A usabilidade de interfaces virtuais é um assunto muito interessante mesmo e nos permite a tecer sínteses para nossa melhor compreensão
Desenho de conteúdos e atividades para e-learning que requer um tempo maior de planejamento.
A interface deve ser acessível e "usável" pelo usuário, exigem maior praticidade, mais clareza, maior objetividade.
O professor pode utilizar os seguintes interfaces tais como:
1) Os desmembramentos como: Hiperlinks, glossários, atenção, curiosidades (podendo ser em vídeos ou textos complementares);
2) Inclusão de informações pertinentes nas laterais do material também dão boa visibilidade ao aluno (no caso de desmembramentos como citado acima);
3) O tamanho da fonte do material, cores padrões, imagens e espaçamento em branco são características para a consistência de layout;
Assim, os projetistas devem elaborar interfaces que visem a oferta maior de opções e facilidades sem que haja uma sobrecarga cognitiva (ambiente pesado, com muitas informações e gadgets inúteis)
A usabilidade sempre está associada à alguma teoria da aprendizagem: geralmente teorias construtivistas e neo-construtivistas.
Projetar é uma atividade técnico-artística, "uma atividade responsável pela elaboração de objetos usáveis e sistemas de informação. O projetista determina materiais, tecnologias de fabricação, volumes, texturas, imagens, tipografias e incorpora recomendações ergonômicas" (Santos, 2003)
FONTE: Costa e Marins, 2009.
Semíramis F. Alencar Moreira
Síntese para PIGEAD- UFF - Ambientes Virtuais de Aprendizagem e mídias de comunicação
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