5 de abr. de 2017

20 municípios e os estados de MG e RJ ainda não sancionaram seus planos de educação

20 municípios e os estados de MG e RJ ainda não sancionaram seus planos de educação

Embora todos os municípios já tenham elaborado o documento-base, alguns deles, em cinco estados, ainda não terminaram o processo de transformá-lo em lei sancionada.


O MEC considera que o plano está "finalizado" quando as redes conseguem elaborar o projeto de lei (os passos seguintes dependem do Legislativo). Nesse caso, dois municípios e o estado do Rio de Janeiro ainda não cumpriram o esperado. Embora não haja uma regulamentação específica para o descumprimento do prazo no PNE, gestores podem ser multados ou responder a ações por improbidade em casos de omissão.
Os dois estados que ainda não sancionaram seus planos são Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já entre os 20 municípios, o Rio de Janeiro é a única capital que não finalizou o processo. Os demais municípios estão distribuídos em cinco estados. Veja a lista:
Municípios que ainda não sancionaram o Plano Municipal de Educação até 23 de março de 2017:
  1. Santa Maria da Vitória (BA)
  2. Crisópolis (BA)
  3. Miguel Calmon (BA)
  4. Barreiras (BA)
  5. Ibatiba (ES)
  6. Iúna (ES)
  7. Juiz de Fora (MG)
  8. Conceição de Ipanema (MG)
  9. Patrocínio do Muriaé (MG)
  10. Volta Redonda (RJ)
  11. Rio de Janeiro (RJ)
  12. Cosmópolis (SP)
  13. Guarulhos (SP)
  14. Vargem (SP)
  15. Iaras (SP)
  16. Chavantes (SP)
  17. Matão (SP)
  18. Ribeirão Preto (SP)
  19. Colômbia (SP)
  20. Louveira (SP)
Dessa lista, todos os municípios já estão nas fases mais avançadas do processo: só dois (Santa Maria da Vitória, Patrocínio do Muriaé) já chegaram a elaborar o documento-base, mas ainda não elaboraram o projeto de lei . Outros três (Iúna, Cosmópolis e Guarulhos) já elaboraram o projeto de lei. Os demais municípios já enviaram o projeto de lei ao Legislativo, mas ele ainda não foi votado. Há duas exceções: Em Louveira, o MEC diz que a lei já foi aprovada, mas não foi sancionada, de acordo com a lista mantida pelo governo federal. Em juiz de Fora, o texto foi aprovado na segunda-feira (27) após oito sessões de discussão do assunto.
No Rio de Janeiro, o projeto de lei é o de nº 142 de 2016, De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara Municipal da cidade, o projeto recebeu emendas em novembro de 2016 e voltou a tramitar nas comissões permanentes que devem se posicionar sobre o tema. No próximo dia 4, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara promove uma audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação do Rio.

Estados

Em Minas, o MEC diz que o projeto de lei do plano já foi enviado ao Legislativo. Ao G1, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que o documento-base foi enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em setembro de 2015, foi transformado em projeto de lei ainda naquele ano e, desde então, "passou por um amplo processo de consulta pública, por meio dos fóruns técnicos em todas as regionais do Estado, sempre acompanhados por equipes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), da ALMG e de entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação".
Ainda de acordo com a secretaria, "após as consultas públicas, o texto final do Plano foi entregue ao presidente da Casa em junho de 2016 e atualmente encontra-se na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, de onde será encaminhada para o Plenário".
Sobre o Plano Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, o MEC afirma que o documento-base já foi elaborado. Procurada pelo G1, a Secretaria de Estado de Educação afirmou que o Rio já conta com um Plano Estadual de Educação desde 2009, com vigência de dez anos, e que atualmente "passa por revisão e adequações, conforme o Plano Nacional de Educação".
De acordo com o governo fluminense, "o cronograma de debates deste ano já foi elaborado, tendo início a partir do mês de maio. A realização do Congresso Estadual de Educação está prevista para ocorrer em setembro, após a realização das etapas regionais e consolidação das propostas". O documento final, segundo a assessoria de imprensa, "seguirá para o Secretário de Educação e posteriormente para a Assembleia Legislativa do Estado, para, então, tornar-se lei".

Entenda as etapas do plano

Cada rede precisa cumprir diversas etapas antes da conclusão do plano. Primeiro, o governo local nomeia a comissão que coordenará o trabalho. A primeira função dos membros é elaborar um diagnóstico e, a partir dele, um documento-base que servirá para a elaboração da lei. Esse documento deve então ser submetido a uma consulta pública.
Após ouvir a opinião da população, a comissão precisa então elaborar o projeto de lei do plano. Depois, ele é enviado ao Legislativo (câmara municipal ou assembleia legislativa), que deve então estudar e votar.
Quando o projeto for aprovado, o último passo é a sanção do Poder Executivo.
Os atrasos, no entanto, não estão diretamente relacionados a multas ou outras punições. Embora o PNE tenha sido aprovado em 2014 e suas regras e metas já estejam valendo, ainda não há uma regulamentação que especifique responsabilidades para os gestores que descumprirem os prazos e metas. Os gestores estão, porém, submetidos a possíveis ações civis públicas, caso não sigam a legislação vigente.

3 de abr. de 2017

As principais características de alguns dos transtornos de aprendizagem

Da página Amor Maior no facebook 

Saiba as principais características de alguns dos transtornos que dificultam o desenvolvimento, a aprendizagem e a socialização.
Amor Maior








02/04 - Dia de conscientização do Autismo







Os 9 Tipos De Inteligência Humana: Quais As Suas?


Os 9 Tipos De Inteligência Humana: Quais As Suas?



teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner. Segundo ele, o cérebro dos homens e mulheres possui oito tipos diferentes de inteligência.
No entanto, segundo a mesma teoria, a maioria das pessoas possui um ou dois tipos de inteligências mais desenvolvidas que as outras. Isso explica porque uma pessoa pode ser muito boa com cálculos matemáticos e ter dificuldade com atividades artísticas.
A teoria ainda afirma que é praticamente impossível dizer que uma pessoa é “mais inteligente” que a outra. Uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência.
Depois de mais alguns anos de pesquisa, Gardner ponderou que existe uma 9ª inteligência que talvez seja importante incluir na lista: a inteligência existencial.

 
Multiplas Inteligencias Tipos

Os Tipos De Inteligência:

(Extraídas da wikipedia)

Lógico-Matemática

A capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas possuem esta característica.

Linguística

Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, e linguistas.

Musical

Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a linguística, espacial ou corporal-cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos e críticos de música.

Espacial

Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez, por exemplo.

Corporal-Cinestésica

Traduz-se na maior capacidade de controlar e orquestrar movimentos do corpo. É predominante entre atores e aqueles que praticam a dança ou os esportes.

Intrapessoal

Expressa na capacidade de se conhecer, é a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse.

Interpessoal

Expressa pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Encontra-se mais desenvolvida em políticos, religiosos e professores.

Naturalista

Traduz-se na sensibilidade para compreender e organizar os objetos, fenômenos e padrões da natureza, como reconhecer e classificar plantas, animais, minerais. É característica de biólogos e geólogos, por exemplo.

Existencial

Investigada no terreno ainda do “possível”, carece de maiores evidências. Abrange a capacidade de refletir e ponderar sobre questões fundamentais da existência. Seria característica de líderes espirituais e de pensadores filosóficos.

29 de mar. de 2017

6 Dicas para Designers Instrucionais


6 Dicas para Designers Instrucionais

19/03/2017

Confúcio vem nos oferecendo um importante indicativo para os processos de formação desde o século IV aC: "Ouço e me esqueço. Eu vejo e me lembro. Eu faço e compreendo". A fim de usar esse pensamento sábio nos processos de capacitação de equipes, leia abaixo 6 Dicas para Criar Excelentes Cursos Online:

1. Conheça o seu público. 
A primeira coisa que você precisa fazer para criar um curso on-line é saber quem é o seu público: é preciso descobrir seus conhecimentos, habilidades e níveis de especialização. Afinal, se você não tem uma ideia clara do que eles já sabem, que habilidades que eles possuem atualmente e no que eles precisam para avançar, será difícil desenvolver um curso que irá oferecer-lhes valor real. 

2. Prenda a atenção do seu aluno. 
Como um primeiro passo para prender a atenção dos alunos, considere o desenvolvimento de uma introdução atraente, que seja interessante para o aluno. Em seguida, considere o uso de humor como uma maneira de manter o aluno atento, usar pequenas doses de humor é uma ferramenta inestimável para impulsionar a memória, uma vez que por alguma razão, nossos cérebros preferem lembrar informações incomuns. Além disso, para ajudá-los a reconhecer facilmente e memorizar conceitos-chave, certifique-se de repeti-los várias vezes ao longo de seu treinamento on-line, além de destacá-los corretamente usando fontes arrojadas, cores diferentes ou colocando-os em caixas. Desta forma, você vai oferecer aos alunos a oportunidade de se concentrar no que é realmente importante desde o início.

3. Crie uma estrutura efetiva para o curso online
É impossível absorver muitas informações em um período de tempo limitado, então, crie uma estrutura de curso "amigável ao cérebro", na qual grandes volumes de informação são divididos em “doses menores”. Quanto mais "passo-a-passo" mais fácil será para os alunos assimilarem o conteúdo de maneira eficaz. Alternar textos com imagens e vídeos com áudio, apresentam uma variedade de conteúdos apresentados de maneiras diferentes, atendendo às demandas especificas de aprendizagem individual. Finalmente, considere criar situações de "causa e efeito " com a maior frequência possível durante todo o seu curso de treinamento on-line. Quando os alunos podem logicamente ligar ou associar duas informações diferentes, eles são capazes de processá-las e mantê-las de forma mais eficaz. Em outras palavras, quanto mais clara e logica a estrutura do seu curso, mais fácil será para os alunos se lembrarem dele.

4. Responder às emoções dos funcionários. 
Como já sabemos, as emoções amplificam a memória . Na verdade, tem sido provado que, sem o elemento emocional, é difícil para a memória de longo prazo guardar efetivamente a informação. Assim, se você estiver interessado em criar um curso que produz formação de memória a longo prazo, você precisa projetá-lo de uma maneira que o seu conteúdo provoque respostas emocionais nos alunos. Em outras palavras, se você quiser facilitar a memória do seu público, você precisa seguir uma abordagem emocionalmente orientada . Uma ótima maneira de criar conteúdo que ofereça valor emocional aos funcionários é a narração de histórias e cenários , que têm um enorme valor na melhora da memória, ajudando seu público a se concentrar em seu conteúdo e lembrá-lo por um longo tempo.

5. Desenvolva o curso interativo e conveniente. 
A fim de oferecer aos alunos uma experiência de treinamento positiva, o seu conteúdo deve ser apresentado da maneira mais interessante possível. Estimule o interesse de seu público e os níveis de engajamento adicionando jogos, recursos multimídia e outros elementos interativos. Esqueça as telas de informações e se concentre na criação de uma série de atividades que entretêm os alunos e permitem que eles pratiquem procedimentos operacionais úteis. Quanto mais envolvente for seu processo de formação, mais fácil será para o público se lembrar do que está aprendendo. Além disso, certifique-se sempre que o seu curso é realmente fácil de acessar e participar. Considere implementar o aprendizado móvel , para que seu público-alvo possa acessar seu curso online em qualquer lugar e a qualquer hora.

6. Mostre os benefícios reais do treinamento on-line. 
Esta última dica é de extrema importância: para criar uma experiência de treinamento válida, é preciso colocar as informações que você quer que os alunos absorvam no mundo real. A informação se solidifica em nossas memórias de longo prazo somente se tivermos a oportunidade de refletir sobre ela. Permita que os alunos vejam-se em cenários que ofereçam benefícios reais e dêem-lhes a oportunidade de agir e fazer escolhas. Falando de escolhas, também é válido considerar permitir que seus alunos cometam erros. Uma abordagem de aprendizagem baseada em erro aumenta significativamente a memória, pois permite que o público falhe em um ambiente sem risco e, em seguida, lembre-se das conseqüências ao lidar com o problema real na vida real.

Agora que você conhece essas estratégias, revise suas ações educacionais! Implemente!

IBDIN Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional

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