3 de jul. de 2017

4 dicas para criar cursos imersivos


No artigo passado compartilhei os benefícios de se desenvolver Cursos Imersivos, agora vamos nos dedicar à conhecer dicas para aplicar no desenvolvimento desses recursos:

1. Incorporar Situações Realistas e Personagens


A imersão depende do realismo. Os alunos on-line não são capazes de se engajar ativamente se eles não podem se relacionar com a situação ou se conectar com os personagens eLearning. Por esta razão, você deve incorporar elementos que os aprendizes online normalmente encontram no mundo real. Por exemplo, integrar software e ferramentas que eles usam em uma base regular. Isso muitas vezes requer pesquisar seu público, através de observações no local de trabalho, grupos focais e pesquisas on-line. Descubra o máximo possível sobre seus antecedentes e preferências para criar conteúdo de eLearning que ressoe com eles.


2. Criar uma história emocionalmente envolvente


Um dos aspectos mais importantes da imersão é conectividade emocional. Os aprendizes online precisam se sentir nos personagens do eLearning e serem capazes de se colocar no papel. Isso requer uma história convincente que puxa em sentimentos e desencadeia uma resposta emocional. Para conseguir isso, você precisa determinar quais emoções você está tentando transmitir e como elas afetarão a experiência de eLearning. Por exemplo, agitar a ansiedade pode imitar a pressão do mundo real, mas também colocá-los em um estado de espírito negativo.

3. Deixe que os aprendizes online escolham seu próprio caminho


Cada aluno on-line tem o poder de escolher seu caminho no mundo real. Suas escolhas levam a resultados, que resultam em conseqüências ou repercussões. Esta é a ordem natural das coisas. É por isso que seu curso de eLearning imersivo deve capacitar os aprendizes on-line e permitir que eles assumam o controle. Simulações, jogos sérios e cenários de ramificação são inerentemente centrados no aluno. Os indivíduos tomam decisões que os levam para um caminho específico. No entanto, você pode incorporar liberdade de escolha em outros aspectos do seu projeto de curso eLearning. Por exemplo, um mapa de curso clicável que permite que os aprendizes online escolham suas próprias atividades de eLearning e avaliações.


4. Remover distrações desnecessárias


É importante focar nos objetivos de aprendizado em vez de se perder nos elementos de eLearning imersivos. Por exemplo, a escolha de multimídia que é interativa e visualmente atraente, mesmo que não suporte seus objetivos de aprendizagem. Desordenado, o eLearning vai distrair alunos on-line e tirar o valor global do curso. É aconselhável começar com atividades de eLearning de imersão básicas que se alinham com seus objetivos de aprendizagem e integrar gradualmente mais interatividade. Escolha seus esquemas de cores, fontes e layouts com cuidado. Considere como eles se encaixam no quadro maior e seu significado emocional. O vermelho pode ser uma das cores do seu logotipo, mas também simboliza a urgência. Assim, ele tem o potencial de criar stress desnecessário, o que prejudica a experiência imersiva eLearning.

Imersive eLearning pode transformar assunto seco e maçante em uma viagem on-line emocionante. Mesmo a conformidade corporativa tem o poder de se tornar envolvente e emocionalmente centrado com a ajuda de eLearning histórias imersivas, atividades e elementos de design.


IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog