16 de mai. de 2016

Empreenda com seus Proprios Cursos pela Internet - Ultimo dia para inscricoes!




Curso on-line

Docência On-line Independente: primeiros passos

Empreenda com seus próprios cursos pela Internet.
Prof. Régis Tractenberg
Quinta turma:
de 16 de maio a 08 de julho de 2016

Formulário de inscrições

Receba grátis o prefácio e o primeiro capítulo do livro!

 

Proposta

É crescente o número de professores que lançam projetos de educação on-line fora de grandes instituições de ensino. Trata-se de um movimento que busca novas formas de trabalho, liberdade pedagógica e reconhecimento profissional.
Esse curso tem por objetivo apoiar aqueles que desejam iniciar ou aperfeiçoar sua atividade como professores independentes e, assim, estabelecer uma nova ocupação em tempo parcial ou integral.
Em oito semanas, vamos explorar o que é a docência on-line independente e as competências essenciais à sua realização. Estudaremos vários casos de professores bem-sucedidos e aprenderemos com suas melhores práticas.
Reuniremos também referências sobre serviços auxiliares (hospedagem web, marketing digital, etc.), profissionais especializados (ilustradores, designers gráficos, revisores, etc.) e meios de desenvolvimento pessoal (livros, cursos, sites, etc.) que podem facilitar o caminho de professores independentes na educação on-line.
Os participantes serão convidados ainda a fazer uma autoanálise sobre as competências e recursos de que necessitam e a elaborar o planejamento de seus próximos passos nessa jornada.
 

Público-alvo

A docência on-line independente interessa aos professores e educadores empreendedores que desejam criar cursos livres, de autoria própria, sem intermédio de instituições formais de ensino.
Para ter sucesso como docente independente é importante ter iniciativa e querer desenvolver novas competências para o uso de tecnologias na área de educação.
 

Depoimentos

Adorei o curso, a escolha do tema, dos textos, das discussões! As informações assim como a troca de mensagens e experiências foram valiosíssimas!
Para professores como nós, que desejamos iniciar como docentes independentes, o curso é indispensável!
Em uma instituição, muitas vezes, trabalhamos em grupos, decidimos o planejamento em reuniões. No trabalho independente, estamos praticamente sozinhos (ainda que haja a possibilidade de haver sócios e participantes). Nesse sentido, como espaço de discussão e troca de experiência, o curso é muito importante!
Debora Alves Salgado, professora de língua portuguesa e revisora de textos.
 
Muito bom. Um curso sério. De estrutura e planejamento adequados. Aututor competente, interativo, dinâmico, atencioso com os alunos. Material de qualidade. Vale a pena fazê-lo.
Vera Lúcia Martins Sarubbi – Docente on-line / LANTE – UFF – Sócia fundadora da VS Consultoria Acadêmica
 
 

Objetivos

Os participantes terão a oportunidade de:
  • Conhecer os conceitos básicos sobre docência on-line independente;
  • Estudar e se inspirar no modelo de trabalho de vários professores em atividade na web;
  • Identificar serviços, profissionais e referências que apoiem seu empreendimento educacional;
  • Identificar recursos tecnológicos e de segurança on-line para suas iniciativas docentes;
  • Conhecer as principais ações de marketing digital para divulgação de cursos on-line;
  • Conhecer aspectos legais e de gestão importantes para professores empreendedores on-line;
  • Realizar uma autoavaliação das competências e pré-requisitos necessários;
  • Planejar ações para o próprio desenvolvimento e o início ou melhoria das atividades independentes;
  • Manter contato com uma comunidade crescente de professores independentes.
 

Benefícios

Esse curso pode contribuir para o início de um trabalho docente independente de modo mais rápido, consistente e bem-sucedido.
A docência on-line independente, pode ser uma fonte de renda expressiva e uma ocupação gratificante pela liberdade pedagógica, o reconhecimento profissional e a flexibilidade quanto ao local e às condições de trabalho.
 

Metodologia

Ao longo de oito semanas, vamos interagir em uma comunidade de aprendizagem colaborativa utilizando o ambiente on-line Moodle.
Todos os inscritos receberão o e-book Docência On-line Independente: novos horizontes profissionais na Educação, obra organizada pelo professor e autor desse curso.
Receba grátis o prefácio e o primeiro capítulo!
As atividades incluem a leitura de textos, discussão de casos, realização de pesquisas, troca de experiências entre a turma e o esclarecimento de dúvidas por meio de fóruns de discussão.
O curso propõe, ainda, a autoavaliação dos participantes e a elaboração de um planejamento pessoal para o início ou melhoria de suas atividades docentes independentes.
Ao final do curso faremos sessões de orientação em grupos por videoconferência (Google Hangout).
 

Programa

Semana 1 – Ambientação
Apresentação do programa e dicas para aproveitamento dos estudos
Apresentações dos participantes e reconhecimento da sala on-line
 
Semana 2 – Conceitos básicos sobre docência on-line independente.
O que é a docência on-line independente?
Quais são os fatores pelos quais pode ser compreendida?
Que competências são necessárias ao seu exercício?
 
Semana 3 – Estudos de casos sobre professores independentes – I
Análise da atividade de professores independentes que são autores de capítulos do livro.
 
Semana 4 – Estudos de casos sobre professores independentes – II
Pesquisa livre e análise de professores independentes em atividade na web.
 
Semana 5 – Docência on-line e marketing
Que princípios e boas práticas são recomendáveis na interação com alunos em cursos on-line?
Como divulgar nossos cursos? Quais ações de marketing convém conhecer e aplicar?
 
Semana 6 – Empreendedorismo e questões legais
Quais são os aspectos legais e de empreendedorismo que precisam ser considerados em iniciativas docentes independentes?
 
Semana 7 – Tecnologia e planejamento pessoal
Quais tecnologias estão disponíveis e que fatores devem ser observados em sua seleção e uso?
Questionário de autoanálise quanto às competências e recursos para o exercício da docência on-line independente.
Planejamento dos próximos passos.
 
Semana 8 – Comentários finais e despedidas
Videoconferência, comentários finais, despedidas e continuidade no grupo do Facebook.

 

Pré-requisitos

Para participar, é necessário:
  • Desejar criar um curso on-line próprio;
  • Saber editar textos em programas como MS Word ou Open Office;
  • Ter acesso à Internet;
  • Saber usar e-mail e navegar na web;
  • Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).
 

Dedicação

É necessário dedicar ao curso aproximadamente uma hora por dia ao longo de oito semanas. Esse é um curso livre com carga horária de 60 horas.
Não faremos encontros presenciais e todos poderão estudar nos dias e horários que lhes forem mais convenientes.
 

Certificados

Não haverá certificados de participação nesse curso, pois se trata de uma capacitação para empreendedores, e interessam apenas as aprendizagens que podem ser alcançadas.
 

Comunidade de estudos continuados

Após o curso, os participantes serão convidados a ingressar, sem custos, em um grupo on-line permanente dedicado à troca de experiências entre professores que já trabalham ou desejam começar suas atividades nessa modalidade laboral.
 

Professor

Régis Tractenberg é docente on-line independente desde 2004. Realizou uma centena de turmas on-line e orientou mais de 2.800 professores, profissionais de RH, e coordenadores de cursos a distância em todo o Brasil quanto ao planejamento de soluções educacionais. Em 2006, propôs o termo docência on-line independente e, desde então, publica sobre o tema e orienta novos professores em seus empreendimentos. Em 2014, organizou o livro coletivo Docência On-line Independente: novos horizontes profissionais na Educação, que traz relatos de professores com iniciativas próprias em educação on-line.
É mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade de Twente, na Holanda, e psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1998, oferece cursos, planeja e coordena projetos de educação e treinamento em empresas e instituições educacionais. É sócio e professor da Livre Docência Tecnologia Educacional. Foi docente do Instituto de Psicologia da UFRJ e do curso de especialização em Educação com Aplicação da Informática da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), gerente de e-learning da ID Projetos Educacionais, membro da Equipe de Inovação Educacional do Centro de Aprendizagem da Shell, em Haia, onde colaborou no desenvolvimento de cursos sobre produção de petróleo e gás e na capacitação de docentes internacionais da Shell Open University, e membro do conselho científico da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT. É professor do curso de extensão em Educação Corporativa do IAG-PUC-Rio e do curso de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação do Núcleo de Computação e Eletrônica da UFRJ. Participou do comitê de especialistas convidados pelo Horizon Project Brasil 2015.
 

Inscrições abertas

Valor: R$360,00
Ex-alunos da Livre Docência têm 10% de desconto. Basta solicitar por email antes de se inscrever!
Opções de pagamento:
– À vista por boleto ou transferência bancária, ambos com desconto de 3,86%;
– Cartões de crédito em 3 parcelas sem juros ou em até 12 vezes com juros.
Vagas por turma: 30

Formulário de Inscrições

 

Garantias

1. Se, por qualquer motivo, você não conseguir concluir o curso, poderá reiniciar em uma próxima turma dentro do período de 1 ano desde sua inscrição inicial.
2. Caso você mude de ideia ou não fique satisfeito, basta solicitar por e-mail e devolveremos o valor integral de sua inscrição até 14 dias após o recebimento de seu pagamento. Após esse período, devolvemos 75% do valor pago, desde que a solicitação seja feita até a terceira semana a partir do início do curso.
 
 




© 2016 Livre Docência Tecnologia Educacional.








O Melhores Cursos de Pós-Graduação

 



O Melhores Cursos de Pós-Graduação
Se não puder visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui
Cursos y Masters
Brasil
Educaedu
O Melhores Cursos de Pós-Graduação
q
Pós-graduação em Direito Militar
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-Graduação em Gestão e Organização Esportiva
Aurum Educacional
Pós-graduação em AEE –Atendimento Educacional Especializado
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-Graduação em Administração de RH no Setor Público
WPós
Pós-graduação em Educação Física Escolar
AVM - Faculdade Integrada
Pós-graduação em Informática da Educação e Psicomotricidade
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-Graduação em Educação para a Infância: Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AVM - Faculdade Integrada
Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Física e Química
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-graduação em Nutrição com Ênfase em Alimentação Escolar
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Educação Ambiental
AVM - Faculdade Integrada
Pós-Graduação em Planejamento e Orçamento Público
WPós
Pós-graduação em Ensino de Física
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-graduação em Metodologia do Ensino Religioso e Artes
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-graduação em Educação no Campo
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-Graduação em Auditoria Empresarial
AVM - Faculdade Integrada
Pós-graduação em Informática da Educação e TGD
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-graduação em Fisioterapia em Geriatria
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-Graduação em Administração de RH no Setor Público
AVM - Faculdade Integrada
Pós-graduação em Ludopedagogia e EJA
Faculdade de Venda Nova do Imigrante - FAVENI
Pós-Graduação em Ludopedagogia e Psicomotricidade
MegaPós
Pós-Graduação em Gestão de Bibliotecas Públicas
WPós
Pós-graduação em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica
AVM - Faculdade Integrada
Pós-graduação em Saúde da Mulher - Uma Abordagem Multidisciplinar
AVM - Faculdade Integrada
Pós Graduação em Supervisão Educacional
Aurum Educacional
Pós-Graduação em Jornalismo Político
WPós
Não é o que estava procurando?
Encontre informação sobre mais cursos aqui
 
Você também pode fazer uma pesquisa social
Entre em nossa comunidade de formação e emprego e desenvolva sua carreira profissional com a ajuda da sua rede de contatos
 
Pergunte a ex-alunos; 3 pessoas estudaram aqui.
Juan Carle Keli Campos Fernando Bacaicoa
Perguntar a ex-alunos
Leia comentários sobre o curso. 4 comentários de ex-alunos
Ignacio Rios
Ignacio Rios
Opinion global
Breve introdução da avaliação...
Entrar e ler comentário »
Com amigos é mais fácil Descubra se algum dos seus contatos fez este curso ou um parecido, e pode te aconselhar.
Entraren Educaedu
Educaedu Brasil



7 de mai. de 2016

Novos horizontes de trabalho para professores


Por  Regis Tractenberg <regis@livredocencia.com> 


Olá pessoal!

 
Gostaria de compartilhar algumas ideias com vocês.

Dentre as tendências usualmente citadas para a educação nos próximos anos fala-se principalmente de novas tecnologias e metodologias de ensino-aprendizagem.

São mudanças importantes que merecem nossa atenção, certamente.

Existe, contudo, um movimento ainda pouco estudado nos meios acadêmicos. Trata-se do que chamo de docência on-line independente. Outro termo que vem sendo utilizado é empreendedorismo digital na educação.

 
Em 2001, ainda durante o mestrado, passei a alimentar o desejo de trabalhar com meus próprios cursos on-line, pelas vantagens que conseguia perceber.

Mas foi apenas em maio de 2004 (faz 12 anos neste mês!) que finalmente lancei minha primeira turma on-line em um curso independente. Desde então, tenho oferecido continuamente o Teoria e Prática do Design Instrucional para profissionais de todo o Brasil. Foram mais de 110 turmas e tive a satisfação de atender a mais de 2.900 profissionais de todas as áreas da educação. Sinto-me grato por lecionar um tema importante, e por ter condições de seguir uma metodologia em que acredito, orientando projetos de cada aluno.

Dois anos depois, em 2006, apresentei minha experiência de trabalho como docente on-line independente no congresso internacional da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, realizado no Rio de Janeiro. Naquele momento eu acreditava que, tendo o público compreendido os benefícios em vista, a ideia se espalharia e imediatamente dezenas de pessoas iriam aderir a essa proposta lançando, assim, seus próprios cursos on-line.

Mas isso não aconteceu... por alguns anos foi possível contar nos dedos o número de colegas que ofereciam cursos independentes.

 
Em 2010, contudo, fizemos um levantamento e identificamos 28 professores brasileiros que haviam criado seus próprios cursos na web.

Desde então, pelo que se observa no mercado, esse número cresceu de modo exponencial, especialmente nos últimos três anos. É um fenômeno que se pode observar também em outros países, principalmente nos EUA e na Europa.

Professores e pessoas que têm algo a ensinar estão lançando seus próprios cursos on-line sem o intermédio de instituições formais de ensino.

A facilidade de uso de novas plataformas, a disseminação de práticas no ensino on-line, e o florescimento de uma cultura empreendedora para além dos meios tradicionais da administração, têm trazido cada vez mais gente para esse movimento.

Já se chegou a uma massa crítica, característica de todo processo de mudança na sociedade, e tudo indica que continuará a adesão a essa nova forma de trabalho.


Considero fascinante acompanhar essas transformações e imaginar suas decorrências!


Em seguida vou falar sobre as vantagens da docência on-line independente...

Se você tiver alguma dúvida, ou quiser colocar alguma questão, por favor, envie para mim. Será um prazer responder em uma próxima mensagem!

 
Um grande abraço e até breve!
Régis Tractenberg

regis@livredocencia.com.br






© 2016 Livre Docência Tecnologia Educacional.




5 de mai. de 2016

Curso debates em educação: complexo de formação

Informe Digital ABED #627 - Prorrogado o prazo para participação no CensoEAD.BR






Informe Digital #628
Caso nao esteja visualizando este e-mail, por favor acesse aqui

# 628 - Abril 2016
Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil



O Censo EAD.BR 2015 destina-se a obter informações de instituições formadoras e/ou empresas fornecedoras de produtos e serviços de EAD. Buscamos compreender como esta abordagem de ensino e aprendizagem está se desenvolvendo no país: quem atua nesta área, quem são os seus beneficiados, como se realiza EAD e como o mercado está se expandindo.
A ABED entende por Educação a Distância (EAD) como a modalidade educacional em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente (e, em bom número de casos, exclusivamente) sem que educandos e professores estejam presentes no mesmo lugar e na mesma hora.    
Este levantamento é realizado sob o amparo da Lei nº 4.739/65, regulamentada pelo Decreto nº 62.497/68, que determina e regulamenta a atividade da Estatística no Brasil e o tratamento ético dos dados coletados.  É importante ressaltar que as respostas não serão vinculadas a nenhuma instituição em particular. O sigilo das informações será garantido pela apresentação dos resultados sem elementos que possibilitem a identificação dos respondentes.   
Este ano, alteramos um pouco a forma de responder o questionário, visando simplificar o trabalho do respondente. O questionário foi montado em GoogleForms, e exigirá que o respondente tenham um e-mail do tipo "gmail" para respondê-lo. Caso o respondente ainda não possua um e-mail deste tipo, favor criá-lo em https://accounts.google.com. Desde que o mesmo login seja usado para responder o questionário, as respostas podem ser editadas até o momento da submissão do questionário.
As perguntas foram elaboradas de forma bem simples e direta, e estão vinculadas à área de atuação do respondente. Ou seja, somente quem responder que é "fornecedor" verá as questões propostas aos fornecedores. Quem responder que oferece cursos regulamentados totalmente a distância verá o questionário correspondente, e assim por diante. A instituição que for "fornecedor" e "formadora, poderá responder os 2 questionários, primeiramente responderá o questionário "fornecedor e no final deste responderá o questionário "formadora". As categorias investigadas são Fornecedor ou Instituição Formadora e, dentre as Instituições Formadoras, distinguimos entre as que oferecem cursos regulamentados totalmente a distância, cursos semi-presenciais, cursos livres não corporativos e cursos livres corporativos.
Também incluímos questões a respeito de cursos presenciais que as instituições venham a oferecer, para termos parâmetros de comparação com o mercado e as práticas de EAD.
Link para acesso ao questionário: CLIQUE AQUI!
Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato através do e-mail censo@abed.org.br ou pelo telefone 11 3275 3561. 
Agradecemos a colaboração!
Equipe ABED



ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog