16 de jan. de 2008

Inovações, Renovações, Descobertas e Integração

Estou adorando a idéia de ter este blog educativo... enquanto a sala de aula não me chama, vou dando meus pitacos educacionais por aqui e descobrindo que a gente tem que ampliar o nosso cyber espaço educacional.


Estou conhecendo outros educadores que, como eu, preferem continuar acreditando na educação brasileira, dialogando, trocando idéias, visitando espaços. São os blogueiros educacionais.


Conheci muitos espaços interessantes, dentre eles :


O da Prof. Fátima Franco- Internet e Web na Educação http://internetnaeducacao.blogspot.com/



O do Prof. Douglas Franzen - Educação e Ensino de História http://www.douglasfranzen.blogspot.com/


O do prof Daniel Giandoso - Carbono 14 - http://carbonocatorze.blogspot.com/




O do Prof Luis Dhein - http://cademeunariz.blogspot.com/


São alguns dos espaços de professores que querem algo mais em suas aulas, que incentivam e abraçam suas carreiras docente não somente nas grandes universidades, elaborando teses e angariando títulos, porém dispondo parte de seu tempo à lavrar em algumas linhas , seu pensamento pedagógico, suas metodologias e práticas de ensino, na busca de maior integração entre outros professores, estimulando-os na grande troca de experências que só a Internet poderia proporcionar - é o pensamento docente na prática!

Certa vez, eu ainda cursava pedagogia, quando eu disse que um dia pensava em criar um ambiente educativo via listas de discussão pela Web, tipo Yahoogrupos, meus professores me chamaram de doida. Quando sugeri a troca de informações via Orkut e debates via MSN, não me deram crédito. Hoje vejo que a maioria das técnicas que sempre pensei além de serem sensatas e atrativas ao públlico jovem, são muito bem recebidas por outros educadores e o retorno é claro e rápido. O resultado: alunos mais confiantes, professores menos estressados, aulas mais proveitosas e melhor aprendizado.


Não quero dizer que estas ferramentas podem substituir nossas carinhas e maviosas vozes dentro de sala, não. Nada, definitivamente, substitui a imagem do professor e o papel que ele desempenha de mediador, de pacificador, orientador e guia de aprendizado. No entanto, o emprego de novos métodos de ensino, ou mesmo a redescoberta de outros métodos bastante utilizados podem nos fazer melhorar as relações de aprendizagem. Isso só pode ser benéfico aos professores, aos alunos e à sociedade como um todo.


É isso aí, vamos nos integrando à blogsfera!!!!! (ainda penso que um dia poderemos vir a dizer: "beam me up, Scotty!!!"*)


Abraços,


Semíramis













Sugestão de Filmes
Star Trek / Jornada nas Estrelas

* Nos filmes da Jornada nas Estrelas, James T. Kirk (William Shatner) para Comandante Scotty(J. Doohan): Teletransporte-me, Scotty!!!

5 comentários:

  1. Anônimo12:01 PM

    Olá bom dia, primeiro vou me apresentar, me chamo Caroline, tenho 18 anos, começarei a faculdade de direito agora em 2008 e faço parte do yahoogroups (educação e politica), nunca participei, apenas leio os artigos. Então vim conhecer seu blog, posso confessar que sou "amante" de blogs interessantes e na minha opinião de aluna, é mto interessante poder discutir um assunto fora da sala de aula. Muitas vezes me ocorreu de eu estar na internet navegando, me deparava com um artigo interessante e logo pensava "poxa, tal professor iria gostar", porem eu sempre acabava esquecendo de imprimir a materia e levar para o professor. Até que alguns de meus professores do ens. médio disponibilizaram seus emails para os alunos, assim que eu via alguma materia, já enviava logo e deixava meu ponto de vista e os professores respondiam e começava ai um debate virtual. Muito legal. Eu apoio essa iniciativa, porém discordo com educação a distancia, como anda aparecendo, jamais aceitaria um "telão" me dando aula. O legal mesmo é o contato fisico e a emoção do olho no olho

    Um bom resto de semana e até a próxima.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3:49 PM

    Oi Semiramis

    É uma honra ver um link do meu blog em seu blog. Eu acho que a cada dia a gente aprende mais um pouco. Como gosto de ser um ser inacabado, pois sei que cada dia é um dia especial.

    Agora a lista de filmes que você disponibilizou com certeza vai me ajudar muito, pois adoro esses filmes com potencial.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Semiramis, Carol, vocês conhecem o del.icio.us? É um gerenciador de links online, onde vc pode guardar os sites interessantes que achou, aqueles artigos que quer indicar para o professor, etc. Como vc coloca palavras chaves, fica bem mais fácil encontrar tudo depois. E também dá para colocar na barra lateral do blog, podem ver no meu.
    Itamonte... Perto de Airuoca, não é?
    Região bonita!
    abço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:08 PM

    Parabéns pelo blogue.

    Vinhamos dar conhecimento do concurso de vídeos no YouTube intitulado "BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!", que visa além de promover a leitura, o livro e as bibliotecas públicas e escolares através das novas tecnologias, angariar fundos.

    Poderá encontrar mais informação na página oficial do concurso em http://bibliofilmes.com
    e no blogue http://BiblioFilmes.blogspot.com .

    Vínhamos, por este meio, divulgar a iniciativa e também convidar à divulgação e, eventualmente, participação.

    Os filmes terão de ser feitos até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil), data em que se iniciará o período de votações, até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

    Com os nossos melhores cumprimentos,

    Organização BiblioFilmes
    bibliofilmes @ xariti.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Semi (posso te chamar assim?)
    Adorei conhecer seu blog! estou voltando de férias e tentando colocar em dia minhas leituras da comunidade Blogs Educativos.
    Gostei muito da seleção de filmes que vc publicou. Entre as mil coisas que eu faço (vc vai descobrir durante o ano) tem uma oficina de tv e vídeo. Como sou formada em pedagogia e trabalho com séries iniciais, minha oficina está sempre focada em filmes infantis, animações,... E sua lista vai me ajudar muito!!!
    AH! E se precisar de ajuda, entre em contato. Também faço oficinas de blog!!!
    Bjs
    Sintian
    http://bloguinfo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog