5 de abr. de 2017

Seminário: Novos Caminhos da Educação 20/05 - Rio de Janeiro


04/04 às 23h30

Novos Caminhos da Educação é tema do Seminário promovido pela Solar Meninos de Luz
Jornal do Brasil




Em 20 de maio, o Solar Meninos de Luz, instituição que desenvolve Educação Integral há 25 anos, promove o I Seminário Solar de Educação com o tema Novos Caminhos da Educação. A programação tem o foco na reflexão e discussão sobre os desafios e resultados encontrados nesta área, sob o olhar de educadores de referência nacional e internacional.


O seminário, que será anual, é dirigido nessa primeira edição a Pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, diretores de escola, professores, estudantes de pós-graduação e demais interessados no assunto.

O Professor Português José Pacheco participa do seminário como convidado especial. Referência internacional de Educação, Pacheco fundou a Escola da Ponte em Portugal em 1976 - instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes -, além de fundar e participar do conselho da Escola Projeto Âncora, em Cotia/SP, que apresenta a mesma proposta educacional. O professor palestrará sobre o tema Mudanças inovadoras no século XXI e os desafios da Educação tradicional brasileira.

O Solar Meninos de Luz


O Solar Meninos de Luz é uma associação civil e filantrópica. Promove há 25 anos a Educação Integral para 400 crianças dos 3 meses aos 18 anos (Berçário ao Ensino Médio), moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Oferece Educação holística, humanista e preventiva em 10 horas diárias, e mais de 30 atividades complementares nas áreas da cultura, esporte e educação; possibilita oportunidades para intercâmbio estudantil internacional e encaminhamento ao ensino superior, com bolsas de estudo, e ao mercado de trabalho. Sua atuação atinge 4.500 beneficiários, através de 3 Programas: Educação Integral, Família/Escola e Família/Comunidade, cujos objetivos são Educação formal e complementar do nascimento até a maioridade dos alunos, e assistência sócio educacional às famílias mais vulneráveis da Comunidade.


Programação


8h30 às 9h - Credenciamento/Coffee Break

9h às 9h20 - Abertura

Iolanda Maltaroli (Solar Meninos de Luz) - Apresentação Solar Meninos de Luz - Educação Integral Ronaldo Mota (Estácio) - Impacto das inovações tecnológicas nos resultados educacionais

9h20 às 10h20 - Mesa 1 - Novos Caminhos da Educação

Mediador: Antonio Góis

Debatedores:

Iolanda Maltaroli - Educação moral/afeto

Vilma Justina da Silva (Instituto Alana) - O brincar e o desenvolvimento integral da criança

Álvaro Dantas - Comunicação afetiva

10h20 às 11h10 - Palestra Helena Singer - Educação Integral

11h10 às 11h25 - Coffee

11h25 às 12h15 - Palestra Giseli Barreto da Cruz - Formação e trabalho do Professor, um Educador

12h15 às 13h35 - Almoço livre

13h35 às 14h35 - Mesa 1 - Práticas Inovadoras

Mediadora: Ivonete Mendes

Debatedores:

Rafael Betencourt - Educação por projetos e a visão sistêmica do aprendizado

Marcella Albaine - (Re) criando com a linguagem digital

Cybelle Borges - Consciência linguística e o ensino da escrita

14h35 às 14h55 - Coffee

14h55 às 16h15 - Palestra José Pacheco - Inovações no século XXI e os desafios da Educação tradicional brasileira

16h15 às 16h20 – Encerramento

Serviço: I Seminário Solar de Educação

Data: 20 de maio de 2017, sábado, das 8h30 às 16h30

Local: Auditório Universidade Estácio de Sá - Unidade Tom Jobim Centro Empresarial Barra Shopping - Av. das Américas, 4.200 - Bloco II - Barra da Tijuca

Valor da inscrição: Até 15/04: R$100,00 De 16/04 a 06/05: R$120,00 De 07/05 a 20/05: R$140,00

Inscrição: https://www.sympla.com.br/i-seminario-solar-de-educacao-novos-caminhos-da-educacao__121038


Tags: discussão, ensino, pedagogos, professores, programação, psicólogos, psicopedagogos, reflexão

20 municípios e os estados de MG e RJ ainda não sancionaram seus planos de educação

20 municípios e os estados de MG e RJ ainda não sancionaram seus planos de educação

Embora todos os municípios já tenham elaborado o documento-base, alguns deles, em cinco estados, ainda não terminaram o processo de transformá-lo em lei sancionada.


O MEC considera que o plano está "finalizado" quando as redes conseguem elaborar o projeto de lei (os passos seguintes dependem do Legislativo). Nesse caso, dois municípios e o estado do Rio de Janeiro ainda não cumpriram o esperado. Embora não haja uma regulamentação específica para o descumprimento do prazo no PNE, gestores podem ser multados ou responder a ações por improbidade em casos de omissão.
Os dois estados que ainda não sancionaram seus planos são Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já entre os 20 municípios, o Rio de Janeiro é a única capital que não finalizou o processo. Os demais municípios estão distribuídos em cinco estados. Veja a lista:
Municípios que ainda não sancionaram o Plano Municipal de Educação até 23 de março de 2017:
  1. Santa Maria da Vitória (BA)
  2. Crisópolis (BA)
  3. Miguel Calmon (BA)
  4. Barreiras (BA)
  5. Ibatiba (ES)
  6. Iúna (ES)
  7. Juiz de Fora (MG)
  8. Conceição de Ipanema (MG)
  9. Patrocínio do Muriaé (MG)
  10. Volta Redonda (RJ)
  11. Rio de Janeiro (RJ)
  12. Cosmópolis (SP)
  13. Guarulhos (SP)
  14. Vargem (SP)
  15. Iaras (SP)
  16. Chavantes (SP)
  17. Matão (SP)
  18. Ribeirão Preto (SP)
  19. Colômbia (SP)
  20. Louveira (SP)
Dessa lista, todos os municípios já estão nas fases mais avançadas do processo: só dois (Santa Maria da Vitória, Patrocínio do Muriaé) já chegaram a elaborar o documento-base, mas ainda não elaboraram o projeto de lei . Outros três (Iúna, Cosmópolis e Guarulhos) já elaboraram o projeto de lei. Os demais municípios já enviaram o projeto de lei ao Legislativo, mas ele ainda não foi votado. Há duas exceções: Em Louveira, o MEC diz que a lei já foi aprovada, mas não foi sancionada, de acordo com a lista mantida pelo governo federal. Em juiz de Fora, o texto foi aprovado na segunda-feira (27) após oito sessões de discussão do assunto.
No Rio de Janeiro, o projeto de lei é o de nº 142 de 2016, De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal da cidade, o projeto recebeu emendas em novembro de 2016 e voltou a tramitar nas comissões permanentes que devem se posicionar sobre o tema. No próximo dia 4, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara promove uma audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação do Rio.

Estados

Em Minas, o MEC diz que o projeto de lei do plano já foi enviado ao Legislativo. Ao G1, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que o documento-base foi enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em setembro de 2015, foi transformado em projeto de lei ainda naquele ano e, desde então, "passou por um amplo processo de consulta pública, por meio dos fóruns técnicos em todas as regionais do Estado, sempre acompanhados por equipes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), da ALMG e de entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação".
Ainda de acordo com a secretaria, "após as consultas públicas, o texto final do Plano foi entregue ao presidente da Casa em junho de 2016 e atualmente encontra-se na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, de onde será encaminhada para o Plenário".
Sobre o Plano Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o MEC afirma que o documento-base já foi elaborado. Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado de Educação afirmou que o Rio já conta com um Plano Estadual de Educação desde 2009, com vigência de dez anos, e que atualmente "passa por revisão e adequações, conforme o Plano Nacional de Educação".
De acordo com o governo fluminense, "o cronograma de debates deste ano já foi elaborado, tendo início a partir do mês de maio. A realização do Congresso Estadual de Educação está prevista para ocorrer em setembro, após a realização das etapas regionais e consolidação das propostas". O documento final, segundo a assessoria de imprensa, "seguirá para o Secretário de Educação e posteriormente para a Assembleia Legislativa do Estado, para, então, tornar-se lei".

Entenda as etapas do plano

Cada rede precisa cumprir diversas etapas antes da conclusão do plano. Primeiro, o governo local nomeia a comissão que coordenará o trabalho. A primeira função dos membros é elaborar um diagnóstico e, a partir dele, um documento-base que servirá para a elaboração da lei. Esse documento deve então ser submetido a uma consulta pública.
Após ouvir a opinião da população, a comissão precisa então elaborar o projeto de lei do plano. Depois, ele é enviado ao Legislativo (câmara municipal ou assembleia legislativa), que deve então estudar e votar.
Quando o projeto for aprovado, o último passo é a sanção do Poder Executivo.
Os atrasos, no entanto, não estão diretamente relacionados a multas ou outras punições. Embora o PNE tenha sido aprovado em 2014 e suas regras e metas já estejam valendo, ainda não há uma regulamentação que especifique responsabilidades para os gestores que descumprirem os prazos e metas. Os gestores estão, porém, submetidos a possíveis ações civis públicas, caso não sigam a legislação vigente.

3 de abr. de 2017

As principais características de alguns dos transtornos de aprendizagem

Da página Amor Maior no facebook 

Saiba as principais características de alguns dos transtornos que dificultam o desenvolvimento, a aprendizagem e a socialização.
Amor Maior








02/04 - Dia de conscientização do Autismo







Os 9 Tipos De Inteligência Humana: Quais As Suas?


Os 9 Tipos De Inteligência Humana: Quais As Suas?



teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner. Segundo ele, o cérebro dos homens e mulheres possui oito tipos diferentes de inteligência.
No entanto, segundo a mesma teoria, a maioria das pessoas possui um ou dois tipos de inteligências mais desenvolvidas que as outras. Isso explica porque uma pessoa pode ser muito boa com cálculos matemáticos e ter dificuldade com atividades artísticas.
A teoria ainda afirma que é praticamente impossível dizer que uma pessoa é “mais inteligente” que a outra. Uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência.
Depois de mais alguns anos de pesquisa, Gardner ponderou que existe uma 9ª inteligência que talvez seja importante incluir na lista: a inteligência existencial.

 
Multiplas Inteligencias Tipos

Os Tipos De Inteligência:

(Extraídas da wikipedia)

Lógico-Matemática

A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem esta característica.

Linguística

Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas.

Musical

Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a linguística, espacial ou corporal-cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos e críticos de música.

Espacial

Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, por exemplo.

Corporal-Cinestésica

Traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.

Intrapessoal

Expressa na capacidade de se conhecer, é a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse.

Interpessoal

Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

Naturalista

Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais. É característica de biólogos e geólogos, por exemplo.

Existencial

Investigada no terreno ainda do “possível”, carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos.

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