7 de mai. de 2016

Novos horizontes de trabalho para professores


Por  Regis Tractenberg <regis@livredocencia.com> 


Olá pessoal!

 
Gostaria de compartilhar algumas ideias com vocês.

Dentre as tendências usualmente citadas para a educação nos próximos anos fala-se principalmente de novas tecnologias e metodologias de ensino-aprendizagem.

São mudanças importantes que merecem nossa atenção, certamente.

Existe, contudo, um movimento ainda pouco estudado nos meios acadêmicos. Trata-se do que chamo de docência on-line independente. Outro termo que vem sendo utilizado é empreendedorismo digital na educação.

 
Em 2001, ainda durante o mestrado, passei a alimentar o desejo de trabalhar com meus próprios cursos on-line, pelas vantagens que conseguia perceber.

Mas foi apenas em maio de 2004 (faz 12 anos neste mês!) que finalmente lancei minha primeira turma on-line em um curso independente. Desde então, tenho oferecido continuamente o Teoria e Prática do Design Instrucional para profissionais de todo o Brasil. Foram mais de 110 turmas e tive a satisfação de atender a mais de 2.900 profissionais de todas as áreas da educação. Sinto-me grato por lecionar um tema importante, e por ter condições de seguir uma metodologia em que acredito, orientando projetos de cada aluno.

Dois anos depois, em 2006, apresentei minha experiência de trabalho como docente on-line independente no congresso internacional da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, realizado no Rio de Janeiro. Naquele momento eu acreditava que, tendo o público compreendido os benefícios em vista, a ideia se espalharia e imediatamente dezenas de pessoas iriam aderir a essa proposta lançando, assim, seus próprios cursos on-line.

Mas isso não aconteceu... por alguns anos foi possível contar nos dedos o número de colegas que ofereciam cursos independentes.

 
Em 2010, contudo, fizemos um levantamento e identificamos 28 professores brasileiros que haviam criado seus próprios cursos na web.

Desde então, pelo que se observa no mercado, esse número cresceu de modo exponencial, especialmente nos últimos três anos. É um fenômeno que se pode observar também em outros países, principalmente nos EUA e na Europa.

Professores e pessoas que têm algo a ensinar estão lançando seus próprios cursos on-line sem o intermédio de instituições formais de ensino.

A facilidade de uso de novas plataformas, a disseminação de práticas no ensino on-line, e o florescimento de uma cultura empreendedora para além dos meios tradicionais da administração, têm trazido cada vez mais gente para esse movimento.

Já se chegou a uma massa crítica, característica de todo processo de mudança na sociedade, e tudo indica que continuará a adesão a essa nova forma de trabalho.


Considero fascinante acompanhar essas transformações e imaginar suas decorrências!


Em seguida vou falar sobre as vantagens da docência on-line independente...

Se você tiver alguma dúvida, ou quiser colocar alguma questão, por favor, envie para mim. Será um prazer responder em uma próxima mensagem!

 
Um grande abraço e até breve!
Régis Tractenberg

regis@livredocencia.com.br






© 2016 Livre Docência Tecnologia Educacional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog