Google Tradutor - Translator

#9

04/02/2011

Aula 1 - CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA

DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
AULA 1
1- O QUE É SOCIOLOGIA?
A Sociologia é uma das Ciências Sociais, cujo objetivo mais amplo é descobrir a estrutura básica da sociedade humana, identificar as principais forças quemantêm os grupos unidos ou que os enfraquecem e verificar que condições transformam a vida social.

CONCEITOS BÁSICOS
FATO SOCIAL - São fatos exteriores e anteriores a existência do indivíduo e continuariam existindo mesmo que este não existisse ou deixasse de existir. São fatos que exercem coação ao indivíduo, ou seja, ao deixar de praticá-los o indivíduo sofreria pressão por parte da sociedade até que se enquadrasse nos padrões vigentes.
INTERAÇÃO SOCIAL - Uma ação coletiva entre dois ou mais indivíduos com objetivos em comum, que os faça conviver ou trabalhar juntos.
GRUPO SOCIAL - Conjuntos de indivíduos que interagem uns com os outros durante certo período de tempo. Se dividem em :
Grupos primários - família, amigos, amigos de infância, de escola, ou seja, pessoas com quem o indivíduo interaja mais pessoalmente.
Grupos Secundários - Colegas em geral, vizinhos, professores, patrões, motoristas, secretárias, ou seja, pessoas que o indivíduo trata de maneira impessoal por não ter pouco ou nenhum contato íntimo, restrito.
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Processo que coloca as pessoas de uma sociedade em camadas (estratos) sociais diferentes, segundo suas condições econômicas, sob a forma de uma pirâmide: no alto, os mais ricos (minoria) ; na base, os mais pobres (maioria).  
CLASSE SOCIAL
Cada um dos estratos (camadas) da pirâmide, que constituem a sociedade. Cada classe tem seus valores, crenças, ideais que as distinguem de outras classes.
COMUNIDADE E SOCIEDADE
COMUNIDADE –  Grupo local, bastante integrado, com predominância de grupos primários: pessoais, informais, sentimentais, tradicionais, que envolvem o indivíduo como um todo. A cultura de uma comunidade é geralmente tradicional e homogênea, passada de pai para filho e resistente a influências externas.
SOCIEDADE –  Conjunto de grupos de indivíduos e instituições cujos relacionamentos são impessoais, formais, utilitários, especializados e geralmente baseados em contratos escritos.

STATUS SOCIAL E PAPEL SOCIAL
STATUS SOCIAL - Posição que o individuo ocupa num grupo social ou na sociedade (filha, aluna, funcionária)
PAPEL SOCIAL – Conjunto de funções que cada indivíduo desempenha em conseqüência do status que ocupa – o PAPEL SOCIAL é o papel dinâmico do status. Se não desempenhado satisfatoriamente acarretará pressões, coerções.

10 comentários:

  1. Anônimo12:38 AM

    muito bom!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:50 PM

    Muito Bom o site e o Material dele !!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:07 PM

    adorei me ajudou muito pra um trabalho

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:55 PM

    otima explicaçao de sociologia

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:14 PM

    o site é ótimo!! gostei muito das informações e da linguagem usada!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2:54 PM

    bom!!! Vai ajudar na minha prova, com certeza!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:55 PM

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:57 AM

    Muito bom , rápido e objetivo

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9:03 AM

    muito bom 10 no meu trabalho :p

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

#1

#2

#3

#4

Educando o Amanhã

Educando o Amanhã

educação,estudo,ensino

Parceiro 3

Creative Commons

#7