Como Pestalozzi amava as crianças...
(...) escreveu desse tempo feliz da sua vida:
"A minha mão estreitava-a na desses moços, os meus olhos liam nos deles, aos seus risos os meus faziam eco. Eu existia só para eles, para mim só eles existiam. Comia-se a mesma sopa, bebia-se na mesma fonte. Eu não tinha ninguém: Sozinho, sem amigos nem criados; só os tinha a eles; era o ultimo a ir para a cama, o primeiro a levantar-se. E já deitado tinha que rezar com eles e responder tinha que rezar com eles e responder às suas perguntas enquanto não adormeciam; eles assim o queria".
A ação de Pestalozzi, a sua vida toda de bondade e abnegação, teve conseqüência muitíssimo benéficas para as gerações que vieram depois.
O espírito verdadeiramente de eleição de educador tão paciente e amorável revive em cada escola nova que se vai fundando, tornando cada qual mais vasta, mais bela, mais rica do que as anteriores, e nela as criancinhas, mesmo as pequeninas, e as mais pobrezinhas, encontram um acolhimento tão carinhoso que por certo faria chorar de ternura o bom Pestalozzi, se o pudesse presenciar.
[Johann Heinrich Pestalozzi]
Fonte: Livro "Tesouro da Juventude" vol.7, pág. 81, 1955.
¤¤¤¤
"A pesquisadora Dora Incontri vê na obra dos filósofos da educação anteriores ao século 19 uma concepção do ser humano "mais integral" do que a que passou a prevalecer então. Segundo Dora, naquela época a ciência, incluindo a pedagogia, se tornou materialista. "Pensadores como Pestalozzi levavam em conta aspectos hoje negligenciados, como o espiritual". Ela lamenta a ausência dessa dimensão. No seu dia-a-dia na escola ou em seus estudos sobre educação, você já sentiu a sensação de que falta algo à teoria pedagógica? Chegou a pensar que carência é essa? De que forma ela se reflete na prática?" Do site http://revistaescola.abril.com.br:
Nota:
Esse texto que transcrevi do Livro "Tesouros da Juventude" de 1955 de uma biblioteca em Mogi das Cruzes-SP, estava cheio de poeira, o que me fez espirrar muito... rsrs. Mas valeu pelo TESOURO encontrado.
Samuel Lima
-- J. Pestallozzi -- Pestallozzi com órfãos em Stans... Imagens que educam. --
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!