19 de dez. de 2012

Natal segundo o Espiritismo

Natal segundo o Espiritismo

Demétrio Pavél Bastos
Retornando o pensamento aos dias de criança, que já se colocam algo distantes, revejo as cenas dos natais que meus queridos pais me ofereceram: o necessário presépio, a árvore com os presentes e o indispensável Papai Noel... Eram expressões de seu amor para comigo; e como se esmeravam para que nenhum colorido faltasse ao mundo de fantasias de minha infância ! A proporção que o peso dos anos me vai vergando os ombros, mais e mais admiro o quanto representaram para mim.
Eles nunca esperavam gestos meus, ou palavras, de reconhecimento, pelo bem que me faziam; a recompensa de quem ama é a felicidade—e não a gratidão - dos entes queridos. Mesmo assim, rudemente intelectualizado, uma espécie de remorso me sobe à garganta, a se expressar nos olhos úmidos. A sabedoria dos pais consiste na paciência da espera de que o fruto-filho amadureça e compreenda, de forma tal que a paternidade termina por ser um prêmio por antecipação que o Pai Maior outorga a cada ser-filho, a exercitá-lo para tarefas de maior envergadura.
Mais tarde, espírita já, meus filhos não conheceram nem o presépio, nem a árvore de Natal, nem o velhinho Noel; só os presentes e as guloseimas persistiram. Em compensação, subiam morro acima comigo, juntamente com a "Mocidade Espírita João de Deus", a distribuir com "os menos afortunados da sorte", como se diz, um pouco do que nos sobrava... Aquela magia que minha infância conheceu, eles não viveram; forjavam-se noutra têmpera, de acordo com os talentos que recebi. Te-los-ei plantado bem ?
E, no escoar dos anos que se sucedem, vou acompanhando, de um lado, a progressiva massificação do conceito de que festejar o Natal é dar presentes (geralmente inúteis), é fazer festas; por outro lado, no seio do Movimento Espírita, a prudente e natural implantação de um Natal à moda espírita, num fatal aprimoramento do que reza a tradição, se vem firmando.
25 de dezembro é um pretexto mais do que bom para se reconciliarem irmãos; para se reexaminarem projetos que visem crescimento espiritual; para se vibrar intensamente a luz do Amor Universal; para se programar um Natal-Permanente.
Exemplifiquem os pais para os filhos que Natal não é dia de se cumprirem obrigações sociais, mas data convencionada para uma tomada de posição, rumo à vivência de 365 dias por ano, dos postulados da Doutrina Espírita e da sabedoria do Evangelho de JESUS !
Ajudemos a se consolidar O NATAL, SEGUNDO O ESPIRITISMO!

link original: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/natal/natal-segundo-o-espiritismo.html

Natal - desenhos para colorir

Lindos desenhos para colorir de diversas formas, basta imprimir. Diga Não à Comercialização do Natal!


















A Luz do Natal

Eu digo não à adultização

16 de nov. de 2012

Solução: ensinar valores humanos...


Prezado (a) professor (a),

Sabemos do drama vivido e corajosamente suportado pela maioria dos educadores no Brasil, tendo que enfrentar, além dos baixos salários (principalmente na escola pública), humilhações, desrespeito e até agressões físicas por parte de alunos, quando estes deveriam respeitá-los e mesmo reverenciá-los pelo que representam na construção de seus próprios futuros.
Tal situação está se tornando cada vez mais insuportável, sinalizando para a premência de se interromper esse fluxo perverso da agressividade e do desrespeito, essa mentalidade nefasta que exalta o que há de pior em a natureza humana.
Qual poderia ser a solução? Que fazer para ao menos começar a reverter essa situação tão deplorável, essa ausência de valores que não se restringe aos alunos nas escolas, mas se manifesta cada vez mais intensamente na sociedade, causando tanta infelicidade e desgraça?
Ora, a lógica aponta para a necessidade premente e urgente de se começar a ensinar Valores Humanos às crianças, ou seja, honestidade, ética, afetividade, justiça, não violência, respeito, etc., porque são elas, as crianças, os homens e mulheres do amanhã que poderão realizar tais mudanças, mas para isso é preciso começar a repassar-lhes esses valores com a maior urgência pssível.
O Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, está disponibilizado gratuitamente na Internet desde 2009, contendo 600 aulas já prontinhas, em português e também em espanhol.
A duração das aulas é de apenas 5 minutos para não interferir na programação das escolas, mas como são diárias, os muitos contos e narrativas criados especificamente para cada situação, vão levando os alunos a internalizar pouco a pouco os valores propostos, e a desenvolver respeito e amor pela natureza, pelos animais, pela vida, etc.
Também não é preciso capacitar professores para ministrá-las, nem são necessários recursos outros, tais como livros, cadernos ou demais materiais, e a implantação do Programa em sala de aula pode ser iniciada em qualquer época.

OBSERVAÇÃO: Para o ensino médio o Programa foi adaptado para aulas semanais, de 45/50 minutos, com o título: Ensinando Valores Humanos a Crianças e Adolescentes - Vols. 01 e 02.
Todas as informações e orientações pertinentes, inclusive um PASSO-A-PASSO, um PPS de demonstração, assim como todo o material didático, estão disponíveis gratuitamente no site www.cincominutos.org que, até o momento, registra em torno de 50.000 downloadas desse material, mas isso é quase nada ante o universo de escolas em nosso país e a profunda carência de valores em nossa sociedade.

O Programa "Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola" é de responsabilidade de um grupo informal de educadores, todos voluntários, e é apoiado pelo MEC, conforme se vê em seu site, no Portal do Professor, em Projetos Sociais e Educacionais:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=19

Fazemos votos para que essa escola venha a aderir ao programa em referência, ou a qualquer outro que tenha a mesma finalidade, caso ainda não o tenha feito, vindo assim a contribuir ainda mais efetivamente com a construção de uma sociedade melhor para nós e para nossos descendentes.

Cordialmente,

Saara Nousiainen
Coordenadora – Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola.
Tel. (85) 3249-6812

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