O mediador pedagógico é um gestor do conhecimento de
sua turma. A gestão não é a simples execução de um trabalho. Gerir
seria construir coletivamente as condições necessárias para o amplo
desenvolvimento de uma ação.
Assim são necessárias várias competências para que
um tutor seja um orientador educacional de qualidade. Gerir basicamente é
atender as necessidades de seu público alvo, levando em conta os recursos e
métodos disponíveis para tal.
Segundo Malmann e Catapan, 2008 :
"A mediação pedagógica compreende a educação enquanto
movimento caracterizado pelas interações entre professores, tutores e
estudantes sob os signos da cooperação e autonomia."
No futuro, a EaD e a educação presencial se complementarão.
O papel do tutor que atenda essas duas modalidades é o de uma ponte rolante
- de um lado os cursistas estão
desejando aquela aprendizagem que está do outro lado da ponte.
A característica principal do tutor mediador pedagógico é a
de fomentar o estudo independente. O mediador seria o orientador da
aprendizagem do aluno normalmente isolado, solitário e carente da presença
habitual do professor tradicional.
O tutor não tem por objetivo transmitir mais
conhecimento ao aluno, mas ajudá-lo a superar as dificuldades que se apresentam
no estudo das diferentes matérias, através do feedback e das discussões que
ajudam a construir o conhecimento coletivo. A solidão acadêmica faz com que os
alunos se sintam desmotivados em continuar o curso.
O tutor não é o detentor exclusivo do conhecimento, cabe ao
aluno que estuda a distância requer autonomia e responsabilidade diante do
próprio saber. Cada um deve fazer sua parte e o aluno fazer em dobro para que
alcance o sucesso.
Outro ponto que se destaca é que a mediação em EaD é muito
diferente do ensino para as massas, onde o aluno fica desmotivado pois não
encontra correspondência entre o que deseja e o que lhe é ofertado. O sistema
de tutoria à distância revela esse caminhar lado a lado com o aluno, não na
posição de saber mais, mas de acompanhá-lo, criando as contingências para que
alcance seu objetivo.
O mediador pedagógico é o principal motivador do
desenvolvimento pedagógico da turma, buscando inúmeros recursos através de
debates, vídeos, textos e até mesmo tarefas pontuais. Embora o aluno tenha
autonomia no EaD, diretamente ele precisa de mediações direcionais para um bom
entendimento do ensino.
A autonomia na EaD surge como mais um desafio ao tutor, pois
também cabe a ele desenvolver e/ou estimular essa competência no seu aluno para
que ele atinja os objetivos propostos e desenvolva uma aprendizagem efetiva no
decorrer do curso.
Segundo Aretio(2010), são quatro as qualidades principais
para o mediador de EaD (cordialidade, aceitação, honradez e empatia), sendo a
empatia a mais importante, pois é o primeiro passo para "conquistar"
o aluno e envolvê-lo no processo de aprendizagem, além de ser uma aproximação
humana - onde se coloca no lugar do outro - é uma característica fundamental
para perceber onde, quando e como intervir com cada aluno.
A empatia é um combustível essencial para a convivência não
só na EaD, mas em todos os ramos sociais. Devemos alimentá-la em cada
atividade, em cada contato com os alunos, através de mensagens de incentivo e
de motivação, tratamento harmonioso e acolhedor.
Em "A influência da empatia na relação
tutor-aluno", os autores destacam três habilidades para o desenvolvimento
da habilidade empática, a saber:
1. Capacidade de detectar nas pessoas as “pistas
emocionais",
2. Capacidade de ajudar o outro a se desenvolver e;
3. Capacidade de perceber as lideranças políticas no seu
ambiente de trabalho.
Somos seres políticos, assim, influenciamos, atuamos e
participamos ativamente do processo de construção de nosso meio social.
Essa terceira dimensão diz respeito à seleção de lideres
natos dentro das salas de aula, participativos que junto aos mediadores
pedagógicos auxiliam nessa construção de aprendizagem:
"E, por fim, a terceira competência necessária para
desenvolver a empatia é a capacidade de perceber as lideranças políticas no seu
ambiente de trabalho e detectar quem são as pessoas de maior influência nas
tomadas
de decisões. Nesse caso, o tutor precisa perceber onde
conseguir as informações de que precisa para ajudar os alunos e que meios ele
pode utilizar para conseguir o que deseja junto a outros setores
superiores"
(GOLEMAN, 1995)
Enfim, o professor na EaD é um orientador-mediador e a
construção do conhecimento é realizada em conjunto, de forma que todos possamos
aprender e reelaborar essa aprendizagem no sentido de acrescentar novos valores
e expandir os conhecimentos adquiridos.
A educação não é uma ciência estática, ela está em constante
movimento evolutivo, tal como a vida.
Bibliografias sugeridas
Aretio, L. G. (Coord.);
Ruíz Corbella, M.; Quintanal Díaz, J.; García Blanco, M. ; García Pérez, M. (2010). Concepción y Tendencias de la Educación.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva,
1995. 370p.
Mallmann e Catapan,
2008 - Materiais Didáticos em Educação a Distância: Gestão e Mediação
Pedagógica.
NOBRE, C. V. & MELO,
K. S. Convergência das competências
essenciais do mediador pedagógico da EaD –Disponível em http://pt.scribd.com/doc/94697512/Convergencias-Das-Compentencias-Essenciais-Do-Mediador-Pedagogico-Da-EaD
VEDOVE, J.C.D.; CAMARGO,
R.T.M. A influência da empatia na
relação tutor-aluno. Revista Intersaberes, ano3 n. 6, p. 155 - 165, jul-dez
2008. Disponível em: http://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/download/135/108
Semíramis F. Alencar Moreira para PIGEAD-UFF 2014. Sistemas
de Tutoria a Distância
Olá, Se
ResponderExcluirVocê tem um email de contato?
Obrigada, Roberta.
semiramisalencar@gmail.com - abraços!
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