ACOMPANHAR

CEDERJ - Gestão de Projetos Sociais – edição 2018-2

Gestão de Projetos Sociais – edição 2018-2


bg-header-gps

Inscrições abertas

Pré-requisitos

  • Ler e conhecer o Edital;
  • Ser profissional vinculado a uma organização da sociedade civil sediada no Estado do Rio de Janeiro ou funcionário público vinculado a uma prefeitura do estado ou ao governo do Estado do Rio de Janeiro;
  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Ter domínio de navegação na internet;
  • Ter um e-mail pessoal ativo sem filtro antispam;
  • Ter domínio do uso de editores de textos.

Carga horária

80 horas

Vagas

400

Modalidade

A distância (exceto pelo módulo de alfabetização digital, que é opcional).

Conteúdo

  • ALFABETIZAÇÃO DIGITAL (Opcional)
    Como utilizar a sala de aula virtual e os recursos disponíveis para seu melhor desempenhodurante o curso; como trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas síncronas e assíncronas de mediação online.
  • MÓDULO 1: Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil
    Apresentação da Lei 13.019 – o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e de seus principais aspectos; Os elementos que definem uma parceria entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil (OSC); Procedimentos associados a um chamamento público e plano de trabalho para o estabelecimento de uma parceria;Identificação dos instrumentos para monitoramento e avaliação de parceria previstos no MROSC;Ações previstas pela Lei para qualificação e benefício das OSC.
  • MÓDULO 2: Fontes de financiamento
    Captação de recursos; O perfil do profissional de captação de recursos; O financiador e suas motivações para investimento em uma organização que desenvolve projetos sociais; Identificação de diferentes fontes de financiamento para as ações sociais; A importância de um plano de captação de recursos para a gestão de uma OSC;Definição de indicadores para a avaliação das ações de captação.
  • MÓDULO 3: Plano de empreendimento social
    A ideia como potencial empreendedor; Conceituação de proposta de valor; As conexão com pares, público-alvo, parceiros e investidores; Identificação do público-alvo atendido; A metodologia Canvas de Proposta de Valor e as relações entre os produtos e serviços oferecidos por uma organização às tarefas mais importantes desempenhadas por seu público-alvo, seus benefícios e a suas dificuldades em exercê-las; Valores associados a uma organização e a sua causa.
  • SEMANA DE DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS
  • MÓDULO 4: Elaboração de um projeto
    Conceituação de projeto e desuas principais características;As principais etapas do desenvolvimento de um projeto;Os elementos de um Plano de Gerenciamento do Projeto; Escopo, tempo e custo e demais áreas de conhecimento de um projeto. Detalhamento do escopo de um projeto por meio de uma Estrutura Analítica de Projetos; Relações e interdependência entre as atividades de um projeto e suas implicações no cronograma;Identificação de ferramentas para realizar as estimativas de custos.
  • MÓDULO 5: Gestão de um projeto
    Características da execução de projetos com financiamento público. Fontes de captação de recursos; A constituição de uma equipe de gestão de projetos; Instrumentos para elaboração de cronograma de execução em função das etapas e atividades; Responsabilidades da equipe durante a execução do projeto; Comunicação e transparência na execução do projeto; Princípios para elaboração de plano de monitoramento e avaliação do projeto; Indicadores de qualidade e quantidade para medição do alcance de metas ou objetivos.
  • MÓDULO 6: Prestação de contas
    Noções gerais da prestação de conta; Caracterização das principais fases da parceria e da prestação de contas; Contextualização dos marcos legais à luz do balanço; Rejeição ou ressalvas na aprovação da prestação de contas e penalidades;Distinção entre as principais vedações, permissões e obrigações associadas;Comprovação dos gastos e relatórios – identificação dos documentos componentes e informações necessárias; Identificação dos principais erros em uma prestação de contas e procedimentos para evitá-los.
  • PRODUÇÃO DE TRABALHO

Inscrições

Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.

Dúvidas?

Escreva para ssuporte-extensao@cecierj.edu.br

http://cederj.edu.br/extensao/gestao-de-projetos-sociais-edicao-2018-2/ 

Siga-me

Google Tradutor - Translator

Cursos do IBEM inscrições abertas

Você até este domingo, dia 23, para fazer sua inscrição nos cursos online do IBEM. São 12 cursos à sua disposição, nas áreas de Educação, G...

Arquivo do blog

boo1

Google+ Badge

Feed - Educando o Amanhã