9 de jul. de 2016

[PARA PROFESSORES] Unesco oferece curso de extensão EAD gratuito

Programa Apoio ao Professor da UNESCO: formação continuada de professores e especialistas em educação, na modalidade a distância.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(UNESCO) em parceria com o Instituto Phorte Educação oferecem um curso online para professores e especialistas em Educação. O curso tem como principal objetivo destacar subsídios para um bom planejamento pedagógico com a utilização de novas ferramentas, passando pelo seu uso em avaliações escolares e favorecendo o trabalho com competências e habilidades em sala de aula.

Sobre o Programa

Apoio ao Professor é um programa de extensão universitária para a formação continuada de educadores e especialistas na área de educação de todo o território nacional.  O curso é namodalidade a distância, totalmente gratuito e divide-se em 4 módulos de 12 horas cada. Especialmente preparado para quem busca aperfeiçoamento e crescimento profissional.
O desafio que surgiu com o surgimento de novas tecnologias motivou e levou à concepção e elaboração de um curso que atualize os profissionais sobre o uso dessas tecnologias e suas possibilidades para o ensino médio e fundamental, capacitando-os a utilizar na prática as inúmeras ferramentas digitais como livros didáticos digitais, blogs, wikis, rádio-web, videoaulas, tabelas e formulários de avaliação, simuladores, podcasts e muitas outras ferramentas.

Os módulos

1. Novas tecnologias na aprendizagem: Aspectos Filosóficos
2. Novas tecnologias na aprendizagem: Didática Aplicada
3. Novas tecnologias na aprendizagem: Novas Plataformas
4. Novas tecnologias na aprendizagem: Políticas Educacionais

Quem pode cursar

Qualquer pessoa atuante ou que esteja se preparando para atuar na educação pode fazer os cursos de extensão universitária disponibilizados pelo programa Apoio ao Professor.
Quem cursou ou está cursando qualquer área de graduação voltada à educação, como Pedagogia, as licenciaturas e todas as outras que se relacionam à escola: gestores, educomunicadores, bibliotecários, assistentes sociais, psicólogos educacionais e educadores sociais.

Como fazer a matrícula

A matrícula deve ser feita neste endereço: Apoio ao Professor Matrícula. Basta clicar em um módulo e preencher o formulário. Depois é só aguardar o email de confirmação. A senha é enviada em até 48 horas após a matrícula.
FONTE: BlastingNews

7 de jul. de 2016

Sesi oferece 11 mil vagas em curso EAD com Certificação

O Sesi está com 11,4 mil vagas abertas em 57 cursos gratuitos de EaD (Educação a Distância) em diversas áreas e os interessados podem consultá-los no portal de educação a distância.
“Além de gratuitos, esses cursos permitem aos alunos a impressão do certificado após a conclusão”, reforçou o gestor de Educação Continuada do Sesi, Luciano Ferraz Servantes, completando que esse total de vagas está disponível somente até o fim do mês de julho.
Ainda segundo ele, os cursos disponibilizados na plataforma do Sesi permitem o aperfeiçoamento na atuação profissional e atualização de habilidades e competências. “O ensino a distância é uma ferramenta que permite redimensionar tempo e espaço, além do acesso fácil pelo computador, tablet ou android”, afirmou.
Os alunos podem aprender de forma interativa na nova plataforma disponibilizada pelo Sesi por meio de web conferência, chat real e virtual, além de interagir com o material e comunicar-se com outros alunos, realizar atividades avaliativas e acompanhar o progresso.

CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO (Clique sobre o curso desejado para saber mais sobre ele):
Para demais cursos acesse o link abaixo:

Uma parceria entre a UNESCO e o Instituto Phorte Educação: Cursos Inteiramente gratuitos!

