CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
www.cvdee.org.br - Sala Educar
Estudos destinados à Família e à Educação no Lar
Tema: Dependência Química e a Família
Período: 31.07.2010 a 07.08.2010
Olá amigos, tudo em paz? Vamos conversar um pouquinho ?
Quando falamos em dependência química, nos vem à mente apenas drogas ilegais. Mas sabemos que existem muitas drogas legalizadas que fazem parte de muitas famílias, como cigarro e medicamentos. Em algumas famílias, um ou mais membros são dependentes tanto de drogas lícitas como ilícitas.
Então, vamos conversar?
1) O que fazer quando isso ocorre em nossa família, seja dentro da nossa casa ou com um parente próximo?
R. Apesar desta ser uma situação muito dificil emocionalmente, precisamos ter paciência e buscar entendimento médico, psicológico e espiritual sobre o assunto antes de tomar atitudes mais drásticas . E principalmente buscar a consciência do paciente para a necessidade de tratar-se. O apoio da família é fundamental para o tratamento do dependente químico, e a família também deve tratar-se pois as consequencias psicológicas e os traumas são terríveis .
2) Como explicamos à criança o que está acontecendo?
R. Dependendo da idade podemos explicar com mais clareza sobre o assunto, mas principalmente deixar claro para a criança que aquele problema é uma doença e como tal deve ser tratada, com paciência, compaixão, amor, fé, etc. É fundamental protegermos as crianças e as colocarmos em segurança , mas devemos evitar provocar o medo ou incitar a curiosidade.
3) Mesmo quando não há casos na família, conversam sobre o tema com seus filhos?
R. Sim, sem dúvida devemos preparar os nossos filhos para a realidade mesmo que ela não faça parte do nosso cotidiano ou pareça distante.
Abraços , paz e luz
Paty Bolonha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!