Uma pesquisa realizada junto às provedoras de ensino a distância demonstrou que é um mito os cursos online terem um menor custo de produção, e consequentemente diminuírem os custos para os estudantes. A premissa não se sustenta.
A investigação, realizada pela WICHE Cooperative for Educational Technologies (WCET), revelou que muitas faculdades cobram o mesmo ou até mais pelo estudo online. E, quando taxas adicionais são incluídas, mais da metade dos alunos de educação a distância paga valores maiores do que aqueles que frequentam as salas de aulas.
Os preços mais elevados – pagos pelos estudantes – estão ligados aos altos custos de produção, diz a pesquisa. Os pesquisadores pediram aos entrevistados para pensarem em 21 itens de um curso online, tais como desenvolvimento da escola, design instrucional e avaliação do aluno, e como o custo desses itens se comparariam aos dos cursos presenciais similares. Os entrevistados – administradores responsáveis pela educação a distância em 197 faculdades – afirmaram que nove dos itens são mais caros em um curso online, enquanto doze itens custam o mesmo.
Em outras palavras, virtualmente cada administrador pesquisado afirmou que os cursos online têm produção mais onerosa.
Segundo Russell Poulin e Terri Taylor Straut, autores do estudo, isto não deveria ser surpresa. O relato apontou que produzir um curso online significa pagar licença de software, contratar designers instrucionais, treinar equipes da faculdade e oferecer suporte 24 horas para o estudante, entre outras despesas agregadas.
“E isto tudo deveria custar menos?” questiona o relatório.
“Nos comentários abertos, dirigidos a líderes que criticam o trabalho deles, você pode sentir essa angústia. Uma pessoa respondeu sucintamente: Oras”.
Em entrevista, Straut, analista sênior na WCET, disse que o mito sobre o custo menor e o preço real da educação online persiste devido à falta de conhecimento sobre o trabalho resultante da criação de cursos. Ao invés de construir cursos online a partir do zero, muitas faculdades utilizam soluções a partir de cursos presenciais existentes, adicionando ferramentas necessárias para oferecê-los online, o que eleva os custos. “Se você começa com todas as peças da sala de aula para depois incluir tecnologia, como isto poderia ser mais barato?” – afirma Straut, que anteriormente ajudou a fundar a CU Online, na University of Colorado e Westerns Governors University.
Ainda, afirmou Straut, as faculdades têm focado principalmente na educação online como uma forma de levar adiante sua missão de ampliar o acesso à educação, e não de diminuir custos.
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