5 de set. de 2018

CURSO PRÁTICO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SÃO PAULO

Atenção profissional da educação e da educação em saúde de São Paulo capital e interior.
Vamos inserir metodologias ativas na sua prática docente?
*Curso prático de metodologias ativas para professores (as) em São Paulo capital (06/10/2018).*
*40h (semi-presencial)* - *Com certificação para Evolução Funcional.*
*Para se inscrever* e ou acessar demais informações (ementa) visite o site - https://sites.google.com/view/docenciacriativa/sp





NOTA DE REPÚDIO


NOTA DE REPÚDIO


Educação, o melhor negócio do presente!


                Eventos recentes explicam o ponto de vista que defendo nesse texto. Começo pela aprovação da PEC 241 ou PEC 55, dependendo da Casa legislativa. Uma proposta de emenda constitucional que altera nossa carta magna em relação a investimentos em várias áreas, incluída a educação. O governo federal afirmou que a iniciativa teve como objetivo frear a trajetória de crescimento dos gastos públicos e equilibrar as contas públicas. Isso mesmo, “gasto”! Nosso atual governo considera a Educação como “gasto” e não como investimento no futuro social do nosso país. Nesse contexto o ataque a Educação pública torna-se claro e constante. Lançam mão, de forma implacável e com a velocidade que o fim de um governo comprometido com a desestatização deve ter, de “armas” cruéis que manipulam a opinião pública e fazem reverberar nas bocas de candidatos apoiados pelo modelo neoliberal ou liberal. Na mesma semana que o Sr. Rossiele Soares, Ministro da Educação do Brasil afirmou aos quatro ventos que o “Ensino Médio está no fundo do poço”, a maior rede de comunicação televisiva brasileira explicitou descaradamente seu compromisso com o estado mínimo, atacando covardemente a escola pública e pior, acusando o profissional de educação (professor) de ser o principal responsável pela situação calamitosa da Educação. Fica evidente que, apenas com uma cajadada, manipulam a opinião pública a favor de mais privatizações (agora da Educação) e atacam servidores públicos (professores) na tentativa de culpá-los pelo caos “forçado” e “forjado” por meio do total abandono intencional da Educação pública nacional. Por isso repudio a “representação” de nosso Ministro que, sem nenhum remorso ou muito menos sinal de culpa, tenta jogar nossa Educação ao chão preparando o curso para o próximo ato que foi a “representação” veiculada pela telenovela das organizações globo que, como sempre, presta desserviços sociais ao atender os desejos do poder e do capital, não porque ache melhor para a sociedade, mas certamente por fortalecer-se ainda mais em cenários caóticos, injustos e dominados.

Prof. Sandro Ribeiro
Setembro de 2018.





24 de ago. de 2018

É o fim do mundo!


        Eis que em dois mil e dezoito vivemos o fim do mundo. Sim, é realmente o fim! Não há mais conforto em certas formas de lidar com a educação e com a aprendizagem. Se lembrarmos do mundo educativo há cerca de trinta e poucos anos atrás, em uma sala de aula de alguma escola do antigo segundo grau, hoje ensino médio, o professor, praticamente a única fonte de informações disponível, expunha seu conteúdo e para que o mesmo fosse ainda mais absorvido, lançava um trabalho para casa. “Tragam na próxima semana um trabalho em folha de papel almaço pautada com no mínimo quatro páginas sobre o assunto da aula de hoje. Façam a capa do trabalho com folha do mesmo papel sem pauta”. Brado ouvido frequentemente naquela época. Alunos e alunas buscavam suas fontes onde havia informação disponível e que geralmente estavam ou em revistas e jornais que tinham em casa, ou nas enciclopédias compradas com muito sacrifício onde esse luxo era possível ou ainda e por fim, na biblioteca da cidade. No dia marcado lá estavam várias e várias folhas de papel cheias de conhecimentos para o professor avaliar e comprovar a absorção mais efetiva do conhecimento. De lá para cá algumas mudanças ocorreram e gostaria de expor duas que foram mais impactantes para nossas relações de aprendizagem. A primeira está relacionada a forma de acesso à informação e acaba por influenciar diretamente a segunda que é a forma de abordagem, o método. Pois bem que nos últimos anos nossa rede de informações ampliou-se assustadoramente e as revistas, os jornais, TVs, rádios e bibliotecas ganharam a companhia da grande rede mundial denominada WWW (world wide web) sistema em hipermídia, que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet. A tradução literal de world wide web é "teia em todo o mundo" ou "teia do tamanho do mundo", e indica a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia. E agora? A escola vê-se emaranhada, envolvida e as vezes julga-se covardemente “presa” nessa teia de informação e conhecimento com características rizomáticas e que a coloca em “cheque”, logo ela, a raiz do conhecimento. Como assim? Como assim o professor não ser mais a única fonte de informação dos alunos? Como lidar com essa transformação que não marcou hora e muito menos mandou aviso de chegada? Que adentrou sem bater à porta ou muito menos pediu licença? Eis que é o fim do mundo do professor transmissor uni metodológico onde a escola, perfeitamente adaptada, espanta-se com a chegada das NTIC (novas tecnologias de informação e comunicação). A mesma escola que mesmo sem muito querer, vê-se diante de um caminho sem volta e inicia “à toque de caixa” o processo de adaptação, incluindo aí a recepção ao professor que media e que tece saberes e fazeres de forma multi metodológica com o apoio das NTIC. 

Prof. Sandro Ribeiro

21 de ago. de 2018

Curso de Metodologias Ativas para Docentes do Docência Criativa com o Prof. Sandro Ribeiro

Olá profissional da educação que deseja melhorar ainda mais sua atuação profissional.
O curso de Metodologias Ativas para Docentes do Docência Criativa com o Prof. Sandro Ribeiro é uma excelente oportunidade pra você avançar em novas metodologias de aprendizagem e ensino e gostaríamos de lhe convidar para fazer parte da próxima turma.

Veja nas fotos que seguem os depoimentos de colegas da educação de várias regiões que já fizeram a formação e desejam lhe estimular e engajar.

Você provavelmente está recebendo essa mensagem de algum conhecido que já fez nossa formação e está compartilhando porque está satisfeito(a) com os resultados pessoais e coletivos.

Seja muito bem vindo(a) ao mundo da aprendizagem criativa com metodologias ativas.
Docência Criativa

Turmas pra você fazer sua inscrição agora mesmo:
Temos três opções de cidades com quatro opções de dias e horários para melhor atender a sua agenda.

Veja qual a melhor abaixo e inscreva-se agora mesmo.

Opção 1 - Volta Redonda RJ (Turma 3)
Dois domingos - dias 26/08 e 16/09 (09h as 17h).

Para se matricular pagando com boleto (dois domingos 26/08 e 16/09/18) - clique e pague a vista R$ 299,90 - https://goo.gl/forms/YiFnqNH4weZypJwz1

Para se matricular pagando com cartão de crédito (dois domingos 26/08 e 16/09/18) - clique e pague em até 12 x sem juros de R$ 34,95 - https://pag.ae/bbCmMkg

Opção 2 - Volta Redonda RJ (Turma 4)
Quatro quartas feiras - dias 05, 12, 19 e 26/09 (18h as 22h).

Para se matricular pagando com boleto (quatro quartas-feiras 05, 12, 19 e 26/09/18) - clique aqui - https://goo.gl/forms/Wwqc4zdBc97e4FB42

Para se matricular pagando com cartão de crédito (quatro quartas-feiras 05, 12, 19 e 26/09/18) - clique aqui - https://pag.ae/bjCmL1J

Opção 3 - Campos dos Goytacazes RJ
Sábado e domingo (01 e 02/09/18) das 09h as 17h.

Pagamentos em cartão de crédito - clique e pague EM ATÉ 12 X SEM JUROS DE R$ 37,50 - https://pag.ae/bhCnbF0

Pagamentos em boleto bancário - clique e pague R$ 349,90 a vista - https://goo.gl/forms/QT3Kr77Ix0HhAZgx1.

Opção 4 - Rio capital RJ (Turma 3)
Sábado e domingo (29 e 30/09/18) das 09h as 17h.

Pagamentos em cartão de crédito - clique e pague EM ATÉ 12 X SEM JUROS DE R$ 37,50 - https://pag.ae/bgCFQJB

Pagamentos em boleto bancário - clique e pague R$ 349,90 a vista - https://goo.gl/forms/z5rZKi6kHiHsRInI3

Quem fez o curso indica!









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