24 de fev. de 2016

7 ideias de brincadeiras inspiradas no método Montessori!

Matéria publicada em 

7 ideias de brincadeiras inspiradas no método Montessori!

POR  7 COMENTÁRIOS
 


O método Montessori foi criado no século XX por Maria Montessori (médica e educadora), mas ele nunca esteve tão atual como nos dias de hoje! Os preceitos da técnica são usados em quartos infantis, brincadeiras e até mesmo na parte comportamental (englobando aspectos educacionais). Esse tipo de método ficou conhecido por incentivar a autonomia, criatividade e expressão dos pequenos, que aprendem por meio da liberdade.
Seguindo essa linha, atividades infantis também começaram a ser exploradas. Dessa maneira, as crianças podem descobrir e experimentar coisas novas a partir do jeito como elas enxergam o mundo. Por isso, para o post de hoje, selecionei 7 brincadeiras inspiradas no método Montessori, que podem ser reproduzidas em casa! Essa é uma ótima forma do pequeno se divertir e aprender mais sobre as cores, os números, as comidas e até mesmo sobre as tarefas diárias. Gostou da proposta? Então, vem ver as ideias!
– Tubos divertidos: você pode reaproveitar o rolo que sobrou do papel toalha para criar uma brincadeira diferente para o seu filho. Basta fixá-lo em uma parede ou em um móvel e colocar um cesto com bolinhas coloridas. Assim, a brincadeira será passar os objetos!

– Conhecendo frutas e legumes: além de ter a oportunidade de sentir a textura dos alimentos, o pequeno também poderá fazer um exercício de reconhecimento. Para isso, imprima imagens e peça para seu filho colocar as frutas e as verduras correspondentes sobre elas. Depois da brincadeira, que tal descascar uma fruta para que ele saboreie? Essa também é uma boa dica para incentivar a alimentaçãosaudável desde a primeira infância.

– Com números: essa é uma atividade indicada para crianças um pouco maiores, que estão aprendendo a contar. Em pratinhos descartáveis, coloque números e explique para o filhote que ele terá que colocar as bolinhas correspondentes em cada prato. Essa atividade também pode ser feita com papéis e adesivos. Nesse caso, os pequenos devem colocar os números certos de bolinhas adesivas.

– Cores: essa é outra maneira de estimular o desenvolvimento do seu filho. Separe objetos de cores diferentes e monte um círculo com pedaços coloridos de feltro. Assim, o pequeno terá que colocar os objetos correspondentes às cores nos triângulos. Com uma caixinha de papelão e pedaços de EVA, você também pode criar uma outra brincadeira – onde a criança também terá que colocar os quadrinhos nas cores correlatas.

– Letras e formas: em uma caixinha, coloque um pouco de areia, sal ou açúcar. Em um papel, escreva a letra ou a forma que a criança deve reproduzir. Simples e construtivo!

– Ajudando em casa: essa é uma maneira de estimular seu filho a se envolver nos trabalhos domésticos desde cedo. Ao tirar as meias do varal, peça que ele organize os pares corretamente. Além de estimular o desenvolvimento, ele estará contribuindo com as tarefas de casa!

– Conhecendo texturas: nessa atividade, você reunirá diferentes brinquedos do seu filho em uma bandeja. Ele terá que selecionar aqueles que são macios, como os de pelúcia, e os que são mais duros, como os de plástico, em caixinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog