16 de nov. de 2012

Solução: ensinar valores humanos...


Prezado (a) professor (a),

Sabemos do drama vivido e corajosamente suportado pela maioria dos educadores no Brasil, tendo que enfrentar, além dos baixos salários (principalmente na escola pública), humilhações, desrespeito e até agressões físicas por parte de alunos, quando estes deveriam respeitá-los e mesmo reverenciá-los pelo que representam na construção de seus próprios futuros.
Tal situação está se tornando cada vez mais insuportável, sinalizando para a premência de se interromper esse fluxo perverso da agressividade e do desrespeito, essa mentalidade nefasta que exalta o que há de pior em a natureza humana.
Qual poderia ser a solução? Que fazer para ao menos começar a reverter essa situação tão deplorável, essa ausência de valores que não se restringe aos alunos nas escolas, mas se manifesta cada vez mais intensamente na sociedade, causando tanta infelicidade e desgraça?
Ora, a lógica aponta para a necessidade premente e urgente de se começar a ensinar Valores Humanos às crianças, ou seja, honestidade, ética, afetividade, justiça, não violência, respeito, etc., porque são elas, as crianças, os homens e mulheres do amanhã que poderão realizar tais mudanças, mas para isso é preciso começar a repassar-lhes esses valores com a maior urgência pssível.
O Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, está disponibilizado gratuitamente na Internet desde 2009, contendo 600 aulas já prontinhas, em português e também em espanhol.
A duração das aulas é de apenas 5 minutos para não interferir na programação das escolas, mas como são diárias, os muitos contos e narrativas criados especificamente para cada situação, vão levando os alunos a internalizar pouco a pouco os valores propostos, e a desenvolver respeito e amor pela natureza, pelos animais, pela vida, etc.
Também não é preciso capacitar professores para ministrá-las, nem são necessários recursos outros, tais como livros, cadernos ou demais materiais, e a implantação do Programa em sala de aula pode ser iniciada em qualquer época.

OBSERVAÇÃO: Para o ensino médio o Programa foi adaptado para aulas semanais, de 45/50 minutos, com o título: Ensinando Valores Humanos a Crianças e Adolescentes - Vols. 01 e 02.
Todas as informações e orientações pertinentes, inclusive um PASSO-A-PASSO, um PPS de demonstração, assim como todo o material didático, estão disponíveis gratuitamente no site www.cincominutos.org que, até o momento, registra em torno de 50.000 downloadas desse material, mas isso é quase nada ante o universo de escolas em nosso país e a profunda carência de valores em nossa sociedade.

O Programa "Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola" é de responsabilidade de um grupo informal de educadores, todos voluntários, e é apoiado pelo MEC, conforme se vê em seu site, no Portal do Professor, em Projetos Sociais e Educacionais:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=19

Fazemos votos para que essa escola venha a aderir ao programa em referência, ou a qualquer outro que tenha a mesma finalidade, caso ainda não o tenha feito, vindo assim a contribuir ainda mais efetivamente com a construção de uma sociedade melhor para nós e para nossos descendentes.

Cordialmente,

Saara Nousiainen
Coordenadora – Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola.
Tel. (85) 3249-6812

16 de out. de 2012

Exemplo de aluna

Eu não me importo se eu tenho que sentar no chão da escola. Tudo que eu quero é a educação. E eu não temo ninguém.Malala Yousafzai

15 de out. de 2012

Ser Professor - 15/10


Muitas vezes me perguntam como é ser professor e respondo com um sorriso.
Pois ser professor é uma mistura de tantas profissões de fé e de verdade que fica difícil descrever.
Ser professor é ter o abraço maternal, mas também a doce autoridade paterna;
é ter domínio do conteúdo que se pretende ensinar, porém saber o momento de dar voz aos alunos;
é ter a sabedoria e a temperança de um monge e a energia de comandante;
ter a sagacidade de um guerreiro e o discurso apaixonado e fervoroso de um sacerdote
Ser professor é ser um pouco psicólogo, médico e comediante
é ter um bom discurso próprio dos políticos engajados.
Ser estrategista, advogado, juiz e palestrante
Ser ator, programador, roteirista, plateia, clap e produtor
é ter o abraço de amigo para os momentos que as palavras faltarem.
é ter coragem para assumir suas falhas;
Sobretudo, ser professor é acreditar nos potencial de seus alunos e impulsioná-los ao mais além.
Ser professor é trabalho para poucos: exige fervor, luta e estudo continuado ao longo da jornada porque a educação não é uma ciência pronta e acabada.
Ensinar é mais do que fornecer conteúdo, é encaminhar para a vida, formar o futuro.
Pode não ser a mais desejada das profissões, nem a mais bem remunerada, mas certamente é a que dá maior satisfação existencial - a de formar outros profissionais.

Feliz Dia do Professor !
Profª Semíramis F. Alencar Moreira

10 de out. de 2012

Regras para um bom texto acadêmico

Regras para um bom texto acadêmico
Dúvida cruel de todo mundo que entra no maravilhoso(e desesperador) mundo acadêmico - como redigir aqueles complexos trabalhos, com tamanha maestria? Na minha mais recente experiência no Ensino Superior tenho encontrado mutos alunos com essa dúvida cruel. Dessa forma, resolvi escrever um pequeno manual acadêmico para quem quiser entender do riscado e se guiar. São regras gerais, que podem ser adaptadas ás necessidade do curso escolhido ou das orientações técnicas pertinentes á cada IES.
Para se redigir um bom texto acadêmico, você deve ter em mente o foco que quer se alcançar - o tema do trabalho que foi proposto. Você deve ler a bibliografia indicada, tecer suas próprias considerações sobre o texto, escrever um resumo do que foi lido e compreendido com suas próprias palavras. (grifado, em itálico e negrito para que fique bem compreendido!!!) 
Só então, a partir de um argumento, uma ideia-chave, você condensará e amarrará com as citações de autores, cujo pensamento fundamente o que você está escrevendo - é  o que chamamos de dialogar com os autores. Esses autores  que serão citados podem estar no texto indicado ou não.
Vale lembrar que toda citação deve ter aspas no início e no fim da mesma, em itálico, no espaçamento específico (expresso nas normas técnicas adotadas por cada universidade)e o autor deve ser sempre mencionado, por exemplo:  Segundo BORGES (2009) "Quando a necessidade de saber quem somos, porque vivemos e para onde vamos aporta em nossas vidas, motivamo-nos por questões que, desde que o homem começou a pensar sobre o porquê da existência do mundo(...)" Recuo de dois espaços para citações acima de três linhas também faz o texto ficar estéticamente bem disposto.
Evitem parágrafos muito longos, frases sem sentido ou argumentos fora do contexto- muitas vezes um professor acaba dando nota baixa num aluno pois seu pensamento não foi capaz de explicitar a ideia central do que foi solicitado no trabalho. 
O mais importante nos tempos atuais, além da coesão textual e da coerência é, sem dúvida, o plágio. Dessa forma, não copie textos ou faça recortes de textos da internet e os condense pois isso constitui plágio,  que é uma violação de direito autoral - o direito da propriedade intelectual. E como toda fraude, deve ser combatida pelos òrgãos públicos. Assim, não serão considerados artigos que contenha plágio, quer em parte, quer no todo da obra. e não pensem que é difícil um professor descobrir uma obra plagiada: hoje em dia há excelentes softwares que os professores utilizam para descobrir as farsas.
Não se esqueçam de reler o que foi escrito, passar o corretor de texto do word para corrigir aqueles errinhos de grafia e de concordância e checar se a formatação está certa antes de imprimir ou de enviar o artigo. Outro toque importante é que vocês procurem nomear o arquivo com um nome fácil, curto que faça menção á tarefa proposta (por exemplo: Atvidade 3.1 - Raquel) Isso mostra qual é a atividade e de quem é o trabalho.
Enfim, um bom trabalho acadêmico demanda disciplina, atenção, estudo e esmero. Acima de tudo, "Nunca desista de seus sonhos, pois se você fizer isso você continuará vivendo, mas terá deixado de existir" C. Chaplin
Profª Semíramis F. Alencar MoreiraTutora a distância - Licenciatura em Pedagogia EaD
Universidade Federal de Lavras - UFLA
Polo UAB Lavras

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