27 de mai. de 2014

Construtivismo e Interacionismo na EaD

Construtivismo e Interacionismo na EaD

O construtivismo ainda é a teoria mais utilizada para se entender o processo de ensino aprendizagem, sobretudo em tempos de e-learning. Ela nos mostra com riqueza de detalhes como se dá todo o nosso processo cognitivo, o que é maravilhoso! Santo Piaget!

Entretanto, gosto de pensar na teoria sócio-interacionista (acho que é por causa do meu viés Vygostkiano de pensar a educação não como uma construção pessoal, mas uma construção social, posto que vivemos em sociedade).

Toda nossa construção cognitiva é realizada através da interação: os pais em casa conversam com seus filhos os dando as primeiras noções de sociabilidade; as crianças são mandadas para a escola, onde aprendem a se socializar entre si e com o meio; a religião combina esses fatores na certeza de um fé e de um ser superior à nós, junto à outros indivíduos pertencentes às mesmas ideias; na comunidade onde vive, quando ela começa a tecer suas impressões acerca do mundo e inferir sobre ele.

Enfim, se tudo o que aprendemos, fazemos e desenvolvemos parte da perspectiva do outro, considero que o Sócio-interacionismo possa explicar bem melhor nossas intenções na EaD.

De acordo com a leitura do texto pude perceber que o principal cuidado que devemos ter é com a manutenção da linguagem e do diálogo, ou seja, a interação social. Tudo pode ser muito clean, objetivo, dinâmico, com um appeal moderno, mas nunca deve prescindir do modelo que haja uma interação, um debate. Deve ser por isso que os fóruns, chats e wikis são tão importantes para a aprendizagem, pois trabalham a reelaboração do conhecimento em grupo.

Uma fala de Rezende, no entanto, me chamou a atenção:

Dessa forma, o design e os programas e aplicativos sendo bem distribuídos podem realimentar esse processo de aprendizagem.

Semíramis F. Alencar Moreira
Síntese para PIGEAD- UFF 2014 
Ambientes de Aprendizagem e Mídias de Comunicação


26 de mai. de 2014

Visões da Ead - Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias educacionais parte 2

A taxonomia de Bloom  pode ser um excelente instrumento a ser utilizado para nos orientar na hora de criar um AVA ou um determinado material didático. Esse esquema pode nos auxiliar a compreender bem esses critérios:

Realmente o alto volume de informações ao DI acaba o confundindo e a falta de um projeto, um layout pré-definido pode atrapalhar ainda mais a confecção de um AVA ou de um material didático. 
O bom senso e a clareza são essenciais nesse processo. É necessário muita atenção nesse quesito até para não deixar um ambiente virtual confuso e que fornece muitas informações desencontradas!

Profª Semíramis F. Alencar Moreira
Síntese PIGEAD - 26/05/2014

Visões da Ead - Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias na educação parte 1

Para mim falar de Design em Ambientes virtuais é suspeito pois amo Design! Mesmo porque crio blogs e páginas na web em PHP e minha plataforma predileta é o Wordpress, por ter designs muito inteligentes. Meu desejo é justamente me dedicar a essa área na EaD.
Quanto mais limpo for o design e a forma de apresentá-lo, melhores são as oportunidades de se criar um ambiente propício à aprendizagem. O aluno tende a se confundir quando há muita informação e esse excesso acaba gerando um conflito cognitivo negativo.
Este vídeo resume bem o que o design didático deve oferecer:

Devemos lembrar que existem também os conflitos cognitivos positivos, quando uma pergunta ou uma colocação podem impulsionar uma nova aprendizagem.
design didático deve se amparar nas tecnologias disponíveis, que gerem acesso à informação, trazendo um aspecto objetivo, limpo e ao mesmo tempo que ofereça estímulo ao aluno de continuar pesquisando, ampliando o leque de suas pesquisas, em prol de favorecer a aquisição do conhecimento, reelaborá-lo e reinventá-lo.
um exemplo de material didático que pode ser objetivo e estimulante é, sem dúvida, as animações em flash abordando esquemas, imagens ou charges, pois as pessoas tem mais facilidade em deter informações visualmente estimulantes. Eu utilizo muito o I Spring free, no Power Point. Dá um aspecto inovador às informações que se pretende passar. 
Semíramis F. Alencar Moreira 
Síntese PIGEAD 26/05 PARTE 1

25 de mai. de 2014

Sintetizando Criatividade Vs Inovação (Piotário) Waldez Ludwig

1. Para ser criativo basta ter alguma necessidade, para ser inovador é preciso espírito empreendedor, disciplina e educação, boa educação. Conhecimento para transformar a ideia em algo tangível: um projeto, um protótipo.
2.E como você alcança isso? sendo persistente, não tendo medo, corajoso, não se importando com quem não se importa com o seu projeto.  Correr atrás, detendo atenção maior aos detalhes e ser rápido, antes que alguém tenha a mesma ideia que você, posto que somos milhões tendo ideias parecidas!!
3. Quem é inovador perde o senso de lógica, pensa fora da casinha, desafia a autoridade, a praticidade, as tradições, não tem medo de errar (ou pelo menos não se submete à esse medo) e perde o senso de ridículo, 
4. no fundo, é como voltar a ser criança, as crianças não tem medo da verdade e nem de falar o que pensa, aventurar-se pelo mundo intangível das ideias e escutar mais o próprio coração.
Eu confesso que venho fazendo isso e tem sortido um efeito muito promissor! Ainda não sei se meus planos darão certo, mas perder o medo de contar as minhas ideias me ajudou muito!
Profª Semíramis F. A. Moreira - sintese para o PIGEAD 28/05/2014

30 de abr. de 2014

Campanha do Cobertor - Movimento de Amor ao Próximo (*MAP - Jacarepaguá - Rio)


CHEGOU A HORA DE AJUDAR!!!!! O MAP, já iniciou a CAMPANHA DO COBERTOR.   Com R$ 8,50, podemos colaborar e, claro, quem puder doar mais, será muito bem vindo.   Sua ajuda pode ser também com o que tiver em casa, cobertor, edredom e lençol, mesmo usado.  É só deixar no MAP e quem for de fora de Jacarepaguá me chame in box para combinarmos uma forma de retirada.  Obrigado e que Jesus nos aqueça nesse inverno!!!
CHEGOU A HORA DE AJUDAR!!!!!
O MAP, já iniciou a CAMPANHA DO COBERTOR.
Com R$ 8,50, podemos colaborar e, claro, quem puder doar mais, será muito bem vindo.
Sua ajuda pode ser também com o que tiver em casa, cobertor, edredom e lençol, mesmo usado.
É só deixar no MAP e quem for de fora de Jacarepaguá me chame in box para combinarmos uma forma de retirada.
Obrigado e que Jesus nos aqueça nesse inverno!!!