#notadaSe - Parece ser legal, me inscrevi - Didática aplicada


http://www.apoioaoprofessor.com.br/matricula/

O curso online “Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental”, é uma parceria entre a UNESCO e o Instituto Phorte Educação, um conteúdo totalmente gratuito .  É dividido em 4 módulos de 12 horas e destaca subsídios para um planejamento pedagógico apoiado no uso das novas ferramentas,  passando pelo seu uso na avaliação escolar e favorecendo o trabalho com habilidades e competências na sala de aula. O currículo aborda a utilização prática-reflexiva de inúmeras ferramentas digitais, como simuladores, livros didáticos digitais, tablets e dispositivos móveis, blogswikispodcasts, rádio-web, videoaulas, repositórios de objetos educacionais, portfólios digitais, tabelas e formulários de avaliação, visitas de campo virtuais, em um planejamento que permite o desenvolvimento de competências do professor para a busca, classificação, armazenamento, validação e reutilização da informação encontrada na Web, visando sempre a geração estruturada de conhecimento.
Os cursos oferecidos:
1. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: ASPECTOS FILOSÓFICOS
2. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: DIDÁTICA APLICADA
3. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: NOVAS PLATAFORMAS
4. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: POLÍTICAS EDUCACIONAIS
5. GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
6. CULTURA E DIVERSIDADES:GÊNEROS TEXTUAIS EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
A promoção de liberarmos um curso todo mês inteiramente gratuito para reforçar a sua capacitação continua:
No mês de Julho/2016 o curso escolhido é:
CULTURA E DIVERSIDADES:GÊNEROS TEXTUAIS EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
Carga horária: 40 horas

Docente: Profa. Cristhiane de Souza
Preencha o formulário e receba a sua senha em até 48 horas.

Cada educador pode realizar o módulo que desejar ou ainda todos os módulos. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para nossa equipe:  contato@apoioaoprofessor.com.br
O Instituto Phorte agradece sua participação neste processo de capacitação de nossos amados professores!
Divulgue este projeto, multiplique o saber.

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O curso online “Novas Tecnologias para a Aprendizagem no Ensino Médio e Fundamental”, é uma parceria entre a UNESCO e o Instituto Phorte Educação, um conteúdo totalmente gratuito .  É dividido em 4 módulos de 12 horas e destaca subsídios para um planejamento pedagógico apoiado no uso das novas ferramentas,  passando pelo seu uso na avaliação escolar e favorecendo o trabalho com habilidades e competências na sala de aula. O currículo aborda a utilização prática-reflexiva de inúmeras ferramentas digitais, como simuladores, livros didáticos digitais, tablets e dispositivos móveis, blogswikispodcasts, rádio-web, videoaulas, repositórios de objetos educacionais, portfólios digitais, tabelas e formulários de avaliação, visitas de campo virtuais, em um planejamento que permite o desenvolvimento de competências do professor para a busca, classificação, armazenamento, validação e reutilização da informação encontrada na Web, visando sempre a geração estruturada de conhecimento.
Os cursos oferecidos:
1. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: ASPECTOS FILOSÓFICOS
2. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: DIDÁTICA APLICADA
3. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: NOVAS PLATAFORMAS
4. NOVAS TECNOLOGIAS NA APRENDIZAGEM: POLÍTICAS EDUCACIONAIS
5. GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
6. CULTURA E DIVERSIDADES:GÊNEROS TEXTUAIS EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
A promoção de liberarmos um curso todo mês inteiramente gratuito para reforçar a sua capacitação continua:
No mês de Julho/2016 o curso escolhido é:
CULTURA E DIVERSIDADES:GÊNEROS TEXTUAIS EM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
Carga horária: 40 horas

Docente: Profa. Cristhiane de Souza
Preencha o formulário e receba a sua senha em até 48 horas.

Cada educador pode realizar o módulo que desejar ou ainda todos os módulos. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para nossa equipe:  contato@apoioaoprofessor.com.br
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Drops Pedagogia - O Fantástico Método de Maria Montessori


O FANTÁSTICO MÉTODO DE MARIA MONTESSORI



fantástico método de Maria Montessori
Um gênio! Só assim pode ser definida em uma palavra Maria Montessori, psiquiatra, pedagoga, filósofa, pesquisadora, educadora e voluntária italiana, nascida em 1870 cujo método por ela criado transformou a pedagogia no mundo inteiro.
Se na escolinha do teu filho existem mesinhas, cadeirinhas e pias baixinhas, Maria Montessori esteve ali. Esteve e está presente em mais de 20.000 escolas de todos os continentes que seguem o seu método de ensino. Já as mesinhas, ou seja, a adaptação do mundo adulto à criança fora uma ideia por ela criada e seguida praticamente por TODAS as escolas.
Tudo começou com uma sua constatação básica da vida: a criança é um ser completo, totalmente capaz e criativo. Apenas precisam de liberdade para desenvolver as atividades que matem a sua sede por conhecimento, atividades estas que lhes desenvolvem a concentração e consequentemente a disciplina.Um indivíduo disciplinado é capaz de se guiar sozinho quando tiver que enfrentar e seguir as regras da vida.
Mas para que tudo isso ocorra, é necessário dar às crianças a liberdade de escolha para que cada uma delas possa explorar o que quiser, e assim, desenvolver o interesse que a levará à concentração.

Criança que trabalha não dá trabalho

A metáfora com a música pode dar a ideia de que se trate de trabalho infantil. Não se trata disso. A palavra trabalhar poderia ser trocada por brincar, mas o método montessoriano usa mesmo trabalhar pois, para Maria Montessori, a criança se torna pessoa através do trabalho.
Maria Montessori
A educadora foi a primeira mulher a se formar médica na Universidade Sapienza em Roma e começou a trabalhar com crianças com problemas mentais. Aquelas que todos viam como "coitadas", “incapacitadas ou menos capazes” Maria, diferentemente, via como capazes e passou a tratar estas crianças como tais, ajudando-as em seus desenvolvimentos. “Ajuda-me a fazer sozinho” poderia ser a frase que resume todo o seu ponto de vista sobre a necessidade infantil em explorar o mundo.
Poderíamos falar horas sobre este gênio que desenvolveu um método ainda hoje tão inovador, que depois de mais de 100 anos passados, será adaptado às novas tecnologias em aplicações para celular e tablets como materiais didáticosinterativos (uma das fortes características montessoriana).
Mas não precisaria necessariamente ter acesso aos materiais didáticos paraaplicar o método montessori na educação do teu filho. Bastaria não vê-lo como incapaz ou muito pequeno para desenvolver determinadas atividades que os pais geralmente acham, por exemplo, perigosas. As crianças são curiosas por natureza e deixá-las explorar o mundo como elas quiserem (dentro obviamente de um limite imposto) é colocar em prática o pensamento montessoriano.

Como fazer isso?

Simples, deixe a criança te ajudar em casa nas tarefas diárias. Quanto a idade e as tarefas sugeridas abaixo, inclusive, temos que falar de outra característica do método montessoriano: individualizar a criança, ou seja, cada um é cada um, um gosta muito de matemática, outro menos. Com dois anos a criança pode fazer asatividades aqui sugeridas ou não, cada um é cada um. Veja algumas sugestões e observe teu filho.
Com um ano e meio, dois anos, a criança já pode te ajudar a descascar a mexerica, a banana, o amendoim, o pistache…Você pode supervisionar mas não fique me cima, deixe a criança fazer no tempo dela e deixe que ela descubra sozinha como fazer melhor.
Maria Montessori 2
A partir dos dois anos ela pode te ajudar a espremer laranja e a colocar o suco do espremedor no copo, a cortar a maçã, obviamente com uma faca não afiada, assim como a cenoura e outras verduras cozidas. Inclusive, esta tarefa pode fazer com que se interessem mais em comer o alimento que cortaram, facilitando a tarefa de mãe em dar alimento saudável ao filho.
Maria Montessori 3
Nessa mesma idade, ou até antes, deixe-as te ajudarem a preparar a comida, por exemplo, a passar o bolinho no ovo batido e na farinha de rosca antes de fritar ou assar; a usar o funil (elas amam um funil); a preparar o pão (tem coisa mais fofa que mãozinhas na massa?); a arrumar a mesa; a tirar o pó dos móveis; a limpar o chão; limpar um vidro; ajudarem na jardinagem; a lavar louça (em escolas montessorianas, existem até mesmo pias baixinhas para as crianças usarem. Em casa, que tal deixá-las lavar, por exemplo o babador, em uma bacia?).
Maria Montessori 4
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Maria Montessori 6
Maria Montessori 7
"O maior sucesso de uma professora é dizer: as crianças estão trabalhando como se eu não existisse."
"Uma prova de estar seguindo corretamente o nosso agir educativo é a felicidade da criança."
E viva Maria Montessori!
Leia também:
Fonte fotos: facebook.com
Fonte foto capa: wikipedia.org

5 de jul. de 2016

Drops Pedagogia - Os estágios do Desenvolvimento segundo Henry Wallon

Os estágios do Desenvolvimento segundo Henry Wallon 

Para Henry Wallon, gênese da inteligência é genética e organicamente social, ou seja, "o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar" ((Dantas, 1992). Wallon tomou por base o desenvolvimento psíquico da criança, que aparece descontínuo, marcado por contradições e conflitos, resultado da maturação e das condições ambientais, provocando alterações qualitativas no seu comportamento em geral.
  • Impulsivo-emocional, que ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico;
  • Sensório-motor e projetivo, que vai até os três anos. A aquisição da marcha e da prensão, dão à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Também, nesse estágio, ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" em atos motores. Como diz Dantas (1992), para Wallon, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;
  • Personalismo, ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas;
  • Categorial. Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior;
  • Predominância funcional. Ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas à tona.
Na sucessão de estágios há uma alternância entre as formas de atividades e de interesses da criança, denominada de "alternância funcional", onde cada fase predominante (de dominância, afetividade, cognição), incorpora as conquistas realizadas pela outra fase, construindo-se reciprocamente, num permanente processo de integração e diferenciação.
Wallon enfatiza o papel da emoção no desenvolvimento humano, pois, todo o contato que a criança estabelece com as pessoas que cuidam dela desde o nascimento, são feito de emoções e não apenas cognições.
Assim, categorizou em 4 elementos que estão em constante construção e desenvolvimento
  • AFETIVIDADE- possui papel fundamental no desenvolvimento da pessoa pois é por meio delas que o ser humano demonstra seus desejos e vontades. As transformações fisiológicas de uma criança (nas palavras de Wallon, em seu sistema neurovegetativo) revelam importantes traços de caráter e personalidade.
  • EMOÇÕES- é altamente orgânica, ajuda o ser humano a se conhecer. A raiva, o medo, a tristeza, a alegria e os sentimentos mais profundos possuem uma função de grande relevância no relacionamento da criança com o meio.
  • MOVIMENTO- as emoções da organização dos espaços para se movimentarem. Deste modo, a motricidade tem um caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento, quanto pela maneira com que ele é representado. A escola ao insistir em manter a criança imobilizada acaba por limitar o fluir de fatores necessários e importantes para o desenvolvimento completo da pessoa.
  • FORMAÇÃO DO EU- a construção do eu depende essencialmente do outro. Com maior ênfase a partir de quando a criança começa a vivenciar a "crise de oposição", na qual a negação do outro funciona como uma espécie de instrumento de descoberta de si própria. Isso acontece mais ou menos em torno dos 3 anos, quando é a hora de saber que "eu" sou. Imitação, manipulação e sedução em relação ao outro são características comuns nesta fase.

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