29 de mai. de 2014

A utilização das interfaces interativas no ambiente de EaD - possibilidades didáticas com games

Interface interativa se define quando os usos e potencialidades de determinados softwares ou aplicativos permitem a participação de vários indivíduos. Assim, podemos citar os jogos de realidade virtual, que capta os movimentos do individuo através de uma câmera e transfere diretamente para o jogo com um dispositivo denominado "kinect", como X-box One ou 360;

Também jogos como o Playstation 4, que além de ter maior qualidade gráfica, jogabilidade, possui touch pad e interatividade com outros usuários em tempo real, através de chat box, interação por voz (quando associado a fones de ouvido e microfone), Oculus Rift (para enxergar sob a ótica de primeira pessoa no jogo) e web cam na maioria dos jogos.

Hoje em dia , em algumas empresas, o treinamento é realizado através de jogos de realidade virtual (jogos sociais) como o Second Life e o The Sims e essa experiência ganha campo em algumas universidades, nos cursos como Medicina e Engenharia: http://claudiomoreira.wordpress.com/2009/07/29/universidade-monta-treinamento-para-estudantes-de-medicina-no-second-life/

O interessante é que o layout e a interface desses jogos sociais de realidade virtual são idênticos muitas vezes aos cenários reais, o que pode ser um fator positivo para a compreensão e assimilação de conteúdos.

À princípio há pessoas que se chocam com o uso desses jogos num primeiro momento (uma vez que os jogos sociais se destinam basicamente ao público adulto), mas como tudo no mundo: depende do olhar que temos e a finalidade para a qual direcionamos.
Como em qualquer lugar de entretenimento, há configurações, restrições e formas de apresentação as quais são passíveis de serem redirecionadas e ao mesmo tempo customizadas para atender a outros objetivos.





Para quem ficou interessado no Second Life para uso didático, segue alguns links que poderão ser úteis para esse novo estudo:
  1. ABC da EaD no SL. - Curso sobre Educação a Distância totalmente ministrado no Second Life. Há até curso em EaD (usando o Moodle como plataforma de apoio) totalmente em 3d pelo Second Life. Precisa ter o software instalado e aguardar a abertura de novas turmas (Prof. João Mattar)
  2. MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2009.
  3. Storytelling Imersivo Colaborativo: Time2Play no Second Life - http://groupware.les.inf.puc-rio.br/public/papers/SBSC09_Time2Play_Final1.pdf - 
    "Storytelling como jogo traz a possibilidade de duas ou mais pessoas colaborarem na narração e interpretação de
    histórias, inventadas ou re-contadas. Ao contar uma história, o aprendiz passa a conhecer melhor sua cultura criando
    referências importantes para seu desenvolvimento, incentivando a imaginação e a leitura." Interessante, não é mesmo?
  4. O Second Life® e o ensino-aprendizagem de Inglês -  http://ria.ua.pt/bitstream/10773/1429/1/2010001402.pdf 
    "Estes alunos mostram, por isso, uma maior propensão para os estímulos visuais, preferindo aprender fazendo, em vez de falarem ou lerem. Esta é uma geração frequentemente descrita como desmotivada pelo actual sistema de ensino, procurando abordagens cada vez mais práticas e integradas com a sua realidade, que apelem não só a um maior envolvimento e motivação, mas também adaptadas às suas novas estratégias de aprendizagem. O mesmo autor defende ainda que parte dessas aprendizagens, formais ou informais, surgem de pesquisas, partilha de informação e aprendizagens entre os pares – muitas vezes comunidades online – potenciadas por uma variedade de ferramentas Web 2.0"
Fonte: Filho adolescente louco para ser designer de games, rs

Semíramis F. Alencar Moreira
Síntese para PIGEAD- UFF 2014 
Ambientes de Aprendizagem e Mídias de Comunicação

28 de mai. de 2014

Síntese sobre a palestra de Sir Ken Robinson para TED Talks

Assistindo à excelente e bem-humorada palestra de Ken Robinson pude constatar alguns tópicos essenciais para estimular a criatividade em qualquer situação, lógico que, diante da fala dele acrescento algumas ideias próprias também.
1. As escolas não matam a criatividade, os professores, quando não abertos ao novo e os pais quando não apoiam o crescimento intelectual de seus filhos quando são presas a pontos de vista conservadores do que seja uma carreira, posição social, modos de ser.
2.A criança tem uma incrível capacidade de se inventar, reinventar, criar novos olhares;
3. Criatividade é tão importante quanto a alfabetização;
4.Tanto criança quanto adultos precisam ter seus pontos de vista respeitados. O que mata a espontaneidade tanto de crianças quanto de adultos é a ironia, o sarcasmo, o desdém e o escárnio de suas ideias. A pessoa se intimada, tornando-se reclusa, passando a repetir apenas o que o "sistema" a permita dizer;
5. Se arriscar-se é imprescindível à criatividade, é necessário mudar o a visão de muitos professores que, diante de um erro, fazem motivo de deboche ao invés de transformar o mesmo numa possibilidade didática, de aprendizado re-significado;
6. Ressalto uma frase do próprio Ken Robinson "Se você não estiver preparado para estar errado, você nunca terá uma ideia original"
7.  O que pode ser constatado nas grandes corporações é que os adultos tem um enorme pavor de errar - passam a vida com medo de se arriscarem , por receio do que os outros pensem, falem sobre sua personalidade. O medo é um aspecto limitante do ser, pois impede que a pessoa exponha seus pontos de vista e ao mesmo tempo se arrisque em novas empreendimentos; 
8. Na escola observa-se o mesmo fenômeno, a substituição da criatividade por uma pasteurização/ "paternização" (de pattern) do saber. Na escola, o comportamento (parecer, pensar e agir) de cada aluno deve ser igual, sob pena de ser considerado como "diferente".
9. Alegria e coragem de se lançar ao novo são ações mais do que necessárias ao processo de criatividade. E não acontecem da noite para o dia. Cada dia é tempo para se lançar e alçar voos ainda maiores.
10. Repito aqui a frase de Picasso, citada por Robinson, na palestra: "Todas as crianças nascem artistas" O difícil é continuar sendo enquanto crescem, porque somos ensinados no decorrer da vida a abandonar a criatividade.


Parafraseando o Ken Robinson 
"A única esperança para o futuro é adotar uma nova concepção de ecologia humana, reconstituindo a concepção das riquezas da capacidade humana"
Como fazer isso? acho que dando maior liberdade aos nossos alunos, ainda na educação básica. Creio que muitos dos problemas da desmotivação no ensino superior está imerso na educação básica. Cobramos desde muito cedo aos nossos filhos / alunos para que eles pensem no futuro. Qual futuro? o futuro que nós efetivamente queremos (a sociedade) não damos muita "trela" ao que eles querem fazer de suas vidas, razão pela qual muitos largam uma, duas, três universidades ou nunca se sentem satisfeitos com o que escolheram de carreira. 
Enfim, enquanto nossas escolas não criarem um sistema no qual os alunos sejam avaliados sob suas reais potencialidades, ainda na educação básica fundamental, nenhuma forma de ensino será plenamente satisfatória. Por exemplo, eu não precisaria saber a Fórmula de Báskara ou se éteres, cetonas, ésteres são ácidos ou básicos para cursar literaturas ou artes cênicas...

Semíramis F. Alencar Moreira
Síntese para PIGEAD- UFF 2014 
Ambientes de Aprendizagem e Mídias de Comunicação


27 de mai. de 2014

Construtivismo e Interacionismo na EaD

Construtivismo e Interacionismo na EaD

O construtivismo ainda é a teoria mais utilizada para se entender o processo de ensino aprendizagem, sobretudo em tempos de e-learning. Ela nos mostra com riqueza de detalhes como se dá todo o nosso processo cognitivo, o que é maravilhoso! Santo Piaget!

Entretanto, gosto de pensar na teoria sócio-interacionista (acho que é por causa do meu viés Vygostkiano de pensar a educação não como uma construção pessoal, mas uma construção social, posto que vivemos em sociedade).

Toda nossa construção cognitiva é realizada através da interação: os pais em casa conversam com seus filhos os dando as primeiras noções de sociabilidade; as crianças são mandadas para a escola, onde aprendem a se socializar entre si e com o meio; a religião combina esses fatores na certeza de um fé e de um ser superior à nós, junto à outros indivíduos pertencentes às mesmas ideias; na comunidade onde vive, quando ela começa a tecer suas impressões acerca do mundo e inferir sobre ele.

Enfim, se tudo o que aprendemos, fazemos e desenvolvemos parte da perspectiva do outro, considero que o Sócio-interacionismo possa explicar bem melhor nossas intenções na EaD.

De acordo com a leitura do texto pude perceber que o principal cuidado que devemos ter é com a manutenção da linguagem e do diálogo, ou seja, a interação social. Tudo pode ser muito clean, objetivo, dinâmico, com um appeal moderno, mas nunca deve prescindir do modelo que haja uma interação, um debate. Deve ser por isso que os fóruns, chats e wikis são tão importantes para a aprendizagem, pois trabalham a reelaboração do conhecimento em grupo.

Uma fala de Rezende, no entanto, me chamou a atenção:

Dessa forma, o design e os programas e aplicativos sendo bem distribuídos podem realimentar esse processo de aprendizagem.

Semíramis F. Alencar Moreira
Síntese para PIGEAD- UFF 2014 
Ambientes de Aprendizagem e Mídias de Comunicação


26 de mai. de 2014

Visões da Ead - Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias educacionais parte 2

A taxonomia de Bloom  pode ser um excelente instrumento a ser utilizado para nos orientar na hora de criar um AVA ou um determinado material didático. Esse esquema pode nos auxiliar a compreender bem esses critérios:

Realmente o alto volume de informações ao DI acaba o confundindo e a falta de um projeto, um layout pré-definido pode atrapalhar ainda mais a confecção de um AVA ou de um material didático. 
O bom senso e a clareza são essenciais nesse processo. É necessário muita atenção nesse quesito até para não deixar um ambiente virtual confuso e que fornece muitas informações desencontradas!

Profª Semíramis F. Alencar Moreira
Síntese PIGEAD - 26/05/2014

Visões da Ead - Ambientes virtuais de aprendizagem e mídias na educação parte 1

Para mim falar de Design em Ambientes virtuais é suspeito pois amo Design! Mesmo porque crio blogs e páginas na web em PHP e minha plataforma predileta é o Wordpress, por ter designs muito inteligentes. Meu desejo é justamente me dedicar a essa área na EaD.
Quanto mais limpo for o design e a forma de apresentá-lo, melhores são as oportunidades de se criar um ambiente propício à aprendizagem. O aluno tende a se confundir quando há muita informação e esse excesso acaba gerando um conflito cognitivo negativo.
Este vídeo resume bem o que o design didático deve oferecer:

Devemos lembrar que existem também os conflitos cognitivos positivos, quando uma pergunta ou uma colocação podem impulsionar uma nova aprendizagem.
design didático deve se amparar nas tecnologias disponíveis, que gerem acesso à informação, trazendo um aspecto objetivo, limpo e ao mesmo tempo que ofereça estímulo ao aluno de continuar pesquisando, ampliando o leque de suas pesquisas, em prol de favorecer a aquisição do conhecimento, reelaborá-lo e reinventá-lo.
um exemplo de material didático que pode ser objetivo e estimulante é, sem dúvida, as animações em flash abordando esquemas, imagens ou charges, pois as pessoas tem mais facilidade em deter informações visualmente estimulantes. Eu utilizo muito o I Spring free, no Power Point. Dá um aspecto inovador às informações que se pretende passar. 
Semíramis F. Alencar Moreira 
Síntese PIGEAD 26/05 PARTE 1

25 de mai. de 2014

Sintetizando Criatividade Vs Inovação (Piotário) Waldez Ludwig

1. Para ser criativo basta ter alguma necessidade, para ser inovador é preciso espírito empreendedor, disciplina e educação, boa educação. Conhecimento para transformar a ideia em algo tangível: um projeto, um protótipo.
2.E como você alcança isso? sendo persistente, não tendo medo, corajoso, não se importando com quem não se importa com o seu projeto.  Correr atrás, detendo atenção maior aos detalhes e ser rápido, antes que alguém tenha a mesma ideia que você, posto que somos milhões tendo ideias parecidas!!
3. Quem é inovador perde o senso de lógica, pensa fora da casinha, desafia a autoridade, a praticidade, as tradições, não tem medo de errar (ou pelo menos não se submete à esse medo) e perde o senso de ridículo, 
4. no fundo, é como voltar a ser criança, as crianças não tem medo da verdade e nem de falar o que pensa, aventurar-se pelo mundo intangível das ideias e escutar mais o próprio coração.
Eu confesso que venho fazendo isso e tem sortido um efeito muito promissor! Ainda não sei se meus planos darão certo, mas perder o medo de contar as minhas ideias me ajudou muito!
Profª Semíramis F. A. Moreira - sintese para o PIGEAD 28/05/2014

30 de abr. de 2014

Campanha do Cobertor - Movimento de Amor ao Próximo (*MAP - Jacarepaguá - Rio)


CHEGOU A HORA DE AJUDAR!!!!! O MAP, já iniciou a CAMPANHA DO COBERTOR.   Com R$ 8,50, podemos colaborar e, claro, quem puder doar mais, será muito bem vindo.   Sua ajuda pode ser também com o que tiver em casa, cobertor, edredom e lençol, mesmo usado.  É só deixar no MAP e quem for de fora de Jacarepaguá me chame in box para combinarmos uma forma de retirada.  Obrigado e que Jesus nos aqueça nesse inverno!!!
CHEGOU A HORA DE AJUDAR!!!!!
O MAP, já iniciou a CAMPANHA DO COBERTOR.
Com R$ 8,50, podemos colaborar e, claro, quem puder doar mais, será muito bem vindo.
Sua ajuda pode ser também com o que tiver em casa, cobertor, edredom e lençol, mesmo usado.
É só deixar no MAP e quem for de fora de Jacarepaguá me chame in box para combinarmos uma forma de retirada.
Obrigado e que Jesus nos aqueça nesse inverno!!!

Polos do MAP

  • Jacarepaguá ( SEDE )
    Estrada do Pau Ferro, 325 - Pechincha - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 22743-051
    Tel: (21) 3392-5700 - 3392-5600
    * Linha Amarela (Sentido Barra), após o pedágio, 1ª saída , no sinal à direita.
    Atendimento ao público (ordem de chegada):
    Quarta-feira: 16:00 – 18:00 e 20:00 horas
    Sábados: 7:30 horas
  • Jacarepaguá - Casa de Cultura e Centro Educacional do MapEstrada do Pau Ferro, 258 - Jacarepaguá - RJ
    CEP: 22743-050
    Tel: (21) 3327-3499
    * Linha Amarela (Sentido Barra), após o pedágio, 1ª saída , no sinal à direita.
  • Rocha Miranda
    Av. dos Italianos, 789 - Rocha Miranda - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 21510-100
    Tel: (21) 3373-7832 
    Atendimento ao público (ordem de chegada):
    Terça-feira: 17:00 horas
  • Bento Ribeiro (Creche Irmã Sheilla)
    Rua Caracas, 171- Bento Ribeiro - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 21331-740
    Tel: (21) 3833-2659
  • Bananal - Ilha do Governador
    Rua Olímpio Machado, 201 - Bananal - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 21911-040
    Tel: (21) 3396-0841
    Atendimento ao público (ordem de chegada):
    Quarta-feira: 16:00 horas
    Sábados: 7:30 horas
  • Manguinhos
    Rua Sizenando Nabuco, 111 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 21041-250 - Em parceria com o LIFRAN
    Atendimento ao público (ordem de chegada:
    Sábados: 7:30 horas
  • Taquara
    Rua Jordão, 1348 - Taquara - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 22725-548 - Em parceria com I.C. OSCAR CARNEIRO
    Atendimento ao público (ordem de chegada):
    Quinta-feira: 17:00 horas
  • Centro
    Parceria com a Casa da Paz e Instituto Paulo Estevão (IPE)
    Rua do Senado, 223 - Centro - Tel.: (21) 2224-6040
  • Itaguaí
    Através da Associação Beneficente Cristo Consolador (MAP E CEIS)
    Rua Helena Galiaco Prata, s/nº - Quadra 16 - Itaguaí - RJ
    CEP: 23822-120 - Em parceria com CEIS
  • Recreio
    Rua Ailton Henrique da Costa, 328 - Barra Bonita - Recreio - RJ
    CEP: 22795-290
    Tel: (21) 2490-2073
  • Cabo Frio
    Rod. Amaral Peixoto, km 132 - R. Treze, Q. 44 - Unamar - Cabo Frio - RJ
    CEP: 28927-000
    Tel: (22) 2646-8559 / 2646-0930

5 de abr. de 2014

A VERDADE SOBRE O GOLPE MILITAR DE 1964


NÃO DEIXE DE ASSISTIR.......IMPERDÍVEL !!!!

A PROVA DEFINITIVA DE QUE OS AMERICANOS PLANEJARAM E ARTICULARAM A DITADURA DE 1964 NO BRASIL

DEPOIS DE ASSISTIR NÃO DEIXE DE ENVIAR PARA TODOS DE SUA LISTA, ELES TAMBÉM MERECEM SABER.

OS BRASILEIROS MERECEM SABER DEPOIS DE 50 ANOS ( 1964 - 2014) COMO FORAM MANIPULADOS PELOS AMERICANOS E DEPOIS PERSEGUIDOS E TORTURADOS PELOS MILITARES BRASILEIROS 

A VERDADE COMPROVADA COM GRAVAÇÕES E DOCUMENTOS ORIGINAIS DA CIA - DEPARTAMENTO DE ESTADO AMERICANO E DA CASA BRANCA, AGORA LIBERADOS AO PUBLICO

    DOCUMENTÁRIO TV BRASIL: O DIA QUE DUROU 21 ANOS

PARA QUE TODOS NÃO SE ESQUEÇAM E NUNCA MAIS ACONTEÇA ISSO NO BRASIL


1 de abr. de 2014

Salvem Alyce Coelho !!! Apelo para salvar uma garotinha com grave problema no figado. Vamos ajudar!!!!


POR FAVOR, não ignore este mensagem, Precisamos de sua ajuda! Alyce Coelho nasceu com grave problema no figado e precisa fazer um transplante com urgência. Atualmente ela esta internada no corredor do Hospital das Clinicas de São Paulo devido a febre alta, anemia e infecções causadas pelo agravamento de sua doença, a Cirrose Hepática. Ela ainda faz transfusão de sangue e toma antibióticos. PRECISAMOS muito de sua ajuda, pois se formos esperar pelo SUS, Alyce não terá muitas chances!
Se você tem interesse em ajudar de alguma forma e/ou quer conhecer mais sobre a história de vida de Alyce, acesse:www.facebook.com/AlyceCoelhoJuntos (página oficial)
www.facebook.com/adicelma.coelho.52 (Mãe de Alyce)www.facebook.com/groups/fadasdaalyce/ (grupo "Fadas de Alyce")




26 de mar. de 2014

Os sete segredos das crianças super felizes

Nós estamos sempre focados em tudo o que é preciso fazer para nossas crianças se tornarem adultos bem sucedidos. Pensamos muito na trabalheira e no cansaço que dá criar um filho. Mas e a felicidade deles? Estamos também pensando no que faz nossos filhos felizes? Sim, porque a infância deveria ser, sobre todas as outras coisas, o momento de simplesmente ser feliz.
A lista abaixo enumera sete segredos – ao alcance de qualquer pai ou mãe – de crianças felizes.
1. Crianças felizes fazem suas refeições em horários regulares. Parece bobo, não é? Mas tente lembrar de como você mesmo se sente quando tem fome. É assim que os pequenos se sentem quando pulam um lanche ou têm que esperar horas pelos convidados daquele super jantar na sua casa. Ninguém gosta de sentir fome. E comer em intervalos regulares não só reabastece os corpinhos e os cérebros infantis mas mantém a fome sob controle. Afinal, é bem difícil se sentir alegre e tranquilo com a barriga roncando!
2. Crianças felizes dormem bem. Ok, é bem fácil falar… sabemos que existem crianças mais e menos dorminhocas, mas isso não é desculpa para não criar hábitos de sono consistentes. As crianças precisam aprender a dormir e é nosso – às vezes árduo – trabalho ensiná-las. Criança cansada fica irritada e manhosa. Já uma criança com a noite bem dormida está pronta para ver o dia nascer feliz. Faça do sono e dos horários fixos de dormir prioridades absolutas.
3. Elas brincam livremente. Nada de ficar dando instruções na hora da brincadeira, nem de sobrecarregar os pequenos de atividades. Hoje em dia as crianças estão muito ocupadas com cursos e obrigações. Passam o dia inteiro recebendo instruções: escola, natação, música, inglês. Não há tempo para brincar e deixar a imaginação correr solta. Até os próprios brinquedos contém instruções! É bom que as crianças tenham tempo para brincar, só brincar. E que junto com aqueles brinquedos "hi-tech" existam outros que dependam exclusivamente da imaginação deles, como por exemplo, os carrinhos e bloquinhos de madeira.
4. Crianças felizes expressam suas emoções livremente. Elas choram quando estão tristes, gritam quando têm raiva e, às vezes, precisam andar em círculos porque nem sabem direito o que estão sentindo. Deixe elas se expressarem do jeito delas, mesmo que o "show" seja público. Enquanto nós adultos já sabemos mais ou menos o que fazer com determinadas emoções (ligar para um amigo e desabafar, por exemplo), as crianças ainda são mais primitivas neste quesito. Tentar calá-los ou reprimi-los, envergonhando-os pelo comportamento, não ajuda. Deixem que elas liberem as emoções do jeito que bem entendem e então ofereçam ajuda. Sem dúvida nenhuma esses momentos chilique são desafiantes para os pais. Mas muito pior é ver seu filho passar a vida inteira internalizando emoções negativas. Recalcar as lágrimas ou a raiva pode ser a causa de uma baita depressão mais tarde.
5. Elas podem fazer escolhas. Nossos pequenos têm muito pouco controle sobre a própria vida. Eles passam o dia inteiro escutando o que comer, para onde ir, o que fazer. Deixe algumas decisões a cargo deles. Poder escolher ocasionalmente o que vestir ou jantar é, com certeza, razão para sorrisos.
6. Elas sentem que estão sendo escutadas. Escute seus filhos para valer, não faça apenas de conta! Até porque até os mais pequeninhos percebem se você está de verdade prestando atenção ou se você ligou o piloto automático. A criança precisa saber que você se importa verdadeiramente com ela, que seu interesse é real. Isso vai ajudar vocês a criarem um relacionamento honesto e legal para toda a vida.
Gostou das dicas? Mas o mais importante ainda está vindo aqui:
7. Crianças felizes são amadas incondicionalmente. Criança apronta mesmo: você pede para não pular no sofá e ela pula. Aí ela se machuca e chora. E por mais que essa lógica seja meio incompreensível para nossa cabeça de adulto, infância é isso: um eterno jogo de tentativa e erro. Nossos filhos precisam experimentar e ver o que acontece. E nós temos que perdoá-los e amá-los mesmo quando os "experimentos" não dão certo. As crianças têm mais coragem de se arriscar quando sabem que seus pais vão amá-los e apoiá-los de qualquer jeito. Só assim podemos ajudá-los a se tornarem pessoas confiantes e com discernimento para tomar suas próprias decisões.
Seus filhos são felizes quando eles sabem que você sempre vai estar lá: "na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza".
Esse texto é uma adaptação do artigo e da entrevista "7 Secrets of Highly Happy Children" da terapeuta infantil Katie Hurley no site The Third Metric. Aqui o link para o artigo original e para a entrevista.

Existe uma relação entre crueldade com seres humanos e com animais?

Existe uma relação entre crueldade com seres humanos e com animais?
Muitos assassinos em série começaram matando animais. Pesquisas norte-americanas mostram que a crueldade animal pode ser sintoma de uma mente doentia.
Em 1998, Russell Weston entrou no Capitólio, puxou uma arma e começou a atirar ao redor. Quando terminou, dois policias estavam mortos e um visitante ferido. Poucas horas antes, Weston já havia atirado numa dúzia de gatos de rua alimentados por seu pai.
Ally Walker, estrela da televisão norte-americana, tem certeza de que os dois acontecimentos estão relacionados e que Russel não é um caso isolado. Em um documentário na TV, ela procura esclarecer que a violência contra animais muitas vezes antecede a violência contra pessoas. "Segundo dados do FBI, 80% dos assassinos começaram torturando animais", afirma Ally.
Relacionamos abaixo o nome dos criminosos, os crimes que cometeram e a crueldade anterior aos animais:
Albert de Salvo (O Estrangulador de Boston):
Assassinou 13 mulheres.
Na juventude prendia cães e gatos em jaulas para depois atirar flechas neles.
Brenda Spencer
Uma colegial que matou duas crianças nos EUA.
Costumava se divertir ateando fogo na cauda de cães e gatos e ninguém deu muita importância a isto.
David R. Davis
Assassinou a esposa para receber o seguro.
Matou dois poneys, jogava garrafas em gatinhos, caçava com métodos ilegais.
Edward Kemperer
Matou os avós, a mãe e sete mulheres.
Cortou dois gatos em pedacinhos.
Henry L. Lucas
Matou a mãe, a companheira e um grande número de pessoas.
Matava animais e fazia sexo com os cadáveres.
Jack Bassenti
Estuprou e matou três mulheres.
Quando sua cadela deu cria enterrou os filhotes vivos.
Jeffrey Dahmer
Matou dezessete homens.
Empalava sapos quando crianças e matava animais deliberadamente com seu carro.
Johnny Rieken
Assassino de Christina Nytsch e Ulrike Everts.
Matava cães, gatos e outros animais quando tinha 11 ou 12 anos.
Luke Woodham
Aos 16 anos esfaqueou a mãe e matou a tiros duas adolescentes.
Incendiou seu próprio cachorro despejando um líquido inflamável na garganta e pondo fogo por fora e por dentro ao mesmo tempo. "No sábado da semana passada, cometi meu primeiro assassinato. A vítima foi minha querida cachorra Sparkle. Nunca vou esquecer o uivo que ela deu. Pereceu algo quase humano. Então nós rimos e batemos mais nela". Esta frase foi extraída do diário de Luke Woodham.
Michael Cartier
Matou Kristen Lardner com três tiros na cabeça.
Aos quatro anos de idade puxou as pernas de um coelho até saírem da articulação e jogou um gatinho através de uma janela fechada.
Peter Kurten (O Monstro de Düsseldorf)
Matou ou tentou matar mais de 50 homens, mulheres e crianças.
Torturava cães e fazia sexo com eles, enquanto os matava.
Randy Roth
Matou duas esposas e tentou matar a terceira.
Passou um esmeril elétrico em um sapo e amarrou um gato ao motor de um carro.
Richard A. Davis
Assassinou uma criança de doze anos.
Incendiava gatos.
Richard Speck
Matou oito mulheres.
Jogava pássaros dentro do elevador.
Richard W. Leonard
Matava com arco e flecha ou degolando.
Quando criança a avó o forçava a matar e mutilar gatos com sua cria.
Rolf Diesterweg:
O assassino de Kim Kerkowe e Sylke Meyer.
Na juventude matava lebres, gatos e outros animais.
Theodore R. Bundy:
Matou 33 mulheres.
Presenciava o avô sendo cruel com os animais.
Entretanto, mais assustadores ainda são os recentes tiroteios em diversos colégios dos Estados Unidos. Todos eles têm algo em comum: os adolescentes criminosos já se haviam destacado anteriormente por atos de violência contra animais. Encarregados da Proteção aos Animais estão cientes desta tendência. Em São Francisco os funcionários já são orientados para reconhecerem o abuso infantil baseado na sua relação com o abuso animal. Segundo dados da Comissão de Combate ao Abuso Infantil, os moradores da cidade muitas vezes denunciam com maior rapidez o abuso contra animais porque são visíveis.
Segundo Ally Walker, "o abuso contra animais é um crime a ser levado a sério com conseqüências graves para todos". Em seu papel de apresentadora de TV a atriz espera ajudar a chamar a atenção da população para sinais precoces de comportamento assassino e, desta forma, salvar vidas — de animais e de pessoas.

Fontes:
Pet Abuse
PETA's Animal Times, inverno 1998/99
The Cruelty Connection por Beverley Cuddy
PetSite

20 de mar. de 2014

Moodle 2.5 e M-learning - Janaína Loureiro da Costa

A Ead vem aprimorando cada vez mais as formas e ferramentas utilizadas no processo de aprendizagem, já passamos por um longo período em que os principais recursos eram os materiais impressos, em que os alunos utilizavam para ajudar no momento dos estudos, atualmente com o crescimento do alcance tecnológico, estamos passando por uma transição entre o antigo e o novo, ter um computador para acessar as informações durante as aulas já passou a ser necessidade e com a disseminação dos dispositivos como celulares e tablet, que também possibilitam o acesso a estas informações beneficiados pela sua mobilidade, permitindo que o aluno tenha este acesso independente da sua localização, e assim caracterizando o novo aprender por diferentes formas de acesso.
Maia e Mattar (2007, p 13) afirmam que "O crescimento do mercado de educação a distância (Ead) é explosivo no Brasil e no Mundo. Dados estão disponíveis por toda parte: cresce exponencialmente o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, o número de cursos e disciplinas ofertados, de alunos matriculados, de professores que desenvolvem conteúdos e passam a ministrar aulas a distância, de empresas fornecedoras de serviços e insumos para o mercado, de artigos e publicações sobre Ead, crescem as tecnologias disponíveis, e assim por diante."


A considerável evolução dos dispositivos móveis e a melhoria dos recursos de acesso à internet, aliados aos novos conceitos de layout responsivo; trazem novas perspectivas relacionados ao m-learning. Diminuído assim, as antigas barreiras de acessibilidade e os problemas de usabilidade de software, inclusive em relação a limitação de hardware e ao tamanho de resolução da tela dos elementos de interface das aplicações.
A mudança de comportamento e crescimento de usuários mobile, e sinalizando que isso já estava afetando empresas que queriam seus websites disponíveis para esses novos dispositivos. O design responsivo, como o próprio nome já sugere, consegue responder ao tamanho da tela para se adequar da melhor forma.
A partir da versão 2.5 do Moodle, melhorias na área de layout e usabilidade foram adicionadas, sendo que uma das grandes novidades é opção de escolher temas para diferentes tipos de dispositivos. Sendo que dentre estes temas nativos (temas inclusos no próprio Moodle), temos opções de base responsiva, como exemplo temos o tema Clean e o MyMobile.
Foi desenvolvido um projeto em que foi utilizado dois tipos de temas nativos do Moodle, um modelo padrão, personalizado, porém não responsivo, chamado de “magazine” para aplicações em desktop (computadores de mesa e notebook), e o tema MyMobile para aplicações móveis (smartphones e tablets).
Tema disponibilizado pelo Moodle que não necessita de aplicativos, pode ser acessado por meio de qualquer navegador.Requisitos: deve ser selecionado dentro das configurações administrativas, na opção aparência, no seletor de temas. Outra forma de acesso ao AVA Moodle via Mobile, é utilização dos APPs para dispositivos móveis, diversos deles são encontrados nas lojas virtuais dos seus segmentos de sistemas operacionais como Google Play (Android) e ITunes (Sistemas Iphone). Em nossa pesquisa elegemos dois destes aplicativos, por serem mais utilizados e gratuitos.


O acesso ao AVA Moodle via Mobile, é utilização dos APPs para dispositivos móveis, diversos deles são encontrados nas lojas virtuais dos seus segmentos de sistemas operacionais como Google Play (Android) e ITunes (Sistemas Iphone). MDROID - É um aplicativo para dispositivos móveis utilizado para navegar no AVA Moodle de forma intuitiva. Possui tela inicial de login, tela de atividades e recursos, assim como as telas de processos onde estão direcionadas as atividades. Cujo os usuários podem usufruir de seus recurso. Requisitos mínimos: configurar o endereço do AVA no aplicativo antes de realizar o login, os serviços de webmovel devem estar ativados e estar cadastrado dentro do Moodle. MODLE MOBILE - possui um designer sugestivo. Na primeira tela (login) o aluno insere suas credenciais com os dados cadastrados no Moodle, na tela seguinte, ele estará no ambiente AVA e visualizará os cursos onde possui cadastro e a partir desde momento, o mesmo poderá acessa-lo. Requisitos mínimos: os serviços de webmovel devem estar ativados e estar cadastrado dentro do Moodle. Em todos os aplicativos a versão mínima do Moodle deve ser 2.4.


MAIA, C. e MATTAR, J. ABC da Ead: educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

M-learning - Janaína Loureiro da Costa (EaD no Face)


Com o crescimento dos aplicativos direcionados a navegabilidade do Moodle, a utilização do m-learning na educação proporciona aspectos positivos no aprendizado, como a ampliação do alcance do aluno, visto que ele pode acessar de qualquer local e otimizar o tempo. Pois, muitas vezes os alunos que procuram cursos a distância tem como maior dificuldade o fator tempo e os dispositivos podem vir facilitar este acesso, promovendo a construção de novas formas de aprender e aprimora a relação tutor aluno e alguns casos otimizar a relação custo beneficio principalmente depois de implantado.
O Mobile learning vem tomando espaço na formação e aprimoramento dos conhecimentos no ambiente de trabalho, além do seu uso corriqueiro para o fornecimento de informações. Com o crescimento dos dispositivos móveis, algumas empresas disponibilizam dispositivos empresariais, com esta facilidade o profissional tem um incentivo aos estudos, com o compartilhamento de temas afins, e a construção coletiva do conhecimento através de plataformas de ensino adaptadas para acesso mobile, o incentivo a utilização de comunidades, sites, bloggers, vídeos, arquivos de áudio e textos impressos.
Além disso, os dispositivos móveis são uma excelente fonte de informações de referência. Pode ajudar no suporte ao desempenho dos funcionários e apoiar uma força de trabalho mais forte e mais confiante. É importante ressaltar que para utilização do m-learning é preciso uma mudança na postura dos usuários.
Inicialmente os conteúdos só podiam ser acessados pelos navegadores (browsers) instalados nos computadores desktop e notebook. Podíamos acessar com diversas dificuldades a internet pelos celulares ou por outros aparelhos ligados a televisão etc, porém nenhum destes meios nos permitia uma navegação acessível, possibilitando uma boa experiência de uso em comparação aos desktops e notebooks.
A ampliação de acesso aos dispositivos móveis motivaram o crescimento do uso dos aplicativos mobile (apps) a partir de 2008, atualmente oferecem aos usuários diversas ferramentas para cada tipo de necessidade.
Para a utilização do Moodle no M-learning, sugiro 2 aplicativos o MDroid e Moodle Mobile, que são gratuitos e disponíveis para download.
Com as inovações novas estratégias e metodologias para a oferta do ensino a distância são utilizadas tais como: os modelos de e-learning , b-learning e m-learning , inserindo os dispositivos móveis como ferramenta crucial para o alcance dos objetivos elaborados para o curso, para que acompanhe a globalização das ações que a sociedade tecnológica disponibiliza, assim como a sustentabilidade característica contemporânea que vem evoluindo com a preservação de gasto desnecessário de material impresso e a facilidade de realizar o acesso ao AVA e seus conteúdos em qualquer local desde que se tenha uma conexão de internet e também a necessidade de uma estruturação de caráter pedagógico; além de designer para a adaptação dos materiais impressos utilizados na modalidade m-learning que está ocupando cada vez mais seu espaço na modalidade a distância em diversos locais. 
A considerável evolução dos dispositivos móveis e a melhoria dos recursos de acesso à internet, aliados aos novos conceitos de layout responsivo; trazem novas perspectivas relacionados ao m-learning. Diminuído assim, as antigas barreiras de acessibilidade e os problemas de usabilidade de software, inclusive em relação a limitação de hardware e ao tamanho de resolução da tela dos elementos de interface das aplicações.
A mudança de comportamento e crescimento de usuários mobile, e sinalizando que isso já estava afetando empresas que queriam seus websites disponíveis para esses novos dispositivos. O design responsivo, como o próprio nome já sugere, consegue responder ao tamanho da tela para se adequar da melhor forma.
A partir da versão 2.5 do Moodle, melhorias na área de layout e usabilidade foram adicionadas, sendo que uma das grandes novidades é opção de escolher temas para diferentes tipos de dispositivos. Sendo que dentre estes temas nativos (temas inclusos no próprio Moodle), temos opções de base responsiva, como exemplo temos o tema Clean e o MyMobile.
Foi desenvolvido um projeto em que foi utilizado dois tipos de temas nativos do Moodle, um modelo padrão, personalizado, porém não responsivo, chamado de "magazine" para aplicações em desktop (computadores de mesa e notebook), e o tema MyMobile para aplicações móveis (smartphones e tablets).
Tema disponibilizado pelo Moodle que não necessita de aplicativos, pode ser acessado por meio de qualquer navegador.Requisitos: deve ser selecionado dentro das configurações administrativas, na opção aparência, no seletor de temas. Outra forma de acesso ao AVA Moodle via Mobile, é utilização dos APPs para dispositivos móveis, diversos deles são encontrados nas lojas virtuais dos seus segmentos de sistemas operacionais como Google Play (Android) e ITunes (Sistemas Iphone). Em nossa pesquisa elegemos dois destes aplicativos, por serem mais utilizados e gratuitos.
Agradecimentos à Janaína Loureiro da Costa pela pesquisa e disponibilização do artigo e ao EaD no Face por divulgar 

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