Profª Semíramis F. Alencar Moreira
A carreira de docente de ensino superior no país não é fácil. Um professor leva em média 10 anos para concluir sua formação acadêmica, daí para mais, quando não se envereda pelos caminhos da pesquisa e da extensão universitária.
Isso sem contar que o professor precisa se capacitar quase que anualmente e essa capacitação se dá através de aprofundamentos de sua própria prática docente em cursos de extensão, lato sensu, algum idioma, novas tecnologias... Enfim, seu universo é o estudo e através de inúmeras incumbências pertinentes à sua área de atuação, muitas vezes pode parecer distanciado do mundo, alheio às preocupações comuns da comunidade que o cerca.
Quando o professor objetiva sua formação para o Ensino a Distância, sua atuação se torna mais específica, pois além utilizar de seus conhecimentos didáticos e inerentes à sua formação inicial; por vez que não há o contato físico diário com os alunos, seu tato deverá ser maior ao lidar com todos os tipos de personalidades possíveis por detrás de uma tela.
Seus argumentos, ponderados, objetivos e lógicos deverão ser permeados por uma linguagem que estabeleça o rigor acadêmico e, simultaneamente, incentivar o aluno desmotivado a não desistir do curso escolhido.
O professor tutor em EaD acumula as funções de orientador, coordenador de atividades, provocador dos debates, incentivador e avaliador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, deverá se valer de seu savoir-faire para concatenar suas atividades diárias de tutor, nas problemáticas inerentes a atribuição do cargo, como os contratempos diários que os alunos possam apresentar, com serenidade, franqueza e competência. É uma tarefa que envolve paciência, persistência e energia.
Assim, quando se é pensado todo o esforço de um professor tutor a distância para se manter nesse ideal educativo, deve ser levado em conta a lei natural que nos selecionou enquanto seres vivos dominantes "Só os mais aptos e mais fortes sobrevivem" . Alguns profissionais talvez identificados com outros tipos de docência, apesar de considerarem a hipótese da tutoria em EaD como desafiador campo de trabalho ou experiência profissional, podem não se identificar com os moldes propostos. Ou seja, mesmo tendo feito o curso de tutoria em EaD, não entenderem esse ponto de partida como algo palpável para suas necessidades acadêmicas a curto ou médio prazo.
Todavia, um trabalho gratificante. O adágio popular assegura que "longe dos olhos, perto do coração" essa é o ditado que mais podemos adotar no curso de Pedagogia a distância, pois o educador, mesmo longe dos olhos deveria ter o mesmo carinho por aqueles alunos do curso presencial, o mesmo cuidado, talvez redobrado, uma vez que "O que os olhos não veem o coração sente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!