Polos do MAP

  • Jacarepaguá ( SEDE )
    Estrada do Pau Ferro, 325 - Pechincha - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 22743-051
    Tel: (21) 3392-5700 - 3392-5600
    * Linha Amarela (Sentido Barra), após o pedágio, 1ª saída , no sinal à direita.
    Atendimento ao público (ordem de chegada):
    Quarta-feira: 16:00 – 18:00 e 20:00 horas
    Sábados: 7:30 horas
  • Jacarepaguá - Casa de Cultura e Centro Educacional do MapEstrada do Pau Ferro, 258 - Jacarepaguá - RJ
    CEP: 22743-050
    Tel: (21) 3327-3499
    * Linha Amarela (Sentido Barra), após o pedágio, 1ª saída , no sinal à direita.
  • Rocha Miranda
    Av. dos Italianos, 789 - Rocha Miranda - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 21510-100
    Tel: (21) 3373-7832 
    Atendimento ao público (ordem de chegada):
    Terça-feira: 17:00 horas
  • Bento Ribeiro (Creche Irmã Sheilla)
    Rua Caracas, 171- Bento Ribeiro - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 21331-740
    Tel: (21) 3833-2659
  • Bananal - Ilha do Governador
    Rua Olímpio Machado, 201 - Bananal - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 21911-040
    Tel: (21) 3396-0841
    Atendimento ao público (ordem de chegada):
    Quarta-feira: 16:00 horas
    Sábados: 7:30 horas
  • Manguinhos
    Rua Sizenando Nabuco, 111 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 21041-250 - Em parceria com o LIFRAN
    Atendimento ao público (ordem de chegada:
    Sábados: 7:30 horas
  • Taquara
    Rua Jordão, 1348 - Taquara - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 22725-548 - Em parceria com I.C. OSCAR CARNEIRO
    Atendimento ao público (ordem de chegada):
    Quinta-feira: 17:00 horas
  • Centro
    Parceria com a Casa da Paz e Instituto Paulo Estevão (IPE)
    Rua do Senado, 223 - Centro - Tel.: (21) 2224-6040
  • Itaguaí
    Através da Associação Beneficente Cristo Consolador (MAP E CEIS)
    Rua Helena Galiaco Prata, s/nº - Quadra 16 - Itaguaí - RJ
    CEP: 23822-120 - Em parceria com CEIS
  • Recreio
    Rua Ailton Henrique da Costa, 328 - Barra Bonita - Recreio - RJ
    CEP: 22795-290
    Tel: (21) 2490-2073
  • Cabo Frio
    Rod. Amaral Peixoto, km 132 - R. Treze, Q. 44 - Unamar - Cabo Frio - RJ
    CEP: 28927-000
    Tel: (22) 2646-8559 / 2646-0930

5 de abr. de 2014

A VERDADE SOBRE O GOLPE MILITAR DE 1964


NÃO DEIXE DE ASSISTIR.......IMPERDÍVEL !!!!

A PROVA DEFINITIVA DE QUE OS AMERICANOS PLANEJARAM E ARTICULARAM A DITADURA DE 1964 NO BRASIL

DEPOIS DE ASSISTIR NÃO DEIXE DE ENVIAR PARA TODOS DE SUA LISTA, ELES TAMBÉM MERECEM SABER.

OS BRASILEIROS MERECEM SABER DEPOIS DE 50 ANOS ( 1964 - 2014) COMO FORAM MANIPULADOS PELOS AMERICANOS E DEPOIS PERSEGUIDOS E TORTURADOS PELOS MILITARES BRASILEIROS 

A VERDADE COMPROVADA COM GRAVAÇÕES E DOCUMENTOS ORIGINAIS DA CIA - DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO E DA CASA BRANCA, AGORA LIBERADOS AO PUBLICO

    DOCUMENTÁRIO TV BRASIL: O DIA QUE DUROU 21 ANOS

PARA QUE TODOS NÃO SE ESQUEÇAM E NUNCA MAIS ACONTEÇA ISSO NO BRASIL


1 de abr. de 2014

Salvem Alyce Coelho !!! Apelo para salvar uma garotinha com grave problema no figado. Vamos ajudar!!!!


POR FAVOR, não ignore este mensagem, Precisamos de sua ajuda! Alyce Coelho nasceu com grave problema no figado e precisa fazer um transplante com urgência. Atualmente ela esta internada no corredor do Hospital das Clinicas de São Paulo devido a febre alta, anemia e infecções causadas pelo agravamento de sua doença, a Cirrose Hepática. Ela ainda faz transfusão de sangue e toma antibióticos. PRECISAMOS muito de sua ajuda, pois se formos esperar pelo SUS, Alyce não terá muitas chances!
Se você tem interesse em ajudar de alguma forma e/ou quer conhecer mais sobre a história de vida de Alyce, acesse:www.facebook.com/AlyceCoelhoJuntos (página oficial)
www.facebook.com/adicelma.coelho.52 (Mãe de Alyce)www.facebook.com/groups/fadasdaalyce/ (grupo "Fadas de Alyce")




ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog