18 de mai. de 2012

Tutoria a distância e motivação - a responsabilidade futura do tutor em EaD - Profª Semíramis F. Alencar Moreira



Ser tutor é ter uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma humildade digna dos pais, os primeiros educadores. Há de se ter a paciência, o discernimento e o bom senso para orientar, coordenar e supervisionar sem parecer ser rude ou mesmo ríspido, sob pena de aumentarmos as taxas de evasão universitária. 
Sabemos que apenas o indivíduo pode motivar a si próprio. Todavia, essa motivação jamais ocorreria sem um estímulo externo. Nesse caso, cabe ao tutor oferecer estímulos e convidar os educandos a uma reflexão sobre sua práxis educativa, através de indicações de como este educando pode realizar determinada tarefa. É através dos constates "feedbacks" que o tutor vai criando identidade com sua classe e laços de confiança, união entre ele, os objetos de aprendizagem e seus tutelados. 

E encontramos essa docilidade, esse cuidado nas palavras mediadoras do tutor a distância, tarefa que requer responsabilidade tamanha pois temos o compromisso de nos fazer entender através das palavras, sem o contato visual cotidiano, de tantas "facies" e vozes facilmente reconhecidas depois de alguns contatos. Não, o trabalho do tutor requer uma boa dose de diplomacia, de querer bem, de exercício imaginário de um rosto, de uma expressão facial de tal modo que, ao tecermos um comentário ou fazermos uma objeção, possamos ser ao mesmo tempo objetivos e técnicos, sem abrir mão de nossa especificidade  humana.

Quando pensamos no papel do tutor, devemos pensar em quantos caminhos estaremos construindo para aquisição do conhecimento de tantos alunos. Quantos futuros profissionais se formarão através de nossa orientação. Ajudar o educando a organizar seu tempo de estudo, fortalecê-lo a participar de atividades, conhecer os ambientes e espaços oferecidos pela universidade, orientá-los na boa condução de suas atividades de maneira que estes obtenham êxito em suas metas acadêmicas e auxiliá-los em seu processo de aquisição e reelaboração do conhecimento podem até parecer tarefas óbvias ou mesmo meras atribuições de um tutor, mas sem dúvida é, por si só, uma das funções mais belas dentro da educação - a de fomentar no indivíduo o combustível para se manter viva a chama da curiosidade e do amor à educação.  


Semíramis F. Alencar Moreira

17 de mai. de 2012

Aprendendo Sempre

Como ajudar as crianças a superar seus medos Do quarto escuro à morte, descubra como conversar com seu filho sobre o que causa pesadelos para ele

Como ajudar as crianças a superar seus medos

Do quarto escuro à morte, descubra como conversar com seu filho sobre o que causa pesadelos para ele

4 de maio de 2012


Como ajudar as crianças a superar seus medos
Como ajudar as crianças a superar seus medos
Os medos e suas fases



Eles estão ligados a etapas específicas do desenvolvimento, e o modo e a intensidade variam de criança para criança – têm relação com a personalidade dela, a dos pais, entre outros fatores. Com o crescimento e a maturação cognitiva e emocional, seu filho vai encontrando estratégias eficazes para lidar com os medos, mas sua ajuda é fundamental, claro.


Conheça alguns dos principais medos, de acordo com a idade do seu filho. E aprenda a lidar com eles:
ATÉ 7 MESES De barulhos inesperados e luzes fortes.


- Para ajudar: Evite expor a criança a qualquer estímulo intenso. Se não for possível, faça de maneira suave e verifique como ela reage.


DE 7 MESES A 1 ANO E MEIO 
De pessoas, ambientes e objetos novos; de perder os pais, pois acham que pessoas desaparecem quando não estão ao alcance de seus olhos.


- Para ajudar: O pai, a mãe ou o cuidador devem estar presentes quando o bebê for exposto a situações novas.


DE 1 ANO E MEIO A 3 ANOS Do escuro, de pessoas com máscaras ou fantasias, de ficar sozinho.


- Para ajudar: Ao encontrar alguém fantasiado, aproxime-se devagar e mostre que é apenas uma roupa diferente. Se ele não gostar, não force.


DE 3 A 5 ANOS 
De monstros, fantasmas, da escuridão, de animais, chuva, trovão, de se perder.


- Para ajudar: Respeite a criança, permitindo que se expresse, e explique que nada lhe acontecerá de mal. Quanto ao medo de se perder, faça-a decorar o nome inteiro e o telefone de casa e a ensine a pedir ajuda. Ela se sentirá mais segura.


A PARTIR DOS 5 ANOS 
De ser deixado na escola, de bandido, de personagens de terror.


- Para ajudar: Insegurança melhora com diálogo. Se o medo for de bandido, reforce, por exemplo, a importância de ficar perto de adultos conhecidos. Para a criança se sentir segura, diga que alguém sempre estará cuidando dela na escola.


A PARTIR DOS 6 ANOS 
Da própria morte e da dos pais, pois já a entende como algo irreversível; de ser criticado.


- Para ajudar: Se houver perguntas sobre morte, não invente histórias absurdas, diga a verdade de forma delicada. E quanto às críticas: explique que elas nos ajudam a melhorar.

Fonte: revistacrescer.globo.com 

Rio sediará olimpíada internacional de astronomia e astrofísica em agosto Competição vai reunir estudantes do ensino médio de todo o mundo

Rio sediará olimpíada internacional de astronomia e astrofísica em agosto

Competição vai reunir estudantes do ensino médio de todo o mundo

8 de maio de 2012




Poster oficial da   Olimpíada de Astronomia e Astrofísica (Foto: Divulgação)
Poster oficial da Olimpíada de Astronomia e Astrofísica (Foto: Divulgação)
O Rio de Janeiro será sede em agosto da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), primeira competição científica de alcance mundial realizada no país. Reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU), a competição vai acontecer de 4 a 14 de agosto e envolver estudantes de ensino médio de todo o mundo. No Brasil, os estudantes são selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), disputada anualmente desde 1998.



Todos os estudantes competem nas três modalidades de prova: observacional, na qual demonstram seus conhecimentos sobre o céu que podemos ver; teórica, na qual resolvem problemas de astronomia e astrofísica; e, finalmente, a prova prática, em que utilizam e interpretam dados como um astrônomo profissional.


Mais informações podem ser obtidas no site www.ioaa2012.ufrj.br.


Olimpíada Brasileira será na próxima sexta
A prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) será realizada nesta sexta-feira (11). Podem participar alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais, de todo o país.
Em 2011, a olimpíada distribuiu 33.307 medalhas e reuniu 803.180 alunos de 9.153 escolas de todas as regiões do país, envolvendo 64.890 professores. A expectativa, esse ano, é atingir a marca de 1 milhão de estudantes.
As provas serão divididas em quatro níveis distintos, de acordo com a escolaridade. Cada exame será constituído de dez perguntas: cinco de astronomia, três de astronáutica e duas de energia. "As questões serão, em sua maioria, de raciocínio lógico", diz o astrônomo e coordenador nacional da OBA, João Canalle.


Os estudantes mais bem classificados vão integrar as equipes que representarão o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, de 2013.

Fonte: Globo.com

Para especialista, educação infantil é primeiro passo no combate à pobreza

Para especialista, educação infantil é primeiro passo no combate à pobreza

Governo Federal anunciou a construção de 1.512 creches no País
15 de maio de 2012



Para especialista, educação infantil é primeiro passo no combate à pobreza
Para especialista, educação infantil é primeiro passo no combate à pobreza
O 'Programa Brasil Carinhoso' passa a valer nesta terça-feira (15) em todo o País. A ação, lançada pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (14), tem como objetivo tirar da miséria crianças de até seis anos, cuja renda familiar per capita seja inferior a R$ 70.


Para Maristella Angotti, pedagoga e pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara (SP), esse investimento só terá um bom resultado se for desenvolvido com foco na qualidade e no atendimento.


A ideia, segundo o governo, é reforçar o subsídio oferecido, por meio do Bolsa Família, e ampliar a cobertura do sistema de saúde, com a distribuição de vitamina A, ferro e remédios contra asma para crianças. O programa também prevê a ampliação de vagas em creches e pré-escolas públicas, além de acelerar o ritmo de construção de novas unidades. O objetivo do governo é levantar seis mil creches até 2014.


Segundo a pesquisadora, a creche também deve ser considerada como etapa importante do sistema educacional brasileiro. "Nós não temos uma etapa mais ou menos importante na vida do ser humano. Toda ela é carente e necessita de um atendimento educacional especializado específico", diz.


Angotti ressalta que a creche hoje não significa apenas uma condição de atendimento social, mas um meio em que é fundamental para o desenvolvimento da base intelectual, social, ética e moral. Angotti cita como exemplo a criança que trabalha com o imaginário em uma casa de brinquedos.


"Na verdade, ela não está só brincando. Quando ela faz as representações dos papéis da família, ela está muitas vezes representando a casa dela e também melhorando a qualidade de vida que ela gostaria. Então, ela própria já resolve algumas situações como gostaria que fosse na realidade. Nós não podemos mais desconsiderar o brincar, as diferentes linguagens como condição fundamental para o desenvolvimento dessa criança", explica.
Fonte: Globo.com

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