25 de jan. de 2009

Nada de novo... depende



Nada de novo na educação, depende do ponto de vista:


Se chego agora na sala de aula e proponho as mesmas técnicas jurássicas que aprendi com meus professores do EF ou da graduação, realmente, não há nada de novo.

Se insisto na idéia de que meus alunos são apenas seres sem luz e tábulas rasas onde deposito meu conhecimento inacabado e incompleto, com certeza, nada vai mudar.

Se desisto de gostar de aprender, partindo do princípio de que educar é uma simples questão de decoreba e de que não é necessário o constante incentivo às novas descobertas e a continuidade de meu próprio processo educativo, posso considerar que é um processo obsoleto.

Se não acredito na união de toda a comunidade escolar, de que é impossível conviver amistosamente com os pais e com os alunos, não o ouvindo e não aceitando suas idéias suas ponderações, posso perder qualqer pespectiva de um futuro mais igualitário à educação.

Se me nego à me abrir ao novo, às novas práticas de ensino, à pesquisa, ao mundo globalizado, às inovações tecnológicas em nome de um primarismo educacional escasso de boa vontade docente que se conforma em moldar indivíduos em formação de maneira covarde e desprovida de bom-senso e criatividade, posso, pois, fechar a capa do livro da vida educacional e ligar a TV na busca de um messias salvador que com certeza não aparecerá.

Agora se considero que a educação é um pilar de sustentação da sociedade, de que a sociedade só persiste graças às descobertas que facilitam o cotidiano de milhares de pessoas e de que os sonhos existem para nos provar que é possível construir, então posso concluir que a educação é o crédito que damos às novas idéias, aos ideais de igualdade, fraternidade e liberdade tão verdadeiros que não precisamos retornar às antigas formas de ensinar, basta-nos aprender o que nos rodeia, tudo o que nos cerca de acordo com os parâmetros científicos, mergulhando o estudante em seu próprio universo, para que com ele, possa crescer.



A educação é e será o que fizermos dela. Para que a educação melhore e se inove, é necessário que os profesores se dediquem mais e se inovem também
Nada cresce ou sai do lugar se não é dado o primeiro passo.

Bom início de ano letivo para todos nós!!!

Fraternalmente,

ProfªSemíramis Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog