17 de ago. de 2018
Tecedor de ideias e conhecimentos
Com muita satisfação e alegria inicio as postagens a convite da professora Semíramis aqui nesse blog tão substancial para nossa profissão professor.
Prof. Sandro Ribeiro
Meu texto escolhido para inaugurar essa relação é o "Tecedor de ideias e conhecimentos".
Prof. Sandro Ribeiro
Tecedor de ideias e conhecimentos
Desde que os pensamentos de (LOCKE, 1693), um dos principais protagonistas do empirismo, deram sustentação as propostas do behaviorismo, que parte da educação ocidental apoiou-se na ideia de que nossos alunos seriam uma "tabula rasa" ou o correspondente a uma "folha em branco" a disposição do professor, o “professor transmissor”. Essa é a principal linha da pedagogia tradicional representada por HERBART e, no Brasil, pelos Jesuítas. Essa visão vem, com o tempo entre o fim do século XIX e durante o século XX, sendo questionada por pensadores como PIAGET, ANISIO TEIXEIRA e PAULO FREIRE que chamam a atenção para que sejam considerados os conhecimentos prévios e as vivências dos alunos. Observando o cotidiano da educação, percebemos traços dos dois pensamentos. Há escolas que "transmitem" conhecimentos esperando que os mesmos sejam “recebidos” e “gravados” de forma satisfatória e, há escolas que mixam o currículo oficial com os conhecimentos dos discentes e ainda com o cotidiano da comunidade escolar para estimular a tecitura (tecelagem) de culturas e saberes. Se concordarmos com a segunda linha de pensamento, os alunos com suas teias de saberes constituídos através dos sentidos, de suas vivências e do cotidiano escolar, observariam, traduziriam, mixariam, teceriam, desenvolveriam e experimentariam, através de um constante movimento de tear mediado pelo professor, a sua própria rede de sapiências. Poderíamos então dizer, que a função da escola é viabilizar essa tecitura e proporcionar uma constante interconexão desses fios/tecidos em uma grande rede de conhecimentos? Se a resposta for sim, até nos conceitos mais simples e que nos acompanham diariamente no trabalho cotidiano da escola, seria interessante nos atentarmos para a nossa proposta educacional e alinharmos ainda mais o discurso à prática. Por exemplo, falar em construção do conhecimento remete-nos a ideia de linearidade, causalidade e à percepção de que o conhecimento é cumulativo, ou não? Em seu lugar podemos propor, assim como defende FERRAÇO, utilizarmos o conceito de “tecitura”, isso mesmo, tecitura com “C” de tecelagem, de tecelão, daquele que é capaz de tecer emaranhados de fios e uni-los a outros tecidos em uma grande rede de saberes. Sendo assim precisamos nos desvencilhar da forma hegemônica de relação entre docente e discente, representada há séculos pelo “professor transmissor” e, saudarmos com um seja muito bem vindo o “professor tecedor de ideias e conhecimentos” pois o século XXI e a sociedade em rede estão à espreita.
Prof. Sandro Ribeiro
9 de ago. de 2018
CEDERJ - Gestão de Projetos Sociais – edição 2018-2
Gestão de Projetos Sociais – edição 2018
Inscrições abertas
Pré-requisitos
- Ler e conhecer o Edital;
- Ser profissional vinculado a uma organização da sociedade civil sediada no Estado do Rio de Janeiro ou funcionário público vinculado a uma prefeitura do estado ou ao governo do Estado do Rio de Janeiro;
- Ter concluído o Ensino Médio;
- Ter domínio de navegação na internet;
- Ter um e-mail pessoal ativo sem filtro antispam;
- Ter domínio do uso de editores de textos.
Carga horária
80 horasVagas
400Modalidade
A distância (exceto pelo módulo de alfabetização digital, que é opcional).Conteúdo
- ALFABETIZAÇÃO DIGITAL (Opcional)
Como utilizar a sala de aula virtual e os recursos disponíveis para seu melhor desempenhodurante o curso; como trabalhar com downloads e uploads de arquivos, participar de fóruns e utilizar ferramentas síncronas e assíncronas de mediação online. - MÓDULO 1: Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil
Apresentação da Lei 13.019 – o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e de seus principais aspectos; Os elementos que definem uma parceria entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil (OSC); Procedimentos associados a um chamamento público e plano de trabalho para o estabelecimento de uma parceria;Identificação dos instrumentos para monitoramento e avaliação de parceria previstos no MROSC;Ações previstas pela Lei para qualificação e benefício das OSC. - MÓDULO 2: Fontes de financiamento
Captação de recursos; O perfil do profissional de captação de recursos; O financiador e suas motivações para investimento em uma organização que desenvolve projetos sociais; Identificação de diferentes fontes de financiamento para as ações sociais; A importância de um plano de captação de recursos para a gestão de uma OSC;Definição de indicadores para a avaliação das ações de captação. - MÓDULO 3: Plano de empreendimento social
A ideia como potencial empreendedor; Conceituação de proposta de valor; As conexão com pares, público-alvo, parceiros e investidores; Identificação do público-alvo atendido; A metodologia Canvas de Proposta de Valor e as relações entre os produtos e serviços oferecidos por uma organização às tarefas mais importantes desempenhadas por seu público-alvo, seus benefícios e a suas dificuldades em exercê-las; Valores associados a uma organização e a sua causa. - SEMANA DE DESENVOLVIMENTO DE IDEIAS
- MÓDULO 4: Elaboração de um projeto
Conceituação de projeto e desuas principais características;As principais etapas do desenvolvimento de um projeto;Os elementos de um Plano de Gerenciamento do Projeto; Escopo, tempo e custo e demais áreas de conhecimento de um projeto. Detalhamento do escopo de um projeto por meio de uma Estrutura Analítica de Projetos; Relações e interdependência entre as atividades de um projeto e suas implicações no cronograma;Identificação de ferramentas para realizar as estimativas de custos. - MÓDULO 5: Gestão de um projeto
Características da execução de projetos com financiamento público. Fontes de captação de recursos; A constituição de uma equipe de gestão de projetos; Instrumentos para elaboração de cronograma de execução em função das etapas e atividades; Responsabilidades da equipe durante a execução do projeto; Comunicação e transparência na execução do projeto; Princípios para elaboração de plano de monitoramento e avaliação do projeto; Indicadores de qualidade e quantidade para medição do alcance de metas ou objetivos. - MÓDULO 6: Prestação de contas
Noções gerais da prestação de conta; Caracterização das principais fases da parceria e da prestação de contas; Contextualização dos marcos legais à luz do balanço; Rejeição ou ressalvas na aprovação da prestação de contas e penalidades;Distinção entre as principais vedações, permissões e obrigações associadas;Comprovação dos gastos e relatórios – identificação dos documentos componentes e informações necessárias; Identificação dos principais erros em uma prestação de contas e procedimentos para evitá-los. - PRODUÇÃO DE TRABALHO
Inscrições
Clique aqui para acessar a ficha de inscrição.Dúvidas?
Escreva para ssuporte-extensao@cecierj.edu.brhttp://cederj.edu.br/extensao/gestao-de-projetos-sociais-edicao-2018-2/
CEDERJ - Cursos de Atualização 2018-3
Pré-requisitos
- Ler e conhecer o Edital retificado.
- Ter domínio de navegação na internet;
- Ter um e-mail pessoal ativo sem filtro antispam;
- Ter domínio, pelo menos, do uso de editores de textos;
- Ter disponibilidade para participar na sala de aula virtual semanalmente, favorecendo a troca e a construção colaborativa de conhecimentos;
- Ser profissional da Educação graduado, licenciado ou licenciando de último ano, de acordo com o quadro de pré-requisitos (Item 1.1) do Edital retificado.
Critérios de seleção
A ordem em que são aplicados os critérios de prioridade no preenchimento das vagas, levando sempre em consideração as áreas de formação e atuação de acordo com o quadro de pré-requisitos (Item 1.1), com prioridade desta sobre aquela, é a seguinte:- Professores em exercício em escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro;
- Professores licenciados em exercício no Estado do Rio de Janeiro;
- Professores licenciados e em exercício em outros estados brasileiros;
- Licenciados ou graduados com complementação pedagógica;
- Licenciandos de último ano;
- Outros profissionais em exercício na área educacional.
Como se inscrever
O candidato poderá solicitar inscrição em, no máximo, duas disciplinas. Para isso, deverá repetir os seguintes passos:- Ler e conhecer o Edital retificado;
- Localizar, abaixo, a área e o curso de seu interesse;
- Clicar sobre o nome da disciplina na qual deseja se inscrever para ter acesso às informações e à ficha de inscrição.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
Curso | Disciplina |
Biologia | Ciência para um mundo sustentável |
Diversidade dos Seres Vivos | |
Física | Experimentando a física |
Química | Calor e velocidade: em busca de um equilíbrio |
O fantástico mundo dos polímeros |
CIÊNCIAS HUMANAS
Curso | Disciplina |
Filosofia | As dimensões racional e política do ser humano |
Geografia | A questão energética no mundo contemporâneo |
LINGUAGENS E CÓDIGOS
Curso | Disciplina |
Arte | Fundamentos da arte com foco em artes visuais |
Língua Portuguesa e Literatura | Ensinando Literatura: abordagens da poesia |
Ensinando Literatura: abordagens da prosa | |
Gramática contextualizada: semântica |
MATEMÁTICA
Curso | Disciplina |
Tratamento da Informação e Matemática Financeira | Iniciação à Educação Estatística |
PRÁTICA DOCENTE
Curso | Disciplina |
Ciências & Educação | Games, ensino e aprendizagem |
Pedagogia da Cooperação | |
Instrumentação para o Ensino | Cultivo da vitalidade – práticas para promoção de saúde do professor |
Educação, drogas e saúde nas escolas |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso | Disciplina |
Informática Educativa | Orientação de pesquisa para educação básica |
Animação em Stop Motion com objetos | |
Programando jogos online com Scratch | |
Sala de aula interativa | |
Formação via Web | FCTEWeb – Formação Continuada em Tecnologias Educacionais na Web |
Dúvidas
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br8 de ago. de 2018
CURSO – Metodologias Ativas na prática docente.
Com certificado (40 horas).
Rio Capital (Turma 2) - Dias - 18 e 19/08/2018.
Local - Rua Benedito Hipólito, 1 Centro Rio de Janeiro (Território Inventivo) Em frente ao Terreirão do Samba.
Modalidade - semi presencial (São quatorze horas presenciais e vinte e seis horas à distância).
Quatro abordagens:
1. Metodologias ativas e a personalização da aprendizagem;
2. Sala de Aula Invertida;
3. Aprendizagem Baseada em Problemas;
4. Aprendizagem baseada em pares.
Valor do investimento – 12 x R$ 37,50 ou a vista com desconto no boleto.
Matricule-se pelo site - https://sites.google.com/view/docenciacriativa/rio-turma-2
NOTÍCIA DO LANÇAMENTO NA INTERNET DA WDL, A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL.
Já está disponível na Internet, através do site www.wdl.org
Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
Tem, sobretudo, caráter patrimonial" , antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições. A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser "com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes:árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".
Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.
Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, através do sítio:
www.wdl.org
O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registrarem..
Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.
Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.
Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de La Fontaine , o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A .C.
Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos.
MUITO RICO. GUARDE OS SITES. VOCÊ PODE VIR A PRECISAR. NEM QUE SEJA POR CURIOSIDADE.
Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
Tem, sobretudo, caráter patrimonial" , antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições. A BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser "com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes:árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas".
Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história; um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.
Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, a Biblioteca Digital Mundial já está disponível na Internet, através do sítio:
www.wdl.org
O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web , sem necessidade de se registrarem..
Permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.
Desse modo, é possível, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cômoda e minuciosa.
Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das "Fábulas" de La Fontaine , o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A .C.
Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos.
MUITO RICO. GUARDE OS SITES. VOCÊ PODE VIR A PRECISAR. NEM QUE SEJA POR CURIOSIDADE.
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