12 de ago. de 2008

Professora entusiasmada procura...

Professora entusiasmada procura vaga em instituíção escolar, pública ou privada, que possa acolhê-la, dentro de suas competências e habilidades, ao cargo de docente.

Esta profissional de ensino cumpriu todos os pré-requisitos necessários para desempenhar sua função, de acordo com as normas vigentes da LDB 9394/96. Tem graduação e pós-graduação Lato sensu, fala inglês fluentemente, domina técnicas de ensino integradas às novas tecnologias da educação, sempre que possível participa de congressos, seminários e simpósios e pretende continuar investindo em sua formação acadêmica ao ingressar no stricto sensu, sem no entanto, se esquivar dos objetivos primeiros de sua função.


A referida profissional aprecia trabalhar em equipe, conhece e busca sanar as necessidades educativas e sociais das instituíções em que costuma atuar. É uma pessoa flexível, um pouco rígida quanto ás questões de disciplina, porém se mostra uma pessoa que prima pelo diálogo igualitário entre professores e alunos e concebe uma educação dialógica e transformadora, que possa reelaborar o conhecimento, não somente do aluno, mas ajudar a ampliar os saberes didáticos dos colegas professores.

A profissional afirma que tem disponibilidade de tempo e se dispõe a trabalhar com dedicação às causas educacionais para quaisquer série as quais seja indicada. A mesma não se importa com os baixos salários, pois compreende que a vocação docente é um voto de pobreza sacerdotal e que o papel de quem escolhe ser professor é o de amar e respeitar o ato docente como forma de fomento aos discentes, não importando o quão rebeldes ou desinteressados estes sejam, o papel do professor é aprimorar sua prática para perpetuar e tornar prósperas outras carreiras.



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A quem interessar possa, deve-se salientar que este tipo de profissional está escasso no mercado, posto que as escolas hoje, estão dominadas por profissionais medíocres ou mesmo bons profissionais desviados de função, atendentes aos desmandos de seus superiores, na base do jeitinho brasileiro, do encaixe, do burlamento das leis e no acobertamento de ações desastrosas.

O profissional de educação hoje é muito próximo à um mendigo educado que, com o seu precioso currículo na mão, eruditamente pede a esmola de uma vaga para lecionar sendo achincalhado e esnobado por companheiros que deveriam se unir em prol de uma educação de qualidade e de respeito pelo futuro do País.

Ad astra per aspera... (Às estrelas pelos caminhos mais àsperos)

Semíramis

11 de ago. de 2008

Homenagem atrasada pelo dia dos pais 10/08

P A I

Pai de verdade mesmo sabe que ser pai não é simplesmente recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.

Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar.




Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber quando existe verdadeira necessidade nos pedidos.

Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento.

Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta aqueles cujas condutas não devem ser seguidas.

Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação.

Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha tudo aquilo que merecer e realmente desejar.

Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe até que ponto está alimentando um espírito de dependência.

Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para um caminho de honestidade e de bem.

Pai de verdade mesmo não diz “faça isto” ou “faça aquilo”, mas sim “tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe”.

Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins.

Pai de verdade mesmo é o amigo sempre presente, atento e amoroso, com a alma de joelhos, pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos.

Feliz dia dos Pais!(texto encontrado na net, sem referência a autoria)

Meu pai amado era e ainda é tudo isso para mim, no infinito que você está saiba que te amo por tudo que me ensinaste e me deste!

Te amo

Semíramis

4 de ago. de 2008

Desafios - ou das 8 coisas que quero fazer antes de morrer

Para divertir hoje eu recebi um desafio da Professora Juliana , sobre as 8 coisas que eu gostaria de fazer antes de morrer.

As regras para este desafio são as seguintes :
1. Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer antes de morrer.
2. Convidar 8 parceiros(as) de blogs amigos para responder também.
3. Comentar no blog de quem nos convidou.
4. Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da “intimação”.
5. Mencionar as regras.

Engraçado como são as coisas e eu hoje mesmo pensava sobre isso, portanto, lá vai

1- Quero voar de asa delta (ou de paraglider, tanto faz) o importante é eu saber a sensação de andar nas nuvens pelo menos uma vez na vida!
2- Ir a Itália, ver La Fontana di Trevi, "in Torino io vollo a manjare una pasta piu bella, piu de vero!"
3- Viajar pelas praias do nordeste brasileiro - Faculdade de DDSP, enfim (Dias e Dias de Sol na Praia!!!)
4- Obter o título de Mestre em Educação (isso já é uma grande coisa!!!)
5- Ajudar aos mais necessitados, não necessariamente de forma material, mas com meu apoio e carinho
6- Deixar meus cabelos cor laranja, uma ousadia só para ver o resultado na rua (se me chamarem de cenourinha ou coisa parecida vou achar bem engraçado!!!!)
7- Viajar pelo mundo, conhecer lugares inusitados, fotografar cenas que ninguém antes fotografou, deixar minha marca no mundo.!
8- Deitar meu corpo cansado e feliz na beira da Praia da Gávea, ao lado de meus filhos e marido para ver o pôr-do-sol, nada é mais lindo e recompensador do que receber o amor que damos em dobro. Cada momento da vida é único, um desses pode ser o derradeiro
"A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos"(John Lennon)

Repasso este desafio (brincadeira) para os queridos amigos

Cybele Meyer; Thaiza Montini; Fred; Luis Dhein; Natânia; Lúcia Freitas; Marília; Jaciara;
Lilian


Aos amigos o meu abraço frateno,

Se

1 de ago. de 2008

Ler para quê mesmo, hein?

O período de férias consiste num espaço de tempo maravilhoso para nos aprofundar em algum tema ou mesmo para pensar em algumas dúvidas que sempre tivemos e tentar saná-las. Hoje, eu estava lendo alguns e-mails da lista Blogs Educativos e veio a pergunta "Por que nossos filhos e alunos não lêem?"

Eu poderia seguir por dois caminhos: responder como professora e pedagoga ou como mãe. Vou fazer diferente, vou apontar possíveis soluções, baseadas em dificuldades próprias. Tenho dois filhos, uma de 13 anos e um de 8 anos, ambos são bons alunos. O menino apresentou pequena dificuldade para aprender à ler, mas hoje o faz muito bem, no entanto, preferem ver televisão, ouvir música, ficar horas na internet, sem, entretanto, pegar num livro para ler.

Todavia, penso que, apesar deles não lerem o bom e velho livro, seja este uma enciclopédia ou um livro de contos, me supreendo com os achados que eles fazem na internet. Acho que muitas vezes nós professores escolhemos a leitura que o nosso alunado vai ter que fazer. Eu costumo oferecer uma gama de títulos baseando-me nos assuntos que despertem maior interesse de meu aluno ou de meus filhos. Acho que essa atitude dá mais liberdade, essa palavra que nossa educação tanto fala, mas pouco aplica.

Essa história de empurrar livro nos alunos goela abaixo nunca deu certo e nem nunca vai dar. Certa vez, eu tinha 12 anos (e lá se vão 20 anos...) uma professora muito "gentil" indicou para a nossa turma de 5ª série ler, o livro era "O Menino de Asas", de Homero Homem. Minha mãe comprou o livro e eu, até então compulsiva leitora, empombei: detestei o livro desde o primeiro capítulo!!! Seria bem melhor se ela tivesse me indicado um outro livro daqueles inúmeros títulos que havia na biblioteca (como o lindíssimo "Açúcar Amargo" do mesmo autor, dado no ano seguinte). Como detestei o livro, minha prova foi um desastre e sempre que alguma professora indicava algum livro para se fazer prova de interpretação de texto, eu ficava bastante apreesiva.

Então o que fazer? não dar prova de livro? não, não vou por aí. Acho que é importante a gente incentivar os alunos a ler, porém o mais importante é se informar primeiro dos gostos da turma e apresentar títulos que os despertem a curiosidade. Por exemplo: minha filha adora astrologia, música, romances do século XIX, biografia de cantores e livros de auto-estima e esses, geralmente, são os títulos que a presenteio ou faço com ela uma "leitura amiga" cada uma lê um trecho ou um capítulo para a outra. lindo, né?

Será que não é isso que falta então? maior aproximação dos pais leitores? não sei. Eu cresci rodeada de livros e informações, meus filhos também o são, mas já conheci colegas e alunos que não tinham nenhum livro em casa, com pais analfabetos e que, no entanto, eram assíduos freqüentadores da biblioteca escolar.


Acho que a questão é saber qual o tipo de leitura que nosso aluno prefere. Meu filho adora notícias de jornal, mas não liga nem um pouquinho para os contos clássicos infantis. A gente deve se lembrar que antes da leitura da palavra, o aluno deve saber reconhecer a leitura de seu tempo e de seu mundo. Como? incentivando-o a conhecer os problemas de seu bairro, de seu mundo, através das pesquisas em jornais, revistas, periódicos e, principalmente, na Internet, esse veículo de informação e conhecimento que se bem orientado pode trazer aos futuros cidadãos base intelectual para atuar num mundo onde as relações entre as pessoas no mundo estarão cada vez mais globalizadas.

Incentivar o aluno a reescrever o que viu, o que aprendeu com aquela pesquisa, relatar o que mais o chamou a atenção podem valer bem mais do que a simples interpretação do que determinado autor quis dizer com determinada frase, parágrafo ou descrição de paisagem feita. O aluno ao lavrar o registro de algo que ele presenciou ou de suas impressões, registra também o conhecimento que ele apreendeu, ou seja, reelabora e transmite aos interlocutores fatos que podem ser reelaborados e trabalhados posteriormente, numa ação menos didática, mais prática e pasível de transformação no campo social. Educar é um ato transformador da própria realidade social. Não deveríamos fazer de conta que ensinamos!

A leitura do mundo, mais do que a leitura meramente didática, será imprescindível ao aprendizado e às relações profissionais. Afinal de contas a gente lê mesmo não é para fazer bonito na escola e sim para que façamos bonito no mundo!

30 de jul. de 2008

Fim de férias - hora de arrumar a mochila!!

É pessoal, é triste constatar, porém as férias acabaram! hora de encarar a realidade, as aulas já vão começar!



Você deve estar bem tristinho(a) com isso, não é mesmo? afinal de contas, você esperava curtir bem mais estes 15 dias de recesso... que pena! e, aí? já arrumou sua mochila? jogou fora os papelzinhos de bala e chicletes? arquivou as provas e testes (huuuuummmmmmmm...)? organizou os trabalhos que precisa entregar (xiiii, estou vendo a bagunça reinando no buraco negro estudantil...)

Primeiro passo para você, querido aluno, que ainda está perdido nas férias e nem se lembra do nome da sua escola: tome coragem e abra sua mochila. Abriu? beleza, podemos começar analisando o quadro de horários, na segunda-feira. Certo? quais as disciplinas que serão dadas? alguma tarefa pendente? oba! mãos à obra!

Acabou a tarefa? ótimo! vamos para a outra disciplina. Lembre-se de costumam ser de sete à nove disciplinas ao longo da Educação Básica(ou seja, EF e EM). Terminando as tarefas propostas pelos professores para o período de recesso, é bom você reorganizar seu horário de estudos(ah, vc não tem um horário de estudos?!) Tudo bem: se você estudar 2 disciplinas diferentes todos os dias durante duas horas, frisando, obviamente, nas disciplinas que você tem maior dificuldade, você recuperará as matérias que não foram entendidas, ao mesmo tempo que melhor se preparará para o terceiro bimestre (que você já deve estar morrendo de medo, não é mesmo?). Se preocupe em realizar os questionários e resolver os exercícios propostos na apostila(lembrou deles? eles são coloridinhos, mas não estão lá para decorar o seu livro!!!)



O mais importante é que você estude para as provas de terceiro e quarto bimestres com a consciência de que esforço, tempo, energia e interesse fazem toda a diferença(isso requer mais leitura e esforço pessoal e menos tempo no Orkut e no MSN). Para isso, o apoio que você deve buscar nos professores e em suas explicações em sala de aula é primordial. Não deixe para o quarto bimestre aquilo que pode ser mais fácil no terceiro ou poderá ser tarde demais para você se recuperar, o início de uma bruta dor de cabeça para você mesmo ano que vem!

Agora que você já se reorganizou, pode descansar um pouquinho! Nada melhor do que um filminho em família ou um bom passeio de bicicleta pelo seu bairro - muitas coisas podem estar acontecendo nesse minuto enquanto você está ocupado pondo em prática sempre os velhos hábitos.

Para a gente crescer livre, realizado e feliz a gente precisa fazer com que nossa vida esteja plena de elementos que favoreçam essas ações! A mente deve estar sã num corpo são!! a saúde deve estar sempre em sintonia com a beleza da vida e a aquisição do conhecimento!

É por essa razão que eu estou indo caminhar já já!!!
Um abraço e boas aulas

ACOMPANHAR

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