18 de jul. de 2015

Um terço dos professores não lê livros


Para Sheila Machado, o baixo salário e a falta de tempo não são desculpas para não ler:
Para Sheila Machado, o baixo salário e a falta de tempo não são desculpas para não ler: "Vou muito a sebos, troco com colegas"
ESCOLA

Um terço dos professores não lê livros

Dados do Prova Brasil revelam que 55% dos docentes da educação básica não leem literatura com frequência. Resultado afeta a formação do aluno

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Texto publicado na edição impressa de 10 de fevereiro de 2013
Os professores da educação básica brasileira (ensino fundamental e médio) não gostam de ler. Segundo dados do questionário da Prova Brasil 2011, 21% dizem que leem às vezes e 34% nunca entram em contato com um livro. Ou seja, menos da metade tem esse prática. As causas são várias, entre elas a formação deficiente do docente, que não inclui a leitura como parte importante de seu desempenho profissional; a falta de tempo devido à dupla jornada para compensar os baixos salários; e o pouco incentivo do poder público.
No primeiro caso, a falta de valorização da leitura é apenas mais um fator da defasagem de qualidade dos cursos de Pedagogia e licenciatura, apontada pelos especialistas como um dos grandes problemas da educação hoje. Além de um currículo fraco, a carreira não consegue atrair jovens com um bom histórico escolar.
Quanto ao tempo diário de trabalho, a maioria dos professores atuam em dois períodos – ou até três – para dobrar o salário. O tempo que eles têm livre geralmente é na própria escola, a chamada hora-atividade, mas ela é voltada à preparação de aulas e correção de trabalhos e provas. "O ideal seria que dentro dessa hora-atividade existisse mais uma ou duas horinhas para que ele pudesse ler outras coisas que não as relacionadas à sua disciplina. Mas é complicado porque hoje já se faz milagre com o tempo que se tem", diz a professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Suzete Bonatto.
Influenciador
O principal efeito de um professor que não lê é a não formação de novos leitores. Ou seja, de alunos que não vão ter gosto pela leitura nem vão entender a importância dela. De acordo com o escritor e professor Paulo Venturelli, a leitura fundamental é a literária. É ela que vai desenvolver a inteligência e a sensibilidade, além de mudar a percepção que o professor tem do mundo e das coisas. "Esse é o problema principal da educação do Brasil, a falta de leitura. O professor não sabe o que fazer com o livro e não sabe ensinar o aluno a usá-lo."
Por isso, mesmo que a pesquisa mostre que os índices são maiores em outros tipos de leitura, como jornal – 63% leem sempre – e revista – 65% leem sempre –, por exemplo, a leitura literária tem um papel que não pode ser substituído.
Segundo a pesquisa Re­­tratos da Leitura no Brasil 2012, do Instituto Pró-Livro e Ibope, o principal influenciador de leitura de crianças e jovens é o professor – 45%, superando o papel da mãe, que é de 43%.

Professores terão formação mais longa -Licenciaturas terão maior duração e contarão com estágio supervisionado em escolas

Professores terão formação mais longa Michael Gonçalves/Agencia RBS
Foto: Michael Gonçalves / Agencia RBS
A formação dos professores será mais longa e mais voltada para a prática em sala de aula. É o que define parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que já foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e que deverá ser colocado em prática em até dois anos, prazo para que os cursos em funcionamento se adequem às novas regras.

Professores do RS têm o menor salário básico.

Educadores do Brasil premia professores e diretores.
A homologação do Parecer 2/2015 é parte do pacote de medidas adotadas pelo governo no final do primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre as mudanças está a exigência de uma carga horária maior para os cursos de licenciatura, que passam de 2,8 mil, o equivalente a três anos de formação, para 3,2 mil ou quatro anos de formação. Para a segunda licenciatura, a duração é de 800 a 1,2 mil horas, e os cursos de formação pedagógica para os graduados não licenciados devem ter a duração de 1 mil a 1,4 mil horas. 

Cursos de licenciatura enfrentam queda.
Os futuros professores terão durante todo o curso atividades práticas, além do estágio supervisionado em escolas.
– Há uma perspectiva de integração da educação básica e superior. Pensar a formação dos professores agora não é uma atribuição apenas das instituições de ensino superior, mas é uma parceria com a educação básica – explicou o relator do parecer, Luiz Fernandes Dourado.
Outra novidade é a maior integração entre a formação inicial dos professores e a formação continuada, oferecida aos docentes já formados. A formação envolverá as escolas e as secretarias de estado, além das instituições de Ensino Superior em atividades, cursos de extensão, atualização, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.
O parecer traz dados de 2013. Eles mostram que 25,2% do total de 2,14 milhões de docentes não têm a formação em nível superior. A maior porcentagem está na educação infantil, que atende crianças de até seis anos, onde 40% não tem essa formação.
– A principal modificação é compreender que a docência é um ato que tem de ser aprendido. A relação teoria e prática está presente do primeiro ao último ano de formação – analisa a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Maria Margarida Machado
O parecer é o primeiro passo para a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, prevista no PNE. A proposta do MEC para a Política está em consulta pública na internet. O MEC está colhendo opiniões sobre cada uma das partes da proposta. A intenção é fortalecer o regime de cooperação entre União, estados e municípios para a formação de professores.
Entre as propostas em consulta está a de que estudantes que tenham financiado cursos de licenciatura possam pagar a dívida dando aulas em escolas públicas.

4 de jun. de 2015

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29 de abr. de 2015

28/04 - Dia da Educação


Dia da educação e o que faço com ela?

Será que temos o direito de comemorar essa data? professores em greve no Paraná, professores dos Institutos federais com salários atrasados, uma dos piores índices mundiais de qualidade, onde vamos parar?
Os professores da rede pública de ensino de todo o país desesperados para saírem das salas de aula: é síndrome de Burnout, stress, gastrite, úlcera, por conta de situações imprevistas 
no cotidiano escolar: como lidar com alunos provenientes das periferias que não querem estudar? o que fazer quando o aluno não quer aprender e os pais não querem se preocupar com isso e, ao menor sinal de contrariedade, partem com agressividade para cima dos professores e da direção da escola?
Isso é a Pátria Educadora? que Pátria? que Educação? 
Educação é uma palavra de sentido amplo, vem do latim "educere", que significa conduzir. A escola dá a instrução, as crianças deveriam de vir educadas de casa, com princípios morais e éticos orientados pela própria família, mas a sociedade cobra que a escola ofereça um serviço completo e quando seu filho chega em casa questionando as atitudes equivocadas da família geralmente a escola se torna o antro perigoso das ideias socialmente aceitas, gerando um problema ainda maior. 
Esse talvez seja um momento para que pensemos mais em como educamos nossos filhos e como deixamos que esse processo due condução prossiga tanto no âmbito familiar quanto no escolar. Será que estamos educando realmente nossos filhos? educação é feita de alguns "sims" e muitos "nãos". 
A repreensão e a supressão de alguns direitos também faz parte da educação. Nada em excesso, mas na medida exata para que o ser em formação domine seu interior, moldando seus instintos em nome de uma convivência onde todos de alguma forma receberam mais ou menos a mesma orientação.
No mais, a educação conforme a vemos hoje não vislumbra maiores horizontes. A Instrução talvez. Num país onde os professores são impedidos de manifestar suas opiniões e protestarem contra um sistema falho, que não os oferece condições dignas para continuarem atuando, é uma data para se esquecer.

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