13 de abr. de 2017

Páscoa - atividades pedagógicas

Páscoa na escola: que tom ela tem?

http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/pascoa-escola-624397.shtml 

A celebração pode ser tratada de forma lúdica e profunda, evitando-se excessos religiosos e sem que os alunos percam tempo demais entre ovos e coelhinhos. Veja dicas e acompanhe o trabalho da escola de seu filho

01/04/2015 07:38
Texto Cynthia Costa
Educar
Foto: Dreamstime
"Tratamos os símbolos da Páscoa não do ponto de vista religioso, mas sim do curioso", Vânia Barone Monteiro, coordenadora do Colégio Dante Alighieri
Em 2016, a Páscoa será comemorada no dia 27 de março. Antes desse merecido descanso, porém, a maior parte dos alunos estará às voltas com as atividades escolares relacionadas a essa festa católica.

Por que tratar uma celebração religiosa em ambiente escolar, já que o Estado brasileiro é oficialmente laico, isto é, não pertencente a nenhuma religião, assim como as escolas públicas e muitas particulares? "Não podemos ignorar os fenômenos culturais de nosso país", responde Vânia Barone Monteiro, coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Dante Alighieri, na capital paulista. "Tratamos os símbolos da Páscoa, como o ovo e o coelho, não do ponto de vista religioso, mas de conhecimentos gerais, de curiosidades que atraem os alunos", esclarece ela.

A Páscoa é, de fato, um evento importante para a sociedade brasileira, constituindo-se como a principal comemoração para os católicos (maioria religiosa em nosso país), além de um fenômeno comercial na venda de chocolates. O trabalho com o tema na escola merece, entretanto, alguns cuidados, para que não se perca tempo precioso de aula com frivolidades, nem se enfatize aspectos espirituais que cabem à família, e não à instituição de ensino.

A seguir, confira dicas para acompanhar com olhar crítico o trabalho da escola de seu filho, seja ela laica ou mesmo católico-cristã.


















































Comissão de Educação da Alerj manifesta apoio à universidade no Rio


Comissão de Educação da Alerj manifesta apoio à universidade no Rio

Deputados reafirmaram compromisso com a Uerj e declaram ser contrários à CPI
Agência Brasil

Governo quer abrir CPI para investigar contas da universidadeWagner Maia / Agência O Dia
Deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reuniram na manhã de hoje (11) com o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ruy Garcia Marques, para reafirmar o apoio à instituição e reforçar a posição contrária à instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as contas da universidade.
A CPI para apurar dados referentes à folha de pagamento do quadro permanente de pessoal, bem como informações sobre o pagamento de bolsas e auxílios aos servidores das universidades estaduais do Rio de Janeiro foi protocolada, mas ainda não foi instaurada.
O presidente da Comissão de Educação, Comte Bittencourt (PPS), disse ser favorável ao acompanhamento das contas da Uerj, mas considerou a possível instalação da CPI um equívoco.
— É uma CPI que parece que está sendo proposta para retaliar a posição da universidade. Não tem cabimento — disse.
Ontem (10), a Uerj retomou as aulas após três meses de paralisação, devido a problemas causados pela crise financeira no estado do Rio. No início de janeiro, a reitoria da universidade suspendeu o início das aulas do segundo semestre de 2016 por causa da falta de condições necessárias ao pleno funcionamento da instituição.
Os docentes da Uerj decidiram em assembleia na tarde de ontem continuar em estado de greve. Além dos salários de fevereiro, de março e do 13º atrasados, os docentes reclamam da falta de infraestrutura e limpeza nas unidades.
Professores realizaram hoje mais um protesto em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo estadual, na zona sul da capital fluminense. Os educadores fizeram nova aula pública sobre a importância do ensino gratuito e criticaram o desmonte da universidade pública.
A professora assistente do Colégio da Aplicação da Uerj, Rosineide Freitas, disse que o objetivo da aula de hoje foi informar à sociedade sobre a trajetória de lutas pela universidade pública na América Latina, além de debater as políticas de cotas.

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