1. Tomada de turno
A organização dos participantes se dá de forma que cada um se expresse um de cada vez.
O professor deve aproveitar as "deixas"dos alunos para interagir e realimentar as discussões, a fala é receptiva às intervenções dos alunos;
2. Sobreposição
Ocorre quando duas ou mais pessoas falam ao mesmo tempo ou quando um deseja roubar o turno do outro, interrompendo-o, as sobreposições geralmente são curtas;
3. Reparo
Esclarecimento de algo, acrescentar a informação a um comentário recém feito, correção ou realinhamento dos participantes no ponto de vista do falante;
4. Reformulação
Sintetizar, unificar ou extrair sínteses, resumir as falas de forma a clarear algum conteúdo, interpretando falas e validando correções.
Fases das discussões instrucionais
Momentos divergentes e convergentes
A estrutura elástica de várias contribuições dos integrantes da conversação, afunilada por razões estratégicas;
Fases das discussões instrucionais em EaD
1. Entrada - conhecimento prévio e revisado associado ao novo tópico
2. Esclarecimento do assunto - Modelo do tópico
3. Investigação colaborativa - dados a serem levantados, classificados
4. Fechamento ou síntese - o condutor da discussão deve auxiliar os outros participantes a realizar uma síntese do que foi levantado.
Princípio da cooperação
Enunciado - objetivo ou finalidade
Princípios que se desenrolam em :
Máximas Conversacionais
1. Máximas de quantidade
Informação exigida
não dar mais informação do que seja necessário;
2. Máximas de qualidade
Não afirmar o que não se tenha certeza
não afirmar o que acredita ser falso
não afirmar coisas sobre as quais não se tenha provas
3. Máximas de relação
Pertinência ao tema tratado
4. Máximas de maneira
Clareza;
Evitar ambiguidade;
Ordenação, cadência, coerência
Teoria das Faces/ Polidez linguística
Amor próprio do interlocutor
Face positiva , que valorize os aspectos positivos do sujeito:
apreciação, reconhecimento;
Face Negativa - defesa dos ataques externos, autopreservação.
Fonte: Conversação e discussões instrucionais (BEVILAQUA, D. V. & BARRETO, C., 2009)
Semíramis F. Alencar Moreira
PIGEAD - UFF - 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!