1 de set. de 2009

O Logar da Família

O Logar da família
 
 
Hoje é praticamente impossível viver sem as tecnologias de informação. Qualquer assunto está linkado de alguma forma aos veículos de comunicação, visando maiores interações dos indivíduos, por mais que estejam geograficamente longe, ou seja , a Internet, bem como os canais de televisão produzem cultura, informação, conhecimento, contatos e interatividade quase que em tempo real.
 
Entretanto, apesar de tantos e encontros e reencontros, trocas de conhecimento, novas amizades e afinidades; o mundo virtual, globalizado e informatizado que produzem a cada dia novas tecnologias que darão ao homem a oportunidade de trabalhar muito mais em menos tempo, o que possibilitaria maior tempo para o convívio com os seus, acaba se tornando apenas mais uma forma de nos mantermos afastados, sem o diálogo cotidiano, mantendo as aparências na frieza sutil de algumas letras e códigos divertidos espalhados num album de recados dos sites de relacionamento.
 
E como isso afeta as famílias, de forma imperceptível... alguns assumem a total falta de tempo : psicólogo (para entender o porque está vivendo) acadêmia (para adquirir a boa forma que você perdeu por tanto trabalho), cursos (para capacitação freqüente), Ioga (para combater o stress do trabalho) e trabalho (para garatir o pagamento de todos esses itens ) O dia só tem 24 horas. Naqueles 30 minutos que você para para comer alguma coisa e dar uma checada nos e-mails e recados nos sites de relacionamento (nunca temos um só e nunca usamos apenas 30 minutos...) nos lembramos que no afã de buscar o êxito profissional, de buscar as inovações tecnológicas, deixamos para trás um histórico de bons momentos e pessoas imprescindíveis em nossa vida - nossos filhos, nossos pais e verdadeiros amigos de batalha.
 
Antigamente se um amigo que morasse na mesma cidade fazia aniversário, você não se furtaria em ír até sua casa, dá-lhe pessoalmente os parabéns, um presente (é só uma lembrancinha, viu?!) comer um pedaço de bolo e voltar para casa feliz de ter visto aquele amigo e ele feliz por ter se proporcionado e ao outro, momentos tão agradáveis... hoje em dia, você posta um recado no mural de recados do Orkut (do Sonico, do Netlog, do MySpace, no Twitter...) isso quando você não se esquece e só posta o recado no outro dia... (;) parábens! - Felicidades! - wow! - e só!
 
Hoje em dia, a galera na casa dos 60, 70 anos está tendo que aprender computação, a criar um perfil em algum lugar para poder se comunicar com seus filhos e netos, para tentar passar alguma coisa de importante antes que seja tarde demais. Conheci certa vez uma pessoa que me ensinou muito (hoje no infinito superior), que criara vários perfis na internet, fazia várias amizades, deixara várias pérolas de sabedoria em diversos sites, no intuito de se aproximar de seu filho, que nunca tinha tempo ou paciência para conversar. A maior alegria dessa pessoa era receber, vez ou outra, um e-mail, um recado do filho e do netinho... ele desencarnou depois de tanta luta e de tanta solidão. A internet não o preenchia por completo, como não preenche a vida de ninguém.
 
O logar da família ganha espaço quando no meio de tanta correria, onde celular e MSN já não são suficientes (não temos tempo e nem permissão no trabalho para ficar conversando) e passamos a criar laços parentais com nossos filhos através de recados, de e-mails, de Buddy Pokes... soube de uma família que só descobriu que a filha adolescente estava grávida quando a menina passou mal para ganhar o bebê, pois simplesmente os pais eram muito ocupados para conversarem com a filha, se limitando a postagem de carinhosos scraps, depositando dinheiro na conta para a compra de comida e pagamento de contas, acreditando que estavam fazendo sua parte.
 
É triste, mas trocamos a delícia de compartilharmos experiências físicas com nossos filhos, um piquenique, uma praia, uma volta de bicicleta, uma olhada nos álbuns de família.... trocamos o Lugar da família e nos logamos completamente numa atmosfera onde só faz sentido certas atitudes virtuais, quando procuramos realizá-las também no campo real.
 
Abraços,
 
Profª Semíramis F. Alencar Moreira
   
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog