18 de abr. de 2008

O que fazer para combater o Analfabetismo no Brasil, então?



Enquanto professores, sabemos que nosso cotidiano não é fácil: cadernos e livros para corrigir, provas, avaliações e trabalhos para analisar. Porém, nada nos impede de tentar novas atitudes, que não são trabalhosas e nem nos ocupa tanto tempo.

1- Para alunos de EF - incentivar os cantinhos da leitura - num canto da sala de aula, disponha de umas duas esteiras ou tapetes e alguns livros, revistas e gibis dispostos num baú ou numa pequena estante. Gente, serve até um caixote de madeira, desses de frutas! chamem as crianças para a elaboração desse espaço. Elas se sentirão felizes se puderem participar da organização e isso as incentiva ao uso do espaço.

2- Outra estratégia interessante para este segmento é trazer esta experiência para dentro de suas casas. Ao incentivarmos a família a ler, criamos um laço de leitura e escrita familiar, o que reforça a tese de que "aprendemos uns com os outro e por isso aprendemos sempre" (Paulo Freire). Ao criar o cantinho de leitura, aproveitem para comunicar este feito aos pais, sob forma de bilhetinhos ou cartinhas, pois essas ações favorecem a comunicação e a integração da família com a escola.

3- Outro recurso que pode ser utilizado, não apenas no segundo segmento do EF, mas no EM e no EJA é a criação de um jornal da turma. Tarefa simples que pode ainda ser utilizada como instrumento de avaliação de aprendizagem. Considero que a avaliação deva ser formativa, ou seja, aquela que parte do princípio que a aprendizagem é um processo contínuo. O jornal poderá ser mensal ou bimestral, conforme a necessidade de cada professor. Este recurso fornece variadas formas de leitura e escrita e ainda a possiblidade do educando reelaborar seu conhecimento. Geralmente, se formam grupos para elaborar as tarefas, ou mesmo a criação de 2 ou três jornais onde cada um dos participantes são incumbidos de tarefas distintas, porém sempre com a redação de um artigo.

4- Criação de blogs e fotologs - para os alunos de EM, a criação de blogs e fotologs poderá, à um só tempo, favorecer tanto a leitura e escrita de artigos, quanto à criatividade e desenvolvimento do senso estético. Essas ferramentas, àlem de permitirem um contato maior do aluno com diversos artigos relativos às disciplinas do currículo, poderão consistir numa metodologia de aprendizado eficaz nos estudos aos exames vestibulares. Cabe ao professor, a proposição e a distribuição das tarefas, identificando os elementos necessários à consecução das mesmas, bem como os temas a serem tratados.

Essas abordagens, das mais simples às mais complexas, consistirão num desafio tanto aos alunos, pelos quais devemos orientar à não deixarem de lado suas aspirações e seus estudos, como também num desafio ao professor, no qual ele estará continuamente se aperfeiçoando e adequando o seu saber às questôes sociais, à aproximação da escola com as famílias e com as inovações tecnológicas presentes em nosso cotidiano.

Abraços aos educadores e educandos

Semíramis

6 comentários:

  1. Semiramis parabéns por saber inovar como profissional e respeitar a nova geração porque o que escreve aqui e agora não são apenas dicas, mas um ato de respeito pelos nossos jovens que jamais serão como seus pais que aprendiam com lápis e papel. Hoje nossos filhos exigem outras ferramentas, porém, ainda precisam de orientadores como no passado. E vamos à luta contra o analfabetismo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Semiramis!
    Lindo blog! Emocionante essa música... E esse post sobre alfabetização está perfeito! Parabéns mais uma vez!
    Josete
    http://jmzimmer.blog.uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quando a sala de aula representa algo além da educação em si, o aprendizado é mais eficiente.

    Essa idéia de dar um pequeno espaço de tempo para as crianças lerem gibis e livros infantis é ótima, porque ela incentiva a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá Se,

    Adorei seu texto. Muito verdadeiro. Também acredito que temos que partir do nosso círculo de convivência em direção ao todo.
    Toda iniciativa é válida.
    Ser mediador é ser veículo de capacitação.
    Sucesso, amiga!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:34 AM

    Ola Semiramis, indiquei seu blog no meu, com relação ao selo da amizade.......bjos
    Seu blog é muito bom!

    Juliana
    http://lindamenina.ju.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Semiramis, parabéns nao só pelo texto maravilhoso, mas por favor algo inovador com sua turma.
    Você deve ser uma excelente professora e deve ser professora porque escolheu de coracao sê-lo.

    Obrigada pela participacao.

    Abracos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog