
A primeira coisa que você precisa fazer para criar um curso on-line é saber quem é o seu público: é preciso descobrir seus conhecimentos, habilidades e níveis de especialização. Afinal, se você não tem uma ideia clara do que eles já sabem, que habilidades que eles possuem atualmente e no que eles precisam para avançar, será difícil desenvolver um curso que irá oferecer-lhes valor real.
A primeira coisa que você precisa fazer para criar um curso on-line é saber quem é o seu público: é preciso descobrir seus conhecimentos, habilidades e níveis de especialização. Afinal, se você não tem uma ideia clara do que eles já sabem, que habilidades que eles possuem atualmente e no que eles precisam para avançar, será difícil desenvolver um curso que irá oferecer-lhes valor real.
2. Prenda a atenção do seu aluno.
Como um primeiro passo para prender a atenção dos alunos, considere o desenvolvimento de uma introdução atraente, que seja interessante para o aluno. Em seguida, considere o uso de humor como uma maneira de manter o aluno atento, usar pequenas doses de humor é uma ferramenta inestimável para impulsionar a memória, uma vez que por alguma razão, nossos cérebros preferem lembrar informações incomuns. Além disso, para ajudá-los a reconhecer facilmente e memorizar conceitos-chave, certifique-se de repeti-los várias vezes ao longo de seu treinamento on-line, além de destacá-los corretamente usando fontes arrojadas, cores diferentes ou colocando-os em caixas. Desta forma, você vai oferecer aos alunos a oportunidade de se concentrar no que é realmente importante desde o início.
Como um primeiro passo para prender a atenção dos alunos, considere o desenvolvimento de uma introdução atraente, que seja interessante para o aluno. Em seguida, considere o uso de humor como uma maneira de manter o aluno atento, usar pequenas doses de humor é uma ferramenta inestimável para impulsionar a memória, uma vez que por alguma razão, nossos cérebros preferem lembrar informações incomuns. Além disso, para ajudá-los a reconhecer facilmente e memorizar conceitos-chave, certifique-se de repeti-los várias vezes ao longo de seu treinamento on-line, além de destacá-los corretamente usando fontes arrojadas, cores diferentes ou colocando-os em caixas. Desta forma, você vai oferecer aos alunos a oportunidade de se concentrar no que é realmente importante desde o início.
3. Crie uma estrutura efetiva para o curso online
É impossível absorver muitas informações em um período de tempo limitado, então, crie uma estrutura de curso "amigável ao cérebro", na qual grandes volumes de informação são divididos em “doses menores”. Quanto mais "passo-a-passo" mais fácil será para os alunos assimilarem o conteúdo de maneira eficaz. Alternar textos com imagens e vídeos com áudio, apresentam uma variedade de conteúdos apresentados de maneiras diferentes, atendendo às demandas especificas de aprendizagem individual. Finalmente, considere criar situações de "causa e efeito " com a maior frequência possível durante todo o seu curso de treinamento on-line. Quando os alunos podem logicamente ligar ou associar duas informações diferentes, eles são capazes de processá-las e mantê-las de forma mais eficaz. Em outras palavras, quanto mais clara e logica a estrutura do seu curso, mais fácil será para os alunos se lembrarem dele.
É impossível absorver muitas informações em um período de tempo limitado, então, crie uma estrutura de curso "amigável ao cérebro", na qual grandes volumes de informação são divididos em “doses menores”. Quanto mais "passo-a-passo" mais fácil será para os alunos assimilarem o conteúdo de maneira eficaz. Alternar textos com imagens e vídeos com áudio, apresentam uma variedade de conteúdos apresentados de maneiras diferentes, atendendo às demandas especificas de aprendizagem individual. Finalmente, considere criar situações de "causa e efeito " com a maior frequência possível durante todo o seu curso de treinamento on-line. Quando os alunos podem logicamente ligar ou associar duas informações diferentes, eles são capazes de processá-las e mantê-las de forma mais eficaz. Em outras palavras, quanto mais clara e logica a estrutura do seu curso, mais fácil será para os alunos se lembrarem dele.
4. Responder às emoções dos funcionários.
Como já sabemos, as emoções amplificam a memória . Na verdade, tem sido provado que, sem o elemento emocional, é difícil para a memória de longo prazo guardar efetivamente a informação. Assim, se você estiver interessado em criar um curso que produz formação de memória a longo prazo, você precisa projetá-lo de uma maneira que o seu conteúdo provoque respostas emocionais nos alunos. Em outras palavras, se você quiser facilitar a memória do seu público, você precisa seguir uma abordagem emocionalmente orientada . Uma ótima maneira de criar conteúdo que ofereça valor emocional aos funcionários é a narração de histórias e cenários , que têm um enorme valor na melhora da memória, ajudando seu público a se concentrar em seu conteúdo e lembrá-lo por um longo tempo.
Como já sabemos, as emoções amplificam a memória . Na verdade, tem sido provado que, sem o elemento emocional, é difícil para a memória de longo prazo guardar efetivamente a informação. Assim, se você estiver interessado em criar um curso que produz formação de memória a longo prazo, você precisa projetá-lo de uma maneira que o seu conteúdo provoque respostas emocionais nos alunos. Em outras palavras, se você quiser facilitar a memória do seu público, você precisa seguir uma abordagem emocionalmente orientada . Uma ótima maneira de criar conteúdo que ofereça valor emocional aos funcionários é a narração de histórias e cenários , que têm um enorme valor na melhora da memória, ajudando seu público a se concentrar em seu conteúdo e lembrá-lo por um longo tempo.
5. Desenvolva o curso interativo e conveniente.
A fim de oferecer aos alunos uma experiência de treinamento positiva, o seu conteúdo deve ser apresentado da maneira mais interessante possível. Estimule o interesse de seu público e os níveis de engajamento adicionando jogos, recursos multimídia e outros elementos interativos. Esqueça as telas de informações e se concentre na criação de uma série de atividades que entretêm os alunos e permitem que eles pratiquem procedimentos operacionais úteis. Quanto mais envolvente for seu processo de formação, mais fácil será para o público se lembrar do que está aprendendo. Além disso, certifique-se sempre que o seu curso é realmente fácil de acessar e participar. Considere implementar o aprendizado móvel , para que seu público-alvo possa acessar seu curso online em qualquer lugar e a qualquer hora.
A fim de oferecer aos alunos uma experiência de treinamento positiva, o seu conteúdo deve ser apresentado da maneira mais interessante possível. Estimule o interesse de seu público e os níveis de engajamento adicionando jogos, recursos multimídia e outros elementos interativos. Esqueça as telas de informações e se concentre na criação de uma série de atividades que entretêm os alunos e permitem que eles pratiquem procedimentos operacionais úteis. Quanto mais envolvente for seu processo de formação, mais fácil será para o público se lembrar do que está aprendendo. Além disso, certifique-se sempre que o seu curso é realmente fácil de acessar e participar. Considere implementar o aprendizado móvel , para que seu público-alvo possa acessar seu curso online em qualquer lugar e a qualquer hora.
6. Mostre os benefícios reais do treinamento on-line.
Esta última dica é de extrema importância: para criar uma experiência de treinamento válida, é preciso colocar as informações que você quer que os alunos absorvam no mundo real. A informação se solidifica em nossas memórias de longo prazo somente se tivermos a oportunidade de refletir sobre ela. Permita que os alunos vejam-se em cenários que ofereçam benefícios reais e dêem-lhes a oportunidade de agir e fazer escolhas. Falando de escolhas, também é válido considerar permitir que seus alunos cometam erros. Uma abordagem de aprendizagem baseada em erro aumenta significativamente a memória, pois permite que o público falhe em um ambiente sem risco e, em seguida, lembre-se das conseqüências ao lidar com o problema real na vida real.
Esta última dica é de extrema importância: para criar uma experiência de treinamento válida, é preciso colocar as informações que você quer que os alunos absorvam no mundo real. A informação se solidifica em nossas memórias de longo prazo somente se tivermos a oportunidade de refletir sobre ela. Permita que os alunos vejam-se em cenários que ofereçam benefícios reais e dêem-lhes a oportunidade de agir e fazer escolhas. Falando de escolhas, também é válido considerar permitir que seus alunos cometam erros. Uma abordagem de aprendizagem baseada em erro aumenta significativamente a memória, pois permite que o público falhe em um ambiente sem risco e, em seguida, lembre-se das conseqüências ao lidar com o problema real na vida real.
Agora que você conhece essas estratégias, revise suas ações educacionais! Implemente!
IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional